sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Presidenciáveis se ignoram em debate da Globo e centram falas em propostas

Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) evitaram a troca de acusações diretas no debate da TV Globo, último encontro entre os presidenciáveis. Os candidatos se ignoraram e apenas fizeram críticas indiretas.
O tom do encontro foi da apresentação de propostas, muitas delas já feitas durante a campanha e nos outros nove debates que aconteceram.
O debate teve três debates e com perguntas feitas por eleitores indecisos. Cada candidato respondia a uma pergunta de um eleitor indeciso com réplica e tréplica entre eles.
No terceiro bloco, Serra falou no aumento da arrecadação de impostos. Sem citar o governo Fernando Henrique Cardoso, Dilma lembrou que hoje a economia cresce mais.
"Você arrecada mais porque as pessoas consumiram mais, tiveram mais renda e lucraram mais", disse a petista.
Ao falar de educação, ela também deu uma cutucada no governo anterior. "Não sei se você sabe estava proibido fazer escola técnica pelo governo federal."
Serra também fez críticas indiretas ao governo Lula, ao defender uma economia mais forte. "O Brasil é um dos países do mundo com menos investimento. Inclusive menos que no passado."
O momento de maior descontração foi um quase bate boca entre Dilma e Willian Bonner por conta de um erro no relógio que marcava o tempo.

Folha

TSE dá primeiro direito de resposta no Twitter

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram nesta sexta-feira, 29, por unanimidade, conceder direito de resposta para o candidato José Serra (PSDB) no microblog Twitter. Essa é a primeira vez que o tribunal dá esse tipo de decisão. Os tucanos poderão responder ao teor de afirmações feitas pelo deputado estadual Rui Falcão (PT-SP).

Na manhã do último dia 19, Falcão postou dois tuítes em que afirmava que os eleitores deveriam ter cuidado com os telefonemas da equipe de Serra. O deputado afirmou ainda que “no meio das ligações pode ter gente capturando seu nome para usar criminosamente”.

Os ministros discutiram a forma de veicular a resposta e concluíram que Falcão terá que postar em seu perfil dois tuítes (com até 140 caracteres cada), que ficarão registrados em caráter permanente. O conteúdo dirá que o TSE concedeu o direito de resposta por ofensas à campanha de Serra e que a equipe do candidato “agiu com lisura, de forma integra e respeitando todos os eleitores”.

Apesar desse ser o primeiro direito de resposta concedido pela Justiça Eleitoral brasileira, o TSE já havia aplicado multa por conteúdo veiculado no microblog em julho. A multa de R$ 5 mil foi dada ao candidato a vice-presidente de Serra, Índio da Costa (DEM-RJ), por propaganda antecipada em favor do presidenciável tucano.

Expediente da segunda-feira, dia 1º, será facultativo para as repartições estaduais

Segunda-feira, dia 1º de novembro, véspera de feriado, será ponto facultativo em todas as repartições da Administração Pública Estadual. O Decreto de nº 30.340, de 20 de outubro de 2010, foi assinado pelo governador Cid Gomes e considerou que o Dia do Funcionário Público Estadual, comemorado em 28 de outubro, em uma quinta-feira acarretaria uma quebra na sequência da semana e portanto foi transferido para a segunda-feira, dia 1º, que antecede o feriado de Dia de Finados.
No entanto ficam assegurados o fornecimento normal de água, atendimento médico-hospitalar e dos serviços policiais, militar e de bombeiros militar, assim como o funcionamento do Sistema de Licitações, pertencentes à estrutura orgânica da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no que se refere aos procedimentos licitatórios designados para o dia 1º de novembro, a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, Museu do Ceará, sobrado Dr. José Lourenço, Museu Sacro São José do Ribamar e Theatro José de Alencar, além dos serviços relacionados à campanha de vacinação contra a febre aftosa, executada pela Adagri e Ematerce.

Prefeito de Acaraú é afastado por 90 dias

O prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos (PT), deve se afastar do cargo por 90 dias, para que denúncias de improbidade administrativa contra ele sejam apuradas. A decisão foi tomada pela Câmara Municipal de Acaraú com uma votação de sete votos a dois e uma ausência.

O vice-prefeito Edmundo Silveira (PSDB) deve ser empossado ainda hoje.

Confira como foi a votação:

Manoel Rocha (PMDB) - Sim
Colombo (PMDB) - Sim
Paulo Andrade (PMDB) - Sim
Tetel (DEM) - Sim
Paulo Silveira (PHS) - Sim
Edilson Salgueiro (PMDB) - Sim
Junior Mudó (PMDB) - Sim
Edson Brandão (PCdoB) - Não
Nem (PSDB) - Não
Fernando Fonteles (PSDB) - Ausente

Blog de Acaraú

Escritora Ruth Rocha nega apoio a Dilma e defende Serra

Incluída entre os artistas e intelectuais que assinaram um manifesto em favor da presidenciável do PT, Dilma Rousseff, a escritora de livros infantis Ruth Rocha enviou anteontem a amigos e jornalistas um e-mail negando veementemente seu apoio à candidata.
"Eu não a apoio. Incluir meu nome naquele manifesto é um desaforo! Mesmo que a apoiasse, não fui consultada. Seria um desaforo da mesma forma", escreveu a autora, que avaliou que o fato revela "falta de educação e a porção autoritária cada vez mais visível no PT".
O esclarecimento aconteceu dias depois de José Padilha, diretor de Tropa de Elite, cujo nome também constava do manifesto, negar que o tivesse assinado.
Ao Estado a escritora reiterou que vota em Serra - aceitou inclusive gravar depoimento para a campanha do candidato do PSDB, disponibilizado na internet ontem. "Várias pessoas me ligaram e me avisaram que meu nome aparecia lá. O meio que eu tinha de responder era escrevendo para quem pudesse para esclarecer minha posição", disse.
O tradutor e escritor Eric Nepomuceno, um dos organizadores do manifesto, admitiu ser "um tremendo e lamentável equívoco" a inclusão do nome da autora. "Devo pedir desculpas à minha colega de ofício, com todo respeito que ela e suas obras merecem", escreveu em nota enviada por e-mail.
Segundo ele, após a convocação dos intelectuais e artistas foram recebidos "mais de 10 mil e-mails em menos de duas semanas, muitíssimos deles de pessoas anônimas. Entre eles, o de uma senhora chamada Ruth Rocha". Encarregado de buscar nomes do meio cultural, diz que "não pediu, nem procurou" a adesão "da Ruth Rocha escritora". "Evidentemente, alguém - impossível, neste momento, saber quem -, ao divulgar a lista de adesões viu esse nome e pensou que fosse a escritora." Ainda de acordo com Nepomuceno, a lista inicial de artistas e intelectuais incluía 120 nomes - hoje, ele diz, são mais de 400. O cientista político Emir Sader, outro coordenador do manifesto, não deu maior importância ao protesto da autora. "Essas coisas acontecem, como aconteceu do nome do Ivan Lins aparecer no manifesto pró-Serra, e ele não vai votar em nenhum dos dois."

Opinião: "se Deus não existe, tudo é permitido"

por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa

Nós passamos mais da metade da campanha eleitoral debatendo um tema da maior importância, mas pelo viés errado. O aborto. Quase como se fossemos noviços em um convento sendo doutrinados sobre o que é ou não é santificado.
O que se esconde por trás dessa situação limite para qualquer mulher, isso passou ao largo porque para os políticos é mais fácil ficar no terreno espiritual do que no material.
Simone de Beauvoir, a respeito do forte pensamento de Dostoievski que abre este artigo, disse que se Deus não existe, isso não significa, como pensa o homem moderno, que tudo é permitido. Ao contrário, disse ela, sem um poder exterior, tudo é de nossa inteira responsabilidade: um deus pode perdoar, apagar, remir, mas se Deus não existe, nossos erros são inexpiáveis.
Crer ou não crer é problema muito íntimo e pessoal e não cabe a ninguém entrar nessa seara. Respeitar a fé alheia é o que se espera de cada um de nós e naturalmente, na mesma medida, das autoridades constituídas. Uma das grandes vitórias da Revolução Francesa – e olha que não foram poucas as vitórias daquele movimento – foi o estabelecimento do laicismo como política de Estado.
Fugir de tema tão espinhoso como sendo problema espiritual das mulheres é que não dá... Francamente, aí entramos no terreno do desrespeito ao eleitor. O que precisava ser debatido, a sério e a fundo, a Saúde Pública e o Planejamento Familiar, ficaram soterrados sobre quem está certo,  quem está errado.
Quer dizer, não foi tema debatido visando esclarecer o eleitor sobre quais os projetos deste ou daquele partido político; foi tema usado para agredir, xingar, caluniar, desrespeitar o outro. Uma vergonha.
Alguns hão de pensar: e daí? Falar nisso hoje, a menos de 48 horas do encontro com a urna? É. Pode ser que já esteja um pouco tarde, mas ainda tenho esperança que o eleitor pare e pense: o que é que eu quero para mim e os meus? Não precisa falar em voz alta. Pode pensar com os seus botões ou laçarotes: mas, por favor, pense bem.
Alguns analistas dizem, e eu creio nisso, que muitas pessoas ainda não estão com o voto definido, o que só será feito quase que diante da urna. Não sei se é coincidência, mas o fato é que conheço bastante eleitores nessa situação.
Aliás, uma coisa muito estranha ocorreu nesta campanha: o eleitor mais consciente, mais informado, mais atento ao noticiário e que mais se interessou pela campanha, é o que está mais confuso.
Claro está que não me refiro aos que saíram dos 20 anos marcados a ferro e fogo: esses não mudam de ideia nunca. Entra ano, sai ano, o mundo se modifica de forma espantosa e lá está ele, com o mesmo pensamento de 50 anos atrás.
Não pensem que me refiro aqui a algum partido especial. Não é nada disso. É mais aquele cidadão que tinha 20 anos nas décadas de 60/70 – esse parece que empedrou. Não muda. Se é de direita, acha que comunista come criancinha no alho e óleo, que os ateus são monstros e que ler Karl Marx é atraso de vida; se é de esquerda, hoje é um burguês refinado, cheio de criados a quem paga mal e explora diuturnamente, mas é contra o capitalismo e bate no peito a favor das políticas sociais. Desde que não sejam praticadas em sua casa...
Agora, nestas últimas horas, surgem dois movimentos um tanto ou quanto assustadores: um sentimento de revolta contra Bento XVI pelo único fato dele ter cumprido com a obrigação de qualquer líder religioso, orientar seus fiéis. Não vejo a mesma revolta quando os bispos da IURD falam... e esses são bem falantes!
É ou não é tragicômico? Passaram os últimos meses exibindo e gritando sua fé – agora que um pastor de milhões de almas falou, caem em cima dele. Sinceramente, não dá para entender.
Esquecidos estão os hepáticos que ouve e segue um líder religioso quem quer. O que fica muito bobo é o cidadão se dar ao luxo de criticar a religião do outro. Cada um na sua, façam esse favor a si mesmos.
O outro movimento, mais apavorante ainda, é esse súbito furor legislativo nas Assembléias estaduais – voltado para o tal conselho destinado a normatizar e fiscalizar a mídia. Essa é a verdadeira superbactéria – a que vai nos matar se não for erradicada no nascedouro!
Essa febre tem que ser erradicada e é urgente. Passa a ser, de hoje em diante, até que morra de inanição, a minha bandeira. Quero poder continuar a palpitar sobre meu país, meu estado, minha cidade, minha rua. E quero, sempre que possível, perguntar: de que se riem tanto nossas autoridades? Onde está a graça?

Programa eleitoral na TV de Dilma Rousseff nesta sexta-feira, 29/10

Programa eleitoral de José Serra na TV nesta sexta-feira, 29/10

Frase

"Pena que o Papa Bento XVI tenha virado cabo eleitoral de forças conservadoras! Por que não elogia politicas sociais que salvam vidas?
 Frei Betto, ex-assessor de Lula

Era das pedras

Bebê é resgatado três dias após tsunami na Indonésia

Um bebê de 18 meses foi encontrado com vida na remota ilha de Pagai Utara, na Indonésia, três dias após a passagem do tsunami que provocou devastação na região. Assista ao vídeo.
O bebê, que nesta sexta-feira continuava internado em uma clínica local, foi encontrado na quarta-feira por um menino de 10 anos dentro de um cano de escoamento. Os pais do bebê morreram.
As autoridades indonésias já confirmaram a morte de mais de 400 pessoas, mas ainda há mais de 300 desaparecidos, e muitos corpos ainda vêm sendo encontrados nas regiões costeiras.

O tsunami da segunda-feira foi provocado por um terremoto de magnitude 7,7 com epicentro no Oceano Índico.
As buscas pelos desaparecidos vêm sendo prejudicadas pelo mau tempo na região, com fortes chuvas e ondas grandes que tornam difícil o trabalho de rastreamento.
O governo indonésio prometeu milhões de dólares em ajuda para as famílias atingidas pelo tsunami, mas agências humanitárias dizem que muitas pessoas nas ilhas afetadas, a oeste da costa de Sumatra, ainda necessitam urgentemente de alimentos e abrigo.
Equipes humanitárias planejam levar ajuda por via aérea para as áreas remotas, mas teme-se que não haja helicópteros suficientes na região para a tarefa.
A Indonésia também está sofrendo com a devastação causada pela erupção do vulcão Merapi, na região central de Java, que deixou mais de 30 mortos na terça-feira.

Ganso pede R$ 500 mil de salário para aceitar projeto do Santos

As negociações entre o Santos e os representantes do meia Paulo Henrique Ganso foram retomadas na última quarta-feira, na Vila Belmiro. Após recusar o projeto de carreira oferecido pela diretoria santista, a transação foi dada como encerrada. No entanto, as duas partes voltaram a conversar e podem chegar a um acordo nas próximas semanas. Segundo o iG apurou, Ganso pediu R$ 500 mil de salário para assinar um novo contrato com o clube.
Desta forma, o atleta aceitará a ceder 30% dos direitos de sua imagem individual. Na proposta inicial do Santos, o clube ofereceu um salário de R$ 150 mil, além de pagar R$ 1,5 milhão por ano, dividido em parcelas mensais de R$ 125 mil, para ficar com 30% da imagem do atleta.
Nesta semana, representantes da DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, que gerenciam a carreira do jogador, esteviram reunidos com os familiares do atleta, e com o presidente do Santos, Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, para reiniciar as negociações. O encontro deixou os familiares de Ganso animados, já que o mandatário garantiu que estará exclusivamente tratando do assunto.

ig

Lula responde ao Papa e diz que ” Brasil é democrático e laico”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (29) que o Brasil é um país democrático e laico, por isso a população se manifesta do jeito que quiser. “Eu acho que cada um vai de acordo com a sua consciência”, disse, em referência à declaração dada ontem pelo papa Bento 16 para que os bispos brasileiros condenem a descriminalização do aborto. O tema vem sendo usado pela campanha dos candidatos a Presidência da República para conquistar votos.
“Não vejo nenhuma novidade na declaração do Papa. Esse é o comportamento da Igreja Católica desde que ela existe. Se você for ver o que a Igreja Católica falava há 2 mil anos, ela falava exatamente o que o papa falou”, declarou Lula durante sua participação na 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel, que acontece em São Paulo.
O presidente minimizou a polêmica criada em torno da fala do pontífice e sua possível interferência no pleito de domingo (31). “Isso pode ser falado a qualquer momento. Pode ser falado ontem, hoje, amanhã, depois de amanhã”, afirmou.


Para Lula, a declaração da Igreja reforça a liberdade que existe no país, porque “a gente se manifesta, a gente ganha ou a gente perde, a gente pode pagar o preço pelos erros que cometer”. “Pelo reconhecimento da soceidade brasileira, parece que a gente teve mais acerto”, concluiu.

UOL

Mano Menezes convoca a Seleção Brasileira com algumas novidades

Na manhã desta sexta-feira, o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes (foto), fez sua quarta convocação para o jogo contra a Argentina, dia 17 de novembro, em Doha, no Qatar. A lista tem algumas novidades, entre elas, o meia Ronaldinho Gaúcho que volta, depois de um ano e meio fora da Seleção.

A última vez que Ronaldinho Gaúcho tinha sido convocado para a seleção foi para o jogo contra o Peru, no dia 1º de abril do ano passado, pelas Eliminatórias da Copa de 2010. Na ocasião, ainda sob o comando do técnico Dunga, ele ficou no banco de reservas e entrou em campo apenas no segundo tempo, no lugar de Elano.

Outra grande novidade, é o também meia Douglas do Grêmio, que foi convocado a primeira vez para a Seleção Brasileira. O alteta jogou com o técnico Mano Menezes no Corinthians no ano de 2009, onde o Timão conquistou os títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.

Depois de ficar fora da última lista por se envolver em uma polêmica com Dorival Júnior, o atacante Neymar voltou a ser convocado e terá que novamente mostrar para Mano Menezes, porque merece estar na Seleção Brasileira.

100%

Até agora, Mano tem 100% de aproveitamento no comando da seleção brasileira, cargo que assumiu após a disputa da Copa do Mundo na África do Sul. Em agosto, venceu os Estados Unidos por 2 a 0. E no começo de outubro, ganhou do Irã, por 3 a 0, e da Ucrânia, por 2 a 0. Agora, porém, tem seu maior desafio: o clássico com a Argentina.

Dos convocados, 15 jogadores atuam no futebol europeu, enquanto apenas oito brasileiros (os goleiros Victor, Jefferson e Neto; o zagueiro Réver; os volantes Elias e Jucilei; o meia Douglas e o atacante Neymar). Além disso, sete possuem idade para defender a Seleção Brasileira nas Olímpiadas (o goleiro Neto, o lateral-direito Rafael, o volante Sandro, o meia Philippe Coutinho, além dos atacantes André, Alexandre Pato e Neymar.

Veja a lista dos 23 jogadores convocados:

Goleiros
Victor - Grêmio
Jefferson - Botafogo
Neto - Atlético-PR

Lateral-direito
Daniel Alves - Bacelona-ESP
Rafael - Manchester United-ING

Zagueiros
Thiago Silva - Milan-ITA
David Luiz - Benfica-POR
Alex Costa - Chelsea-ING
Rever - Atlético-MG

Lateral-esquerdo
André Santos - Fenerbahçe-TUR
Adriano - Barcelona-ESP

Volantes
Lucas - Liverpool-ING
Jucilei - Corinthians
Sandro - Tottenham-ING
Elias - Corinthians
Ramires - Chelsea-ING

Meias
Douglas - Grêmio
Philippe Coutinho - Internazionale-ITA
Ronaldinho Gaúcho - Milan-ITA

Atacantes
Robinho - Milan-ITA
Neymar - Santos
Alexandre Pato - Milan-ITA
André - Dínamo de Kiev-UCR

Transações bancárias via web crescem e ultrapassam 1 bilhão em alguns bancos

As agências bancárias estão ficando cada vez mais vazias. O motivo é o crescimento no número de transações feitas pela internet neste ano, que já ultrapassam o 1 bilhão de acessos em alguns bancos.
Somente no Banco do Brasil, o número de transações bancárias feitas pelo internet banking cresceu quase 43% considerando as transações de janeiro a outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram realizadas 1 bilhão de interações bancárias nos dez primeiros meses de 2010, contra as 700 milhões de 2009. A expectativa é a de que até o final do ano o número de transações aumente 50% frente ao ano passado.
No Grupo Santander, que engloba os bancos Santander e Real, o número de transações online ultrapassou o 1 bilhão no ano passado. De acordo com o gerente de Canais Eletrônicos da instituição, Roberto Naddeo, o número de transações tem crescido cerca de 20% ao ano.
Na Caixa Econômica Federal, foram feitos 44 milhões de operações online somente em setembro, um aumento de 50% frente ao verificado no mesmo mês do ano passado. No HSBC, as transações chegaram a 140 milhões em 2009. Neste ano, o banco espera um crescimento de 14,3%, atingindo cerca de 160 milhões de interações bancárias virtuais.
Consultado, o Itaú afirmou que não divulga os números de operações feitas via internet.

UOL

TAM vai oferecer internet e celular aos passageiros durante viagens

A empresa TAM linhas aéreas anunciou que seus passageiros poderão acessar internet e celular a bordo. A empresa será a primeira a oferecer o serviço no país. A aeronave Airbus A21, será, inicialmente, a única a ter o serviço, e faz as rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre. Porém, a TAM promete expandir o serviço em sua frota. Até oito passageiros por vez poderão utilizar seus aparelhos em voo. Celulares e smartphones passarão a captar o sinal quando o avião atingir 4 mil metros de altitude, usando roaming internacional para telefonemas e mensagens de texto. O valor a ser cobrado vai variar entre as operadoras.

Claudio Humberto

Presidente do TSE pede que eleitores compareçam às urnas neste domingo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, faz um apelo para que os eleitores evitem viajar no feriadão de Finados e compareçam às urnas neste domingo, 31. “O comparecimento às urnas é um dever cívico e não uma formalidade burocrática. Por isso, faço um apelo a todos os eleitores que compareçam às urnas”, disse.

Para o ministro, o índice de abstenção não deverá ser maior que no primeiro turno, quando 18,12% dos eleitores deixaram de votar. “Normalmente, a abstenção no segundo turno é menor que no primeiro, porque a disputa fica mais acirrada, mais particularizada”, comentou.

Os eleitores que não votaram no primeiro turno poderão votar normalmente no segundo. Entretanto, aqueles que não se inscreveram para votar em trânsito e aqueles que, ainda assim, não puderem votar, têm até 31 de dezembro para justificar a ausência. A justificativa pode ser feita no próprio domingo, dia da eleição, ou depois, em qualquer cartório eleitoral.

O eleitor que não votar nem justificar a ausência será multado pela Justiça Eleitoral. Caso não vote e nem pague a multa, não poderá se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino público, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo ou participar de concorrência. Caso não vote em três eleições consecutivas, terá o título cancelado.
 
Agência Brasil

Esgotamento sanitário de Acopiara será fiscalizado em novembro


A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará - Arce, comunica que entre os dias 22 e 26 de novembro estará fiscalizando o sistemas de esgotamento sanitário daquela cidade.  Vale ressaltar que, 60 dias após a realização das inspeções nos sistemas, as cópias dos relatórios de fiscalização serão disponibilizadas no site da Arce .

Partida entre Ceará e Botafogo será único jogo isolado na 35ª rodada do Brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira, 29, mudanças em relação a 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A rodada terá início na quarta-feira, dia 10 de novembro, e será encerrada apenas no domingo, dia 14. O único jogo do meio da semana é entre Ceará e Botafogo, quarta, às 21h50min, no Castelão.

Com a 35ª rodada se encerrando no dia 14 e 36ª rodada começando no dia 21, nenhuma equipe brasileira, que teve jogadores convocados pelo técnico Mano Menezes para o amistoso contra a Argentina, dia 17 de novembro, será prejudicada.

Confira abaixo como ficaram os jogos de mais uma rodada decisiva

10/11 - 21h50min - Ceará x Botafogo
13/11 - 19h30min - Corinthians x Cruzeiro
13/11 - 19h30min - Santos x Grêmio
13/11 - 19h30min - Atlético-MG x Flamengo
14/11 - 17h - Vasco x São Paulo
14/11 - 17h - Guarani x Vitória
14/11 - 17h - Internacional x Avaí
14/11 - 17h - Atlético-GO x Palmeiras
14/11 - 19h30min - Fluminense x Goiás
14/11 - 19h30min - Atlético-PR x Grêmio Prudente
 

Dinamite utilizada em assalto ao Banco do Brasil de Lavras pode ter vindo de São Paulo

A Polícia Militar trabalha com a linha de investigação que os explosivos utilizados no assalto ao Banco do Brasil de Lavras da Mangabeira sejam oriundos de São Paulo. As informações são do portal O Povo Online que entrevistou o Major Macos Costa, relações públicas da Polícia Militar, para o mesmo as dinamites são de Jaçanã, cidade paulista, que registrou no mês de setembro o sumiço de duas toneladas e meia de dinamite este ano.
Vejam a reportagem sobre o roubo da dinamite que aconteceu em São Paulo no dia 02 de setembro:

Nas mãos de criminosos, carga de 2,5 toneladas de explosivos
Seria mais um roubo de carga na cidade de São Paulo se não fosse, literalmente, um carregamento explosivo. Mais de 2,5 toneladas de emulsão explosiva, chamada popularmente (e erroneamente) de dinamite, estão nas mãos dos criminosos desde ontem após um caminhão ser levado por cinco bandidos armados no Jaçanã, Zona Norte da capital. A quantidade é suficiente para mandar pelos ares 10 vezes o complexo penitenciário do Carandiru. Em 2002, o governo usou 250 kg de emulsão para implodir a Casa de Detenção, que chegou a abrigar sete mil presos.
Além da emulsão, os bandidos levaram 1.500 unidades de cordel detonante e 1.200 peças de espoletas elétricas e pirotécnicas, que são usadas em detonações em pedreiras. Todo o "arsenal" pertencia à empresa IBQ Sistema de Defesa Indústria Química, localizada em Curitiba (PR, que produz bombas de fragmentação, granadas e foguetes para indústrias e para uso militar.
Segundo o boletim de ocorrência, a carga foi interceptada pela quadrilha às 6h de ontem. O caminhoneiro R. S. S., de 36 anos, foi rendido quando trafegava no Km 4 da Rodovia Fernão Dias, na área do Jaçanã.
Feito refém, foi encapuzado e permaneceu por 6 horas em poder dos bandidos - tempo  suficiente para que os explosivos pudessem ser retirados do caminhão. O motorista só foi liberado no início da tarde na Avenida São Miguel, em São Miguel Paulista, na Zona Leste.
O caminhoneiro pediu ajuda da Polícia Militar e foi levado ao 63º DP (Vila Jacuí), onde o caso foi registrado. A vítima tentou identificar os ladrões por meio de imagens do banco de dados, mas não conseguiu.
O caminhão, um Mercedes-Benz Atego 2425, um dos últimos modelos 2010, tinha rastreamento. A Polícia Civil pediu que a empresa bloqueasse o sinal e passasse informações sobre a localização ainda ontem.
O Comando Militar do Sudeste do Exército, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da PM, e o Esquadrão Anti-Bombas do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) foram alertados sobre o fato, que colocou toda a polícia em alerta em razão do poder do arsenal nas mãos dos criminosos.
Especialistas ouvidos pelo DIÁRIO acreditam que a quadrilha tinha como alvo o caminhão, não sabendo o conteúdo da carga, que pode vir a ser abandonado logo. "Não é fácil o manuseio desse tipo de explosivo, tem que ser usado junto com um reforçador e um detonador", diz o PM reformado Diógenes Viegas Dalle Lucca, que comandou por oito anos o Gate e é especialista na área.
"Em 2002, tivemos um fato semelhante, quando uma carga de emulsão foi roubada na Rodovia Anchieta e os bandidos liberaram o explosivo e levaram só a carreta", acrescenta Lucca.
O Exército informou que o controle de venda e tráfego de explosivos está a cargo da Seção de Produtos Controlados, que trata de blindagens, armas e munições e foi notificada do ocorrido.
Apesar de altamente perigosa, a emulsão, que contém nitrato de amônia, tem sua comercialização permitida. É menos potente que a dinamite, composta por nitroglicerina.

Fonte: Diário de São Paulo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |