quinta-feira, 2 de julho de 2009

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite encerra-se nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (3), a 1ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2009. Os pais ou responsáveis devem levar ao posto de saúde mais próximo de casa as crianças menores de cinco anos de idade que não receberam a vacina. Em Fortaleza, até a última segunda-feira (29 de junho), foram vacinadas 183.780 crianças nessa faixa etária, número que corresponde a 92,93%. A meta do Ministério da Saúde é imunizar na Capital 197.772 crianças com até cinco anos de idade incompletos (95%). O índice de vacinação alcançado até agora supera os percentuais obtidos nos anos anteriores. Em 2008, ao fim da primeira e segunda etapas da vacinação contra a pólio, os percentuais foram de 79,9% e 67,2%, respectivamente. Em 2007, os índices para os dois momentos da campanha foram de 76,4% e 82,1%. A 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação começará no dia 1º de agosto, com o slogan “Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar”. A poliomielite pode causar paralisia e até a morte. Desde 1980, o Brasil passou a adotar a estratégia anual de campanhas nacionais em duas etapas para crianças menores de cinco anos, com intervalo de dois meses entre as doses, independente do estado vacinal anterior. Em 1989 foi registrado o último caso da doença no País, mas o esforço continua para evitar a reintrodução do poliovírus.

Iguatuenses ao lado do Ministro do Meio Ambiente pela defesa do Rio Jaguaribe

A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Iguatu, representada pelo Dr. Paulo César Secretário Adjunto do Meio Ambiente e o Sr. Marcos Duarte Secretário Adjunto de Administração, Finanças e Planejamento e o CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) representado pelo seu presidente Sr. George Gouvêa, estiveram presentes ao grande evento realizado pelo Governo do Estado do Ceará no dia 17 de Junho de 2009 onde o Vice-Governador do Ceará Francisco Pinheiro anunciou o Movimento dos Povos do Rio Jaguaribe, buscando articular ações para a recuperação e desenvolvimento sustentável do manancial, que é considerado uma das principais bacias hidrográficas do Estado. Estiveram também presentes a este evento o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, além de vários Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários de Governo, Secretários Municipais, Juízes, Desembargadores, Promotores, Técnicos Ambientais, Organizações não Governamentais ligadas à preservação do Meio Ambiente e muitas outras autoridades. O movimento busca integrar ações e projetos nos 21 municípios que compõem a Bacia do Rio Jaguaribe. A idéia deste primeiro Encontro com todas essas autoridades que comportam o Rio Jaguaribe foi para discutir os principais problemas do RIO e articular ações como a recuperação da mata ciliar nativa das margens do Jaguaribe e combater a contaminação da água por meio de resíduos sólidos e sanitários, que costumam ser jogados no rio. Além de garantir a preservação do manancial para as gerações futuras, a recuperação do rio é necessária e urgente para evitar que situações como as enchentes ocorridas no Vale do Jaguaribe se repitam. “Atualmente, o assoreamento do leito e a degradação da mata ciliar nas margens do Jaguaribe são fatores relevantes para que ocorram as enchentes, que causaram tantos estragos este ano. Eu cresci naquela região e percebo que o rio de hoje não é o mesmo da minha infância. Precisamos reverter isso e combater a poluição, pois no rio temos os três principais reservatórios do Estado, o Trussu, o Orós e o Castanhão, que concentram quase 50% da reserva de água”, observou o vice-governador do Estado. O Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc falou sobre o FUNDO NACIONAL DE RECUPERAÇÃO CLIMÁTICA que tem como objetivo investir na Educação Ambiental, conscientização da população para preservação do meio ambiente, remuneração para os ribeirinhos replantarem a mata ciliar nativa das margens dos Rios e Mangues quando a cidade comportar os mesmos.

Merendeiras da rede municipal de ensino de Iguatu participam de capacitação

O Prefeito Municipal de Iguatu Agenor Gomes de Araújo Neto, através da Secretaria de Educação – Benildes Uchoa, juntamente com a Coordenadoria Administrativa Financeira e através do Núcleo de Merenda Escolar, gerencia o Programa de Alimentação Escolar. Em todas as suas etapas de execução orientando as ações das escolas de rede pública Municipal, formando e capacitando pessoal envolvido na operacionalização do Programa fornecendo diretrizes e princípios de gestão escolarizada, investindo assim na melhoria da qualidade da Merenda Escolar. Esta capacitação aborda aspectos importantes ligados à gestão do programa de merenda escolar como: 1- Informações Gerais; 2- Relações Humanas; 3- Ética Profissional; 4- Higiene do Ambiente; 5- Higiene Pessoal; 6- Higiene dos Alimentos; 7- Segurança Alimentar e Prevenção de Acidentes. O conteúdo desta capacitação é essencial para a formação das merendeiras das escolas da rede pública do nosso município, possibilitando a sua qualificação profissional, além de subsidiar o Núcleo Gestor dessas escolas para um melhor gerenciamento e acompanhamento do Programa de Alimentação Escolar. As Merendeiras ao participar desta capacitação estará apta a oferecer uma alimentação escolar de melhor qualidade do ponto de vista Nutricional, Higiênico e Sanitário. Com isto, os objetivos do Programa serão atingidos em todos os aspectos especialmente na contribuição para a melhoria da capacidade de aprendizagem, redução da evasão escolar e na promoção de uma Segurança Alimentar e Nutricional, na perspectiva de uma Escola melhor e uma qualidade de vida melhor. Esta capacitação esta sendo realizada nos dia 01 e 02 de julho de 2009 no Teatro Pedro Lima Verde na cidade do Iguatu sobre a responsabilidade do núcleo de merenda escolar. Participaram da abertura a secretaria de Educação Benildes Uchoa, a Coordenadora Financeira Márcia Renata, Coordenadora de Gestão Geovânia David e as Nutricinistas Milleny Carlos e Paula Rejane.

Prisão por porte ilegal de arma branca na Praça da Bandeira

No dia de ontem, 01 de Julho de 2009, por volta das 21:30 horas, A PM foi informada que na praça da Bandeira, em Iguatu, guardas municipais teriam efetuado a prisão de um indivíduo que encontrava-se armada com uma faca e ostentando-a na frente de todos.
A PM, através da MP 2252, composta pelos policiais - CB PM SOBRINHO, SD PM RIBEIRO e SD PM KELLIS, compareceram ao local e efetuaram a condução de George Ramos da Silva, 36 anos, solteiro, sem profissão definida, natural de Iguatu e residente na rua 21 de Abril, nesta mesma cidade. O mesmo portava uma arma branca (faca) quando foi detido por guardas municipais. A PM foi acionada e efetuou a condução do infrator e da referida arma para a delegacia local onde foram adotados os procedimentos cabíveis.

Infração à Lei Maria da Penha no Bugi

No dia de ontem, 01/07/09, por volta das 23:00, a PM foi informada, via 190, acerca de uma agressão à mulher ocorrida no bairro Bugi, em Iguatu, mais precisamente no Diocesano.
A PM, através da MP 2252, composta pelos policiais - CB PM SOBRINHO, SD PM RIBEIRO e SD PM KELLIS, compareceu ao local e constatou a veracidade da informação. A senhora Edvanir Lima Silva, 31 anos, casada, natural de Cedro, do lar, residente no prédio do Diocesano, em Iguatu, fora agredida física e moralmente por seu companheiro, Antônio Barbosa de Oliveira, 38 anos, casado, natural de Cedro e zelador do prédio do Diocesano. O mesmo foi preso por infringir a Lei Maria da Penha, sendo conduzido à delegacia local para a adoção das medidas cabíveis.

ÁUDIO: Delegado Agenor Freitas fala sobre ações realizadas nesta quarta-feira

Vídeo: Pinheirinho apresenta para os internautas a Parada Gay de Iguatu, confiram !

Conferência Municipal de educação em Iguatu, mais um passo para a qualidade da educação

Prefeito Agenor Neto fala sobre a educação na Terra da Telha
Nesta segunda-feira, 29/06, foi realizada a Conferência Municipal de Educação 2009. A Conferência teve como tema central o slogan " Construindo o Sistema Nacional articulado de Educação: O plano Nacional de educação, Diretrizes e Estratégias de Ação". O evento foi promovido pela Comissão Organizadora Municipal, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Iguatu; Superintendência Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação onde esteve presente profissionais da Educação, Ministério Publico e Poder Legislativo e aconteceu no Teatro Pedro Lima Verde. A Conferência Municipal, a exemplo da Nacional, foi organizada em Eixos Temáticos. Cada Eixo é dividido em Colóquios que são assuntos mais detalhados dentro de cada eixo. Os grupos estudaram os tópicos, discutiram, apontaram propostas e elegeram um representante para defendê-las em plenária. Para finalizar, a plenária elegeu as melhores propostas que serão condensadas em um único documento e elegeram os representantes que irão defendê-las na Conferência Estadual, a ser realizada em até 30 de novembro, em Fortaleza, e, daí, para a Nacional, em abril de 2010, em Brasília. O prefeito Agenor Neto esteve presente na Conferência Municipal e falou sobre o belo momento que Iguatu viveu, “A relevância dessas Conferências está, entre outras razões, nos temas abordados em cada uma delas, e na construção coletiva que propicia o tomar parte no processo, juntos, no qual cada segmento tem a oportunidade de sugerir aquilo que deseja para o destino da educação no seu município e conseqüentemente no estado e país, fico feliz em ver que a comunidade participou ativamente e demonstrou a sua preocupação pela educação do nosso país” disse.A Conferência Municipal de Educação em Iguatu marca mais uma etapa rumo à construção de uma Educação Cidadã. Vivenciar o processo de uma conferência é a oportunidade para transformar a realidade com ações que objetivam uma sociedade mais justa, mais cooperativa, onde se valoriza o ser humano.

Inscrições abertas para o mestrado em Ciências da Educação em Iguatu

Estão abertas as inscrições para o mestrado em Ciências da Educação em Iguatu, esta é uma parceria entre a Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria de Educação com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT.
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 1 e 17 de julho, na Secretaria de Educação de Iguatu que está localizada na Rua Floriano Peixoto, S/N por trás da agência do Bradesco, mais informações pelos fones: (88) 3582- 4806/ 8802.6975 ou pelos emails Email: smeiguatu@yahoo.com; Kamyllly@hotmail.com.

Fotos da I Parada Gay de Iguatu

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |