terça-feira, 30 de junho de 2009

Delegado Agenor Freitas de Queiroz e Coronel Gomes Filho em Quixelô

O Coronel Gomes Filho e o Delegado Agenor Freitas de Queiroz estiveram nesta tarde de terça-feira, 30/06, realizando operações de buscas no município de Quixelô, com o objetivo de prender os fugitivos da cadeia pública de Iguatu, José Deivan Aquino Olivera e Luís Carlos Barbosa da Silva, que respondem aos artigos 12, 16, 33 e 35; e ainda o detento Cícero Josimar Sousa Santos, vulgo bobi. Durante toda a tarde policiais estiveram empenhados nas buscas aos fugitivos mas não obtiveram êxito.

Escutem a sessão da Câmara Municipal de Iguatu

Estaremos transmitindo mais uma sessão na Câmara Municipal de Iguatu, onde os representantes do povo irão debater sobre os problemas da cidade. E os internautas que quiserem acompanhar toda movimentação, basta acessar o site www.camaradeiguatu.ce.gov.br e escutar a sessão através da Rádio Câmara de Iguatu.
Também adicionem o MSN da Câmara Municipal de Iguatu, camaradeiguatu@hotmail.com .
Lembrando que na sessão de hoje os vereadores de Iguatu estarão recebendo o Delegado Agenor Freitas de Queiróz e o Coronel Gomes Filho.

Jucás e Saboeiro sofrem com ações de bandidos nesta terça-feira

Início de tarde aterrorizante em Saboeiro e Jucás, por volta das 12hs30min. Dois homens armados e encapuzados assaltaram um veículo D20 que transportava idosos que acabaram de receber sua aposentadoria. O local do delito foi na estrada que liga Saboeiro/sede e o Distrito de Barroquinhas. Em menos de uma hora os meliantes voltaram a entrar em ação e agora foi no SAAE/Jucás, novamente dois homens armados e encapuzados assaltaram a agência e alguns clientes. Policiais militares de Jucás, Saboeiro e Cariús estão realizando diligências na tentativa de prender os assaltantes.

Bandidos levam R$ 30 mil reais em assalto a jovem de Quixadá

Comunico-vos que nesta segunda-feira,29/06, por volta das 20h:30min, na rua Rodrigues Junior, s/n – Centro desta cidade, o FRANCISCO VINICIUS SOARES, 20 anos, solteiro, atendente de telefonia, foi abordado por dois indivíduos, em uma moto Titan 150, de cor azul, sem placa, sendo que um estava de jaqueta preta, armados com revolveres, que o coagiram e subtraíram dele a quantia de R$ 30.000,00 (TRINTA MIL REAIS), que seria depositada na agencia do Banco do Brasil, e pertencia empresa de telefonia “ LOCAL “, localizada na rua José Maria Rocha, 103 – Centro.
Os acusados fugiram tomando rumo ignorado. A VTR 1412 composta pelos PPMM SGT ALBERTO – SD MOESIO – SD R. SILVA, juntamente com a MP 463 composta pelo CB BEZERRA e o SD ROBSON, e ainda o CB EVILASIO, diligenciaram por toda a área, mas não obtiveram êxito na captura dos acusados. Vale salientar que a vitima compareceu a DRPC para os devidos procedimentos.

Acidente de trânsito com vítima fatal em Salitre

Nesta segunda-feira, (29/06/2009), por volta das 15h00, populares ligaram para o Destacamento Policial Militar de Salitre - CE dando conta que na estrada vicinal da Serra do Chico Lima (a cerca de 03 km de Salitre - CE), tinha uma pessoa caída ao solo e de lado uma moto.
Compareceram ao local os policiais da viatura RP-2244, Cabo PM ROBERTO; Cabo PM MARQUES e Soldado PM ALENCAR, que constataram tratar-se de ANTÔNIO DE LIMA SOUSA, 37 anos de idade, casado, agricultor, residia no Sítio Macambira, Salitre - CE, já sem sinais vitais e apresentando um ferimento na cabeça, supostamente causado por uma queda, bem como ao lado do corpo uma moto Honda/CG 125 Today de cor preta, placa KFE-0348/PE.
O corpo da vítima foi conduzido por uma Ambulância para o Hospital Municipal de Salitre - CE, de onde foi encaminhado para o IML de Juazeiro do Norte-CE, a fim de ser feito o exame de autópsia. Salienta-se que os policiais ao realizarem consulta de placa da moto em tela pelo site do DETRAN de Pernambuco, verificaram que existia uma restrição de “furto/roubo”, então, o veículo foi apreendido e recolhido àquela Unidade de Polícia Civil para adoção dos procedimentos cabíveis.

ÁUDIO: Ednaldo Lavor e Domingos Filho falam sobre novas tecnologias e Distrito do Alencar

O presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, esteve nesta segunda-feira, 29/06, em reunião com o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Domingos Filho. No encontro foi debatida a implantação de uma nova tecnologia de comunicação entre as câmaras municipais e Assembléia Legislativa do Ceará. “O Parlamento tem o mesmo papel, embora seja divido em jurisdições, por isso, é preciso que haja uma interação entre os legislativos estadual e municipal”, afirmou Domingos, defendendo o apoio dos presidentes das câmaras, para que o processo possa obter o sucesso desejado, afirmou Domingos Filho. De acordo com o presidente Domingos Filho, o programa Unilece é uma iniciativa inovadora, na qual a Assembléia vai ajudar, de forma gratuita, as câmaras municipais a se modernizarem. O programa é composto por cinco eixos: o Interlece, que vai prestar consultoria legislativa on-line; a AP-Interativa, que transmite audiências públicas por meio de videoconferência; o Alecemídia projeto de educação à distância; a Legioteca, que é uma biblioteca de leis on-line. O último a ser instalado (fevereiro 2009) foi a Municipalidade, programa que oferece um quadro político de todos os municípios do Ceará. Para o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, esta é uma inovação que irá ajudar no processo de formação do Parlamento de Vereadores da Região Centro-Sul, “ as novas tecnologias nos oferecem toda possibilidade de interação, e neste momento em que estamos querendo realizar a criação do Parlamento Regional, sem dúvidas será um grande passo para a concretização deste movimento” disse. Além deste assunto, o vereador iguatuense falou com o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará sobre a emancipação do Distrito do Alencar, “ o Deputado Domingos Filho é um dos maiores defensores da emancipação dos Distritos no Ceará e aproveitamos para debater sobre este assunto que envolve o Distrito de Alencar e estamos fazendo o trabalho em todas as frentes para que isto venha acontecer” disse Ednaldo Lavor. Na tarde de hoje o mesmo estará ao lado do prefeito Agenor Neto em viagem para Brasília onde estarão se reunindo com representantes do Ministério da Agricultura para formar parcerias que irão auxiliar o pequeno agricultor iguatuense, “ vamos tentar trazer um benefício para os agricultores pequenos, tecnologias para a inseminação artificial, esta é uma ação que vem crescendo no Brasil e vamos tentar trazer este benefício para os nossos agricultores que não possuem a condição de comprar um reprodutor, fazendo com que melhoremos em cinco anos a genética do nosso gado leiteiro” disse.
Escute a entrevista completa:

ÁUDIO: Suplentes de vereadores estarão reunidos hoje em Iguatu

Irá acontecer logo mais às 16hs no auditório da CDL um encontro entre suplentes de vereadores da região Centro-Sul, esta é uma ação do MODEVE , Movimento em Defesa da Constituição e pela volta do número legal de vereadores. “ Estaremos debatendo ações que deverão ser tomadas para agilizar e pressionar pela votação e aprovação da PEC dos vereadores” disse Bandeira Júnior. Escute a entrevista completa logo abaixo e saiba o que os suplentes de vereadores da Região Centro-Sul irão fazer em Iguatu.

Parada Gay promete parar Iguatu amanhã

Tudo pronto para a primeira Parada Gay de Iguatu que irá acontecer nesta quarta-feira, é o que informa a coordenação do evento que promete parar a Terra da Telha amanhã. A concentração terá início às 16hs nas proximidades do CSU e sairá pelas ruas de Iguatu até a Praça da Bandeira. A animação durante o percurso será do Trio Zueira com a banda Koquitel Elétrico. Escute a entrevista do representante do movimento, Jorge da Silva, logo abaixo:

ÁUDIO:prefeito de Quixelô fala sobre ações do DETRAN

Entrevistamos o prefeito de Quixelô, Gilson Oliveira que falou sobre as ações do DETRAN no município e destacou que alguns políticos que fazem parte da oposição estão tirando proveito da situação, " a lei está sendo cumprida e nada podemos fazer, só que alguns políticos que pertencem à oposição estão colocando a culpa de tudo que está acontecendo neste sentido de fiscalizações em Quixelô, dizendo que a prefeitura é a culpada, isto não pode acontecer" disse. Acompanhem a entrevista completa do prefeito de Quixelô, Gilson Oliveira, logo abaixo:

Topiqueiros do Centro-Sul ficam fora de licitação no Estado

Proprietários de topiques da Cooperativa do Centro-Sul (Cooprecensul) estão preocupados porque ficaram sem participar da primeira fase do processo licitatório realizado pela Comissão Central de Licitação, da Procuradoria Geral do Estado, que tem por objetivo regularizar o transporte regular feito por ônibus e o complementar realizado por vans entre as cidades do Interior e a Capital. De acordo com os topiqueiros, a advogada contratada pela Cooprecensul, Silvanês Pires de Souza, não compareceu ao local para a entrega das propostas técnicas e de preço. “Não nos habilitamos porque as propostas não foram entregues”, contou o presidente da Cooprecensul, Francisco Gomes Ferreira, mais conhecido por Dadá. O incidente prejudicou pelo menos 96 profissionais da região Centro-Sul, mas há informação de que outras cinco cooperativas também teriam ficado de fora da habilitação técnica. Regularização Preocupados, os proprietários de vans temem ficar de fora de um processo que aguardavam há mais de uma década, que é a regularização do chamado transporte alternativo. Outro temor é enfrentar concorrência acirrada de cooperativas de outras regiões, na possibilidade de acontecer um processo licitatório específico para a região Centro-Sul, que ficou sem proposta durante a primeira fase da concorrência geral no Estado. “A nossa vida e da nossa família depende desse trabalho”, disse o topiqueiro Aderlúcio de Freitas. A categoria solicita do Governo do Estado o cancelamento da licitação em face do ocorrido ou pelo menos a realização de um novo processo específico para a região Centro-Sul, ou outras que também ficaram excluídas por não apresentarem a documentação devida. “Esperamos que o governo seja sensível ao nosso problema”, disse o topiqueiro João Nogueira Duarte. Recentemente, houve um bate-boca entre os topiqueiros e a advogada Silvanês de Souza, na sede da Cooprencensul, nesta cidade. “Nós fomos prejudicados por irresponsabilidade dela, que chegou atrasada e não entregou as nossas propostas”, disse Francisco Ferreira. “Ela nos ameaçou e tivemos que tomar os documentos da mão dela e expulsá-la da cooperativa. Ela não queria devolver a nossa documentação”. As discussões foram acirradas, em face do clima de revolta da categoria contra a advogada. A advogada Silvanês de Souza disse que sofreu agressão verbal e física na sede da Cooprecensul e lamentou o episódio. “Fui para mostrar as pendências e entregar os documentos”, contou. Ela esclareceu que a cooperativa está habilitada juridicamente, mas não tecnicamente porque há pendências. “Eles terão um prazo de oito dias úteis após a divulgação para apresentar as propostas técnicas e de preço, pois poderão concorrer sozinho na sua região”, explicou ela. Silvanês Souza negou que tenha sido omissa na apresentação de documentos. “Encaminhei um funcionário meu que acompanhou os representantes de cooperativas”, afirmou. “O problema é que ninguém acreditava nesse processo e deixaram para regularizar a situação pessoal, da entidade e regularização das vans de última hora”. Ela confirmou que todas as cooperativas do Interior conseguiram apenas a habilitação jurídica. “Esse processo licitatório está cheio de problemas e penso que por causa de brigas internas, falta de liderança, a Cooprecensul ficará de fora”. Indicação das vagas De acordo com Silvanês Souza, caberá às cooperativas selecionadas indicarem as vagas para as linhas por região. Por exemplo, entre as cidades de Iguatu e de Icó atualmente há 14 vans fazendo o trajeto diário, mas de acordo com a licitação somente há seis vagas para esta linha. Isso significa que oito serão excluídas. O processo de licitação do transporte intermunicipal ofereceu oito lotes do sistema regular, realizado por ônibus, e 31 lotes do sistema complementar, realizados por vans. Dos lotes do sistema alternativo, foram quatro radiais e 27 regionais. As cooperativas de operadores de transportes complementar só puderam apresentar proposta para apenas um lote. Desde que as empresas de ônibus iniciaram sua operação no transporte de passageiros, nunca tinham participado de um processo do tipo. Há casos em que o preço das passagens a serem cobradas poderá ter redução de até 16%. Sistema regularizado No caso das vans, a licitação vai permitir que os usuários utilizem o sistema regularizado e não mais clandestino ou pirata. O superintendente do Detran, João Pupo, considerou o processo vitorioso, porque foi a primeira vez na história do Estado que houve uma licitação para transporte de passageiro intermunicipal, com a participação aberta para as empresas do setor e para as cooperativas dos operadores de vans. A Comissão Central de Licitação da Procuradoria Geral do Estado deverá anunciar nos próximos 15 dias o resultado das propostas dos lotes ofertados. Uma comissão técnica do Detran está finalizando os pareceres técnicos para serem encaminhados à PGE, que vai analisar as propostas. A Assessoria de Imprensa do Detran informou que é necessário aguardar a análise da Procuradoria para poder verificar as reivindicações apresentadas pela Cooprecensul. A expectativa dos topiqueiros e que haja nova possibilidade de participação no processo. Mais informações: Detran em Fortaleza (85) 3101. 5823 Honório Barbosa Repórter

Prefeito Agenor Neto faz a entrega de coletes para Moto Taxistas

Prefeito Agenor Neto; o presidente do Sindmototaxistas, Ivanildo Gomes e o Sec. de Trânsito e Cidadania, Coronel Hilton
Na noite desta segunda-feira, 29/06, aconteceu a entrega dos novos coletes para os 400 moto taxistas que foram cadastrados pela Prefeitura Municipal de Iguatu, participaram da solenidade o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, os Secretários de Trânsito e Cidadania, Coronel Hilton; de Agricultura, Valdecir Ferreira; Executivo, Demir Amorim; os vereadores Aderilo Filho, Ronald Bezerra e João Lázaro; o Padre Lázaro e representantes do sindicato da classe que acompanharam atentamente as palavras das autoridades presentes. A entrega aconteceu no Complexo Social de Proteção a Criança e Adolescente, no Bairro Prado, que foi pequeno para a grande quantidade de moto taxistas que compareceram. Esta é uma ação da PMI com o objetivo de organizar a classe que atua na Terra da Telha, neste primeiro momento foram entregues adesivos para 400 profissionais, O Coronel Hilton falou sobre o momento, “ estamos fazendo algo histórico que é dar a iniciação da organização desta classe que é tão importante para o nosso povo, adesivamos e agora entregamos os coletes, desta forma a população saberá quem realmente possui as condições de atuar na área” disse. Para o moto taxista Leonardo Gomes, 34, a categoria observou com alegria a chegada deste movimento que a Prefeitura Municipal de Iguatu está realizando, “ há bastante tempo que procuramos por isto, já basta de desorganização, não podemos sofrer as reclamações da população que fazem isto devido aos clandestinos que não tem condições de estarem nas ruas, então esta peneira, traz mais respeito para nós e tranqüilidade para o povo” afirmou. O vereador Aderilo Filho, falou sobre as ações que a prefeitura fez antecedendo esta ação na noite desta segunda-feira, “ estamos observando apenas mais um passo para o fim destas atrocidades que acontecem no trânsito de Iguatu, já foi colocado uma sinalização nas ruas que não deixa a desejar à cidade alguma, a prefeitura investe na segurança que não é da sua responsabilidade, mas trouxe o Delegado Agenor Freitas de Queiróz que em pouco tempo já faz um belo trabalho e reduziu a insegurança nas ruas da cidade” afirmou. “ Esta é uma categoria que possui a responsabilidade de levar os nossos trabalhadores da sua casa ao trabalho e vice-versa, esta é a categoria que transporta as nossas famílias, então a responsabilidade é enorme e por isto temos uma preocupação especial, estamos em conjunto com todos os moto taxistas simplesmente fazendo ações para a proteção às suas vidas, às vidas das pessoas que estão transportando e fazendo com que tenhamos um trânsito mais seguro, por isto estão de parabéns todos que estão fazendo parte deste momento” finalizou. Ainda existem mais 200 vagas que estão esperando por moto taxista que estão em falta com alguns documentos que deverão ser entregues na Secretaria de Trânsito e Cidadania de Iguatu.

Conheça os vencedores do II Iguatu Junino

Quadrilha Paixão de Menino consegue o bicampeonato
O II Iguatu Junino foi um grande sucesso de público e resgate cultural neste ano de 2009, entre os dias 22 e 27 de junho milhares de pessoas lotaram o Largo da Telha e acompanharam toda a movimentação deste evento que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria de Cultura e Turismo e em parceria com o Governo Federal. Para a edição deste ano, o tema escolhido foi Iguatu terra da música. Humberto Teixeira, Evaldo Gouvêa, Eleazar de Carvalho e outros filhos ilustres foram homenageados no Evento. “ Fizemos um grande evento com o objetivo de resgatar a nossa tradição junina, cada criança que participou de quadrilhas juninas ou apenas observou, com certeza já é um mensageiro que irá levar em seu coração a tradição que viu nas apresentações nestes dias” disse Agenor Neto. Cada grupo recebeu um incentivo de R$ 2.500,00 da Administração Municipal para preparar endumentárias e cenário. “ Envolver toda a comunidade escolar e em seguida as famílias da nossa terra, este é o nosso pensamento em realizar o Iguatu Junino e neste ano percebemos que alcançamos mais uma vez os nossos objetivos que são de defender a cultura regional” afirmou Diana Mendonça, Secretária de Cultura e Turismo de Iguatu. Vejam os resultados logo abaixo:
2º FESTIVAL DE QUADRILHA JUNINA ESTILIZADA. Premiação: Quadrilha 1º Lugar: 145,5 Pontos Sol Nascente (Fomento) 2º Lugar: 138 Pontos. Tradição Junina (Alto do Jucá) 3º Lugar: 134 Pontos. Asa Branca do Sertão (Vila Centenário) QUESITO INDIVIDUAL Casamento Matuto: 116 Pontos. Sol Nascente (Fomento) Noiva: 117 Pontos – Sol Nascente (Fomento) Noivo: 118 Pontos – Sol Nascente (Fomento) Marcador: 115,5 Pontos Sol Nascente Rainha: 89,5 Pontos Sol Nascente (Fomento) Obs.: Empate Asa Branca e Sol Nascente no quesito interpretação e deu-se a vantagem a Sol Nascente.

Premiação: Cortejo Junino 1º Lugar: Carroça e Decoração: Tradição Junina (Alto do Jucá) Criatividade: 10,0 Organização: 10,0 Animação: 10,0 1º Lugar: Tradição Junina (Alto do Jucá) Criatividade: 10,0 Organização: 8,0 Animação: 10,0 2º Lugar: Arraiá da Judite: Judite Cavalcante Silva (Chapadinha) Criatividade: 8,0 Organização: 10,0 Animação: 9,0 3º Lugar: Paixão de Menino – Luiza Bezerra de Souza (Fomento) Criatividade: 8,0 Organização: 8,0 Animação: 9,0 4º Lugar: Dança Pau de Fita – PETI e PROJOVEM Criatividade: 8,0 Organização: 8,0 Animação: 8,0

2º FESTIVAL DE QUADRILHA JUNINA TRADICIONAL ESCOLAR. Premiação: Quadrilha 1º Lugar: 147,5 Pontos Paixão de Menino – EEF Luiza Bezerra de Souza ( Fomento) 2º Lugar: 137 Pontos. Arraia do Pe. Januario Campos (COHAB III) 3º Lugar: 134 Pontos. Balão Mágico- EEF Elze Lima Verde (B. Santo Antonio) QUESITO INDIVIDUAL Casamento Matuto: 140 Pontos. Balão Mágico- EEF- Elze Lima Verde. (B. Santo Antonio) Noiva: 116 Pontos- Paixão de Menino Noivo: 144 Pontos- Paixão de Menino Marcador: 115 Pontos Paixão de Menino Rainha: 89,5 Pontos Paixão de Menino

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |