terça-feira, 26 de maio de 2009

Agenor Neto entrega comenda para professores da Escola Alba Araújo

O prefeito Agenor Neto enviou uma comenda parabenizando o núcleo gestor e toda a equipe da Escola Professor Alba Araújo pela classificação na etapa seletiva do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.
O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, uma iniciativa conjunta do Consed, da Undime, da Unesco e da Fundação Roberto Marinho, encontra-se agora em seu décimo ciclo de realização. O Prêmio destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino. Em seus ciclos anteriores, desde sua criação em 1998, inscreveram-se, após terem realizado sua auto-avaliação, 19.230 escolas, e foram atribuídos 580 diplomas Escola Referência Nacional em Gestão Escolar. A primeira escola de cada Estado/ Distrito Federal selecionada pelo Comitê Nacional de Avaliação recebe, além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, a importância de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e uma coletânea de vídeos educativos concedidos pela Fundação Roberto Marinho. Os(as) diretores(as) dessas escolas são contemplados(as) com o diploma Liderança em Gestão Escolar e recebem como prêmio a participação em viagem de intercâmbio no Brasil e/ou no exterior. Dentre essas escolas, a que for selecionada para o primeiro lugar recebe o prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais), concedido pela Fundação Roberto Marinho e também o diploma Destaque Brasil. Este Prêmio visa a contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de auto-avaliação de seu processo de gestão e para destacar e disseminar as experiências de referência na área. Dessa forma, tem servido como instrumento de sensibilização, motivação e orientação para o avanço da gestão escolar, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos. Por tudo isso, a expectativa é a de que, neste novo ciclo, haja uma adesão ainda maior ao Prêmio pelas escolas estaduais e municipais do País, como evidência de seu interesse em aprimorar os seus processos de gestão, entendidos como mobilização, articulação e organização do trabalho coletivo da escola e recursos para a garantia da aprendizagem de seus alunos.

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