sexta-feira, 8 de maio de 2009

Morte no presídio de Iguatu

Manhã de sexta-feira, 08/05, os doze detentos da cela de número um foram levados para o pátio central da cadeia pública de Iguatu por volta das 08hs da manhã, onde iria acontecer o banho de sol, minutos após o detento Manoel Barbosa da Silva, receberia um golpe com um “cossoco” na sua jugular e desesperado gritava por socorro, batendo no portão que dava acesso ao pátio, em seguida os agentes penitenciários socorreram a vítima e o levaram até o Hospital Regional de Iguatu aonde já chegou sem vida. Um inquérito policial foi instaurado pela Polícia Civil e os onze detentos serão ouvidos, “já estamos ouvindo os onze detentos e até agora nenhum falou nada, caso ninguém diga algo sobre o assunto vamos indiciar todos eles pelo homicídio” afirmou o Delegado Agenor Freitas de Queiróz. O Diretor da Cadeia Pública de Iguatu, Rogério Pereira, afirmou que tudo foi feito para salvar a vítima, mas infelizmente o mesmo sofreu um golpe fatal, “ele perdeu muito sangue, o recolhemos o mais rápido possível e levamos para o HRI, mas infelizmente ele não sobreviveu” afirmou. Informações que foram repassadas para a nossa reportagem confirmam que no dia em que chegou ao presídio a vítima Manoel Barbosa da Silva encontrou-se com um detento da cela número um que o convenceu a ficar com eles. Nesta cela estavam traficantes e assassinos, bandidos de alta periculosidade que participaram diretamente na armação deste assassinato. O Coronel Gomes Filho falou sobre o assunto, “ a vítima pertencia a um grupo ligado às localidades do João Paulo e dentro da cela onde ele estava alguns detentos pertencem a grupos da Vila Moura, então podemos chegar a uma conclusão que este homicídio foi resultado de uma rixa” disse. Além disso, descobrimos que Manoel Barbosa possui um irmão que também está preso na Cadeia Pública de Iguatu é o detento Paulo Barbosa da Silva, o mesmo foi liberado e acompanhado por uma escolta foi ao enterro do irmão. Repercussão Na sessão desta quinta-feira, 07/05, os vereadores Ronald Bezerra e João Lázaro apresentaram um requerimento ao Secretário de Justiça do Estado, Marcos Cals, pedindo providências urgentes na reforma do presídio de Iguatu, tendo em vista o estado precário da estrutura física do prédio, onde os moradores da área do presídio temem rebeliões e fugas.

O Brasil que esqueceu os desabrigados do Norte/Nordeste

Por Alex Santana

Acompanhamos em 2008 o drama vivido pelos nossos irmãos catarinenses, onde as fortes chuvas atingiram milhares de catarinenses que perderam as suas casas, móveis, veículos e até vidas. Uma verdadeira ação global foi realizada por emissoras de TVs, igrejas, atores, atletas, empresários em todo o Brasil, todos realizaram uma bela campanha de “SOS Santa Catarina”, onde milhões foram arrecadados, mantimentos foram enviados, vindos dos quatro cantos do país, um verdadeiro exemplo de solidariedade que serviu para todos. ( inclusive nordestinos) Estamos em 2009, as fortes chuvas agora atingiram as regiões Norte e Nordeste, neste exato momento em que você lê este artigo, milhares de pessoas estão desabrigadas, alojadas em escolas, pois perderam todos os seus pertences, casas e muitas até vidas. O nível dos rios está em um patamar jamais visto em muitos estados, municípios praticamente desapareceram, engolidas pelas águas e a previsão é de mais chuva até o próximo mês de junho. As imagens estão nas TVs, jornais e na internet, o sofrimento dos brasileiros do Norte/Nordeste está sendo levado para os quatro cantos do Brasil, que demonstra não se emocionar com o que está acontecendo. Nenhuma campanha de nível nacional foi produzida, arrecadação de alimentos, colchões, água potável, roupas... infelizmente não estamos vendo acontecer. Onde está o espírito de solidariedade que observamos na tragédia de Santa Catarina?, os nossos brasileiros que estão morrendo nas águas do Norte/Nordeste são diferentes daqueles que também passaram pelas mesmas dificuldades em Santa Catarina?, o que aconteceu?. O Brasil demonstra que ama o Norte e Nordeste, mas as suas paisagens, a nossa natureza, mas neste momento apresenta um verdadeiro menosprezo pelos seus irmãos nortistas e nordestinos, pode parecer um pouco exagerado, mas o sentimento de frieza apresentado pelos irmãos sulistas é assustador. E nós que estamos próximos aos locais atingidos pelas enchentes também deveríamos dar um belo exemplo, Iguatu felizmente não está sendo afetada pelas águas e estamos passando pelo inverno rigoroso de 2009 com uma certa tranqüilidade, mas as nossas instituições permanecem como o Brasil, frias e inertes aos acontecimentos no Ceará. Apenas um exemplo, já imaginou quantos quilos de alimentos os fiéis das nossas igrejas católicas e evangélicas poderiam arrecadar em um único domingo? Lembrando que o Corpo de Bombeiros está à disposição para fazer a arrecadação em cada local que ultrapassar 100 quilos. Então amigo leitor provoque o seu vizinho, o seu bairro, a sua igreja, a sua escola ou seus amigos do trabalho, do futebol... e faça a sua campanha, para ajudar àqueles que necessitam e para que não sejamos iguais ao Brasil que esqueceu seus irmãos do Norte e Nordeste.

ÁUDIO: Comandante da CPRV do Ceará confirma a sua vinda para Iguatu

O comandante da CPRV do Ceará participou nesta sexta-feira do Plantão Policial com o radialista Pinheirinho e confirmou a sua vinda para a audiência pública na Câmara Municipal de Iguatu.

Vereadores receberão o Comandante da CPRV para audiência pública em Iguatu

Está confirmada a vinda do Comandante da CPRV do Ceará para Iguatu na próxima quinta-feira 14 de maio, onde irá participar de uma audiência pública na Câmara Municipal de Iguatu. O Tenente-Coronel Werisleik confirmou para o nosso site a sua vinda ao nosso município, " estarei na próxima quinta-feira e iremos ouvir a população e os vereadores sobre os últimos acontecimentos" disse. O vereador Ronald Bezerra agradeceu ao site Iguatu.Net por fazer o contato com o comandante da CPRV e destacou o momento que irá acontecer na CMI, " fico agradecido ao site Iguatu.Net por entrar em contato com o Tenente-Coronel Werisleik e nos ajudar a realizar esta audiência que será de suma importância para Iguatu" finalizou.

Mais uma parceria entre a prefeitura de Iguatu e o governo do estado

Por: Idevan Martins. Nesta semana,05/05, foi realizado no auditório do SESC, a solenidade de entrega de certificados, aula inaugural e homenagem ás empresas Zenir Móveis, Expresso Guanabara e grupo Tubform, parceiras do Projeto Primeiro Passo, através da inserção de jovens. O evento teve a participação de jovens benefiários, da coordenadora do Projeto no estado do Ceará, Simone Veras, Izaura Gomes, Agente municipal, Aderilo Alcântara, representando o prefeito Agenor Neto, Célia Freitas, Secretária da Assistência Social, Maria Luciene, Secretária de Educação em exercício, o vereador Jarim, Nonato Leite, Assessor de comunicação das Lojas Zenir Móveis, Pedro Cesário, gerente da Expresso Guanabara e Cesar Barreira do grupo Tubform, entre outras autoridades. . O município iniciou mais 01 turma de 20 jovens na Lina Aprendiz, onde os mesmos realizará a formação cidadã no Corpo de Bombeiros e em seguida são encaminhados para as empresas. Diante disso foi entregue um troféu de reconhecimento ás empresas citadas acima, que efetivaram os jovens aprendizes que lá estavam. E foi entregue o certificado á 14 jovens que concluíram o período de participação no projeto. “A entrega do Troféu á essas empresas, é uma forma simbólica de agradecer o apoio, o incentivo e a oportunidade que elas têm oferecido aos jovens do município de Iguatu. Sem contar com o total apoio da prefeitura municipal, onde inseriu cerca de 25 jovens nas unidades de saúde. Isso mostra o compromisso dessas empresas e da administração municipal”. Falou Simone Veras, Coordenadora do Projeto Primeiro Passo no Estado do Ceará. O Projeto Primeiro Passo atende jovens que querem ingressar no mercado de trabalho. Primeiro passo é primeira atitude, o primeiro movimenta para quem quer realizar algo na vida. Com o projeto, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, através da Prefeitura Municipal de Iguatu com a Secretaria do Esporte e Juventude, criou oportunidade para os jovens que não conseguem facilmente ingressar num estágio em uma empresa privada ou pública. O jovem por sua vez, aproveita a oportunidade criada pelo governo e dá o PRIMEIRO PASSO rumo á qualificação profissional. Eles possuem a possibilidade de estagiarem em diversos setores e aprenderem atividades primordiais para quem quer seguir uma carreira.

Arrombamento e furto de residência no Altiplano

No dia de ontem, por volta das 20:00 horas, a Polícia Militar foi informada via 190 de um arrombamento, seguido de furto à residência na rua 11, nº 410, bairro Altiplano, Iguatu-CE. A Polícia Militar através da VTR-2282, comandada pelo CB PM FIGUEIREDO, compareceu no local citado acima e constatou a veracidade da informação. Segundo informou a Srª MARLENE ALVES DO NASCIMENTO, 50 anos, casada, do lar, natural de Iguatu-CE, a mesma se encontrava no seu trabalho e ao retornar por volta das 20:00 horas, encontrou um dos cômodos da casa (quarto) todo revirado, imediatamente a mesma notou que dois aparelhos de DVD, sendo um da marca Philco e o outro da marca Precision haviam sido furtados. Vale salientar que o(s) infrator(es), adentraram à residência pelo telhado do quarto.

Arrombamento e furto de residência no Cocobó

Nesta quinta-feira, por volta das 22:00 horas, a Polícia Militar foi informada via 190 de um arrombamento, seguido de furto à residência na Vila Daer, 64, Iguatu-CE. A Polícia Militar através da VTR-2252, comandada pelo CB PM ELRELY, compareceu no local citado acima e constatou a veracidade da informação. Segundo informação do Sr. FRANCISCO ABELARDO ALVES LIMA, 31 anos, casado, pedreiro, natural de Iguatu-CE, ao adentrar na sua residência, percebeu que tinham feito um arrombamento e que o(s) infrator(es) haviam furtado um aparelho de DVD Panasonic, uma prancha de cabelo Britânia, um anel e um relógio. Vale salientar que o(s) infrator(es), adentraram à residência pelo telhado.

Prisão por agressão a mulher em Iguatu

No dia de ontem, 07/05/09, por volta das 21:00 horas, a Polícia tomou conhecimento de uma agressão física que estava acontecendo na Rua Professor Antonio Chaves, 30, Cocobó, Iguatu-CE. A Polícia Militar através da VTR-2252, comandada pelo CB PM ELRELY, compareceu no local e realmente constatou que MARIA VÂNIA BATISTA, 33 anos, amasiada, do lar, natural de Iguatu-CE, havia sido espancada pelo seu companheiro GENILSON MENEZES DOS SANTOS, 26 anos, amasiado, agricultor, natural de Iguatu-CE. A vítima está grávida de 02 meses e foi agredida com chutes e pontapés. Ao avistar a polícia, o agressor tentou evadir-se, mas, logo foi perseguido pelos policiais que o deteram e deram voz de prisão e o conduziram para a DP local para ser feito o auto de prisão e autuação na Lei Maria da Penha.

Morte por afogamento em Mombaça

No dia de ontem, por volta das 10:30 horas, a Polícia Militar foi informada de um afogamento ocorrido no sítio Taveira, distante 24 km da cidade. A Polícia Militar através da VTR-2312, comandada pelo CB PM FRANCIVALDO, recebeu a informação e deslocou-se até o local informado. Ao chegar, a PM constatou a veracidade da denúncia, sendo que foi encontrado sem vida na referida barragem, MANOEL TAVEIRA LIMA, 60 anos, solteiro, agricultor, natural de Lavras da Mangabeira-CE. Vale salientar que a referida vítima, estava sendo procurada há algumas horas pela família. Informo ainda que a vítima era doente mental. O corpo foi conduzido ao IML de Juazeiro do Norte, para a realização dos exames necropsiais.

Prisão por Lei Maria da Penha em Piquet

No dia de ontem, por volta das 11:18 horas, foi preso por infração à Lei Maria da Penha, MESSIAS PEREIRA DE LIMA, 30 anos, amasiado, desocupado, natural de Piquet Carneiro-CE e residente na rua João Paulo II, s/nº. O aludido infrator encontrava-se agredindo sua companheira, MARIA DAS GRAÇAS DE SOUZA, amasiada, 21 anos, e residente no Alto dos Maias, em Piquet Carneiro-CE. A Polícia Militar, através da VTR-2402, comandada pelo CB PM PINHEIRO, compareceu ao local e efetuou a prisão do agressor, que respondia um assalto, conduzindo-o à Delegacia local para a adoção das medidas cabíveis.

Recaptura de fugitivo em Lavras da Mangabeira

No dia de ontem, foi recapturado um fugitivo da Justiça. Sua fuga foi informada através do RADIOGRAMA Nº 026/05. A Polícia Militar, através da VTR-2312, comandada pelo CB PM FRANCIVALDO, recebeu uma denúncia anônima que informava sobre o paradeiro do preso fugitivo ROGÉRIO SALES DA SILVA, solteiro, desocupado, 24 anos, natural de Lavras da Mangabeira-CE, o qual fugira da cadeia Pública, conforme informou o RADIOGRAMA Nº 026/05. O mesmo encontrava-se na residência de sua mãe na rua Antônia Augusta, s/n no bairro Novo Horizonte. O fugitivo não esboçou reação e foi reconduzido à Cadeia Pública local.

Prisão e apreensão por tentativa de introdução de bebida alcoólica no presídio de Mombaça

No dia de ontem, por volta das 11:00 horas, uma jovem e uma menor foram impedidas pelo permanente da Cadeia Pública de Mombaça, de introduzirem bebida alcoólica no interior desta. O permanente da Cadeia Pública local, SD PM J. LIMA, flagrou LUCILENE ALVES DE LIMA, 19 anos, solteira, doméstica, natural de Mombaça-CE, residente no sítio Pedro Leitão e ainda uma menor de 16 anos. Ambas foram flagradas quando tentavam entrar na referida cadeia, por ocasião da visita, com uma garrafa de plástico de dois litros, cheia de cachaça com refrigerante. A maior foi presa e a menor apreendida, sendo ambas conduzidas à DP local para a adoção das medidas cabíveis. Saliente-se que José Aleixo Neto, 60 anos, comerciante, separado e residente na Vila Recreio, foi quem vendeu a bebida alcoólica para a menor. O mesmo foi preso e levado à delegacia.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |