segunda-feira, 28 de setembro de 2009

TSE envia ofício aos TREs citando entendimento contra posse de vereadores

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, enviou ofício nesta segunda-feira (28) aos presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs), no qual informa o entendimento da Corte sobre a PEC dos Vereadores. Segundo a jurisprudência do TSE, as novas vagas de vereadores criadas por uma emenda promulgada na última quarta (23) só poderiam ser preenchidas a partir da próxima eleição municipal. Apesar de enfatizar a posição do TSE sobre o assunto, Ayres Britto não chegou a recomendar os TREs a não darem posse aos vereadores suplentes, contemplados dentro das mais de 7 mil vagas criadas pela emenda. No ofício, Britto encaminha uma consulta respondida pelo TSE em 2007, na qual a Corte respondeu que a aplicação da emenda está condicionada a sua aprovação antes do processo eleitoral, mas deixa claro que não tem “a pretensão de interferir na esfera da autonomia” dos TREs. “Nessa consulta, de junho de 2007, ficou dito pelo TSE de forma unânime que a emenda constitucional não retroage. O novo número de cadeiras parlamentares fixadas por ela tem de ser submetido a uma convenção partidária, o que se dá entre 10 e 30 de junho do ano da eleição. Vale dizer, nos termos dessa consulta, que a emenda atual chegou tarde para entrar em vigor na corrente legislatura”, disse o presidente do TSE, em entrevista coletiva na última quarta (23). Na mesma entrevista, Ayres Britto, porém, ponderou que a Justiça Eleitoral não teria outra opção senão dar posse aos suplentes. Ele lembrou, no entanto, que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade da emenda aprovada pelo Congresso Nacional.
G1

Conheça os novos nomes da Segurança Pública em Iguatu e Região

Em pé escrivães e sentados os novos delegados, Cláudia Hiwatschi(óculos), Eduarda Queiróz e Marcos Oliveira.
Já estão atuando na Delegacia Regional de Iguatu os novos representantes da segurança pública do município e regional, são novos delegados e escrivães que já estão trabalhando na unidade em defesa do povo. Para assumir o cargo de Delegada Municipal de Iguatu, Eduarda Queiróz O novo Delegado Municipal de Várzea Alegre, Marcos Oliveira e para Acopiara, assume do cargo de Delegada Municipal, Cláudia Hiwatschi. Os delegados de V.Alegre e Acopiara, permanecerão na Delegacia Regional de Iguatu atendendo as ações policiais dos seus municípios, pois as delegacias estão sendo construídas. Dois escrivães permanecerão na Delegacia Regional de Iguatu, Nárcélio e Emerson. Um escrivão para Várzea Alegre, Renato e outro para o município de Acopiara, Paulo Vitorino.

Quatro mortes e vinte prisões no interior do Ceará neste domingo

Neste domingo (27), das 8h40min da manhã até às 18h30min, o Comando de Policiamento do Interior (CPI) registrou quatro homicídios no interior cearense, além de realizar a apreensão de quatro armas de fogo, quatro armas brancas e prender vinte pessoas. Em Limoeiro do Norte, a 194 quilômetros de Fortaleza, a vendedora Maria Luciana da Silva, 35, foi assassinada pelo seu companheiro, servente de pedreiro, Valério dos Santos Silva, 36, natural de Maranguape. O homicídio teria ocorrido após uma discussão entre o casal. Ele deixou a arma usada no local do crime. Trata-se de um revólver calibro 38, inox. A polícia local mobilizou todas as viaturas da área e, por volta das 23 horas, o acusado foi localizado e preso na Av. dos Expedicionários, próximo a Igreja do Seminário. Ele está na delegacia da cidade. Já na entrada da cidade de Pacajus, o corpo do jovem J. V. R. S., 17 anos, foi encontrado com um disparo no tórax, às margens da BR-116, quilômetro 50. Em Juazeiro do Norte, distante 493 quilômetros da capital, outro homicídio foi registrado. Talisson Amaral da Silva, 22, trocava tiros com dois homens conhecidos como Joãozinho e Macarrão, no bairro Santa Teresa, quando uma viatura chegou ao local. Talisson ainda deu um tiro no carro e fugiu em uma moto, mas caiu e foi preso. Ele havia sido atingido com uma bala no tórax e foi socorrido para o Hospital Santo Inácio, onde faleceu. Os outros dois homens fugiram. Um latrocínio (roubo seguido de morte) aconteceu em Uruburetama, a 127 quilômetros de Fortaleza. O crime ocorreu quando dois indivíduos não identificados chegaram para assaltar o comércio da senhora Francisca Rosimeire, no bairro Angelim. Francisco Amaro de Almeida, 48, tentou intervir e levou três tiros. Ele morreu no local e os criminosos ainda conseguiram fugir com R$ 500, em uma moto de cor preta.

Lei Seca flagra 204 condutores alcoolizados no Ceará

As equipes de fiscalização do Detran flagraram 204 condutores alcoolizados na direção de veículos, nas vias públicas, com base na Lei Seca, de quinta-feira (24) a domingo (27), em 16 cidades cearenses, inclusive Fortaleza. Os fiscais de trânsito participaram de 37 operações nos quatro dias, em que 16 pessoas dirigiam sem estarem habilitadas legalmente, enquanto 188 condutores tiveram sua CNH recolhida, para ser resgatada a partir do prazo de 48 horas após o recolhimento do documento. Os municípios percorridos pelo Detran foram os seguintes, com os respectivos números de motoristas multados: Fortaleza (67), Juazeiro do Norte (41), Quixadá (19), Maranguape (17), Caucaia (16), Baturité(8), Sobral (6), Aracati (5), Russas (5), Ipu (4), Itapipoca (4), Maracanaú (4), Cascavel (3), São Gonçalo do Amarante (3) e Solonópole (2).

Agenor Neto, Cid Gomes e Luizianne Lins juntos na posse do novo articulador político de Lula

A posse do novo ministro da Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta segunda-feira, em Brasília, promete ser ato dos mais concorridos. Políticos cearenses, por exemplo, seguiram, nesta madrugada, para o ato. Na lista dos convidados daqui, o governador Cid Gomes (PSB), a prefeita Luizianne Lins(PT) e o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith. Outros prefeitos como o de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), também conferirão a solenidade, bem como parlamentares federais como Eunicio Oliveira (PMDB) e o coordenador da bancada federal do Estado, José Nobre Guimarães (PT). Alexandre Padilha assume no lugar de José Múcio, que foi indicado para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Eliomar de Lima

Parabéns Célia Freitas e Delegado Agenor Freitas de Queiróz

Um final de semana movimentado em Iguatu onde dois grandes amigos completaram mais um ano de vida, na sexta-feira, a Secretária Célia Freitas, “ a mulher de ferro” de Iguatu comemorou com amigos no CRI e no sábado o Delegado Agenor Freitas de Queiroz, “o imperador da segurança” comemorou com amigos no Sítio Araras mais um aniversário.
Desejamos as duas personalidades os parabéns e felicidades.
Equipe Iguatu.Net

Homem é preso portando arma de fogo no Bairro Brasília

No dia de ontem,27/09, por volta das 13:00 horas, na Rua Vereador Luis Barreto, no bairro Brasília, nesta cidade de Iguatu/CE,foi preso por policiais militares, pertencentes a este Batalhão Provisório, a pessoa de REINALDO ALVES DE LIMA, solteiro, servente,Jucás/CE, 30 anos, o qual foi flagrado pela PM portando uma arma de fogo, calibre 32, marca smith & wesson. nº715640, capacidade para seis(06) tiros, com cinco(05) cartuchos intactos.
A prisão do referido elemento ocorreu quando a VTR RD 1239 (Ronda do Quarteirão), que era composta pelos policais SD PM JOSIMAR e o SD PM FLÁVIO HOLANDA, estava realizando rondas na referida localidade, quando veio a abordar o citado infrator, o qual estava em uma bicicleta e com uma bolsa, sendo encontrado em poder do mesmo a referida arma de fogo. O citado elemento foi preso e conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu/CE. Informo ainda que as informações sobre o referido foram colhidas pelo próprio sem a comprovação documental, e que segundo consulta ao sistema de informações policiais, de acordo com os dados colhidos, consta em desfavor do mesmo um Mandado de Prisão em aberto, oriundo da Comarca de Tauá/CE, por infração do Art. 155 doCPB(furto), e que o mesmo responde por vários crimes, dentre elesroubos e furtos.

Populares apreendem assaltante na Vila Cajazeiras e entregam a PM

No dia de ontem,27/09, por volta das 19:00 horas, uma ligação para o Quartel de Iguatu/CE, dava conta de um infrator que estava detido por populares por conta da prática de um furto na Vila Cajazeiras, distante 04 Km de Iguatu/CE.
Em seguida, a VTR RD 1241 (Ronda doQuarteirão), que era composta pelos policais SD PM ELENÍLSON, SD PMCLEYVAN e o SD PM ISRAEL, compareceram no local da ocorrência e identificaram a vítima como JOSÉ WILSON , 39 o mesmo informou que por volta das 19:00 horas, o mesmo entrou em sua residência para jantar e deixou a bicicleta monark na frente desta e ao sair flagrou um infrator conduzindo a mesma, contudo, entrou em perseguição e conseguiu pegá-lo nas proximidades, este, foi identificado como CÍCERO EUDO BATISTA DE LIMA, 25 anos, solteiro, chapeado, natural deIguatu/CE, em seguida os policiais realizaram a condução da vítima edo infrator para a DRPC de Iguatu/CE, onde a autoridade competenterealizará a autuação.

Animal causa acidente de trânsito no Cedro

No dia de ontem, 27/09, por volta das 04:50 horas, policiais militares do Destacamento PM de Cedro/CE receberam a infomação que, na CE 153, aproximadamente a 03 Km da sede de Cedro/CE,havia uma pessoa caída ao solo, vítima de um acidente de trânsito.
Logo após tomar conhecimento da ocorrência,de imediato deslocou-se para o local a VTR 2302, composta pelos policiais militares SD PM Uitenberg e o SD PM Costa, onde veio a identificar a vítima como sendo a pessoa de CICERO PEREIRA DA COSTA, residente no sítio Cachoeirinha, Cedro/CE; segundo levantamento preliminar, a vítima estava transitando na referida localidade, em uma motocicleta, marca Honda, modelo CG 150 ES, cor azul, placa HXS 9403 – Cedro-CE, quando veio a atropelar um animal(vaca), vindo a cair e sofrer um corte no braço direito e outro profundo na cabeça, e escoriações generalizadas, sendo que, a própria PM providenciou o socorro à vítima, a qual foi conduzida para o hospital local, e, devido a gravidade dos ferimentos,a mesma foi transferida para o Hospital Regional de Iguatu/CE.

Acidente de trânsito em Piquet Carneiro

No dia 27/09/2009, por volta das 17h00min, a Polícia Militar de Piquet Carneiro/CE, foi informada sobre um acidente de trâsnsito (queda de moto), ocorrido no sítio Bonfim, distante 14 Km dePiquet Carneiro/CE.
A Polícia Militar, através da VTR-2402,composta pelos policiais ST PM AURIFRAN e o CB PM L. PINHEIRO e o SDPM PENHA, compareceu no local supra mencionado e identificou a vítima como EDUARDO ALMEIDA DE LIMA, residente no Alto do Retiro, Ibicuã, neste município.
Populares informaram que a vítima pilotava a motocicleta marca Honda,modelo CG 150, cor preta, ano 2007, de placa HYN-9229/SP, e veio aperder o controle da referida motocicleta, caindo ao soloviolentamente, logo foi socorrido para o Hospital local, em seguida transferido para IJF em Fortaleza/CE, com traumatismo craniano.Segundo o médico que fez o primeiro atendimento o seu estado de saúde é grave.

Tentativa de homicídio em Icó

Comunico-vos que por volta das 23h30min. a Polícia militar foi avisada pela própria vítima, por meio do telefone deemergência "190", que uma pessoa de nome "Didi da Verdura" tinha efetuados uns disparos de arma de fogo em sua direção na Avenida supracitada.
Diante dessa informação a VTR 2162,composta pelos policiais CB PM MENEZES e o CB PM OSCAR, se deslocou até a referida Avenida onde encontrou a vítima e esta passou a relatar que um elemento conhecido por "Didi da Verdura", ao passar em uma moto Broz Amarela na Avenida acima transcrita, local onde a vitima se encontrava, efetuou cinco disparos de revolver em sua direção, sendo que nenhum dos disparos veio atingir a mesma,informando ainda que o acusado havia discutido com ela, minutos antes e após o delito o acusado fugiu tomando rumo ignorado. A polícia contunia diligenciando no sentido de identificar e prender o acusado.

Casal é preso por desacato a autoridade em Quixeramobim

Comunico que por volta das 16:00h, a PM foi solicitada a comparecer no Balneário Flores, pois naquele local haviam pessoas promovendo desordem, que a RP 1232, comandada pelos Sds 16186 JUCILIANO e Sd 16624 R. MARTINS, ao chegar no referido local abordou um dos acusados de NOME :JOAÕ PAULO DA SILVA SANTOS, que ao ver os pms se aproximando passou a agredir com palavrões como também sua companheira de NOME: IARA DE SOUSA , FILIAÇÃO; Que os pms deram voz de prisão contra o casal que reagiu com empurrões e se jogando no chão para não serem presos, Que o casal foi preso e conduzido a delegacia de policia civil entregue ao Inspetor CARLOS para que fosse feito os procedimentos por DESACATO e RESISTENCIA.

Atropelamento em Ibaretama

Por volta das 14:40, do dia 27/09/2009,o Sr. de iniciais R.N.L ,quando tentava atravessar a CE – 359 (em frente ao posto serra azul,zona urbana ),foi atropelado por um veículo GOLF,de cor azul,placas HYB 8929,dirigido por um homem conhecido apenas por Angelino.
A PPMM do destacamento local (CB MACIEL – CB FERREIRA – SD ALBENAGO – SD CLEÍLTON ),na VTR 1362,foram ao local da ocorrência e socorreram a vítima ( com escoriações pelo corpo e dores no ombro direito ), ao Hospital Municipal de Ibaretama, onde foi medicado e apreenderam o referido veículo pois o condutor havia evadido-se ,deixando o mesmo abandonado próximo ao local da ocorrência.

Prisão por tráfico de drogas em Quixadá

Por volta das 15:35,do dia 27/09/2009,através de denúncia anônima,via fone 190,a PM foi informada que um homem encontrava-se na entrada da rua da pedra armado a faca e vendendo maconha.
Acionada a VTR 1412 (CB EVILÁSIO – CB DEUSEMAR – SD R. SILVA ),que abordou o sr. Francisco Gerlano Brito da Sousa(ex-presidiário- art. 121 do CPB ) ,29 anos, portando uma faca ,com a quantia de R$25,15 (vinte e cinco reais e quinze centavos) e 41 trouxinhas de maconha.Foi dado voz de prisão e o conduziram a DRPC,onde foi apresentado ao INSPETOR GOMES PINTO,onde o mesmo foi autuado no ART. 36 da LEI DOS ENTORPERCENTES.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |