quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Nordestão pode voltar em 2010

Desde sua extinção, em 2003, sob a alegação de que faltavam vagas no calendário futebolístico brasileiro, várias já foram as tentativas de reeditar o Campeonato do Nordeste de clubes, mais conhecido como Nordestão.
A mais nova empreitada conta com quase todas as federações nordestinas e prevê o retorno da competição já em 2010. Até o momento, porém, não há nada definitivo, principalmente pela necessidade de um aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Segundo o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, houve uma primeira reunião para tratar do assunto, que contou com cinco das sete Federações nordestinas (vale lembrar que, em termos futebolísticos, Piauí e Maranhão estão inseridos na região Norte). Estiveram ausentes apenas Alagoas e Paraíba.


A viabilidade da competição depende do aval da CBF, que ainda não foi consultada. Antes disso, está se buscando viabilizar condições de transporte e hospedagem para os clubes participantes.
Caso seja aprovada, a competição aconteceria no ano que vem, no período que precede e mesmo durante o Mundial da África do Sul. "Seria uma competição rápida, como a Copa do Mundo, com duração entre 30 e 40 dias. Mas ainda não há nada definido", disse Mauro Carmélio, que ressaltou que a competição seria uma forma de não deixar os clubes ociosos durante um bom período.

Segundo Carmélio, Ceará e Fortaleza seriam os clubes cearenses a participar da copa, que ainda não tem definido um número possível de competidores.

A competição

A Copa do Nordeste (ou Campeonato do Nordeste) foi disputada no final da década de 1960 e início de 1970 e fazia parte da disputa do Torneio Norte-Nordeste, que tinha zonas das regiões Norte e Nordeste, obtendo-se assim campeões de cada região para a disputa do título interregional.

Depois de um longo período de esquecimento, a Copa do Nordeste foi realizada em 1994 e voltou com tudo entre os anos de 1997 e 2003, quando foi retirada do calendário brasileiro por falta de datas.

No início da década, a competição ganhou grande projeção, obtendo altas médias de público e sendo considerada a mais rentável do país.

Verdes Mares

ÁUDIO: Secretaria de Segurança do Ceará fala sobre ameaças de morte contra Bispo de Quixadá


O Coronel Brasil falou com exclusividade para o Iguatu.net detalhes da carta que o mesmo recebeu do Bispo Ângelo Pignoli
O bispo de Quixadá, dom Ângelo Pignoli, diz estar sofrendo ameaças de morte freqüentemente. Ele teria recebido quatro telefonemas com críticas e avisos de que sua morte estaria próxima. Uma carta anônima, também em tom de ameaça, foi enviada ao religioso no último dia 24. O bispo denunciou o caso ontem (2), em Fortaleza.
O secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), coronel Joel Brasil, e um membro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República, Clarissa Rihl Jokowski, já foram informados e estão cientes do caso. E entrevistamos na noite desta quinta-feira, 3, o Coronel Brasil que explicou o que será realizado pela Secretaria de Segurança do Ceará neste caso, acompanhe logo abaixo a entrevista completa do representante da SSPDS e o radialista  Alex Santana:

Os 2.500 candidatos convocados para o Programa Ronda do Quarteirão serão conhecidos na segunda-feira (7)

A equipe de reportagem do Iguatu.Net confirmou há poucos instantes com o Coordenador do programa Ronda do Quarteirão, Coronel Brasil, o adiamento da divulgação da lista dos 2.500 candidatos convocados  para a próxima segunda-feira (7) . "Fizemos o possível para divulgar esta lista nesta sexta-feira mas infelizmente temos que esperar um pouco mais e na próxima segunda-feira a UECE deverá divulgar os nomes de todos os candidatos convocados", confirma o coordenador do programa Ronda do Quarteirão, Coronel Joel Brasil.

E atenção candidatos na próxima segunda-feira, 7, a expectativa para a divulgação fica para às 16hs pois este é o exato momento em que está sendo distribuído o Diário Oficial e sendo assim a lista dos aprovados deverá ser apresentada oficialmente em dois sites, o da UECE e o da Secretaria de Segurança do Ceará.

ÁUDIO: Delegado de Icó identifica menores que arrombaram Igreja, tomaram vinho e comeram hóstias


A Polícia Civil de Icó já identificou os vândalos que invadiram a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Icó arrombando uma  janela lateral do templo  e dentro praticaram atos de vandalismo, deixando pistas de que teriam usado drogas no local.

A polícia confirmou para a reportagem do Iguatu.Net que foram seis menores que há poucos dias fizeram a mesma ação em um restaurante da cidade afirmou o Delegado Gonçalves. Os menores  ainda roubaram o dinheiro que havia no cofre e chegaram a beber um litro de vinho do padre, além de comer as hóstias retiradas do Sacrário.

“ Infelizmente não temos condições de combater a criminalidade infantil, não temos onde colocá-los porque não temos um local para eles e iremos entregar todas as informações para o Ministério Público para que tomem as medidas cabíveis” disse o Delegado Regional de Icó.

Escute a entrevista completa logo abaixo:


ÁUDIO: Agência dos Correios de Catarina é assaltada

Na manhã desta quinta-feira,03/12, por volta das 11h15min. a agência dos Correios do município de Catarina foi assaltada por dois homens que armados levaram parte do dinheiro da agência e fugiram em seguida em uma moto que foi encontrada pela PM em uma localidade rural do município, a placa do veículo é JJO – 2932 – Titan Vermelha que foi roubada nesta quarta-feira, 02, em Tauá. “ O modo operacional é o mesmo dos assaltos a agências de Mombaça e de Quixelô, estamos com sete veículos no local e a nossa equipe de inteligência na região, os meliantes abandonaram a moto próximo a um matagal e estamos no encalço dos dois” disse o Comandante do Batalhão Provisório de Iguatu, Coronel Gomes Filho.


Escutem a entrevista com o comandante logo abaixo:



Prefeitura de Orós forma 40 eletricistas


Por Dháfine Mazza

Cerca de 40 pessoas receberão amanhã certificados do curso de Eletricista Predial, realizado pela Prefeitura Municipal de Orós, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). O curso, com carga horária de 100 horas/aula, foi realizado no Centro de Inclusão Produtiva Maria Zilá Garcia Dantas, instituição ligada à Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária de Orós (Setase). A solenidade de entrega será realizada à tarde, na sede da Setase.

“Capacitar a população oroense é umas das prioridades do nosso governo. Acreditamos que assim estamos possibilitando que os cidadãos tenham uma profissão e consigam uma boa colocação no mercado de trabalho. Por isso, inauguramos no início deste ano o Centro de Inclusão Produtiva, onde estamos ofertando gratuitamente cursos profissionalizantes”, afirma a prefeita Fátima Maciel.

De acordo com a secretária do Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária de Orós, Deise Barreto, além do curso de eletricista, já foram realizados em 2009 os cursos de Serigrafia e Corte e Costura. Para participar dos cursos, os interessados devem procurar a Setase. As vagas são destinadas prioritariamente para os que estão cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único Para Programas Sociais).


Assaltaram churrascaria em Jucás e foram presos em Iguatu


 Casal de jovens que aterrorizaram em Jucás

Nesta quarta-feira, 02/12, por volta das 19:20 horas, no distrito de Barro Alto, a 18 Km de Iguatu-CE, a Polícia Militar efetuou prisões e apreensão de um trio de infratores que praticaram roubo de veículo no município de Jucás-CE.

Logo após tomar conhecimento do roubo ocorrido no vizinho município a VTR 2292 composta pelos policiais - SUB TEN PM - MULATO - CB PM – COELHO - SD PM – CHARLES - SD PM – ROBERTO , fizeram deslocamento para a referida cidade e ao chegarem no distrito de Barro Alto, juntamente com a VTR VTR 2392, composta pelos policiais - CB PM - LACERDA, - CB PM – GONÇALVES - CB PM – FERNANDES , fizeram a abordagem dos infratores, efetuando as prisões e apreensão dos mesmos. Os infratore foram identificados como sendo, 1º WESLEY DE SOUSA, 20 anos, sem profissão, natural de Fortaleza-CE, o mesmo estava armado com um revólver calibre 38, sem numeração, de marca Stanley, capacidade para 06 tiros com 03 cartuchos intáctos . 2º menor L. M. S., 16 anos, sem profissão, natural de Iguatu-CE, e a 3ª PAOLA FÉLIX DA SILVA, 18 anos, solteira, natural de São Paulo-SP, os quais abordaram as vítimas na churrascaria Sabor de Côco, localizada na CE 375, bairro Planalto, Jucás-CE.

As vítimas ANTONIO LUÍS DO NASCIMENTO, 38 e VALTER SILAS DE SOUSA, 24 informaram que os 03 infratores adentraram na churrascaria, tomaram um aparelho celular Nokia 710 da 2ª vítima e ao sair novamente apontado a arma para a 1ª vítima tomou uma moto Honda Fan de cor preta, ano 2008 placa HXD 8122 e um aparelho celular Sansung. Logo após a prisão os infratores foram conduzidos a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu-CE, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Apreensão de entorpencentes no Bairro Jardim Oásis

No dia de ontem,02/12, por volta das 17:00 horas, policiais militares realizavam rondas nos bairros, quando, na rua José Jota Lourenço, nº 188, no bairro jardim Oásis, precisamente no comércio da Srª Ariany, realizaram uma vistoria por conta de indivíduos com atitudes suspeitas que ali se encontravam.

Logo, os policiais SUB TEN PM MULATO, CB PM COELHO, SD PM CHARLES e o SD PM 21403 ROBERTO, na VTR-2292, encontraram duas caixa de comprimido Artane, de imediato, a proprietária disse que um indivíduo desconhecido, havia jogado ali antes de ser vistoriado pelos policiais, tendo saído em seguida e tomado rumo ignorado. Policiais intesificarama as rondas no intuito de identificar e localizar o infrator.

Moto é furtada em Iguatu

No dia de ontem, 02/12, por volta de aproximadamente 11:00 horas, na rua Santos Dumont, centro desta cidade de Iguatu/CE, ocorreu um furto de veículo, tendo como vítima do fato a pessoa de DARQUI EDIZIANO PORFÍRIO SOUTO, a qual estacionou sua motocicleta, marca Honda biz , cor vermelha, ano/modelo 2004, de placa 5372, ( não soube informar as letras)no local acima descrito, por volta das 11:00 horas, quando voltou para pega-lá , não mais a encontrou.
Logo após tomar conhecimento do fato, foi repassado a informação para as viaturas PM´s desta Cia, a qual estão realizando diligências, no sentido de identificar, localizar e prender o(s) autor(es) do delito, como também recuperar a motocicleta ora furtada.

Almas sebosas assaltam idoso em Lavras da Mangabeira

Nesta quarta-feira,02/12, por volta das 20:00 horas, a Polícia Militar tomou conhecimento via 190, de uma ocorrência de assalto a uma pessoa no sítio Pendência, distante 20 km da sede de Lavras da Mangabeira-CE.
Policiais Militares através da VTR 2312, composta pelos policiais SD PM MACIEL e SD PM TADEU, compareceu ao local e constataram uma ocorrência de roubo a mão armada, que teve como vítima a pessoa de PRISCO BISPO BEZERRA, 80 anos,  o qual informou aos policiais que foi surpreendido na sua residência por três elementos, sendo que os mesmos estavam armados, segundo ele, com uma pistola e uma arma longa, e através de ameaças, subtraíram do mesmo a quantia de R$ 275,00 (duzentos e setenta e cinco reais) e após a prática do delito, evadiram-se, tomando rumo ignorado. Os policiais colheram as informações e saíram em diligências no sentido de localizar e prender os infratores.

PM encontra Kombi roubada que pertencia a uma moradora de Iguatu

Na última terça-feira,01/12, por volta das 22:00 horas, policiais militares foram informados, pela guarda cidadã, acerca de um veículo abandonado na rua Cel. Luís Corrêa, em Jucás, o qual fora furtado no dia 17 de setembro do corrente ano.
Policiais Militares através da VTR 2392, composta pelos policiais CB PM LACERDA, CB PM LEANDRO e CB PM FERNANDES, compareceram ao local, onde encontrava-se abandonado, com dois pneus furados e sem o som, a KOMBI de cor branca, ano 2008, modelo 2009, de placa HYP 9138. Este veículo pertence a Zélia Tomaz de Oliveira, casada, natural de Bonito de Santa Fé/PB e residente em Iguatu. A PM informou da referida localização a sua proprietária e conduziu o veículo em tela para a delegacia de polícia civil de Iguatu para a adoção das medidas cabiveis.

Moto é roubada e em seguida encontrada pela PM em Catarina

Nesta terça-feira,02/12, por volta das 08:00 horas a Polícia Militar do Destacamento de Catarina/CE, foi informado de um roubo de uma moto no sitio Zé Manuel a 30km da sede Catarina-CE, sendo que o fato ocorreu ontem as 22:00h e que a vitima só veio a prestar queixa neste dia.

A Policia Militar na VTR 2362 composta pelo - CB PM JUCÁ , - CB PM ANANIAS , - SD PM – VILSON , foram em diligencia ao local citado acima juntamente com a vitima LUIZ ANDRADE LEITE, que informou a policia que foi roubado por 02 (dois) elementos armados de revolver e espingarda, sendo que os mesmos estavam encapuzados, levando da vitima uma moto e a quantia de R$ 20,00 (vinte reais). E que por volta das 06:00 do dia de ontem por ligação anonima para o destacamento de Sabueiro-CE via 190 foi informado o achado de uma moto HONDA FAN 125, ano 2008, cor preto, PLACA HYM - 9736 abandonada com a chave na ignição no Sitio Lajedo a 15KM da sede Saboeiro-CE a VTR – 2422 composta por - CB PM – ELIO , SD PM SAMPAIO, - SD PM – LIMA foram em diligência ao local citado e constatou de ser propriedade da vitima. A policia militar encontra-se diligenciando no sentido de prender os autores.

Agricultor é baleado em Acopiara

Nesta terça-feira, 02/12, por volta de aproximadamente 23:00 horas, no sítio Sabiá, zona rural de Acopiara/CE, o senhor Justino Duarte Teixeira, 72 anos, estava no interior de sua residência, quando ouviu um barulho nas proximidades da casa; ao sair para verificar o que estava acontecendo, foi alvejado com um disparo, proveniente de arma de fogo, provavelmente oriundo de uma espingarda, calibre não informado, que veio a atingir a vítima na região abdominal; a referida foi socorrida por populares e encaminhada para o Hospital daquela cidade, e, posteriormente, transferida para o Hospital Regional da cidade de Iguatu/CE.

Após tomar conhecimento do fato, o que ocorreu por volta das 02:30 horas do dia 03/12/2009, compareceu ao hospital local a VTR 2402, composta pelos policiais SD PM MULATO e o SD PM CLEONILTON, onde vieram a colher as informações possíveis acerca do ocorrido, o que veio a levantar suspeitas que o fato tenha sido uma possível tentativa de roubo, sendo repassada a ocorrência para o policiamento do distrito de Trussu, que está efetuando diligências, no sentido de identificar, localizar e prender o(s) autor(es) do delito.

Cumprimento de mandados de prisão em Orós

No dia de ontem, 02/12, por volta das 17:00 horas, policiais civis e militares realizaram diligências para cumprir mandatos de prisões preventivas oriundos da Comarca de Orós/CE.

Os policiais militares - CB PM ELIVAL, CB PM VALENTE e o CB PM LIRA, em uma operação conjunta com policiais civis de Icó/CE, tendo a frente o delegado Municipal Dr. Paulo Freitas, efetuaram a prisão dos infratores 1º) Josemir Gomes da Silva, 49 anos, brasileiro, casado, agricultor, natural de Orós-Ce.resdente no Sitio Umburanas, distante 24 Km deste Município. 2º) Francisco Barbosa de Oliveira Junior, vulgo (Junior Mala), 35 anos, brasileiro, casado, comerciante, natural de Orós-Ce. residente na Rua José de Matos Leite Nº 300, Orós-Ce. 3º) Francisco Samuel Nascimento Romão, vulgo (Samuel), 22 anos, brasileiro, solteiro, agricultor, natural de Orós-CE, com este foi apreendida uma espingarda Cal. 36, sem Marca, de nº 46809, com um cartucho deflagrado. Todos foram recolhidos a cadeia pública local, onde ficaram a disposição da justiça, que já está ciente do excelente êxito na operação.

VÍDEO: Confira mini-documentário que conta a história da subida do Ceará para a Série A

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |