quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Assembléia homenageia Associação dos Cegos do Estado do Ceará

A Assembléia Legislativa realizou nesta terça-feira (11/11), à tarde, sessão solene em homenagem aos 23 anos da Associação dos Cegos do Estado Ceará (Acec), que atua na inclusão social de pessoas com deficiência visual. A deputada Rachel Marques (PT), que solicitou a homenagem, destacou o trabalho realizado pela entidade e ressaltou que a ACEC “é uma referência de apoio e busca por inserção social e cidadania e hoje é reconhecida como órgão de utilidade pública municipal e estadual”.
Rachel fez um relato da história da Acec, lembrou a importância dos 20 pioneiros da entidade e ressaltou as atividades da associação. Ela citou o trabalho educacional da Associação, elogiou o esforço para manutenção dos jovens cegos nas escolas e lembrou o projeto alternativo de educação, que garante capacitação para o trabalho, oferece cursos de formação de educadores e ainda a adaptação de livros em Braille e o acesso à informática, por meio de programas especializados. A parlamentar petista enfatizou a importância da luta histórica dos deficientes visuais pela inclusão social e, em especial, pela gratuidade no transporte coletivo. Rachel destacou ainda projetos de sua autoria em benefícios do segmento.
Ela citou os projetos que prevêem a obrigatoriedade da oferta de cardápios nos restaurantes e bares, e de contas de água e luz em Braille, além da gratuidade do acesso em parques esportivos do Estado.Durante a sessão foram homenageados o primeiro presidente da Acec, Francisco Ferreira da Silva; o ex-presidente, Francisco Josué Felício de Oliveira; a professora de orientação e mobilidade, Maria José Teixeira; o professor José Newton de Almeida, o oftalmologista Airton Vasconcelos e a pesquisadora Maria Ione Xerez Vasconcelos.
O fundador da ACEC, Francisco Josué Felício de Oliveira, agradeceu em nome dos demais homenageados e falou da criação da associação e conquistas obtidas nestes 23 anos de existência. Ele destacou a dificuldade de acessibilidade dos deficientes visuais em Fortaleza e várias outras lutas que precisam ser mantidas.Também participaram da solenidade o suplente de deputado Neuramir Amorim (PCdoB), o defensor público Vinícius Noronha da Costa, além de professores, médicos e associados à Associação dos Cegos do Ceará. CV
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Socialcomunicacao@al.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |