sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Iguatuense tenta reeleição em Brasília




Sílvia Simões

Na próxima terça-feira, 15 de dezembro acontece em Brasília-DF a Assembleia de Eleição da Sociedade Civil do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) pra o biênio 2010/2011. A entidade atrelada a Secretaria Geral da Presidência da Republica e Secretaria Nacional de Juventude, SNJ, esta passando por seu terceiro processo de escolha de novos conselheiros.


O Conjuve é formado representantes do poder público e da sociedade. Pela sociedade civil é representada por 40 membros e participa por meio de entidades, movimentos sociais, redes de jovens, e de organizações não-governamentais que trabalham com os mais diversos segmentos juvenis e de especialistas na temática juventude.


Pelo poder público participam 20 membros oriundos de ministérios que desenvolvem programas e ações voltados para a juventude, representantes do Fórum de Gestores Estaduais e da Frente Parlamentar de Políticas Públicas de Juventude do Congresso Nacional.


Para o conselheiro da Rede Sou de Atitude, Karlos Rikáryo Mourão Pinheiro, que tenta a reeleição disse que se sente confiante porque sua indicação veio naturalmente pela organização que representa e por amigos do Conjuve que ressaltaram como positivo sua permanência no conselho Nacional. “Pra mim é sempre positivo saber que as ideia de um ativista social de Iguatu que é no interior do estado do Ceará consiga contribuir na construção de uma sociedade juvenil mais sadia que mais a frente vai mostrar bons resultados.


O Conselheiro disse ainda que a sociedade civil está bem representada para esse dois anos que vem pela frente, tanto pelas organizações que se candidataram quanto pela estrutura de juventude que está sendo formada pelo Conjuve nos últimos anos como: a influencia nos estados e municípios na criação de órgão de juventude, da PEC da Juventude, do Estatuto da Juventude, do Plano Nacional de Juventude, entre outras que devem ser aprovadas pelo Congresso e Senado agora em 2010.

VÍDEO: Festa para Ronaldo Angelim em Juazeiro do Norte

Divulgada a tabela da Copa do Brasil de 2010

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (11) a tabela da Copa do Brasil de 2010. O Fortaleza estreia no dia 10 de fevereiro, fora de casa, contra o Tigres, do Rio de Janeiro. O Ceará também estreia fora, no dia 11 de fevereiro. O seu adversário é o Picos, do Piauí.
Ao todo são 64 equipes. Ainda resta a definição de uma vaga, que será preenchida pelo campeão amapaense – título disputado por São José e Santana. O vencedor será o rival do América-RN.
O campeão da competição – que assegura vaga na Taça Libertadores da América de 2011 – no entanto, só será conhecido no dia 4 de agosto, após o Mundial da África do Sul – a primeira partida da final acontece no dia 28 de julho.

10 de fevereiro:

Flamengo-PI x Palmeiras-SP
São Raimundo-AM x Botafogo-RJ
Souza-PB x Vasco-RJ
Vilhena-RO x Atlético-PR
Araguaia-MT x Grêmio-RS
Juventus-AC x Atlético-MG
Corinthians-PR x Juventude-RS
Vitória-ES x Bahia-BA
ASSU-RN x Atlético-GO
Potyguar-RN x Paysandu-PA
São Domingos-SE x Sampaio Corrêa-MA
Lideral-MA x Ponte Preta-SP
Tigres-RJ x Fortaleza-CE
Cerâmica-RS x Paraná-PR
Votoraty-SP x Treze-PB


24 de fevereiro:
Corinthians-AL x Vitória-BA
Confiança-SE x Fluminense-RJ
Ituiutaba-MG x Goiás-GO
Naviariense-MS x Santos-SP
Ypiranga-RS x Avaí-SC
ASA-AL x Nacional-AM
Picos-PI x Ceará-CE
Representante do Amapá x América-RN
Ivinhema-MS x Náutico-PE
América-AM x Santa Cruz-PE
Uberaba-MG x Londrina-PR
Roraima-RR x Portuguesa-SP
Luverdense-MT x Coritiba-PR
São Mateus-ES x Remo-PA
Araguaína-TO x Guarani-SP
Chapecoense-SC x Brasiliense-DF
Brasília-DF x Sport-PE

ÁUDIO: Governo do Ceará assina convênio com a UECE e fica para semana que vem a convocação de 2.500 candidatos do Ronda

Atenção candidatos do Programa Ronda do Quarteirão, finalmente foi assinado o convênio entre o Governo do Estado e a UECE, o acerto aconteceu hoje, 11, à tarde mas que devido ao horário só será apresentado no Diário Oficial da próxima segunda-feira,14, e para o mesmo dia já está marcado uma reunião com os representantes da PM e da UECE , às 15hs, onde será definido o edital de convocação e em seguida após estas definições a previsão é de que os 2.500 dos convocados para o Programa Ronda do Quarteirão nomes sejam apresentados durante a semana que vem.


Escutem a entrevista realizada com o Coordenador do Programa Ronda do Quarteirão, Coronel Brasil, que falou com exclusividade para o site Iguatu.Net, nesta sexta-feira, 11, confiram:


Colégio São José: direção envia carta comunicando seu fechamento

Iguatu – CE, 09 de dezembro de 2009


Carta aberta

O Colégio São José vivendo o seu Septuagenário, num apogeu de um tempo memorável, consciente de que no linear de 70 anos, muito colaborou na formação humana, espiritual e intelectual de crianças, adolescentes e jovens- ilustríssimos discentes dessa história de “valores para toda a vida”; agradecido a todas as pessoas que nos diversos departamentos internos sucederam desde 1939 até nossos dias, o devotamento pela causa da Educação desse esplendoroso Colégio; no momento presente, determina-se em perscrutar a sua missão de Instituição educativa. Ao contemplar-se desde a origem, reafirma a certeza de que as raízes do saber implantadas neste chão iguatuense permanecem consolidadas.

Não obstante os desafios enfrentados, próprios dos embates pós-modernos; percebe-se como espaço propício de empreender uma nova experiência, que vem sendo refletida e pautada pela Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, mantenedora das Escolas Teresianas, que há tempos pensa em desenvolver um Projeto de Ensino Superior.

Porquanto, auscultando o pensamento de nosso fundador Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, que valorizava a arte do conhecimento, estamos planejando num futuro próximo iniciar esse novo projeto de educação que venha responder aos anseios dos jovens os quais, ao concluir o Ensino Médio, buscarão a formação acadêmica. Nesse intuito, a Congregação sente-se apelada a continuar exercendo a sua práxis educacional na Região Centro Sul, precisamente em Iguatu, assumindo a formação da juventude universitária, rumo à capacitação profissional, através de uma Faculdade que ofereça novos cursos que venham enriquecer os já existentes na cidade.

Nesta carta aberta, agradecemos a confiabilidade e apreço da sociedade iguatuense e cidades vizinhas, para com Colégio São José, e comunicamos que a partir de 2010, não mais funcionarão neste Colégio os cursos: Infantil, Fundamental e Médio, uma vez que estes níveis de ensino têm ampla oferta na cidade de Iguatu.

Confiantes de que esta iniciativa será bem recebida em prol da nossa presença missionária, preparamo-nos com fé e coragem para o novo empreendimento nesta casa de educação.


Atenciosamente
A Direção

Orós conquista prêmio nacional

Este município recebeu na noite da última quarta-feira, em Brasília, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Orós foi destaque, sendo o único do Brasil a receber dois prêmios: Desenvolvimento Local, pelas ações na agricultura familiar; e Eficiência Nutricional, pelas ações de educação alimentar nas escolas. A entrega foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo presidente do conselho gestor da ONG Ação Fome Zero, Antoninho Marmo Trevisan. Orós e Aracati foram os únicos municípios do Ceará entre os 25 municípios selecionados em todo o País. Aracati recebeu a premiação na área Administrativa e Financeira.

"Receber esse prêmio é uma grande alegria para o município de Orós, pois durante nossa administração temos trabalhado para garantir uma alimentação saudável, nutritiva e saborosa para todos os estudantes do município. Além disso, temos estimulado a agricultura local, adquirindo dos produtores alimentos para complementar a merenda. A premiação mostra que o nosso trabalho tem dado certo. É resultado do nosso esforço na área da merenda escolar", afirma a prefeita de Orós, Fátima Maciel Bezerra.

Uma novidade nesta sexta edição do prêmio foi a homenagem especial às merendeiras. Para Trevisan, as funcionárias precisam ser capacitadas e estimuladas constantemente para que preparem uma merenda ainda melhor e sirvam bem às crianças. Na oportunidade, o presidente Lula entregou um troféu para a merendeira Viviane Vieira, de Ribeirão Bonito (SP). O prêmio destaca os prefeitos com melhor gestão do Programa de Alimentação Escolar (PNAE).

Parabéns Benildes Uchoa e Paulo Hélter


Benildes Uchoa com amigos em seu aniversário

Nesta semana quem aniversariou foram dois amigos do Iguatu.net e que fazem um belo trabalho nas suas secretarias. Na educação a mesma realiza várias ações ao lado do prefeito Agenor Neto que colocam em destaque a educação de Iguatu no Ceará, estamos falando da amiga Benildes Uchoa que reuniu amigos em uma belíssima festa.


 Paulo Hélter com Agenorzinho e Agenor Neto com a camisa do Vasco de Iguatu

O segundo está realizando um ótimo trabalho á frente da Secretaria de Esportes e como disse o prefeito Agenor Neto, "tem surpreendido a muita gente". Estamos falando do amigo Paulo Hélter que também festejou mais um aniversário nesta semana.

Ao dois amigos desejamos paz, saúde e felicidades.

Equipe Iguatu.net

Febre aftosa: Mapa faz nova vistoria na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (14), os técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciam uma nova vistoria para verificar os avanços do Ceará quanto ao cumprimento das metas exigidas em relação à febre aftosa. A expectativa é grande para que o Estado possa favorecer a ampliação do comércio de carne para o mercado nacional e internacional.
Não há registro de focos da doença no Ceará desde abril de 1997. Mesmo assim, o Mapa exige uma boa cobertura vacinal para que os Estados possam mudar de classificação quanto ao potencial risco da doença. Além da vacinação contra a febre aftosa, os pecuaristas devem possuir a Guia de Trânsito Animal (GTA), necessária para que o rebanho possa ser comercializado e transportado dentro e fora do Estado.
Outra medida foi a realização do concurso público. Os aprovados assumiram 20 vagas disponíveis para agentes estaduais agropecuários (nível médio) e 56 agentes estaduais agropecuários (nível superior, sendo 32 deles médicos veterinários), que devem ser nomeados até o fim de agosto.

Com informações do jornal Diário do Nordeste

Ciro terá de pagar R$ 1 mil por reparação de danos

O deputado federal e possível candidato à presidência Ciro Gomes foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Brasília (TJDFT) a pagar indenização no valor de R$ 1 mil, por calúnia e difamação, ao ex-secretário da presidência, Eduardo Jorge Caldas Pererira.

Eduardo Jorge foi secretário da presidência no governo de FHC e moveu a ação porque teria sido chamado de corrupto pelo parlamentar.
O processo está disponível na Sexta Vara Cível e Ciro ainda pode recorrer da decisão. Confira aqui os dados do processo.


Verdes Mares

Dilma sobe e José Serra cai em pesquisa eleitoral, aponta Vox Populi

Uma nova pesquisa Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Jornal da Band, mostra que o pré-candidato do PSDB José Serra continua liderando a corrida para as eleições presidenciais de 2010 e que, sem ele, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (também do PSDB), leva vantagem.

Em uma das simulações da pesquisa, Serra tem 39% das intenções de voto, contra 17% de Dilma Rousseff (PT), 13% de Ciro Gomes (PSB) e 8% de Marina Silva (PV).

Em um outro cenário, em que Ciro Gomes é colocado como possível vice em uma chapa encabeçada pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) obtém 35% dos votos, Dilma (com Michel Temer, do PMDB, de vice) 20% e Marina Silva (com Guilherme Leal, do PV, de vice), 11%.

Em simulação sem José Serra, Aécio ficou com 25% das intenções de voto, Ciro Gomes com 19%, Dilma com 15% e Marina Silva com 10%.

Já num levantamento que coloca Aécio e Dilma sem Ciro Gomes na disputa, o tucano aparece com 29% das intenções, Dilma com 21% e Marina com 13%.

UOL

PRF lança operação Fim de Ano 2009

Chega dezembro e as famílias começam a pegar a estrada para visitar parentes e curtir as férias em locais distantes da Capital. Por conta disso, o fluxo nas rodovias aumenta e, consequentemente, a atenção na hora de pegar no volante deve ser redobrada. Para garantir a segurança dos cearenses e evitar que as férias terminem mais cedo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou à meia-noite desta sexta-feira (11) a operação Fim de Ano 2009, que se estende até o dia 3 de janeiro. Hoje, uma blitz dá abertura à operação às 9 horas, no quilômetro 14 da BR-116, em Messejana.

A fiscalização será reforçada, segundo a PRF, com o objetivo de combater principalmente a criminalidade – como exploração sexual e tráfico de drogas que tendem a aumentar no período de férias -, utilizando-se de todos os meios humanos, materiais e tecnológicos para conseguir também reduzir os números de acidentes que resultam em vítimas fatais.

Bafômetros
Durante a operação, a PRF conta com 37 bafômetros para fiscalizar os motoristas e evitar que alguns circulem causando risco para si e para outros que trafegam na rodovia.

Recomendações
– O motorista deve se informar sobre as distâncias que vai percorrer, condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer documentação pessoal e do veículo;

1. Planejamento da viagem

2. Revisão preventiva – Providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Faróis acesos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia. Não esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de parabrisa e luzes do veículo;

3. Pausas para descanso – O condutor deve programar paradas a cada 3 horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da “hipnose rodoviária”, na qual se mantém de olhos abertos, mas sem percepção da realidade à sua volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora;

4. Período noturno – Evitar circular à noite. Além da redução da visibilidade, é o horário que os delinquentes mais se aproveitam para a prática de crimes;

5. Previsão do tempo – Procurar se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. Durante chuvas, diminua a velocidade e acenda o farol baixo mesmo em horário diurno para ver e ser visto. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disponibiliza gratuitamente informações sobre o clima no endereço www.inmet.gov.br;

6. Atenção redobrada – Observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Tais placas não foram colocadas naquele ponto da estrada sem motivo. Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local;

7. Durante a viagem, mantenha-se alimentado e hidratado.

8. Dê preferência a alimentos leves e de fácil digestão, como frutas, legumes e verduras. Evite doces, frituras e gorduras. Álcool, nem pensar.

9. Durma bem antes de qualquer viagem de automóvel. O sono e o cansaço são grandes inimigos da viagem segura.

10. Não exagere na bebida. Toda forma de álcool, inclusive cerveja, provoca desidratação.

Fonte: PRF

Atropelamento na Rua José de Alencar/Iguatu

No dia de ontem,10, por volta das 19:30 horas, a Polícia Militar recebeu uma ligação anonima, via 190, de um atropelamento na rua José de Alencar na altura do numero 467, no centro desta cidade.

De imediato, os policiais militares, através da VTR – 1239, composta pelos SD PM LIMA , SD PM MELO – , compareceram ao local, em que a vitima de atropelamento foi identificada como sendo o Sr. ELIAS JOSÉ CLAUDIO FELICIANO DA SILVA de 36 anos. O mesmo informou à policia que foi atropelado por uma moto, sofrendo escoriações pelo corpo e que o condutor da moto evadiu-se do local sem prestar socorro à vitima. A Policia Militar acionou a ambulância do Hospital Regional de Iguatu -CE para o socorro da vitima, e, em seguida, a PM seguiu em diligencia para tentar localizar o autor do atropelamento.

Homicídio à bala em Saboeiro

No dia de ontem, 10, por volta das 11h30min, policiais militares pertencentes ao destacamento de Saboeiro-CE, foram informados acerca de um homicídio ocorrido no Sítio Alto da Espera, distante 18 km da sede de Saboeiro-CE.

A Polícia Militar, através da VTR-2422, composta pelos policiais SD PM SAMPAIO, SD PM LIMA e SD PM MARLON compareceram no local, onde constataram um homicídio a bala, que teve como vítima a pessoa de ANTONIO FRANCISCO PEREIRA DE ANDRADE, 38 anos, o qual sofreu dois disparos nas costas, tendo morte imediata. Segundo a esposa da vítima fatal, a mesma encontrava-se em sua residência com seu esposo, quando, de repente, um homem, não identificado, adentrou em sua casa efetuando vários disparos na vítima, vindo a Margarene a correr para pedir ajuda.

Informo ainda que, segundo a esposa da vítima, um segundo elemento ficou esperando o comparsa em uma moto não identificada e, após a prática do crime, evadiram-se, tomaram rumo ignorado. A esposa não soube informar os motivos que levou os infratores a ceifarem a vida de seu marido. A polícia Militar encontra-se diligenciando no sentido de identificar, localizar e prender os autores do crime. Vale salientar que a vítima já havia cumprido pena por homicídio e atualmente estava apenas assinando.

Homem é encontrado morto com cinco perfurações à bala

No dia de ontem,10, exatamente às 12:40 horas, a Policia Militar foi informada, via 190, de que, no Sitio Serafin Dias, a 06 km da sede Mombaça-CE, encontrava-se um Corpo de um homem com perfurações à bala.

A VTR 2472 composta pelos policiais militares - CB PM L. PINHEIRO, e o - CB PM ERIVAN ,- SD PM PÁDUA, - SD PM AIRTON, foram em diligencia ao local mencionado acima e encontraram o corpo de IRANDE VIERA DA SILVA, 37. O qual foi encontrado com 05 perfurações a bala, sendo duas(02) no pescoço, duas(02) no abdomen e uma(01) no peito esquerdo. Junto ao corpo estava também uma moto Broz, de cor preta, ano 2005/06, PLACA HYU-1499. Foi acionado o Rabecão o IML de Iguatu – CE para que o corpo seja removido do local. A Policia Militar encontra-se diligenciando no sentido de encontrar e prender o autor.

Homem é preso com cocaína em Icó

Na madrugada de hoje, 11, por volta de aproximadamente 02:00 horas, policiais militares, pertencentes ao PPM da cidade de Icó/CE, realizavam rondas ostensivas e preventivas pela cidade, quando, na Rua Des. José Bastos, no centro da cidade de Icó/CE, vieram a abordar o veículo, marca Fiat, modelo Uno Mille, cor branca, ano/mod 1998, de placas MNQ 6595, que estava sendo conduzido pela pessoa de MARCIO DAMIÃO INÁCIO BRITO, sendo flagrado no interior do veículo 03(três) capsulas de cocaína e uma pequena quantidade de maconha;

 A Polícia Militar, através da RP-2462, composta pelos policiais SUB TEN PM FLÁVIO, SD PM CLAÚDIO e o SD PM BRASILINO, abordaram o veículo supracitado e apreenderam as substâncias acima descritas, sendo o infrator, o veículo e a droga apreendida conduzida para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó/CE para serem tomados os devidos procedimentos inerentes ao fato. Informo ainda que o MARCIO já responde pelos art. 155 do CPB(furto) e por infração ao Art. 35 da Lei 11343(Lei de Entorpecentes).

Capotamento de veículo em Catarina

No dia de ontem, 10, por volta das 15h30min, a Políca Militar tomou conhecimento o veículo Jeep, preto, ano 1950, sem placa, havia capotado no sítio Viração, Catarina-CE.

A RP-2362, composta pelo - CB PM JUCÁ - CB PM ANANIAS - SD PM – VILSON , compareceram ao local e certificaram-se do ocorrido, onde a pessoa de VALDIZAR NOGUEIRA LIMA, 50 anos, casado, natural de Catarina-Ce, agricultor, sofreu um corte na mão, socorrido ao hospital local, onde foi medicado e liberado; o segundo envolvido no acidente, a pessoa de ANTONIO FERREIRA DO VALE, 61 anos, casado, natural de Mombaça-Ce, sofreu um corte no pé, socorrido ao hospital local, onde foi medicado e liberado.

Moto é roubada em Saboeiro

No dia de ontem, 10, por volta das 18:00 horas, a Polícia Militar foi informada acerca de uma ocorrência de roubo de veículo ocorrido no sítio Bela Vista, distante 13 km da sede de Saboeiro-CE.

A Polícia Militar, através da VTR 2422, composta pelos policiais SD PM SAMPAIO, SD PM LIMA e SD PM MARLON, foram acionados e se dirigiram ao local citado acima, onde constataram uma ocorrência de roubo a mão armada, tendo como vítima o Sr. FRANCISCO AFRÂNIO ARAÚJO, 36 anos, casado, mestre de obras, natural de Tauá-CE. A vítima informou que trafegava no local citado acima, quando foi abordado por dois indivíduos, ambos armados de revólver e, através de ameaças, subtraíram o seu veículo tipo motocicleta, marca Honda Titan KS 125cc, cor vermelha, placa HXL-0581, depois evadiram-se do local, tomando rumo ignorado. Policiais militares saíram em diligências no intuito de localizar, identificar e prender os autores do delito.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |