domingo, 10 de maio de 2009

Vídeo: destruição do sangradouro do Açude dos Tipís

Açude do Tipís: população da localidade em estado de alerta

sangradouro foi completamente destruído
Noite de sábado, 09/05, uma verdadeira operação de guerra foi montada pela Prefeitura Municipal de Iguatu e a Defesa Civil Municipal. O motivo de tal atitude foi a possibilidade de acontecer o rompimento do sangradouro do Açude dos Tipis. Homens do Exército, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Iguatu e moradores passaram toda a madrugada de domingo realizando a recuperação da parede da sangria que foi fortemente danificada pelas águas do açude. Crateras com mais de sete metros de profundidade, uma erosão que não parava de crescer e o temor de que as fortes chuvas caíssem na região ocasionando assim o aumento do volume de água no sangradouro, colocando em risco a vida de muitos moradores das regiões onde existe o percurso das águas. Tudo isto passava na mente dos coordenadores da Defesa Civil Municipal, mas o trabalho na colocação de sacos de areia aconteceu durante toda a madrugada, “ vamos isolar o local dom sangradouro que a erosão está preocupante, vamos deixar apenas uma passagem de água nas áreas que não foram tão atingidas” disse o SGT do Exército, Gilmar que comandou 28 homens. O Corpo de Bombeiros auxiliou na sangria e avisou a todos os moradores de localidades que possuíam o risco de serem atingidos pelas águas do açude em caso de um arrombamento do paredão, “ fomos a todas as localidades onde possuem casas ribeirinhas á passagem do rio e avisamos para ficarem em estado de alerta, pois existia um risco de acontecer algo pior” afirmou o CB Duarte.
O vereador Aderilo Filho coordenou a junção de forças que esteve no Tipís, " quando fomos avisados do problema, entramos em contato com a Defesa Civil Municipal, além do Prefeito Agenor Neto que colocou à disposição toda a administração para tentar resolver o problema" disse
Homens da PMI ajudam na recuperação
A Rádio Liberdade AM permaneceu no ar durante toda a madrugada auxiliando a Defesa Civil Municipal, os radialistas Tércio Júnior e Jaíltom Amorim fizeram um plantão especial e em caso de emergência os mesmos comunicariam a todos sobre qualquer problema.A Prefeitura Municipal de Iguatu colocou de prontidão agentes sociais que fizeram um trabalho de separação de colchões e alimentação no caso vítimas de uma possível tragédia, “ já estamos com as nossas agentes sociais preparadas para receber os desalojados ou até desabrigados, com alimentação, colchões e kits de limpeza, estamos na expectativa de algo, mas esperamos é claro que nada aconteça” disse a secretária Célia Freitas.
O prefeito de Quixelô, Gilson Oliveira, acionou toda a sua equipe da para avisar os moradores da Vila Antonico, “ sabemos que estas águas podem atingir a nossa vila e estamos alertando a todos e nos preparando para algo de anormal que venha acontecer” disse.Os reparos continuam sendo realizados, as comunidades continuam em estado de alerta e nesta segunda-feira, 11/05, está programada a visita do Prefeito Agenor Neto ao local.

Prefeitura de Iguatu elabora Plano Municipal para a Criança e Adolescente

Mesa de autoridades que falaram para todos os jovens e crianças de Iguatu
A Terra da Telha deu um passo importante para a articulação de ações importantes para a melhoria da qualidade de vida da juventude iguatuense. Nesta quarta-feira, 06/05, aconteceu no Teatro Pedro Lima Verde, a Prefeitura Municipal de Iguatu deu início à elaboração do Plano Municipal para a Criança e Adolescente, o objetivo do encontro que teve a participação de quase 500 jovens é promover um espaço de estudo e reflexão para a construção coletiva de uma maior conscientização da juventude. A solenidade teve a participação de secretários municipais, vereadores, representantes de associações e jovens de vários bairros e distritos de Iguatu. Representando o prefeito de Iguatu, o vereador Aderilo Filho, destacou a importância do momento para a juventude do município, “ definir metas e preparar um plano de ações em Iguatu para a juventude e o melhor os nossos jovens tendo a oportunidade de definir qual será o destino de cada um nos próximos quatro anos, a democracia está sendo exercida na sua plenitude, este é um exemplo que eles levarão para sempre em seus corações” disse. A Secretária de Ação Social, Célia Freitas, afirmou que a proteção dos direitos das crianças e adolescentes é fundamental para a construção de um caráter em cada um dos nossos jovens, “ estamos fazendo algo fantástico, ajudando a preparar o caráter destas crianças e jovens, fazendo com que tenham responsabilidades de suas ações e definindo quais serão os seus direitos em várias áreas, a participação de cada um deles já é uma vitória, da vontade de fazer o certo, a vitória da democracia e definitivamente trazemos os nossos jovens para a discussão das melhorias para a nossa cidade” finalizou. A jovem Ana Maria, 17, disse estar feliz em participar de algo tão importante, “ geralmente a minha turma de amigos não liga em participar de algo assim, agora estou ao lado de muitos que querem debater as melhorias para nós jovens e fico feliz em ter esta oportunidade” disse. Durante toda a manhã várias ações foram realizadas entre oficinas e apresentações de metodologias. O Plano Municipal para a Criança e Adolescente de Iguatu, será resultado do processo participativo de elaboração conjunta, envolvendo todos os atores sociais e será finalizado pelas secretarias para ser apresentado na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que acontecerá dia 22 de maio.

Primeira dama de Quixelô lança Projeto "Eu Sou Cidadão Amigo da Leitura‏"

Aconteceu Nesta Sexta-Feira(08 de Maio), na Câmara Municipal de Quixelô, às 15 horas, o Lançamento do Projeto “ Eu Sou Cidadão Amigo da Leitura”, sob a responsabilidade da Primeira dama quixeloense, Francisca Josefa da Silva , em parceria com a Secretaria de Educação. O mencionado Projeto visa trabalhar os adolescentes de 10 a 14 anos, incentivando o hábito da leitura, através de Obras literárias cujos títulos realizam uma reflexão social da realidade dos adolescentes. “No evento, a Coordenadora, Evelline Lucena, realizou uma apresentação sobre a Metodologia do Projeto e o objetivo deste, e ainda realizou uma contação de história da obra literária a ser trabalhada neste primeiro semestre,” O Mistério da Professora Julieta”, de autoria da escritora cearense Socorro Acyolli Presentes ao evento, a Secretária de Educação, Fabiana Martins,os vereadores, Joaquim Alves,Presidente do legislativo quixeloense,Adil Vieira, Raimundo Gomes e Samuel Araujo, que ressaltaram nos pronunciamentos na sessão que aconteceu a seguir o lançamento do Projeto, a importância do hábito da leitura para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Os Pais e os Vinte e Seis(26) Adolescentes selecionados para o Projeto estiverem presentes ao evento e receberam O livro a ser trabalho bem como o Cronograma dos encontros que acontecerão às quartas feiras na biblioteca da Escola Municipal José Maia Filho.

Mulher é encontrada morta na CE 060 em Iguatu

No dia de ontem, 09/05/09, por volta das 19:00 horas, a Policia Militar foi informada acerca de um corpo que encontrava-se às margens da CE 060, à altura do km 371.
De imediato, a Polícia Militar através VTR-2292, comandada pelo 1º SGT PM JUSSIÊ, compareceu ao local e lá constatou que havia um corpo de uma mulher não identificada, provavelmente vítima de atropelamento, haja vista haver pedaços de lataria de um carro próximo ao seu corpo. O corpo foi conduzido ao IML de Iguatu para a realização dos exames necropsiais. Saliente-se que não testemunhado por ninguém nenhum acidente de trânsito no local, haja vista ser um local ermo, em uma alto estrada, numa CE.

Homem é lesionado à faca em Iguatu

No dia de ontem,09/05/09, por volta das 15:40 horas, deu entrada no hospital regional de Iguatu-CE, a pessoa de RAIMUNDO BEZERRA LIMA JUNIOR, 22 anos, solteiro, vendedor, natural de Iguatu-CE, o mesmo sofreu uma perfuração a faca na região lombar, não sabendo informar o autor do delito e por qual motivo o mesmo veio a lesioná-lo. Estado de saúde estável, segundo informações , a vítima será submetida a cirurgia.

Homem é lesionado com uma roçadeira em Iguatu

No dia de ontem, 09/05/09, por volta das 19:30 horas, a Policia Militar foi informada acerca de uma lesão corporal ocorrida no sítio Lagoa do Iguatu, proveniente de uma discussão entre dois irmãos.
De imediato, a Polícia Militar através VTR-2292, composta pelos policiais, SD PM JORGE , SD PM ROBERTO e SD ANANIAS, ao tomar conhecimento do fato, deslocou-se até o local e encontrou Francisco Cândido de Araújo, 33 anos, solteiro, natural de Iguatu e agricultor, estendido no solo, com duas lesões ocasionadas por uma roçadeira, uma na região craniana e outra no pescoço. O agressor, seu irmão, Antônio Cândido de Araújo, vulgo toinho, 30 anos, amasiado, agricultor e natural de Iguatu. Ambos residem no local do fato e discutiam banalmente quando da ocorrência da lesão. Saliente-se que a vítima, que encontra-se em estado grave, foi socorrida ao hospital local pela ambulância da prefeitura e o agressor foi preso em flagrante, bem como apreendida a arma utilizada no delito, sendo conduzidos à delegacia local para a adoção das medidas cabíveis.

Mmenor sofre lesão à faca em Mombaça

No dia de ontem, 09/05/09, por volta das 21:30 horas, a Policia Militar foi informada por funcionários do hospital de Mombaça que dera entrada lesionado a faca na região lombar um menor de 17 anos.
De imediato, a Polícia Militar através VTR-2292, comandada pelo CB PM LIOMAR , compareceu ao hospital e colheu as informações acerca do fato. O menor informa que passava em um beco escuro quando foi lesionado sem saber por quem. Foi conduzido ao hospital, medicado e liberado em seguida. Saliente-se que o menor em tela já praticou delitos de furto.

Fugitivo da Cadeia Pública do Cedro é recapturado

No dia de hoje, 10/05/2009, por volta das 01:00min, a PM recebeu uma ligação anônima dando conta de que o foragido da cadeia local RAFHAEL BEZERRA PEREIRA, solteiro,natural de Cedro-CE, 19 anos, natural de São Paulo-SP, residente na rua 7 DE SETEMBRO, S/Nº, no bairro Divisão, em Cedro, encontrava-se em uma seresta, na avenida Pedro Lopes Vieira, no Bar do Bodé.
A Polícia Militar através da VTR-2302, composta pelos policiais, 1º SGT Valentim,CB PM XAVIER, SD PM CLEITON e SD PM DUARTE, após receberem a denúncia, deslocou-se até o local e constatou ser verídica a notícia. A PM chegou ao local e recapturou o detento, que havia fugido da cadeia local no dia 24/04/2009. saliente-se que a operação contou com o apóio dos inspetores PINHEIRO, ROGÉRIO, JEFERSON E RUBENS (POLÍCIA CIVIL DE ICÓ) e do inspetor MARCELO(Iguatu), onde estavam nesta cidade a convite do SGT VALENTIM, para cumprir juntamente com o destacamento, Mandados de Prisão e capturar os presos foragidos da cadeia local. O fugitivo foi conduzido à delegacia local para a adoção das medidas cabíveis.

Colisão de motos em Acopiara

No dia de ontem, 09/05/09, por volta das 07:00 horas, ocorreu uma colisão envolvendo uma moto Honda biz, placa HYB 3057 de cor verde, ano 2000, conduzida por MARIA DELANE CORREIA FRANÇA, casada, do lar, natural de Acopiara-CE, e uma moto CG 125 placa HYB 4933 de cor vermelha ano 2002, conduzida por ANTONIO DOUGLAS ALVES MOREIRA, natural de Acopiara-CE, solteiro, offceboy. A senhora FRANCISCA FRANÇA FILHA CORREIA, 61 anos, do lar, a mesma fraturou a clavícula, e o tornozelo, transferida para o hospital regional e Iguatu-CE, onde foi medicada e liberada. De imediato, a Polícia Militar através do 1º SGT PM PARENTE comandante da VTR-, composta pelos policiais SD PM 1 TOMAZ e o CB PM ANDRADE , compareceram ao local e adotaram as medidas cabíveis.

Câmara de Quixelô Aprova Projeto de Meia Entrada Estudantil

A Câmara Municipal de Quixelô, aprovou nesta Sexta-Feira, 08 de Maio de 2009, o Projeto 001-09, de Autoria do Vereador Samuel Araujo, que assegura o pagamento pela metade de ingressos em festas, espetáculos e outras atividades de entretenimento para os estudantes quixeloeses da rede municipal de ensino, secundaristas e universitários. Segundo o vereador autor do Projeto, o acesso ao lazer será facilitado pelo projeto, visto que os estudantes somente pagarão metade do valor real cobrado sobre ingressos em shows e demais espetáculos que acontecerão na cidade. Estiverem presentes a Câmara Municipal, aproximadamente quarenta alunos do ensino médio que elogiaram a proposta do vereador, conforme palavras do Presidente do Grêmio Estudantil da E.E.M. Prof.Luiz de Gonzaga F. Mota: " Achamos muito legal a idéia do vereador,em nós possiblitar o pagamento de meia entrada em festas que acontecem, visto que muitos jovens não participam de eventos pagos no município por conta das condições financeiras e o Projeto possibilitará o acesso destes em eventos".

Cadáver é encontrado em Limoeiro do Norte

No dia de ontem por volta das 21h30, populares informaram a equipe do F.T.A composta pelos Pms: Sd 16.797 Raimundo Idelmar de Sousa Viana, MF; 109.332-1-8, SD PM nº 20.271 Estácio, MF:134.447-1-4, SD PM nº 21.353 Fabrycyo, MF:135.874-1-8, SD PM nº 21.371 Brazil, MF: 135.717-1-6 , que teriam encontrado um cadáver, no Sítio Várzea do Cobra, dentro de uma residência, ao chegar no local, os policiais constataram a veracidade do fato. O cadáver encontrado trata-se de JOSÉ DAVÍ SOBRINHO, 64 anos, agricultor, a posentado, natural de Limoeiro do Norte/CE, filho de Pedro Daví de Lima e de Maria Cristina, residente no local do ocorrido, onde o mesmo morava sozinho e foi encontrado morto dentro de uma rede, ao que tudo indica a causa mortis foi coração. A perícia compareceu ao local e todas as medidas cabíveis foram tomadas.

PM prende detentos dentro de túnel na Cadeia Pública de Cascavel

No dia de ontem por volta das 22h30, na Cadeia Publica de Cascavel, após uma ligação do inspetor Abelardo da Policia Civil de Cascavel informando sobre uma possível fuga de presos na Cadeia Publica de Cascavel, foi realizada uma revista na cadeia e descoberto um tunel na cela de nº 05, dentro do túnel foi pego dois presos tentando fugir, os mesmos confessaram que foram eles que fizeram o tunel. 1 acusado – Francisco Andersom Lima Monteiro, responde ao artigo 157 do CPB. 2 acusado – Francisco Flavio Silva Monteiro, responde ao artigo 157 do CPB. O TEN QOPM Kairo Segundo, SGT PM Miller, SGT PM Arimateia, CB PM Mendes, CB PM Wilton, SD PM Flauber, SD PM Castro, SD PM Wandemberg, SD PM Gilmario e pelo SD PM Nojosa, foram quem atenderam a ocorrência e pegaram todos os dados.

Estabelecimento comercial é roubado em Quixadá

A PM comunicou que ontem, 09/05, por volta das 10h00min no estabelecimento comercial de propriedade do Sr. PEDRO MENDES DE OLIVEIRA, 72 anos, comerciante, casado, natural de Juazeiro do Norte, residente na Rua Néo Martins 953, três elementos não identificados , de posse de uma arma de fogo (revolver, segundo a vitima), rendeu o proprietário do comercio e roubaram uma quantia de R$ 200,00, um relógio da marca Tecnos e um cordão folheado a ouro. Os autores do delito, após o fato tomaram rumo ao bairro mutirão. As Vtrs 1202 e 1222 composta respectivamente pelos PPMM, CB PM MIGUEL E SD LOBO; CBs CB BEZERRA E EVILASIO E O SD ROBSON, diligenciaram todo o bairro Mutirão e adjacências, no intuito de prender os autores.

Farmácia é furtada em Quixeramobim

A PM comunicou que, 09/05/2009, por volta das 10h:00min, o GENILSON PEREIRA DA SILVA, 18 anos, solteiro, filho de Geraldo Pereira da Silva e Maria Irene Pereira da Silva, natural de Quixeramobim, foi preso por pratica de furto, em uma farmácia na rua Cônego Aureliano Mota furtando : 02 desodorantes rexona,e um celular em uma residência próxima dali. A VTR 1232 composta pelo SGT VASCONCELOS, CB ELOI e CB GEORNE, compareceu ao local prendendo o acusado, e o conduzindo a DP para os devidos procedimentos.

Roubo de moto em Quixadá

A PM comunicou no dia de ontem,09/05, por volta das 21h:10min, na localidade de Lagoa dos Patos distrito de Cipó dos Anjos, a 26km da sede de Quixadá – CE, JOÃO BATISTA BARROS NETO, 25 anos, solteiro, natural de Quixadá, filho de Alberico Barros Viana, residente da rua Presidente Kennedy, 215 – Alto São Francisco, teve sua moto uma HONDA / 125 BROZ KS, de cor branca, ano 2005, de placa HWS 0953, roubada por dois indivíduos não identificados, armados com revolveres , que depois do fato os supracitados saíram em direção a localidade de Vila Rica, O Policiamento da cidade de Ibicuitinga comandada pelo SGT PM Valder, diligenciam no intuito de identificar e prender os autores.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |