quinta-feira, 23 de abril de 2009

Secretaria de Educação de Iguatu lança edital de seleção para alunos monitores

A Secretaria da Educação, através da Coordenadoria de Ensino, lança neste dia 23 de abril de 2009 o edital para Selecionar Alunos-Monitores das Escolas Públicas Municipais, edição 2009. Os alunos selecionados serão contemplados com os Projetos: Jornada Ampliada, Tempo Integral e Agente da Educação e receberão bolsa mensal no valor de R$ 100,00 (cem reais) e R$ 120,00 (cento e vinte reais), para alunos do Ensino Médio e Universitários, respectivamente. Os candidatos devem obedecer os seguintes critérios: Alunos matriculados na rede pública de ensino, que estejam cursando o Ensino Médio, com idade mínima de 17 (dezessete) anos, somente poderão concorrer à vagas no Projeto Tempo Integral; Alunos universitários dos cursos da área de educação, com idade mínima de 17 (dezessete) anos, poderão concorrer a vagas nos Projetos Jornada Ampliada e Agente da Educação. As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria da Educação, sala de Projetos e Programas Educacionais, situada à Rua Floriano Peixoto, s/n, Centro, no período de 27/04/2009 a 04/05/2009 no horário de 8h ás 11h e das 14h ás 17h. As provas serão realizadas no horário da manhã das 8h ás 12h, no dia 09 de maio de 2009, na EEF Maria Pacífico Guedes, localizada à Rua Guilherme de Oliveira, S/N, Centro.
Conteúdos da prova:
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação textual; Produção textual; Figuras de linguagem; Pontuação; Orações coordenadas e subordinadas adverbiais; Concordância nominal e verbal; Colocação pronominal; Crase e Acentuação; Ortografia; Pontuação; Coesão e coerência; Pronome relativo e Gêneros textuais. Matemática: Sistema de Numeração decimal; Seqüência numérica; Porcentagem; Divisibilidade; frações; Juros simples; Formas geométricas; Trigonometria; Estudos dos ângulos; Áreas de figuras geométricas; Estatística; Conjuntos; Expressões numéricas; Probabilidade e Medidas.
Outras informações na sede da Secretaria da Educação no endereço acima ou pelos telefones: (88) 3581 6002/3581 6971, com Wanderlúcia, Carmem ou Cleomar.

Vereador Ronald Bezerra apresenta projeto que homenageia defensores do meio ambiente em Iguatu

Vereador Ronald Bezerra quer instituir a medalha Chico Mendes
Um projeto de Lei foi apresentado na sessão desta quinta-feira, 23/04, na Câmara Municipal de Iguatu pelo vereador Ronald Bezerra, onde poderá ser instituída a medalha Chico Mendes. Esta seria uma homenagem da Casa do Povo Iguatuense para profissionais, empresas públicas ou privadas, ONGS, escolas públicas ou particulares, que desempenhem relevante papel por suas ações nas áreas de proteção e educação ambiental no âmbito do Município de Iguatu. A comenda será cunhada em metal, na forma circular, com diâmetro de 3,5 cm e conterá, numa face, a efígie do ambientalista Chico Mendes, e na outra face, o nome da comenda com o brasão do município de Iguatu. A escolha dos nomes que concorrerão à medalha CHICO MENDES poderá ser feita por vereadores, juntamente com a Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara, com apresentação do currículo e relatórios de atividades relacionados ao tema do meio ambiente. A entrega da medalha será feita em Sessão Solene a ser realizada na Câmara Municipal, na data de 05 de junho por ocasião do Dia do Mundial do Meio Ambiente. Mas a Lei nº20/09 será analisada pela Comissão de Legislação, Constituição e Justiça e só após ser aprovada nesta comissão, deverá ser enviada para votação em plenário.

Requerimentos da sessão desta quinta-feira na CMI

Requerimentos apresentados na sessão desta quinta-feira, 23 de abril de 2009: Vereador João Aquino: Solicita ao Secretário de Infra-Estrutura a recuperação das estradas Alencar/Barrocas, Alencar/Logradouro e Alencar/ Carnaúba e Carrapicho. Solicita ao Secretário de Infra-Estrutura a recuperação das estradas que liga os sítios Grossos, Umburana e Suassurana, que se encontram em péssimo estado de conservação. Vereador João Lázaro: Solicita ao Secretário de Infra-Estrutura o calçamento para as ruas do Bairro Esplanada. Parabeniza a presidenta da Cia Ortaet de Teatro, Aldenir Martins, pelos 10 anos de criação do Grupo Teatral Ortaet. Vereador Ronald Bezerra: Solicita ao prefeito Agenor Neto a construção do calçamento de todas as ruas do Bairro Altiplano. Solicita ao gerente do DER a operação tapa buraco na Avenida Perimetral e Avenida do Cruzeiro. Solicita ao prefeito Agenor Neto a reforma da Praça localizada na Rua Ari Barroso ( próximo a casa do Dr. Alberico Mendonça) no Bairro São Sebastião. Solicita ao prefeito Agenor Neto o patrolamento e a capinação das ruas do Bairro Altiplano. Solicita ao prefeito Agenor Neto a capinação das ruas do Bairro Jardim Oásis. Vereador Ronald Bezerra e Louro da Barra: Enviam um ofício de pesar a família Barros Costa, pelo falecimento da senhora Julieta Barros Costa. Vereador Louro da Barra: Solicita ao Secretário de Infra-Estrutura a limpeza das canaletas e via pública da Rua Antônio Mendonça. Solicita ao Secretário de Infra-Estrutura o roço e a limpeza das ruas do Bairro Brasília.

Escutem a sessão da Câmara de Iguatu na internet

Escutem a sessão da Câmara Municipal de Iguatu que está acontecendo nesta quinta-feira, 23 de abril, ao vivo através da Rádio Câmara no site www.camaradeiguatu.ce.gov.br e fiquem por dentro do que acontece na Casa do Povo Iguatuense.

Vídeo:Rio Jaguaribe em Iguatu no nível 18

Chuvas causam transtorno em Quixeramobim

Nas últimas 24 horas foram registradas fortes chuvas em todo o município de Quixeramobim, localizado no sertão central do estado do Ceará. Na cidade, o pluviômetro atingiu a marca dos 100 milímetros, com uma forte chuva que começou por volta das 22 h, da quarta-feira, dia 22 de abril, indo até a madrugada do dia seguinte. Nesse período, o Corpo de Bombeiros Militar através da equipe do Sargento Nunes, juntamente com a Defesa Civil do município, atenderam a vários chamados de populares, para o auxiliarem na retirada de pessoas idosas e seus pertences, que tiveram suas casa alagadas pelas águas de córregos e riachos. Segundo os Bombeiros, tem um pescador desaparecido nas águas do Rio Quixeramobim. O mesmo estava lanciando na via paisagística, quando sua tarrafa enganchou, ele foi tentar recuperá-la, não mais voltando; as buscas estão sendo retomadas hoje pela manhã. Áreas com maior incidência de alagamentos: Ruas Cornélio Fernandes, Castelo Branco e Buraco da Gia – Bairro Vila Holanda (Cheias ocasionadas com o transbordamento do açúde Transval, além da chuva de 100 milímetros). Ruas Dr. José Dias e Bougival Leão no centro, em virtude do entupimento de bueiros. Além de outras áreas que ficam as margens do Rio Quixeramobim.
A Barragem de Quixeramobim desde a madrugada desta quinta-feira, dia 23 de abril, vem apresentando grande volume no seu transbordamento. Por volta das 7 da manhã, alcançava um metro de sangria em todas as suas quinze bocas (foto). Pescadores e populares acorreram de varias partes da cidade para apreciarem este momento de rara beleza para os quixeramobinenses e transeuntes da CE 060. Rodovia do Algodão.

Rio Jaguaribe atinge o nível 18 em Iguatu

Nivel 18 na Ponte Demócrito Rocha
Na tarde desta quinta-feira, 23/04, registramos o maior nível que o Rio Jaguaribe atingiu este ano, "19", esta foto foi tirada na Ponte Demócrito Rocha em Iguatu por volta das 12hs55min. observamos uma forte correnteza que chamava a atenção de muitos populares. As fortes chuvas desta madrugada ocasionaram este aumento no volume do Rio Jaguaribe além de aumentar o nível do Orós que pela manhã de hoje faltavam apenas 39 centímetros para o sangramento.

Encontro da Juventude Ativista em Iguatu

Jovem Ativista é todo aquele que reflete e desenvolve ações com vistas a uma mudança ambiental, cultural, econômica, política ou social, privilegiando a prática efetiva e direta através dos diversos meios de intervenção. Você é um jovem ativista? Então esse momento é seu! PROGRAMAÇÃO
24/04/2009 (Sexta- Feira)
Local – Teatro Pedro Lima Verde 14h - Abertura do Encontro da Juventude Ativista Apresentação do grupo de Teatro Loucos S.A - Acopiara Apresentação dos resultados dos Projetos Apoiados no 1º Edital do Fundo de Apoio a Projetos de Jovens. Depoimento dos jovens apoiados dos grupos: Construindo Sonhos Através do Esporte -Quixelô Espaço Digital – Jucás Juventude em Cena - Orós Informação para Formação – Acopiara teatro em Quadrinhos - Iguatu Lançamento do 2º Edital de Apoio a Projetos de Jovens Apresentação da CIA Foco - Iguatu 17h – Intervalo Local – Praça da Matriz 19h – Noite Cultural Apresentação do grupo de Dança Os Boys - Iguatu Apresentação do grupo de Dança Semeando Arte – Orós Apresentação do grupo de Dança Arte na Periferia – Acopiara Apresentação do grupo de Dança Manos Hip Hop – Iguatu Apresentação do grupo de Dança Passo Mágico – Quixelô Apresentação do Projeto Desenvolvimento Artístico Educacional - Acopiara Exposição de artesanato da Associação dos Surdos – Iguatu Exposição de produtos da mini fábrica de bolos Forno Quente - Jucás Exposição de materiais recicláveis do Projeto Limpando e Reciclando – Iguatu Música e diversão na tenda Eletrônica – livre!
25/04/2009 (Sabádo)
Local: Complexo de Proteção ao Adolescente (Sec. Assistência Social) 08h – Café da Manhã 09h – Avaliação dos resultados de 16 projetos apoiados pelo Fundo de Apoio a Projetos de Jovens. 10:30h – Encerramento

Faltam 39 centímetros para o sangramento do Açude de Orós

O DNOCS informa para nosso site que na medição realizada na manhã de hoje, foi registrado que faltam apenas 39 centímetros para o sangramento do Açude de Orós, nas últimas 24 horas o volume aumentou 11 centímetros, as fortes chuvas que caíram em Iguatu e região mofificaram completamente a previsão do DNOCS para o sangramento do Açude de Orós, podendo agora acontecer neste próximo final de semana.

Homem infringe a Lei Maria da Penha em Iguatu

No dia de ontem, 22 de abril de 2009, ás 13:40 horas, uma ligação anônima informou que na rua Erasmo Rodovalho de Alencar, bairro Veneza, uma mulher estava sendo ameçada de morte.
De imediato, a VTR RP 2252 comandada pelo - 1º SGT PM – JUSSIÊ compareceu ao local e indentificou o infrator, sendo a pessoa de JOÃO RODRIGUES DE LIMA, amasiado, 43 anos, natural de Iguatu-CE, sem profissão defenida, o mesmo encontrava-se armado de faca e pedra tentanto agredir a pessoa de LAIDE PEREIRA DA SILVA, 19 anos, do lar,amasiada, natural de Iguatu-CE. Adianto-vos que o infrator foi pego em flagrante com armas na mão correndo atrás da vítima, após a prisão do infrator foi conduzido a delegacia da mulher, onde serão adotadas as medidas cabíveis.

Fuga na Cadeia Pública do Cedro

A Polícia Militar tomou conhecimento através do carcereiro de plantão no presidio de cedro que acontecera uma fuga no momento em que o mesmo recebia os presos do regime semi-aberto.
Na ocasião fugiram os detentos RAPHAEL BESERRA PEREIRA, “V . Raphael”, 19 anos, brasileiro, solteiro, ajudante, nascido aos 04-04-1990, natural de Osasco-SP, filho de Gilberto Morais Pereira e de Maria Dalva Beserra, residente na Rua 07 de setembro, 139 – Divisão - Cedro-CE, o qual responde pela pratica do artigo 157 do CPB, (roubo) e GILMÁRIO GOMES DA SILVA, Gilmário, 22 anos, brasileiro, solteiro, servente, nascido aos 07-05-1987, natural de Milagres-CE, filho de Zilmar Ambrósio da Silva e de Francineide Gomes da Silva, residente na Rua Joel Passos, 1324 – Caldeirão - Cedro-CE, que responde pela pratica do artigo 121 do CPB, (homicídio), que serraram a grade da cela 06, escalaram o telhado e fugiram. Saliente-se que todos os dias, após as rondas noturnas, é deslocado um policial militar para a cadeia pública. A PM, através da VTR-2302, comandada pelob CB PM Dionízio compareceu ao local e tomou todas as medidas cabíveis com o caso, realizando várias rondas nas imediações e diligenciando com o intuito de tentar localizar e prender os fugitivos.

Bispo de Iguatu participa de encontro da CNBB em São Paulo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou, ontem, 22, sua 47ª Assembleia Geral, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). O encontro tem a presença 326 bispos, dos quais 33 são eméritos.O Brasil possui 447 bispos, dos quais 147 são eméritos (bispos que já deixaram a administração de suas dioceses). Há ainda seis dioceses sem bispos, conduzidas por administradores diocesanos que participarão da Assembleia com direito a voto. Na assembleia deste ano, os bispos vão discutir, como tema central, a formação dos futuros padres.
O Bispo de Iguatu, João da Costa, está participando pela primeira vez do encontro, " para mim é uma novidade, esta é a minha primeira reunião como Bispo e estou muito feliz em fazer parte desta assembleia" disse.
Uma Comissão de bispos está fazendo a revisão do Documento 55 da CNBB, Diretrizes Básicas da Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, em vigor desde 1994. O novo texto será estudado e aprovado pela Assembleia e, em seguida, encaminhado à Congregação para a Educação Católica, em Roma, para aprovação final.Os dez dias da Assembleia exigem uma grande estrutura por parte da CNBB. Um grupo de cem pessoas se divide em várias equipes de serviços para assegurar o êxito do encontro dos bispos. Da CNBB integram o grupo 36 assessores, 17 secretários dos regionais, 17 representantes dos organismos da CNBB e 19 funcionários, além de 11 voluntários. Há, pelo menos, 17 convidados que também estão participando da Assembleia. Entre bispos e equipes de serviço, o encontro envolverá cerca de 450 pessoas.

Vídeo dos Ministros do STF batendo boca no plenário

O plenário da mais alta corte do país foi palco de um bate-boca entre dois de seus integrantes nesta quinta-feira (27). Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes discutiram em plena sessão. O bate-boca começou quando Gilmar Mendes propôs votar novamente, com a presença de todos os 11 ministros que integram o STF, uma questão decidida na quarta-feira (26), quando um deles não estava. O ministro Eros Grau está de licença médica. Relator da ação, o ministro Joaquim Barbosa disse que deveria ter sido consultado. E que, para ele, a discussão já estava encerrada. Desse momento em diante, os ânimos ficaram cada vez mais acirrados. E os dois ministros passaram a trocar ofensas. “Ministro Gilmar, me perdoe a palavra, mas isso é jeitinho. Nós temos que acabar com isso”, disse Barbosa. “Eu não vou responder a Vossa Excelência. Vossa Excelência não pode pensar que pode dar lição de moral aqui”, retrucou Mendes. “Eu não quero dar lição de moral”, afirmou Barbosa. “Vossa Excelência não tem condições”, respondeu Mendes. “E Vossa Excelência tem?”, indagou Barbosa. Intervenção O bate-boca só foi encerrado com a intervenção do ministro Ricardo Lewandowski, que pediu para analisar a questão. No julgamento, o STF declarou a inconstitucionalidade de parte da lei que privilegia servidores com cargo de confiança em Minas Gerais. O tribunal definiu que os beneficiados com a lei devem perder o cargo. Gilmar Mendes queria rediscutir os efeitos da decisão.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |