segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pastoral da Pessoa Idosa será instalada em Iguatu



Este foi o primeiro passo da Diocese de Iguatu

Neste sábado 21/11 aconteceu o encontro de representantes da Diocese de Iguatu e Lions Club com o objetivo de instalar na Terra da Telha a primeira Pastoral da Pessoa Idosa, participaram deste movimento o Bispo de Iguatu, João Costa, o presidente do Lions Club, Alberto Machado e sua esposa, Edna Machado e a representante da Regional 1- Nordeste da Pastoral da Pessoa Idosa, Roseana Martins, “ estamos iniciando com este encontro o processo de instalação da nossa Pastoral da Pessoa Idosa que irá auxiliar a comunidade de idosos em nossa Diocese, neste primeiro momento convocamos a representante da Pastoral regional e em seguida vamos entrar em contato com a sociedade organizada” afirmou o Bispo João Costa.


“A Pastoral da Terceira Idade pretende ser um canal de articulação na Igreja onde as famílias e as comunidades vão aprendendo a conviver com os idosos respeitando-os, afetiva e efetivamente, e onde os idosos possam compartilhar de sua sabedoria e toda a riqueza de sua vida, favorecendo o crescimento de todos” disse Roseana Martins.

A metodologia deste programa consiste no acompanhamento domiciliar mensal às pessoas idosas, de maneira organizada. A Coordenação Nacional capacita Multiplicadores para os Estados, os Multiplicadores capacitam Capacitadores para as Dioceses e Paróquias, os Capacitadores capacitam Líderes para as Comunidades.

Esta ação voltada às pessoas idosas visa a melhoria da qualidade de vida dos idosos na família. É uma ação preventiva e que provoca o desencadeamento de outras atividades na comunidade, porque, ao visitar as famílias, adquire-se um conhecimento bem concreto da realidade. Sabe-se em que condições vivem, quais os desafios que enfrentam, quais os anseios de nossos idosos.

O presidente do Lions Club de Iguatu, Alberto Machado, destacou que a entidade já realiza um grande trabalho com a comunidade de idosos, “ duas vezes por mês realizamos encontros com os nossos idosos e já possuímos um trabalho que será base para a instalação da Pastoral da Pessoa Idosa em Iguatu, além disto, seremos coordenadores da difusão desta idéia em todas as paróquias da nossa Diocese” finalizou.

Um comentário:

  1. Parabéns pela instalação da Pastoral do Idoso em nossa Diocese. Que Deus abençoe o nosso Bispo Dom João Costa.
    Luiza

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |