quinta-feira, 14 de maio de 2009

Homem é encontrado morto no Bairro Brasília

Na manhã desta quinta-feira, 14/05, foi encontrado morto o senhor Francisco dos Reis Lima, 48, que morava na Rua vereador Luis Barbosa, 224. Segundo informações da PM este foi um caso de homicídio. Familiares procuraram a nossa reportagem para reclamar sobre o atendimento no IML/Iguatu, " meu irmão entrou no IML e não tem nenhum médico para fazer os exames, nps disseram que o que vem é de Fortaleza" disse Dorinha.
O Iguatu.Net entrou em contato com o Dr Maximiniano Chaves, chefe da Polícia Forense do Ceará, que falou sobre o assunto, " vamos observar e saber o que aconteceu, mas caso a demora seja grande o cadáver poderá ser levado até Juazeiro, mas vejo que não haverá necessidade" disse. Questionamos o mesmo sobre a rendição dos legistas, " o legista que estiver saindo não tem a obrigação de esperar a rendição, já que ele cumpriu o seu horário" disse. A informação que chegou para a nossa reportagem é de que o legista de plantão no dia de hoje do IML/Iguatu teve problemas na sua vinda para a nossa cidade, quando chegou na CE-060 na altura de Quixeramobim pois a estrada está interditada devido às fortes chuvas.

Homicídio a faca em Orós

Aconteceu na tarde deontem por volta das 16hs, mas que foi confirmada apenas hoje para a Polícia Militar, a vítima foi o senhor Antônio Teixeira Neto, 44, o mesmo foi esfaqueado em um bar na localidade de Sítio Catinga, que fica a 12 km da sede de Orós. A PM está realizando buscas no intuito de encontrar o infrator.

Açude Castanhão está com 96% da capacidade

Técnicos da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH) monitoram diariamente as comportas do açude Castanhão, que está com 96% da capacidade. Quatro comportas estão abertas deixando vazar 800 metros cúbicos por segundo. O controle é para evitar inundações nos municípios da região Jaguaribana.

Após 24 anos, açude sangra em Russas

Os moradores de Russas, no vale do Jaguaribe, estão em festa. Depois de 24 anos, o açude Farias de Sousa, que abastece a cidade, sangrou na madrugada desta quinta-feira (14). O açude tem a capacidade de armazenamento de 12,3 milhões de metros cúbicos de água. O reservatório abastece a sede e todos os distritos de Russas.

Sobe para 15 número de mortos em enchentes no Ceará

Subiu para 15 o número mortos em decorrência das enchentes no Ceará. As últimas vítimas são de Morada Nova e Tejussuoca. Com isso, o Estado permanece com o maior número de mortes em todo o País.
Nesta quinta-feira (14) choveu em 102 municípios do Estado. A maior precipitação foi registrada no Litoral Oeste, no município de Camocim: 45 milímetros.Choveu também na Região Norte, no município de Umirim: 37 milímetros e na Região Metropolitana de Fortaleza, no município de Horizonte: 36 milímetros.
Fonte: Verdes Mares

Cid Gomes se reúne com presidentes do Senado e Câmara Federal

Com o intuito de pedir que o Congresso aprecie e aprove o mais rápido possível o projeto de Lei 1746/2007 que garante a expansão do ensino superior no País, o governador do Estado, Cid Gomes, se reuniu nesta quinta-feira (14), em Brasília, com os presidentes da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e do Senado, José Sarney. Como representante dos governadores nordestinos, que assinaram a moção, Cid Gomes mostrou da necessidade da aprovação do Projeto de Lei afirmando que os gastos com educação não podem ser encarados como custeio. E enfatizou também que os Estados no do Nordeste são os mais carentes de ensino superior.
Além do ensino superior, o governador pediu aos parlamentares para aprovarem os projetos de criação de quatro novas universidades federais - entre elas a Unilab, que contará com um Campus, no município em Redenção - e que os recursos da Desvinculação de Receitas da União (DRU) sejam computados para apuração dos gastos com educação.
Isso permitirá que os Estados possam investir mais no ensino público. Para o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, este é um tema relevante e se comprometeu a colocar em pauta o quanto antes. A reunião na Câmara foi acompanhada pelo líder do Governo na Câmara Federal, deputado Henrique Fontana, e pelos deputados federais cearenses José Guimarães e Eunício Oliveira. Já o presidente do Senado, José Sarney, também garantiu que quando as matérias em discussão na Câmara chegarem à Casa, ele dará encaminhamento de urgência.
Fonte: Governo do Estado

Sessão da Câmara Municipal de Iguatu ainda continua

O povo está lotando o plenário da CMI
A Casa do Povo Iguatuense está recebendo um grande público na sessão que debate o trânsito em Iguatu, estão presentes o Comandante da CPRV/Ceará, Cel.Weresleik, o Coronel Gomes Filho, Coronel Hilton, vereadores e representantes de associações. A transmissão continua sendo realizada pelas Rádios Iguatu.Net e Câmara. Acessem também o site da CMI, www.camaradeiguatu.ce.gov.br .

Rádio Câmara de Iguatu irá transmitir audiência pública com o Comandante da CPRV do Ceará

Atenção internautas acontecerá logo mais às 16hs a audiência pública na Câmara de Vereadores com a participação do Comandante da CPRV do Ceará, Cel. Weresleik, e os iguatuenses que irão acompanhar a sessão pela internet poderão fazer perguntas ao Coronel através do email e MSN da Câmara Municipal de Iguatu, camaradeiguatu@hotmail.com, enviem suas perguntas ou adicionem. Lembrando que a sessão será transmitida aqui em nosso site pela Rádio Iguatu.Net e Rádio Câmara de Iguatu, acessem o site www.camaradeiguatu.ce.gov.br .

Faltam 84 centímetros para a sangria do Trussu

A marca vermelha é onde a água deve chegar para que aconteça a sangria do Trussu
Nas últimas 24 horas o nível do Trussu subiu quatro centímetros, faltando apenas neste exato momento 84 centímetros para a sua sangria, existia uma expectativa para este final de semana acontecer a sangria do açude mas pelo jeito se uma forte chuva não acontecer os iguatuenses deverão esperar mais um pouco.
A foto logo acima demonstra o nível do Trussu e explicando para o internauta a marca vermelha é o local que a água deve chegar para que aconteça a sangria do açude, como percebemos falta muito pouco e esperamos pelas chuvas nestes dias.

VÍDEO: Prefeito de Quixelô recupera estrada destruída pelas chuvas

Na manhã desta quarta-feira, 13/05, o Prefeito Gilson Oliveira, realizou uma ação emergencial na estrada do Sítio Fechado, as fortes chuvas abriram uma cratera na localidade fazendo com que veículos não passassem no local, " colocamos toda a equipe para recuperar esta estrada que trouxe grandes transtornos para a população local, mas conseguimos recuperar o mais rapidamente possível" disse Gilson Oliveira. Quem esteve acompanhando toda a movimentação foi o vereador Wagner Vieira e o assessor Lela Melo. Vejam logo abaixo o vídeo onde demonstra a ação de recuperação da área.

Prefeito Agenor Neto Inaugura reforma e ampliação da Luiza Bezerra de Souza

Momento da inauguração da reforma na Escola Luiza Bezerra de Souza
Mais uma escola foi reformada e apresentada à população iguatuense, desta vez o Bairro do Fomento recebeu o benefício, através da E.E. F: Luiza Bezerra de Souza. Onde após a solenidade na noite de ontem 13/04, que teve a participação do Prefeito Agenor Neto, secretários municipais, vereadores, professores, alunos e moradores da localidade, todos puderam observar as novas instalações da unidade escolar. Nesta reforma foi realizada a ampliação de 03 salas de aula, depósito de limpeza, depósito de merenda, 06 banheiros masculinos e femininos um banheiro adaptado para alunos especiais, sala para laboratório de informática e uma secretaria. O investimento total da obra foi de R$ 219.523,51(duzentos e dezenove mil, quinhentos e vinte três reais e cinqüenta e um centavos). A Secretária de Educação, Benildes Uchoa, falou sobre a reforma da unidade, “ a visão de Agenor Neto é de que pela educação estaremos dando um passo importante para o desenvolvimento do nosso povo, em seus discursos o no gestor afirma que não medirá esforços para investir nesta área, e vemos isto aqui, salas completamente reformadas, alunos, servidores e professores com instalações perfeitas para a realização de um ótimo trabalho, está de parabéns o Fomento pela nova escola” disse. Em seguida o prefeito Agenor Neto destacou a importância da educação para os iguatuenses, “ vejo que apenas pela educação daremos a possibilidade de igualdade para os nossos filhos, investir nas nossas escolas, nos profissionais e alunos é investir no futuro de Iguatu. A educação é a chave para a liberdade e crescimento do ser humano e esta chave daremos a cada um dos nossos irmãos” finalizou. Atualmente a E.E. F: Luiza Bezerra de Souza desenvolve projetos que muito têm contribuído com o desenvolvimento e aprendizagem dos nossos alunos: Projeto do Centro de Multimeios; Projeto Bom de bola; Projeto O escritor do futuro; Projeto Quem lê mais; Projeto Olimpíadas da Tabuada; Projeto Educação para a convivência com o Semi – Árido e Projeto Quadrilha Mirim Paixão de Menino

Prefeitura de Iguatu instala comissões de maus tratos na escolas

Secretária Benildes Uchoa e a comissão da Escola Adahil Barreto
Com base na Lei Estadual nº 13.230 de 27 de junho de 2002, que dispõe sobre a criação de comissões de atendimento, notificação e prevenção à violência doméstica contra crianças e adolescentes nas escolas da rede pública e privada do Estado do Ceará, a Secretaria Municipal da Educação do Município de Iguatu realizou no dia de ontem, 13/05, a formação da Comissão de Maus Tratos em cada unidade escolar com o objetivo de disponibilizar mecanismos para identificar, notificar e denunciar toda e qualquer violência contra crianças e adolescentes, no nosso município acionando assim toda uma rede de atuação para proteção da política da criança e do adolescente. Serão formadas comissões em todas as 47 escolas da rede municipal de ensino, está prevista a participação de 600 pessoas dentre Professores, Grêmios, Núcleo Gestor, Sociedade Civil Organizada e Pais de alunos que elegerão seus representantes para a Comissão a ser composta pelo menos dos seguintes membros: 01 (um) professor - membro do Conselho Escolar; 01 (um) pai ou mãe – membro do Conselho Escolar; 01 (um) representante da Escola; 01 (um) articulador Comunitário da Escola; 01 (um) membro do grêmio estudantil ou representante estudantil. A Secretária Benildes Uchoa falou sobre o assunto, “ são comissões que terão mecanismos para identificar os problemas da violência no universo escolar, além disso todos serão capacitados pela secretaria no intuito de saber o que fazer em cada situação que venha acontecer “ disse. Escute a entrevista completa logo abaixo:

Prefeito Agenor Neto entrega uniformes para agentes de endemias

Secretário Joab Soares, Drº Francisco Ernane, Prefeito Agenor Neto e agentes de endemias
O Hospital Regional de Iguatu foi palco de mais uma ação da Prefeitura Municipal de Iguatu, nesta quarta-feira, 13/05, onde em solenidade que teve a participação do chefe do executivo iguatuense, Agenor Neto, de secretários municipais, vereadores, componentes da secretaria de saúde e presidentes de associações do município. Foram entregues os novos uniformes para os 57 agentes de endemias “ estes são uniformes que possuem além da camisa, calça e sapatos, também tem os kits com bolsas, lanternas e utensílios que irão ajudar os nossos agentes no combate às endemias” disse o Secretário de Saúde, Joab Soares. Durante a apresentação dos novos uniformes o Coordenador de Endemias de Iguatu, Francisco Ernane, falou sobre o combate diário às endemias em nosso município, “ nossa equipe está atenta a todas as ações que estão acontecendo nos quatro cantos de Iguatu, e o sucesso para o baixo índice de endemias como a dengue se deve a um fator determinante que é a união da nossa secretaria e a população, além da informação que é de fundamental importância para o sucesso” destacou. No final o prefeito Agenor Neto apresentou os novos uniformes e falou sobre o combate às endemias realizado pela equipe da Secretaria de Saúde de Iguatu, “ fico orgulhoso pelo trabalho realizado pelos nossos amigos no combate às endemias, o estado de alerta tem que ser nas 24 horas, e eles estão fazendo isso, tenho que parabenizar também a população de Iguatu que participa ativamente das nossas campanhas e nos ajudam a ter índices tão pequenos nesta área de endemias em nossa terra” finalizou.

Bandidos assaltam comércio em Morada Nova

Por volta das 08h00, 02 (dois) indivíduos encapuzados a pé e armados de revolver, assaltaram o estabelecimento comercial, na Rua Francisco Sacudino Freire nº 390 Girilândia – Morada Nova-CE, tendo como vítima a proprietária, Sra. MARIA LEUDECIR DE AGUIAR SILVA, 43 anos, filha de José Quintino de Aguiar e Antônia Nobre de Aguiar, comerciante, casada, natural de Morada Nova–CE, e residente no endereço citado acima.
Onde subtraíram uma quantia de R$ 300,00(trezentos reais) e alguns objetos de perfumaria, empreendendo fuga logo em seguida. Os TEN PM Ednaldo ao tomar conhecimento dos fatos de imediato determinou que a CP – 1361 comandada pelo SGT PM 6.840 RODRIGUES CB PM 10.261 FRANÇA E CB PM 10.518 JOELSON, se deslocaram até o local e realizaram diligencias no intuito de identificar e prender os acusados, durantes as buscas localizaram os 2(dois) capuz usado no assalto e identificaram 1(um) dos acusados como sendo o indivíduo conhecido por “PORCÂO” branco, gordo, alto, e o seu comparsa moreno, magro, baixo, ambos conseguiram fugir pelo matagal, mas estão sendo procurados pela a Polícia.

Criança morre eletrocutada em Quixeré

Por volta das 15h20, Morreu vitima de descarga elétrica, em sua residência, a criança de nome ROBSON HENRIQUE RIBEIRO GUIMARÃES, oito anos, estudante, natural de Quixeré/Ce, filho de José Robson de Sousa Guimarães e de Antônia Nilsilene dos Santos Ribeiro, residente na Rua Padre Joaquim de Menezes, no bairro Pontal, Quixeré-Ce, o fato foi informado pela pessoa de João Oliveira Xavier, o padrasto da criança acima mencionada, o mesmo informou, que ao chegar em casa, encontrou a referida criança, enrolada nos fios de pisca-pisca, que são utilizados para enfeites festivos. Vale salientar, que a criança encontrava-se sozinha em casa.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |