quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Vídeo: Coral Infantil da Dakota no Dia Mundial do Doador de Sangue Voluntário

URCA divulga Concorrência para o Vestibular 2009.1‏

A Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Regional do Cariri - URCA, divulgou nesta última terça-feira, dia 25/11, a Concorrência Final para o Processo Seletivo Unificado 2009.1 da Instituição. Para o próximo Vestibular se inscreveram 6.203 candidatos com o objetivo de concorrer às vagas oferecidas nos Campus de Crato, Barbalha, Iguatu e Juazeiro do Norte. Para o Campus Avançado de Iguatu o total de inscritos é de 1312 candidatos. A concorrência ficou da seguinte maneira: Para o Curso de Direito que oferece 40 vagas se inscreveram 504 candidatos e concorrência ficou a 12,60 por vaga. Para o Curso de Enfermagem que oferece 40 vagas se inscreveram 395 candidatos e concorrência ficou a 9,88 por vaga. Para o Curso de Educação Física que oferece 40 vagas se inscreveram 264 candidatos e a concorrênca ficou a 6,60 por vaga. Para o Curso de Ciências Econômicas que oferece 40 vagas se inscreveram 149 candidatos e concorrência ficou a 3,73 por vaga. O Presidente do Campus Avançado da URCA em Iguatu, Prof. José Ivo Ferreira de Souza, demonstra estar bastante satisfeito com o crescimento do Processo Vestibular que é verificado a cada semestre. " Quando assumimos em Julho de 2007 tínhamos apenas 616 alunos e há vários semestres não se ofertava vagas para os Cursos de Educação Física e Ciências Econômicas. Apostamos na consolidação de todos os quatro cursos da Unidade Descentralizada e resolvemos ofertar vagas para todos eles. Graças à gratuidade assumida pelo Governador Cid Gomes o crescimento registrado no número de alunos e na concorrência do Vestibular é exponencial. Em 2009 teremos 1222 alunos e um total de inscritos para o Vestibular com 1312 candidatos demonstrando assim um crescimento de mais de 100% no número de alunos do Campus e candidatos ao nosso Processo Seletivo, demonstrando assim o salto de qualidade que estamos empreendendo e nos dando condições de pleitear melhorias para o nosso campus entre elas a construção do nosso espaço próprio.

ÁUDIO: entrevista completa de Agenor Neto que aconteceu nesta quarta-feira na Rádio Liberdade

AGENORNETO 26 DE NOVEMBRO DE 2008.mp3 - www.iguatu.net

Agenor Neto fala para Iguatu sobre os processos na justiça

E na tarde desta quarta-feira, 26/11, o Prefeito Agenor Neto compareceu aos estúdios da Rádio Liberdade de Iguatu e falou para a população sobre as ações na justiça que estão para serem julgadas nesta quinta-feira, 27 de novembro e outra ação no dia 04 de dezembro, com uma serenidade e bastante calma o chefe do executivo iguatuense explicou passo a passo o que está acontecendo para acabar com os boatos na cidade. “ nesta quinta, serão julgados dois processos em Limoeiro do Norte, eu era sócio da minha construtora, eu estava fazendo algumas obras que custavam quase R$ 3 milhões de reais, em 2002 fui eleito Deputado Estadual, então sai da construtora fiz um aditivo saindo como sócio e o que aconteceu, na obra que tinha no Icó, preencheram um cheque em nome da minha pessoa , e sacou o dinheiro, falsificando a minha assinatura, e estou sofrendo uma série de acusações, mas tudo será desvendado quando fizerem o teste grafotécnico e neste teste será mostrado que não assinei nada” afirmou Agenor Neto. Em seguida o mesmo falou sobre as ações que estão para serem julgadas sobre o caso das carteiras em Quixelô, “ este é o processo das carteiras, que diziam que eu tinha assinado as carteiras das pessoas e ficado com o dinheiro das pessoas, então aconteceram dois processos um eleitoral, este já foi julgado em todas as instâncias e onde ganhamos no supremo em 7 x 0 e agora é o criminal” disse. O julgamento ia acontecer no dia 04 de dezembro, “ as provas que estão nos autos vão provar que não cometi crime nenhum, os impostos foram todos pagos, então não existe crime, não peguei dinheiro de ninguém e tudo virá à tona, a verdade vai prevalecer” destacou Agenor Neto. Para quem quiser ouvir este áudio basta clicar aqui.

Grupo de Trabalho discute a instalação da FATEC em Iguatu e planeja seminário‏

Em reunião realizada na CREDE 16, estiveram presentes na manhã desta quarta-feira, dia 26 de Novembro, em importante reunião o Presidente da Comissão Gestora do Campus Iguatu da URCA, Prof.José Ivo Ferreira, o Coordenador dos Cursos de Ciências Econômicas e Direito, Prof. Ramon Gabriel Cavalcante, a Coordenadora da Crede 16, Prof. Laênia Chagas, a Secretária de Educação do Município, Prof. Marlene Amâncio, o Diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, Prof. Eudênio Bastos, o Diretor da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, Prof. Ivam Holanda, O Diretor do CVT de Iguatu Prof. Walter e a Coordendora do SENAC em Iguatu, Prof. Liduína Bezerra quando discutiram o Projeto de Implantação da FATEC em Iguatu que foi lançado em Audiência Pública da Secretaria da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado e da Prefeitura Municipal no último dia 19/11. Na Audiência Pública ficou decidido que um Grupo de Trabalho seria formado para o Planejamento de um Seminário que reunirá Instituições de Ensino Superior, Técnico e Tecnológico, Prefeituras e entidades de toda a região para sugerir ao Governo do Estado quais os cursos que devem ser instalados pela FATEC em Iguatu. Já havendo a decisão do Governo do Estado em construir a FATEC em Iguatu, ainda em dezembro este seminário será realizado para que o projeto seja agilizado. O GT enviou propostas de formatação do Seminário ao Secretário René Barreira. Importante ressaltar que o Secretário - Chefe do Gabinete do Governador Dep. Ivo Gomes esteve visitando possíveis estruturas para a instalação da FATEC em Iguatu. Entre elas a Indústria desativada CIDAO foi cogitada como hipótese. O Presidente do Campus Avançado da URCA em Iguatu, Prof. Ivo Ferreira, fez questão de ressaltar a necessidade urgente de construção de um espaço próprio para a URCA em Iguatu. Acrescentou ainda que se há a disposição de desapropriar um espaço amplo como a CIDAO para a construção de um importante instrumento para o crescimento da Educação que é a FATEC, é também momento de unir esforços para conjuntamente ao Projeto FATEC construir naquele espaço o local próprio da URCA. Tanto o Secretário Ivo Gomes como René Barreira conceberam viável essa hipótese e se dispuseram em empreender esforços para estas conquistas importantes para o Município.

Governador reúne prefeitos eleitos e reeleitos

Nesta quinta-feira e sexta-feira (27 e 28), o governador Cid Gomes e todo o secretariado se reúnem com os prefeitos eleitos e reeleitos nas últimas eleições de outubro. Durante os dois dias de seminário, que acontecerá no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro, em Fortaleza, os administradores municipais conhecerão os projetos do Governo e, principalmente, terão a oportunidade de interagir e dialogar com o Poder Executivo Estadual. A abertura do encontro será feita pelo governador Cid Gomes, às 9 horas, quando ele fará uma conferência sobre projetos do Estado. Em seguida, a partir das 14 horas, acontecerão os debates temáticos setoriais: Programa de Proteção à Cidadania (secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro), Programa Alfabetização na Idade Certa (secretária da Educação, Izolda Cela), Nova Lei do ICMS (Marcelo Barbosa, do Ipece), Política de Desenvolvimento Econômico e de Articulação com o Município (secretária do Planejamento e Gestão, Silvana Parente). Na sexta-feira (28), voltam os debates temáticos, com as exposições no período da manhã do secretário da Controladoria, Aloísio Carvalho, e do secretário-adjunto do Gabinete do Governador, Almicyr Pinto (Programa de Cooperação Federativa); do secretário João Ananias (Consórcios Públicos de Saúde); da coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde, Vera Coelho (Responsabilidade do Estado na Gestão Municipal de Saúde). A partir das 14 horas, serão realizados os painéis da Convivência com a Seca (secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana), Proares (secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda), e Cidades do Ceará (secretário das Cidades Joaquim Cartaxo). Coordenadoria de Imprensa do Governo:

Conheça o Plano Municipal de Cultura para Iguatu nos próximos quatros anos

A Secretaria da Cultura e Turismo de Iguatu vem desempenhando um papel estratégico no que diz respeito à construção de políticas públicas, visando o desenvolvimento cultural sustentável deste município. Neste sentido, tem procurado integrar as políticas de cultura às demais políticas setoriais dando substância à transversalidade e à gestão participativa. Trata-se de uma tarefa permanente que está atrelada ao compromisso de reconhecer e difundir a participação popular como valor democrático e instrumento de gestão, bem como a disseminação da prática de processos de consultas públicas para os assuntos relacionados a estas políticas. Nesse sentido a Secretaria da Cultura e Turismo entrega à população iguatuense o Plano Municipal de Cultura para o quadriênio 2009-2012. Este é um documento flexível que objetiva fundamentar e dar direção, consciência e clareza as ações desta secretaria, na formulação e institucionalização de programas, projetos e políticas públicas que venham valorizar a cultura local e regional, concretizando assim a relação entre cultura e desenvolvimento sustentável. Esse documento estar referendado pela reflexão coletiva realizada em junho de 2007 na Assembléia Popular: Plano Municipal de Cultura e Constituinte Cultural, que contou com a participação de representantes de instituições, poder público, setor privado e comunidade artística iguatuense tendo como objetivo formular propostas para revisão constitucional e complementação da Legislação Cultural Vigente do Estado e para elaboração deste documento. O Plano Municipal de Cultura busca estabelecer as bases de uma política cultural para o município de Iguatu, pautadas nos princípios democráticos, respeito à memória coletiva e ao pluralismo cultural; e nas diretrizes que passam orientar as ações da Secretaria da Cultura e Turismo, incluindo toda a rede cultural do município. Assim o conceito de cultura que pauta as bases dessa proposta estar configurado no seu mais pleno sentido como dimensão simbólica da existência social de cada povo, argamassa indispensável a qualquer projeto de nação sustentável. Cultura como eixo construtor das identidades, como espaço privilegiado de realização da cidadania e de inclusão social, e também, como fator econômico e gerador de riquezas. Nessa perspectiva a Secretaria da Cultura e do Turismo de Iguatu define sua atuação a partir de estratégias norteadoras nas áreas: 1. Artes Cênicas; 2. Artes Visuais; 3. Música; 4. Literatura; 5. Artesanato; 6. Cultura Popular; 7. Patrimônio Material e Imaterial. A formatação deste documento foi coordenada pela equipe da Secretaria da Cultura e Turismo, juntamente com o grupo de sistematização escolhido democraticamente na supracitada Assembléia. Maria Benildes Uchôa de Araújo Secretária da Cultura e do Turismo

Regularização Fundiária em Iguatu

Coordenador do IDACE - Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará , envia comunicado para o nosso site falando sobre a regularização fundiária em nossa cidade, confira logo abaixo:

"Os trabalhos de regularização fundiária do município de Iguatu tiveram início no mês de setembro/2008 com a participação da Empresa GVA Mapeamentos no sentido de medir e cadastrar todos os imóveis rurais. Já foram trabalhados 30% aproximadamente de toda a malha fundiária do município, havendo algumas dificuldades por falta de compreensão de alguns proprietários que resistem fornecer as informações necessárias para o preenchimentos dos seus cadastros rurais, mas isto é a minoria, não prejudicando o andamento do trabalho que esta sendo realizado . Quero pedir a todos os proprietários que já foram medidos seus imóveis e que seus laudos não foram concluídos por falta de documentação, que procure a empresa GVA Mapeamentos a rua Coronel Virgilio Correia,422 Ap.311, fone:3581-18-47 ou o escritório do IDACE-Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará no centro de zoonose, fone 3581-6089 para que nenhum detentor seja prejudicado nos trabalhos que estão sendo realizados .

O IDACE juntamente com a empresa vem utilizando tecnologia de ponta em sensoriamento remoto, GPS e geoprocessamento, tudo isso para proceder o mapeamento da estrutura fundiária do município e implantar de maneira consistente o sistema de cadastro georeferenciado de imóveis rurais para todo o estado.

O objetivo desse nosso trabalho é construir a partir do mapeamento, o levantamento de dados sobre os imóveis rurais a nível municipal, objetivando o conhecimento detalhado da estrutura fundiária local, permitindo um diagnóstico espacial sobre o imóvel como, regime de domínio, posse e uso das terras, fazendo com que promova a segurança jurídica da propriedade rural. 5-O município de Iguatu está de parabéns, por se tratar de um trabalho de alta relevância, no sentido de regularizar toda a malha fundiária do município e beneficiar todos aqueles que detem a posse ( são aqueles donos de terra que não possuem documentos registrados em cartório). Todos os posseiros com áreas inferiores a 4 módulos fiscais, ou seja, 160ha irão receber gratuitamente do Estado(IDACE) seus títulos de domínio com planta georrefenciada e memorial descritivo e que estes documentos sejam registrados em cartório pra ter fé pública. Com este título registrado, o detentor poderá realizar qualquer transação em banco se assim desejar. Aqueles proprietários que detem a escritura registrada, irão ser beneficiados com uma planta do imóvel georreferenciado com seus devidos memoriais descritivos de acordo com a lei 10.267/01, que a partir de janeiro de 2009, todo imóvel só poderá ser registrado em cartório se estiver com esta planta georreferenciada.

Quero aproveitar o ensejo, para agradecer em nome da superintendência do IDACE: o Prefeito Municipal(Dr.Agenor Neto), secretario de agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais(Presidente Natalia), o diretor do Centro de Zoonose , Dr.Valderi e este grande site que é o Iguatu.Net além da emissora de enorme audiência, Radio Liberdade, pelo apoio que estão nos dando e que ao mesmo tempo estão sendo responsáveis pelo desenvolvimento da regularização fundiária deste município . Quero salientar que o IDACE está sendo um orgão fiscalizador deste trabalho."

ORTENCIO LINHARES MELO-COORDENADOR NOM DE IGUATU/CEDRO

Vídeo: Missa no HEMOCE/Iguatu no dia do Doador de Sangue Voluntário

Caminhão do Cidadão está em Quixelô a partir de amanhã

Um problema que se arrasta por muito tempo em Quixelô e toda região é para o cidadão obter o Registro Geral (Carteira de Identidade) e o CPF. Para amenizar tudo isso, está localizado ao lado do Centro Cultural de Quixelô entre os dias 27/11 a 01/12 o Caminhão do Cidadão, equipamento de prestação de serviço itinerante da Secretaria de Justiça do Governo do Estado do Ceará que possibilita a concessão imediata de RG.
Segundo o coordenador Ayres Nogueira é esperado um público diário de 300 pessoas que serão atendidas por recepcionistas altamente preparados para este serviço. Todos os cidadãos da sede e zona rural estão convidados.No serviço podem ser solicitadas a emissão de carteira de identidade (RG) e o CPF de forma gratuita. Os interessados na carteira de identidade devem apresentar os documentos: original e fotocópias da Certidão de Nascimento e duas (02) fotos 3X4 recentes, iguais e coloridas (para pessoa solteira); ou original e fotocópia da Certidão de Casamento e duas (02) fotos 3X4 recentes, iguais e coloridas (para pessoa casada. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável, com carteira de Identidade.
Atualmente, a frota é constituída de três caminhões percorrendo o Interior do Estado e três na Região Metropolitana de Fortaleza. Esta é uma ação que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Quixelô, Governo do Estado do Ceará e Secretaria de Justiça do Estado.

Moto é furtada na Rua Engenheiro Barreto

Nesta terça-feira, 25/11, por volta das 18:30 horas, a Polícia Militar compareceu até a rua Engenheiro Barreto, s/nº, nesta cidade, onde foi furtado o veículo moto Honda Titan 125, ano 2002, de cor vermelha, placa HYC-8600-Ce, chassi 9C2JC30103R034138, que estava estacionada no endereço acima citado; moto pertencente ao Sr. ANTONIO WESLEY SOUZA DO CARMO, 27 anos, mototaxista, casado, natural de Iguatu-Ce. A Polícia Militar, compareceu ao local, colheram as informações necessárias, orientaram vítima a registrar queixa na Delegacia Regional de Polícia Civil e saíram em diligêncais no intuito de localizar e prender o autor do delito.

Menor é preso em Icó com moto furtada

Nesta terça-feira, 25/11, por volta das 10:30 horas, a Polícia Militar compareceu à rua Ana Nunes, s/n, no centro de Icó, de onde foi furtada uma moto Honda Titan CG, de cor preta, sem placa e de chassi 9CZJC30708R754528, a qual encontrava-se estacionada quando foi furtada e que pertence a Davi Fernandes de Lima, 25 anos, maqueiro, solteiro, natural de Icó e residente na rua Nossa Senhora da Conceição, nº 695, no bairro Alto do Cruzeiro. A vítima informou a polícia logo que percebeu que o veículo havia sido furtado. Em seguida por volta das 03hs da madrugada a PM saiu em diligência e encontrou a moto furtada na rua Josefa Monteiro Nogueira(Churrascaria Carne na Pedra), no centro de Icó-Ce, onde foi apreendido um menor de 16 anos, com a moto que foi furtada, o menor foi conduzido para Delegacia Regional de Polícia Civil, para serem tomadas as providências cabíveis.

Casa é arrombada em Cariús

No dia 25/11/08, por volta das 08:00 hora, a Polícia Militar, foi informada pela própria vítima, José Ilderlânio Brito Sousa, 21 anos, solteiro, operador de máquinas, natural de Cariús, acerca de um furto ocorrido em sua residência, localizada na rua André Pulsas, nº 48, no bairro Vila Nova, em Cariús. Desta vítima foi levada uma câmera digital de marca SONY, juntamente com carregador. Segundo o proprietário da residência, o infrator entrou pela janela, depois de havê-la forçado. Até o presente momento, não se chegou à autoria do delito. A Polícia Militar compareceu ao local e colheu informações acerca do delito com o intuito de chegar à autoria do delito.

Queda de moto no Cedro

Nesta terça-feira, 25/11, por volta das 09:00 horas, a Polícia Militar foi informada acerca de um acidente de trânsito ocorrido na CE 153, na saída da cidade de Cedro, onde foi vítima de queda de moto a pessoa de Antônio Ronaldo de Oliveira Pereira, 20 anos, estudante, natural de Cedro e residente na rua Antônio Vieira Costa, s/n, no bairro Alto do Padeiro, também em Cedro. O mesmo trafegava em sua moto, uma Honda Titan FAN, de cor preta, ano 2007 e de placa HYC 4657, quando perdeu o equilíbrio e caiu, sofrendo apenas um leve corte na cabeça e escoriações pelo corpo, sendo socorrido ao hospital local, onde foi medicado e passa bem. A Polícia Militar compareceu ao local e colheu informações acerca do fato.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails