segunda-feira, 14 de abril de 2008

Vacinação de idosos entre os dias 26 de abril até o dia 9 de maio

O Governo Federal divulgou hoje, por meio das agências de notícias, as estratégias para vacinação contra gripe para idosos, em maio. O Portal o Povo se reportou ao assunto, atualizando dados da campanha do Estado:"Mais de 600 mil idosos devem ser vacinados contra a gripe no Ceará durante a 10ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. O número representa 80% da população com 60 anos ou mais, que no Estado é estimada em 763.809 idosos. Esse percentual é 10% acima dos 70% estabelecidos para os anos anteriores devido à adesão dos idosos à campanha. O aumento no percentual de cobertura de 70% para 80% se deve à grande adesão da população idosa brasileira à campanha. Em 2007, a vacinação atingiu 86,61% da população alvo. Em todo o Brasil, a meta mínima é vacinar 14,5 milhões de idosos contra a gripe. Neste ano, a campanha de vacinação começa em 26 de abril e se estenderá até o dia 9 de maio, em todo o Brasil. Os objetivos da vacinação são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos. Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%."

Fonte: O Povo

Novas fotos do Açude de Orós

Vejam novas fotos do Açude Orós tiradas na manhã desta segunda-feira pelo nosso companheiro de emissora, Rádio Liberdade AM, Djacir Silva, nestas imagens a lâmina d'agua está na altura de 1 metro e 20 centímetros. Veja o slide logo abaixo:

Secretária Célia Freitas fala para a Comunidade da Gameleira

Durante a audiência pública alguns representantes dos moradores da Gameleira se mostraram contrários ao projeto de esgotamento sanitário que será realizado pela Prefeitura Municipal de Iguatu, os mesmos alegaram que várias questões como o ônus para os usuários de baixa renda, as indenizações, o impacto sócio ambiental e as desapropriações não foram respondidas, para repassar algo neste sentido para nossos internautas fomos entrevistar a Secretária Célia Freitas onde afirmou que " toda estrutura já está montada para que a PMI, possa acompanhar e ajudar as famílias da Gameleira e aquelas que porventura possam ser prejudicadas " disse a Secretária de Ação Social. Vejam o vídeo logo abaixo desta entrevista.

Prefeito Agenor Neto discute com sociedade organizada esgotamento sanitário da sede de Iguatu

Da esquerda para a direita, o engenh. Flávio Laje, Prefeito Agenor Neto, Deputado José Ilo, representante da SEMACE, Adail Garcez e o Secret. de Saúde, Joab soares


Foi realizada na última sexta-feira (11), no Ginásio do Sesc em Iguatu, Audiência Pública que discutiu o Esgotamento Sanitário da Sede do Município. Todos os segmentos representativos da sociedade, ambientalistas, engenheiros e secretários municipais participaram do evento que foi promovido pela Prefeitura Municipal.

Neste primeiro momento o projeto vai beneficiar os bairros Flores, Paraná, Tabuleiro e Brasília beneficiando mais de 5 mil famílias totalizando em investimentos, aproximadamente 7 milhões de reais, que estão disponíveis junto a Caixa Econômica Federal, sendo que deste montante, pelos 420 mil é de contrapartida do Município.

De acordo com o prefeito Agenor Neto o projeto total de esgotamento sanitário da sede de Iguatu está orçado em 50 milhões de reais. Ele afirmou ainda que os projetos são muitos e que conta com a parceria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do deputado federal Aníbal Gomes para tornar este plano em realidade através de recursos assegurados pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. “Nós planejamos esta cidade até dois mil e vinte e cinco e a sociedade organizada irá cobrar dos futuros gestores o desenvolvimento desses projetos”, destacou Agenor.

Segundo Flávio Laje Rocha, responsável pela a elaboração do projeto, a cidade de Iguatu por não contar com esgotamento sanitário aponta para situações de grave agressão ao meio ambiente, pois cursos d’água que cruzam esta cidade são atingidos diretamente por lançamentos “in natura” de esgoto bruto, causando além dos danos diretos ao corpo d’água, sérios focos de proliferação de doenças de veiculação hídrica. “Entendo que esgotamento sanitário é sinônimo de saúde e bem estar à população, por isso estamos aqui nesta luta ao lado do prefeito Agenor”, frisou Laje.

Para o representante da SEMACE, Adail Garcez, este tipo de audiência é importante porque envolve toda a sociedade que opina e dar as suas sugestões.
O secretário da Saúde de Iguatu, Joab Soares explicou para a nossa reportagem que dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 70% das internações hospitalares da rede pública estão relacionadas com doenças de veiculação hídrica que por sua vez estão diretamente ligadas à ausência de tratamento de esgotos domésticos. Estes mesmos estudos mostram que cada dólar investido em saneamento proporciona a economia de cinco na área da saúde.

Fonte: Lindomar Rodrigues

Semana do Livro infantil de 17 a 19 de abril



“Um país se faz com homens e livros”, esta é uma frase bem popular na arte literária. E nesta semana, ela vai se popularizar principalmente entre os pequenos leitores. A autoria é de Monteiro Lobato, o grande norteador das atividades que serão desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Iguatu e Biblioteca Pública Municipal Matos Peixoto em comemoração à Semana do Livro Infantil.
As atividades acontecem no período de 17 a 19 de abril, das 8h às 10h e 30 min. e das 13 h e 30 min. às 16 horas na Praça da Matriz. Durante este período é comemorada a Semana do Livro Infantil porque dia 18 é o Dia Nacional do Livro Infantil, data em que, no ano de 1882, nasceu Monteiro Lobato, o pioneiro na literatura infantil no Brasil.
O objetivo do projeto é promover a Literatura-Infanto Juvenil e o gosto pela leitura, veja a programação para esta semana:

Programação

Quinta-feira, 17 de abril

MANHÃ - Abertura da Semana do livro Infantil


08:00h - Acolhida com Músicas e Brincadeiras

08:30h – Apresentação Teatral – Flor de Maio (Cia. Damtear)

09:00h - Contação de História

10:00h – Roda de Leitura / Produção Textual / Pintura de rosto

10:30h – Oficina de dobraduras

TARDE

13:30h – Acolhida com Músicas e Brincadeiras

14:00h – Apresentação Teatral – Alice (Cia. Ortaet)

15:00h – Contação de História

15:30h – Roda de Leitura / Produção Textual / Pintura de rosto

16:00h – Oficina de dobraduras

Sexta - feira, 18 de abril

MANHÃ

08:00h - Acolhida com Músicas e Brincadeiras

08:30h – Apresentação Teatral – Bruxas e Fadas numa missão impossível (Cia. Ortaet)

09:30h - Contação de História

10:00h – Roda de Leitura / Produção Textual / Pintura de rosto

10:30h – Oficina de Dobraduras

TARDE

13:30h – Acolhida com Músicas e Brincadeiras

14:00h – Apresentação Teatral – Show de Palhaço e Teatro de Bonecos (Kabacinha)

15:00h – Contação de História

15:30h – Roda de Leitura / Produção Textual / Pintura de rosto

16:00h – Oficina de dobraduras

Sábado , 19 de abril

MANHÃ – Encerramento da Semana do Livro Infantil

08:00h – Lançamento do Projeto - Iguatu Uma Cidade de Leitores

Entrega do Carro ao Projeto – Iguatu Uma Cidade de Leitores

Abertura do Concurso para escolha do nome do Mascote

Entrega de Certificados Amigos da Leitura

09:00h - Apresentações Artísticas

10:00h – Apresentação Teatral – Show de Palhaços e Teatro de Bonecos (Kabacinha)

10:30h – Roda de Leitura / Produção Textual / Pintura de rosto


Vídeo: Iguatuense participará da Conferência Nacional de Educação

Discutir a educação brasileira com todos os setores ligados à educação básica a fim de melhorar o ensino e promover o efetivo aprendizado em sala de aula serão algumas das questões em debate durante a 1ª Conferência Nacional da Educação Básica. O evento será realizado nesta semana em Brasília.

O secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, explica que a conferência terá o desafio de discutir a consolidação de um regime de colaboração entre os sistemas federal, estaduais e municipais e debater temas centrais relativos à educação. “O que queremos discutir é como podemos criar um sistema nacional de educação, em que haja integração entre governos e colaboração de todos os entes”, enfatiza.

Para o secretário, o governo federal dá prioridade ao trabalho articulado. “O grande regime de colaboração que fizemos até agora, em que todos os governos estão inseridos, é o Fundeb”, exemplifica, referindo-se ao Fundo da Educação Básica, regulamentado pela Lei nº 11.494, deste ano. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) também trabalha em regime de colaboração, diz o secretário.

Para Francisco das Chagas, a conferência é uma das ações do PDE. “À medida que definirmos e discutirmos melhor o regime de colaboração, as ações previstas no PDE poderão ser mais eficazes quanto à sua gestão e operacionalização, tendo como foco a aprendizagem dos alunos”, explica.

A professora Maria Barbosa foi eleita delegada e representará a nossa cidade e a região do Centro-Sul nesta conferência, veja o vídeo logo abaixo, onde Maria Barbosa explica as ações que serão tomadas nesta reunião :

Vídeo e fotos do Açude do Baldinho, sangrando !

Estivemos neste domingo no Açude do Baldinho para registrar o seu primeiro sangramento desde a sua criação, como já era de se esperar, uma verdadeira festa estava sendo realizada pelos cedrenses, o balneário e as margens do sangradouro do Baldinho estavam completamente lotados por observadores e banhistas que não paravam de mergulhar no açude que é o centro das atenções desta região. Nesta reportagem fui acompanhado por uma bela família iguatuense que pertence aos meus amigos e irmãos da Penha, Renato e Bezerra, vejam o vídeo logo abaixo:

" rachas só nas quartas e aos sábados em meu campo", vice-prefeito, João Alencar

João Alencar e Agenor Neto, ladeados por Ronald Bezerra e João Lázaro

Neste último sábado a Rádio Liberdade e a Rádio Antena Sul realizaram em cadeia a transmissão da entrevista com o Vice-Prefeito João Alencar no qual desqualificou as notícias veiculadas no município, onde anunciavam um racha entre o mesmo e o Prefeito Agenor Neto, segundo João Alencar " os rachas só acontecem às quartas e aos sábados em meu campo de futebol" afirmou o vice-prefeito.A entrevista teve a duração de uma hora, e neste período aconteceram as participações do vereador Ronald Bezerra e do Prefeito Agenor Neto, que falaram sobre vários assuntos, dentre eles a audiência pública que aconteceu no SESC, falando sobre o projeto de esgotamento sanitário, o evento da Secretaria de Educação, onde neste sábado professores ao lado de todas as secretarias municipais realizaram um semi-mutirão na Praça da Matriz, e vários outros assuntos. Destaque para as palavras no fim da entrevista onde o Vice-Prefeito João Alencar afirmou que “quanto mais calúnias e pancadas dão em nosso grupo, mais ficamos unidos” disse o vice-prefeito. Vejam o vídeo de João Alencar e escute a sua entrevista, para isso clique aqui.

Acidente de trânsito na CE- 282, Vila Moura

Acidente chamou a atenção de populares da Vila Moura

Neste domingo,13/04/08, por volta das 18:30, a Polícia Militar compareceu à CE-282, no bairro Vila Moura em Iguatu/CE por ocasião de um acidente de trânsito (abalroamento), que teve como víitimas as pessoas de: JOSÉ GREGÓRIO DE LAVOR, 41 anos, casado, professor, natural de Iguatu/Ce, que sofreu fratura exposta na perna esquerda e foi transferido para o IJF em Fortaleza/CE, o mesmo era garupeiro do veículo: moto CG Honda Titan de cor azul, ano 2004 e placa HWY-7713, que era conduzido por SEBASTIÃO BATISTA ARAÚJO, 30 anos, agricultor, casado, natural de Iguatu/CE, que também sofreu m[últiplas fratura na perna esquerda e encontra-se na sala de cirurgia do mhospital local. O outro veículo envolvido trata-se de um carro Fiat. Uno de cor preta, placa HUZ-0820, conduzido por CB PM 6329 MAURÍCIO FREIRE CARDOSO, MF 110.666-1-5. A Polícia Militar, compareceu no local da ocorrência e conduziu o CB PM 6329 MAURÍCIO FREIRE CARDOSO, MF 110.666-1-5, na DRPC de Iguatu/CE para apresentar-se.

Vídeo: Homem sofre lesão à roçadeira na Vila Moura

Local da lesão corporal, vários populare estavam revoltados


Neste domingo 13/04/08, por volta das 21h20 horas, a Polícia Militar foi acionada a comparecer na Rua Amália Brasil, próximo ao bar de Cândido, no bairro Vila Moura, em Iguatu/CE, por ocasião de uma lesão corporal com roçadeira, que teve como vítima a pessoa de:
JOAQUIM ASSIS NETO, 51 anos, natural de Iguatu/CE, vendedor ambulante, divorciado, o mesmo sofreu uma lesão na face e outra na perna direita, o mesmo foi transferido para o hospital local. O infrator trata-se de: CLAUDIENOR, FRANCISCO PEREIRA, 52 anos, divorciado, comerciante, natural de Cajazeiras/PB. O motivo da lesão é pacional.
A Polícia Militar, compareceu no local da ocorrência, mas mesmo com a diligência, não obtiveram êxito.Vejam o vídeo exclusivo produzido no momento em que o socorro chega ao local:


Residência é assaltada no Bairro Filadélfia

Neste domingo 13/04/08, por volta das 12:00 horas, a Polícia Militar foi solicitada à comparecer na residência de MOACIR DUARTE DE OLIVEIRA, 35 anos, casado, vendedor, residente na rua Itacyr Rodovalho de Alencar, 52, bairro Fhiladélfia, Iguatu-CE, o qual relatou que havia saído de casa, e ao retornar no horário supracitado, constatou que haviam entrado em sua residência e furtado os seguintes objetos: um (01) aparelho de DVD marca Semp Thosiba e um aparelho de celular Nokia. Adianto-vos que o(s) infrator(es) adentraram à casa pelo vitrô do banheiro. A Polícia Militar compareceu ao local e adotou as providências cabíveis.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |