Fonte: O Povo
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Vacinação de idosos entre os dias 26 de abril até o dia 9 de maio
Fonte: O Povo
Novas fotos do Açude de Orós
Secretária Célia Freitas fala para a Comunidade da Gameleira
Prefeito Agenor Neto discute com sociedade organizada esgotamento sanitário da sede de Iguatu
Neste primeiro momento o projeto vai beneficiar os bairros Flores, Paraná, Tabuleiro e Brasília beneficiando mais de 5 mil famílias totalizando em investimentos, aproximadamente 7 milhões de reais, que estão disponíveis junto a Caixa Econômica Federal, sendo que deste montante, pelos 420 mil é de contrapartida do Município.
De acordo com o prefeito Agenor Neto o projeto total de esgotamento sanitário da sede de Iguatu está orçado em 50 milhões de reais. Ele afirmou ainda que os projetos são muitos e que conta com a parceria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do deputado federal Aníbal Gomes para tornar este plano em realidade através de recursos assegurados pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. “Nós planejamos esta cidade até dois mil e vinte e cinco e a sociedade organizada irá cobrar dos futuros gestores o desenvolvimento desses projetos”, destacou Agenor.
Segundo Flávio Laje Rocha, responsável pela a elaboração do projeto, a cidade de Iguatu por não contar com esgotamento sanitário aponta para situações de grave agressão ao meio ambiente, pois cursos d’água que cruzam esta cidade são atingidos diretamente por lançamentos “in natura” de esgoto bruto, causando além dos danos diretos ao corpo d’água, sérios focos de proliferação de doenças de veiculação hídrica. “Entendo que esgotamento sanitário é sinônimo de saúde e bem estar à população, por isso estamos aqui nesta luta ao lado do prefeito Agenor”, frisou Laje.
Para o representante da SEMACE, Adail Garcez, este tipo de audiência é importante porque envolve toda a sociedade que opina e dar as suas sugestões.
O secretário da Saúde de Iguatu, Joab Soares explicou para a nossa reportagem que dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 70% das internações hospitalares da rede pública estão relacionadas com doenças de veiculação hídrica que por sua vez estão diretamente ligadas à ausência de tratamento de esgotos domésticos. Estes mesmos estudos mostram que cada dólar investido em saneamento proporciona a economia de cinco na área da saúde.
Fonte: Lindomar Rodrigues
Semana do Livro infantil de 17 a 19 de abril
“Um país se faz com homens e livros”, esta é uma frase bem popular na arte literária. E nesta semana, ela vai se popularizar principalmente entre os pequenos leitores. A autoria é de Monteiro Lobato, o grande norteador das atividades que serão desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Iguatu e Biblioteca Pública Municipal Matos Peixoto em comemoração à Semana do Livro Infantil.
As atividades acontecem no período de 17 a 19 de abril, das 8h às 10h e 30 min. e das 13 h e 30 min. às 16 horas na Praça da Matriz. Durante este período é comemorada a Semana do Livro Infantil porque dia 18 é o Dia Nacional do Livro Infantil, data em que, no ano de 1882, nasceu Monteiro Lobato, o pioneiro na literatura infantil no Brasil.
O objetivo do projeto é promover a Literatura-Infanto Juvenil e o gosto pela leitura, veja a programação para esta semana:
Programação
Quinta-feira, 17 de abril
MANHÃ - Abertura da Semana do livro Infantil
08:00h - Acolhida com Músicas e Brincadeiras
08:30h – Apresentação Teatral – Flor de Maio (Cia. Damtear)
09:00h - Contação de História
10:00h – Roda de Leitura / Produção Textual / Pintura de rosto
10:30h – Oficina de dobraduras
13:30h – Acolhida com Músicas e Brincadeiras
14:00h – Apresentação Teatral – Alice (Cia. Ortaet)
15:00h – Contação de História
15:30h – Roda de Leitura / Produção Textual / Pintura de rosto
16:00h – Oficina de dobraduras
Sexta - feira, 18 de abrilMANHÃ
08:00h - Acolhida com Músicas e Brincadeiras
08:30h – Apresentação Teatral – Bruxas e Fadas numa missão impossível (Cia. Ortaet)
09:30h - Contação de História
10:00h – Roda de Leitura / Produção Textual / Pintura de rosto
10:30h – Oficina de Dobraduras
13:30h – Acolhida com Músicas e Brincadeiras
14:00h – Apresentação Teatral – Show de Palhaço e Teatro de Bonecos (Kabacinha)
15:00h – Contação de História
15:30h – Roda de Leitura / Produção Textual / Pintura de rosto
16:00h – Oficina de dobraduras
MANHÃ – Encerramento da Semana do Livro Infantil
Entrega do Carro ao Projeto – Iguatu Uma Cidade de Leitores
Abertura do Concurso para escolha do nome do Mascote
Entrega de Certificados Amigos da Leitura
09:00h - Apresentações Artísticas
10:00h – Apresentação Teatral – Show de Palhaços e Teatro de Bonecos (Kabacinha)
Vídeo: Iguatuense participará da Conferência Nacional de Educação
Discutir a educação brasileira com todos os setores ligados à educação básica a fim de melhorar o ensino e promover o efetivo aprendizado em sala de aula serão algumas das questões em debate durante a 1ª Conferência Nacional da Educação Básica. O evento será realizado nesta semana em Brasília.
O secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, explica que a conferência terá o desafio de discutir a consolidação de um regime de colaboração entre os sistemas federal, estaduais e municipais e debater temas centrais relativos à educação. “O que queremos discutir é como podemos criar um sistema nacional de educação, em que haja integração entre governos e colaboração de todos os entes”, enfatiza.
Para o secretário, o governo federal dá prioridade ao trabalho articulado. “O grande regime de colaboração que fizemos até agora, em que todos os governos estão inseridos, é o Fundeb”, exemplifica, referindo-se ao Fundo da Educação Básica, regulamentado pela Lei nº 11.494, deste ano. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) também trabalha em regime de colaboração, diz o secretário.
Para Francisco das Chagas, a conferência é uma das ações do PDE. “À medida que definirmos e discutirmos melhor o regime de colaboração, as ações previstas no PDE poderão ser mais eficazes quanto à sua gestão e operacionalização, tendo como foco a aprendizagem dos alunos”, explica.
A professora Maria Barbosa foi eleita delegada e representará a nossa cidade e a região do Centro-Sul nesta conferência, veja o vídeo logo abaixo, onde Maria Barbosa explica as ações que serão tomadas nesta reunião :
Vídeo e fotos do Açude do Baldinho, sangrando !
Estivemos neste domingo no Açude do Baldinho para registrar o seu primeiro sangramento desde a sua criação, como já era de se esperar, uma verdadeira festa estava sendo realizada pelos cedrenses, o balneário e as margens do sangradouro do Baldinho estavam completamente lotados por observadores e banhistas que não paravam de mergulhar no açude que é o centro das atenções desta região. Nesta reportagem fui acompanhado por uma bela família iguatuense que pertence aos meus amigos e irmãos da Penha, Renato e Bezerra, vejam o vídeo logo abaixo:
" rachas só nas quartas e aos sábados em meu campo", vice-prefeito, João Alencar
Acidente de trânsito na CE- 282, Vila Moura
Vídeo: Homem sofre lesão à roçadeira na Vila Moura
Neste domingo 13/04/08, por volta das 21h20 horas, a Polícia Militar foi acionada a comparecer na Rua Amália Brasil, próximo ao bar de Cândido, no bairro Vila Moura, em Iguatu/CE, por ocasião de uma lesão corporal com roçadeira, que teve como vítima a pessoa de: JOAQUIM ASSIS NETO, 51 anos, natural de Iguatu/CE, vendedor ambulante, divorciado, o mesmo sofreu uma lesão na face e outra na perna direita, o mesmo foi transferido para o hospital local. O infrator trata-se de: CLAUDIENOR, FRANCISCO PEREIRA, 52 anos, divorciado, comerciante, natural de Cajazeiras/PB. O motivo da lesão é pacional.A Polícia Militar, compareceu no local da ocorrência, mas mesmo com a diligência, não obtiveram êxito.Vejam o vídeo exclusivo produzido no momento em que o socorro chega ao local:
Residência é assaltada no Bairro Filadélfia