segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Vídeo: parte do discurso do empresário Fernado Linhares
Tasso em rota de colisão com Cid Gomes
Sorteado de hoje na promoção da semana
Prefeitura anuncia mais 22 ruas que receberão capeamento asfáltico em Iguatu
Iguatu prepara-se para plano habitacional
O Plano Habitacional de Interesse Social (PLHIS) do Ministério das Cidades vai melhorar as condições de moradiaIguatu. Melhorar as condições de moradia popular e construir novas unidades em substituição às casas de taipa.
Esse é o objetivo do Plano Local Habitacional de Interesse Social (PLHIS) do Ministério das Cidades, em parceria com os municípios. Iguatu está mobilizado na elaboração do plano de trabalho, que inclui proposta metodológica, diagnóstico do setor e estratégia de ação.Segundo o arquiteto Paulo César Barreto, coordenador técnico local do projeto, num prazo de dois meses, o plano de trabalho deverá estar concluído. Um dos critérios é a participação popular na discussão das ações. Recentemente, foi realizada, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social, a primeira reunião comunitária para a definição da proposta de trabalho.Técnicos da Prefeitura e representantes de associações comunitárias participaram do encontro. “O trabalho deveria ter começado em julho passado, mas estávamos em período eleitoral e, em comum acordo com o Ministério Público, resolvemos adiar a elaboração do plano após as eleições”, explicou Paulo César Barreto.
Os recursos para a elaboração do plano de trabalho estão assegurados na Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 61 mil. Há um Conselho Gestor e será formado um Fundo Local de Habitação de Interesse Social e consultoria técnica. A primeira etapa, com duração de um mês, é a formulação da metodologia de trabalho, com capacitação dos participantes, representantes comunitários.Num segundo momento, será feito, em 90 dias, um diagnóstico do setor habitacional, com levantamentos do IBGE e de órgãos do Governo do Estado. “É o momento da pesquisa de campo para conhecermos melhor a realidade”, disse Barreto. “Sabemos que a falta de moradia é um dos graves problemas que Iguatu enfrenta”.EstratégiaPor último, será elaborada a estratégia de ação com base num plano de trabalho. O programa prevê construção de habitação para população de baixa renda, serviços de reforma, ampliação e de conclusão. “Em todas as etapas é indispensável a participação popular”, disse Barreto. “O plano vai nos dar uma fotografia real da situação no município”.O programa deve atender famílias das comunidades de Alencar, Gadelha, Barro Alto, Barreiras, Suassurana, Baú, Santa Rosa e Riacho Vermelho. O trabalho é feito numa articulação entre as secretarias de Infra-Estrutura e de Ação Social.
O planejamento habitacional, nos municípios e Estados, é fundamental para a implantação das diretrizes da política habitacional e integração urbana do Ministério das Cidades. “Queremos avançar no programa de construção de casas populares”, disse a secretária de Ação Social, Célia Freitas.
Mais informações:Secretaria de Infra-Estrutura de Iguatu(88) 3581.6877Secretaria de Ação Social(88) 3581. 6609VERBAR$ 61 mil é o valor disponível para a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Os recursos para esta ação já estão assegurados na Caixa Econômica Federal
Agenor Neto participa de encontro entre prefeitos e Tasso Jereissati
Acidente de trânsito com vítima fatal entre Jucás/Iguatu
PM envia notificação sobre homicídio no Distrito de Alencar
Bebeu demais em foi pego pelo bafômetro na estrada da Penha
Agricultor sofre tentativa de homicídio no Distrito do Alencar
Menino de 13 anos é atropelado por moto em Icó
Prisão por porte ilegal de arma em Piquet Carneiro
Mulher sofre tentativa de homicídio em Jucás
Na noite de ontem,16/11, por volta das 20:30 horas, a Polícia Militar compareceu à rua Padre Cícero, s/n, Buraco da gia, Jucás-CE, onde foi vítima de tentativa de homicídio a ´pessoa de MARIA ENEDENE BEZERRA DA SILVA, 29 anos, amasiada, do lar, natural de Jucás-CE, a mesma sofreu varias perfurações de faca pelo corpo, socorrida ao hospital local onde foi medicada e liberada, infrator trata-se de ANTONIO DE CASTRO BEZERRA, 42 anos, amasiado, auxiliar de serviços gerais, natural de Jucás-CE. Motivo ciúmes, adianto-vos que a vítima encontrava-se dormindo quando foi agredida pelo seu companheiro. A Polícia Militar, logo após tomar conhecimento do fato, compareceu ao local, colheu as informações necessárias e iniciou diligências, no sentido de localizar e prender o infrator, prendendo-o horas depois no mesmo bairro onde ocorreu o fato, logo após a prisão o mesmo foi conduzido a delegacia de regional de Polícia Civil de Iguatu-CE, onde foi adotadas as medidas cabíveis.