quarta-feira, 7 de maio de 2008

Eleitores iguatuenses lotam Fórum Eleitoral no último dia de regularização

Fórum de Iguatu ficou lotado o dia todo

E o Fórum Eleitoral de Iguatu está tendo um enorme movimento neste dia 07 de maio, o último dia para os eleitores regularizarem sua situação junto à Justiça Eleitoral, sob pena de ter cancelado o seu título. O prazo vale também para quem vai tirar o título pela primeira vez ou quiser fazer transferência de município ou de zona eleitoral.

A inscrição eleitoral é obrigatória para o cidadão brasileiro com idade entre 18 e 70 anos, mas quem votou nas últimas três eleições e está com em situação regular com a Justiça Eleitoral não precisa comparecer a um cartório eleitoral. Quem está nesta faixa etária e ainda não se cadastrou deve obrigatoriamente se inscrever.Está irregular o cidadão brasileiro que se alistou mais de uma vez na Justiça Eleitoral ou quem deixou de votar em três eleições consecutivas e não justificou as ausências. O alistamento eleitoral é facultativo para os analfabetos; os maiores de 70 anos; os maiores de 16 anos e menores de 18 anos.

A legislação eleitoral prevê penalidades para quem não estiver em dia com suas obrigações eleitorais. Quem tiver o título cancelado não pode se inscrever no Cadastro de Pessoa Física (CPF) nem obter passaporte.

Além disso, não conseguem participar de concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial. DocumentaçãoPara tirar ou transferir o título, o eleitor deve levar ao cartório eleitoral um documento oficial de identidade, com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista). Também é importante levar um comprovante de endereço. Para os homens que fizeram 18 anos, é necessária a apresentação do certificado de alistamento militar.No caso das transferências, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua nova residência. O eleitor que mudou de residência para outro município dentro do mesmo estado ou para outro município de outro estado deve comparecer ao cartório da zona eleitoral à qual pertence a sua nova residência, levando a documentação.

É necessário que ele resida no novo endereço há pelo menos três meses e que tenha decorrido, no mínimo, um ano desde a última transferência ou a data da inscrição.O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve regularizar sua situação, caso contrário não poderá votar, já que seu nome não irá constar da folha de votação de sua seção eleitoral. Para quem deseja apenas requerer a segunda via do título eleitoral, o prazo vai até o dia 25 de setembro

Fotos: lançamento do Juventude Cidadã em Iguatu

Projeto Juventude Cidadã é lançado oficialmente em Iguatu

Na noite desta terça-feira aconteceu o lançamento oficial do projeto Juventude Cidadã, onde mais de 150 jovens participaram do evento que teve a presença do presidente do IDT – Instituto do Desenvolvimento do Trabalho, Francisco de Assis Diniz, além de várias autoridades locais, o Prefeito Agenor Neto, o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Aderilo Filho, Ariadne Albuquerque, Coordenadora Regional do IDP, Tadeu Rolin, presidente do SINDLOJA; Ivan Holanda, Diretor da EAFI; Gisele Bandeira, Monitora do projeto em Iguatu, além das secretárias Marlene Amâncio e Célia Freitas. Em todo o estado mais de 5 mil jovens, participam do projeto, que está em 35 municípios, em Iguatu são 150 jovens que participam do Projeto Jovem Cidadão em seis turmas nas seguintes localidades: Chapadinha, Vila Centenário, Liceu, João Paulo e no ABC. A monitora Gisele Bandeira falou sobre as ações do projeto “ a parceria entre o município e o governo estadual, além do governo federal é fundamental para o sucesso destes jovens que estão tendo a oportunidade de seguir uma carreira e entrar no mercado de trabalho” disse Gisele Bandeira. Vários empresários acompanharam o lançamento do projeto, o presidente do SINDLOJA/Iguatu, Tadeu Rolin, aprova a iniciativa desta ação, “ estes jovens serão bem vindos para o mercado de trabalho, e observamos com bons olhos esta iniciativa” disse o presidente do SINDLOJA. Para finalizar o Prefeito Agenor Neto, destacou que os jovens precisam de apoio, principalmente neste momento que é o primeiro emprego “ são 150 jovens que estão aqui e ganham a esperança de entrar no mercado de trabalho, a nossa administração tem esta responsabilidade de participar em parceria com qualquer órgão que venha trazer melhoria de vida para meus irmãos iguatuenses” afirmou o chefe do executivo em Iguatu.

Lan Hause é assaltada no Bairro Flores

No dia 06/05/2008, por volta das 21:00 horas na rua Engenheiro Barreto 494, B. Flores, Iguatu-CE, foi vítima de roubo a pessoa de AMASIO FERREIRA, 19 anos, solteiro, estudante, natural de Acopiara-CE. O mesmo informou que 02 infratores encapusados sendo que um deles armado de revólver invadiram o LAN HOUSE e anunciaram o roubo , levando um celular de marca NÓKIA,não sabendo informar o nome da proprietária do aparelho pois a mesma já havia saido do local. A Polícia Militar compareceu ao local, colheu informações, e em seguida saiu em diligências no intuito de prender os infratores, até o momento sem êxito.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |