domingo, 1 de março de 2009

ÁUDIO: entrevista completa do prefeito Agenor Neto

Para quem não conseguiu acompanhar a entrevista do prefeito Agenor Neto na Rádio Liberdade neste sábado, 28 de fevereiro, o Iguatu.Net oferece com exclusividade esta oportunidade. Nesta entrevista destaque para vários assuntos que foram explanados pelo chefe do executivo iguatuense: merenda escolar, reforma dos hospitais, cartão saúde, casas populares, aterro sanitário e muito mais. Então para quem quiser ouvir a entrevista completa basta clicar na imagem logo acima.

Fundação Raimundo Fagner, em Orós, completará uma década

Orós. Há nove anos, uma semente no meio do sertão começava a germinar. Era a semente da música, da arte, de uma nova proposta de educação continuada que daria vida nova aos jovens do município de Orós, distante 354 quilômetros de Fortaleza. Lá, na Fundação Raimundo Fagner, as crianças e os jovens aprendem a cantar, atuar e, principalmente, são motivados a desenvolver suas habilidades musicais. Tanto pela manhã quanto à tarde, os jovens atendidos pela Fundação participam de um programa educacional diferenciado das escolas convencionais. É um local onde os jovens são integrados diretamente com a música e os seus respectivos dons são avaliados desde o primeiro dia em que ingressam na entidade.
Por mais que seja uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), a Fundação Raimundo Fagner não possui fins lucrativos e só atende a crianças que são admitidas por um teste de seleção. Dessa forma, todas as crianças e jovens atendidos pela fundação assumem a responsabilidade e o compromisso de cumprir as regras e de respeitar os demais colegas.
De acordo com o coordenador da Fundação Raimundo Fagner em Orós, César Holanda, o teste de admissão dos novos alunos é realizado para conhecer quais as habilidades que cada um terá de desenvolver nos dez anos de permanêcia na instituição. Assim, as crianças podem ingressar a partir dos 7 anos e sair somente aos 17 e estarão aptas para dar continuidade à carreira de músicos, caso desejem. Todo esse tempo, para os alunos, resume-se em uma nova vida.
Para César Holanda, o foco do trabalho é a arte inserida na música. Desta forma, a didática usada pela fundação e pelos educadores mudam a cada semestre. Para este período, por exemplo, os alunos aprendem o estilo musical Barroco — correlacionada com a época cultural homônima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera, por Cláudio Monteverdi no século XVII, até à morte de Johann Sebastian Bach, em 1750 — e desenvolvem as atividades a partir deste estilo.
“Como cada música tem sua época, fazemos o mesmo com os alunos. Esse ano, os estudos estão voltados para o Barroco. Eles já estudaram a música renascentista no ano passado, que rendeu o espetáculo Romeu e Julieta, apresentada em diversas cidades da região”, salienta o coordenador.
Seleção
A Fundação Raimundo Fagner especifica alguns critérios para que as crianças participem dos projetos. Além da prova de admissão, são analisadas as condições salariais da família do novo aluno. “É preciso saber se os alunos pertencem às famílias de baixa renda e o rendimento deles na escola também é avaliado”, diz. O resultado da preocupação com os alunos que ingressam na instituição é motivada pela qualidade do profissional que está apto a deixar a instituição. “Já saíram alunos daqui que hoje são professores de teatro”.
Para a diretora administrativa da fundação, Maninha Moraes, a instituição tem um papel muito importante para a comunidade, uma vez que a cidade de Orós ainda carece de trabalhos sociais na área da cultura. “A instituição foi fundada para dar uma nova oportunidade aos jovens”. Prestes a completar dez anos de funcionamento, a fundação já se preocupa com os jovens que irão sair da instituição no próximo ano. “A fundação se preocupa em aproveitar os alunos para a monitoria”, salienta.
Para ela, não se faz um trabalho desses sem contar com a ajuda das instituições parceiras. Tanto no município de Orós quanto em Fortaleza, a Fundação Raimundo Fagner desenvolve os mesmos projetos de qualificação educacional. Nos noves anos de atuação, a instituição garantiu três importantes prêmios concedidos pelos trabalhos realizados: Prêmio Itaú-Unicef, Criança Esperança e Cultura Viva, do Ministério da Cultura.
Mais informações:Fundação Raimundo Fagner
Travessa da Matriz, S/N - Orós(88) 9957.5080
Sítio Canteirão - Fortaleza(85) 3274.3726
Fonte:DN/ MAURÍCIO VIEIRA

Menor é atropelado na Avenida Perimetral

No dia de ontem, 28/02/09, por volta das 19:30 horas, a Polícia Militar compareceu a Av Marechal Castelo Branco, ( Perimetral), onde foi vítima de atropelamento o menor T. M. S, 10 anos, nada sofreu, o mesmo foi colhido por ANTONIO NILSON HIPOLITO, mototáxista, que pilotava uma moto XTZ 125 Yamaha de cor preta placa HXN 5162, o mesmo fraturou joelho e mão direita. Socorrido ao hospital regional de Iguatu-CE, onde encontra-se em observação, sem risco de morte. A Polícia Militar, através da VTR RP 2292 comandada pelo CB COELHO , compareceu ao local e adotou as medidas cabíveis, providenciando socorro para as vítimas.

Casa é furtada na Rua 15 de Novembro

No dia de ontem, 28/02/2009, por volta das 08:30 horas, a Polícia Militar compareceu à rua 15 de Novembro, nº 270, centro desta cidade de Iguatu/CE, na residência de propriedade do Sr. LAURO JOSÉ DAS NEVES, casado, aposentado, 56 anos, natural de Iguatu/CE, por ocasião de um arrombamento seguido de furto, onde, segundo testemunhas, um indivíduo, moreno, magro, trajando camisa azul e boné amarelo, adentrou pelo telhado da referida residência e subtraiu duas(02) rodas completas(aro e pneu) de uma motocicleta Suzuki, cor preta, ano 2008, de placa HYN 4028, de propriedade da pessoa de CREOMIR ISAC DA SILVA. Logo após praticar o delito, o infrator evadiu-se em uma carroça, tomando rumo desconhecido. A Polícia Militar através da VTR-2222, sob o comando do SD PM Kéllis, realizou diligências no intuito de identificar, localizar, prender o suspeito e recuperar o bem furtado. Adianto-vos que por volta das 14:00 horas os objetos subtraídos foram localizados por seu proprietário em uma oficina da cidade de Iguatu. A Polícia Militar compareceu contactou com a vítima e esta se negou a informar quem fora o receptador, recusando-se a comparecer à delegacia distrital para registro do fato.

Homem sofre lesão a faca em churrascaria de Iguatu

Na madrugada de hoje, 01/03/09, por volta das 03:00 horas, deu entrada no hospital regional de Iguatu-CE com lesão corporal a faca a pessoa de EDIVAL LACERDA FERREIRA, 20 anos, solteiro, servente de pedreiro, natural de Iguatu-CE, o mesmo sofreu 02 perfurações nas costas, sendo medicado e encontra-se em observação, estado de saúde estável, segundo informações prestadas pelo mesmo, o fato ocorreu na churrascaria Brisa do lago e que não soube informar o autor do delito. A Polícia Militar atavés da VTR RP 22O2, comandada pelo Cb EDIVAN , compareceu ao local, colheu informações e em seguida se deslocou até a referida churrascaria, na intenção de localizar o autor do delito.

Prisão por porte ilegal de arma em Cariús

No dia de ontem, 28/02/09, por volta das 12:00 horas, a Polícia Militar compareceu ao distrito de Bela Vista, distante 27 km da sede de Cariús-CE, para uma visita de rotina e ao chegar no local, efetuou abordagens nos frequentadores do "Bar do Josa" e foi encontrado em poder do Sr. Francisco Evandro Bezerra, 27 anos, solteiro, ajudante de comércio, natural de Farias Brito-CE, filho de José Batista de Sousa e Iraci Bezerra da Silva, residente a rua do Cedro, Vila Cariutava, Farias Brito-CE, um revolver Cal. 38, marca ROSSI, cano curto, oxidado, sem numeração, capacidade para 05 tiros e com 05 cartuchos intáctos. A Polícia Militar, através da VTR-2372, comandada pelo CB PM MESQUITA, efetuou a prisão do infrator e o conduziu a Unidade Policial, posteriormente à DP de Iguatu, para os procedimentos cabíveis.

Prisão por porte ilegal de arma em Icó

No dia de ontem, 28/02/09, por volta das 15:00 horas, a Polícia Militar através da equipe da CPRV, ao realizar blitz/barreira na localidade de sítio Cascudo, CE 282, distante 23 km da sede de Icó-CE, e ao fazer uma abordagem a um motociclista, prendeu a pessoa de FLÁVIO PEREIRA DE OLIVEIRA, 26 anos, solteiro, agricultor, natural de Icó-CE, por este, está portando um Revólver Cal. 38, marca Taurus, cano curto, nº FL 87165, capacidade para 06 cartuchos, com 05 cartuchos intáctos.

Mulher é furtada no Banco do Brasil de Catarina

No dia de ontem, 28/02/09, por volta das 12:00 horas, a Polícia Militar compareceu ao centro de Catarina-CE, precisamente na Agência do Banco do Brasil, por ocasião em que foi vítima de furto a pessoa de nome ANTONIA OLIVEIRA DE MACÊDO BARBOSA, 55 anos, casada, aposentada, natural de Catarina-CE, a qual se encontrava na agência citada acima, quando a mesma pediu ajuda para sacar uma quantidade de dinheiro a um desconhecido, o qual ao efetuar o saque, saiu correndo, levando consigo a quantia de R$ 450,00 pertencente à vítima. A Polícia Militar, através da VTR-2362, comandada pelo CB PM BEZERRA, compareceu ao local, colheu as informações e saiu em diligências no sentido de localizar e prender o autor do delito.

Jovem é preso por porte ilegal de arma em Jucás

No dia de ontem, 28/02/09, por volta das 23:10 horas, a Polícia Militar ao fazer blitz saturação na cidade e ao chegar na rua da Pista, Alto Tó, deparou-se com ELIUDE TAVARES DUARTE, 19 anos, casado, sem profissão, natural de Iguatu-CE e ao dar buscas de armas foi encontrado com o mesmo uma pistola Bereta marca WALTHERS DATENT, calibre 6.35 nº 377247, com um carregador contendo 03 cartuchos intáctos, o mesmo pilotava uma moto Fan de cor preta ano 2008, placa HVM 6736, de propriedade de seu pai.

Eletrecista é esfaqueado em Acopiara

No dia de ontem, 28/03/09, por volta das 01h:00 hora, a Polícia Militar compareceu a rua Pedro Alves, centro de Acopiara-CE, onde foi vítima de lesão corporal a faca, a pessoa de FRANCISCO AÉCIO BEZERRA, 45 anos, casado, eletricista, natural de Acopiara-CE, o mesmo sofreu 04 perfurações nos braços, 01 na cabeça, o qual foi socorrido ao hospital local, onde foi medicado e liberado.
A composição policial militar, através da VTR RP 2252, comandada pelo Sgt BARBOSA, compareceu ao local e colheu as informações preliminares e em seguida sa em diligência, onde, identificou o infrator como sendo a pessoa de SALES ALVES DE ALMEIDA, 48 anos, casado, mecânico, natural de Acopiara-CE. O fato foi comunicado à delegacia competente.

Bicicleta de PM é furtada no Bairro Veneza

No dia, 27/02/2009, por volta das 19h30min, a Polícia Militar compareceu a rua José Pastor, próximo ao nº 26, no bairro Veneza em Iguatu/CE, por ocaisão de um furto de bicicleta que teve como vítima a pessoa de Carlos ANDRÉ da Silva, casado, 32 anos, policial militar, natural de Iguatu/CE, o mesmo informou que deixou a bicicleta Monark de cor vermelha ano 2003 na calçada, e em poucos minutos, ao retornar, a mesma já não se encontrava.

Homem é preso tentando jogar para dentro da cadeia maconha

No dia, 27/02/09, por volta das 18:30 horas, a Polícia Militar percebeu movimentos estranhos na entrada dos presos do regime semi-aberto da Cadeia Pública de Saboeiro/CE, que é localizada na rua José Rodrigues de Melo, nº 122, no centro, e ao efetuar rondas nas imediações da cadeia, conseguiu efetuar a prisão do infator INALDO ROSA DE CARVALHO JUNIOR, 21 anos, solteiro, sem profissão definida, natural de Angra dos Reis/RJ, com R$ 9,00 (nove reais), 11 papelotes de maconha e 03 litros de cachaça, tentando jogar para dentro da cadeia, precisamente onde ficam os presos do regime semi-aberto.

Caminhão de empresa é roubado em Orós

No dia 27/02/09, por volta das 11:00 horas, a Polícia Militar compareceu ao Distrito de Santarém, distante 10 Km de Orós/CE, por ocasião de roubo, que teve como vítima a pessoa de ANTÔNIO PEREIRA DOS SANTOS, 44 anos, amasiado, motorista, natural de Crato/CE, o mesmo informou que na saída do distrito, dois indivíduos, ambos de estatura mediana, morenos, um armado com revólver e outro com uma escopeta, abordaram o mesmo que conduzia um caminhão da empresa UNIÃO COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA, este tendo que parar e entregar dois celulares e a quantia de R$ 1050,00 (um mil e cinquenta reais), em seguida os infratores retornaram ao matagal tomando rumo ignorado.

Bateu na esposa e foi preso em Orós

Neste dia, 27/02/2009, por volta das 09:30 horas, a Polícia Militar compareceu a rua Vila Nova, nº 37, no bairro Centro em Orós/CE, e efetuou a prisão do infrator FRANCISCO ROSEO SILVA FILHO, casado, agricultor, 37 anos, natural de Orós/CE, por ter agredido a sua esposa DAMIANA TAVARES BANDEIRA, 34 anos, agricultora, natural de São José de Piranhas/PB, a mesma informou que o infrator chegou em casa embriagado e a espancou. A Polícia Militar através da VTR RP-2332, comandada pelo SGT Silvestre, conduziram o infrator para a DRPC de Icó/CE, onde foram realizados os procedimentos legais.

Avó denuncia neto para a PM em Lavras da Mangabeira

No dia 27/02/09, por volta das 16:30 horas, a Polícia Militar efetuou a prisão do infrator ROBSON GOIANA VENCESLAU, 20 anos, sem profissão definida, solteiro, natural de Fortaleza/CE, em um matagal nas proximidades do bairro Caixa D'água em Lavras da Mangabeira/CE, por ter furtado de sua avó MARIA GONÇALVES VENCESLAU, 81 anos, viúva, aposentada, natural de Cedro/CE, uma rede. A vítima relatou que resolveu denunciar do infrator por está cansada, pois já perdeu a contra de quantas vezes foi furtada por este seu neto, pois ele sempre furta para vender e comprar bebida.

Prisão por furto no Cedro

No dia 27/02/09, por volta das 14:30 horas, a Polícia Militar efetuou a prisão dos infratores JOSÉ VALDIR BATISTA DE SOUZA, 40 anos, agricultor, amasiado, natural de Cedro/CE e CÍCERO RODRIGUES DA SILVA NETO, 36 anos, casado, agricultor, natural de Lavras da Mangabeira/CE, pois os mesmos confessaram a prática do furto de dois aparelhos de TV da vítima JOSÉ LEONARDO DA COSTA NETO, 63 anos, divorciado, agricultor, natural de Cedro/CE. Vale salientar que o furto ocorreu na noite de ontem (26/02) e que a vítima registrou queixa hoje, onde os policiais se mobilizaram em direção ao sítio Cerca, distante aproximadamente 15 Km de Cedro/CE, local onde moram vítima e acusados, obtendo êxito, pois além da prisão dos infratores, recuperou os televisores que estavam escondidos dentre um matagal naquela localidade.

Colisão de motos em Icó

No dia, 27/02/09, por volta das 20:30 horas, a Polícia Militar compareceu a CE 282, Km 51, em Icó/CE, por ocasião de um acidente de trânsito (abalroamento) que teve como vítimas as pessoas de VENÂNCIO MARQUES DE CASTRO, 20 anos, solteiro, agricultor, natural de Icó/CE, o qual sofreu fratura na clavícula direita e traumatismo craniano, sendo conduzido para um hospital em Fortaleza/CE, este conduzia o veículo moto Honda CG Titan de cor azul, ano 86, placa HWX-9660 com destino Iguatu/Icó, quando o veículo moto Honda CG Titan de cor preta ano 2007 e placa HXY-0084, que vinha conduzida por ANA CLÁUDIA PEREIRA DA SILVA, 29 anos, solteira, professora, natural de Icó/CE que tinha como garupeira LUIZA DA SILVA GREGÓRIO, 18 anos, solteira, estudante, natural de Icó/CE, bateu em sua traseira. Vale ressaltar que condutora e garupeira sofreram escoriações pelo corpo e traumatismo craniano, sendo transferidas também, para um hospital em Fortaleza/CE

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |