segunda-feira, 11 de abril de 2011

Atleta iguatuense eleito revelação do Ceará, busca título mundial

Ao longo de sua gloriosa história, a cidade de Iguatu já presenteou o Brasil e o mundo com grandes nomes na área cultural, Humberto Teixeira, Eleazar de Carvalho, Evaldo Gouveia, são apenas alguns exemplos de nomes importantes que surgiram ao longo de 156 anos de existência da Terra da Telha.


A grande revelação do momento é o jovem André Ribeiro, 21 anos, um prodígio na área esportiva, que gera grandes expectativas em levar o nome de Iguatu mais uma vez para âmbito nacional.
A reportagem do site Iguatu.Net entrevistou o jovem lutador de Jiu Jitsu, André Ribeiro onde na ocasião pudemos conhecer toda a sua trajetória, que apesar de curta, é bastante vitoriosa.
Iguatu.Net – André, quando você teve o primeiro contato com o esporte?
André Ribeiro – Sempre fui muito imperativo, muito elétrico, e em 2005 fiz minha primeira aula de Jiu Jitsu, buscando inicialmente melhor condicionamento físico e equilíbrio mental, já que o esporte possibilita-nos isso.

Iguatu.Net – Qual foi o momento que você percebeu que tinha um talento diferenciado, e que seus planos já eram bem mais audaciosos ?
André Ribeiro– Com apenas 6 meses de treinamentos, participei do Campeonato Cearense, onde fiquei em 4º lugar. Foi o grande marco para mim, percebi que eu podia crescer se eu me dedicasse, desde então busquei seguir os exemplos dos grandes nomes do esporte, e meus planos cresceram.
Iguatu.Net – Qual era sua carga horária de treinamentos; e quem são seus grandes ídolos?
André Ribeiro - No inicio tinha uma carga horária de 2horas/dia, logo após meu primeiro campeonato (o Cearense) fui aumentando gradativamente a intensidade e duração nos treinos, hoje treino mais de 6horas por dia. Espelho-me em dois grandes nomes brasileiros, o Charles Rubens (cobrinha) e José Aldo.
Iguatu.Net – Conte-nos um pouco sobre sua ascendente trajetória que lhe credenciou a um dos grandes destaques do esporte em todo o estado cearense.
André Ribeiro – Foi tudo regado a muita dedicação, comecei em 2005 e com apenas 6 meses já participei de um campeonato cearense, onde fiquei em 4º lugar; com um ano de treinamentos fui graduado na “Faixa Azul” e passei a dá aulas. Ao longo desses anos, participei de alguns campeonatos, e apenas em 2 (dois) deles não subir ao podium, são fatos que foram aumentando minha confiança, e me dão a certeza de que posso ter um futuro promissor caso eu me dedique cada vez mais.


Iguatu.Net - Quais títulos você já ostenta?
André Ribeiro – Sou Hexa Campeão Cearense, Bi Campeão Norte-Nordeste, 3º colocado no Brasileiro de Jiu Jitsu, Campeão da Copa Terra do Sol e fui Campeão amador de MMA (Artes Marciais Mistas)
Iguatu.Net – André, quais foram as maiores dificuldades encontradas ao longo de sua trajetória até chegar ao estagio atual – Lutador Revelação Cearense .
André Ribeiro – Hoje o esporte já esta bem difundido no Brasil, a mídia já olha com outros olhos, temos alguns canais abertos transmitindo os eventos, além dos inúmeros canais fechados que dão ênfase total a esse, que é o esporte que mais cresce no Brasil. Mas, o inicio nunca é fácil, e a principal dificuldade foi, e é, a falta de reconhecimento das empresas, a falta de patrocínio, que muitas vezes impedem que novos nomes possa surgi.
Iguatu.Net – Como você lida com essas dificuldades e falta de patrocínios?
André Ribeiro – No começou foi complicado, mas graças a Deus sempre tive o apoio de minha família, era ela quem possibilitava que eu participasse dos campeonatos. Hoje, o reconhecimento está vindo, já conto com alguns patrocínios. Mas seria de suma importância se as empresas olhassem e dessem mais apoio para os jovens que sonha crescer no esporte.


Iguatu.Net – André, quais são seus planos futuros?
André Ribeiro – Este é um ano importante, teremos competições de grande renome, como por exemplo, a de São Benedito, que é classificada como uma das 10 maiores do país, e o Mundial de MMA (Artes Marciais Mistas) que acontecerá em São Paulo. Estou treinando forte para essas competições, e poder levar o nome de nossa cidade para todo o país.
E meu grande e maior objetivo é viver do esporte, poder me manter financeiramente praticando Jiu Jitsu e MMA.





Por André Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |