sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ednaldo Lavor lança o "É Sim" pela emancipação de Alencar


Ednaldo Lavor lança campanha pelo "é sim" ao Distrito de Alencar

Esta foi uma semana importante para as pretensões de vários alencarinos em ver seu Distrito se transformar em cidade, um sonho de décadas que está muito próximo de se concretizar.


Na quarta-feira,2, o projeto de lei complementar que dispõe sobre os Estudos de Viabilidade Municipal, para a Criação, Incorporação, Fusão e Desmembramento de Municípios no Estado, foi aprovado na Assembléia Legislativa do Ceará. Com o projeto, de autoria do presidente da Casa, Domingos Filho (PMDB), o Estado pode passar a ter de 14 a 20 novos municípios. Assim, o número de cidades do Estado subiria de 184 para até 204. Com a aprovação do projeto pela Assembléia, poderão solicitar o desmembramento distritos que tiverem, no mínimo, oito mil habitantes.

E neste caso o Distrito de Alencar está inserido na lista de possíveis novos municípios do Ceará, percebendo a importância do momento uma das grandes lideranças alencarinas, o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, lançou em cadeia de rádio com várias emissoras de Iguatu e região o movimento “ É Sim” , “ iremos passar por um plebiscito em 2010 e nas urnas eletrônicas de votação aparecerá uma pergunta ao eleitor de Iguatu sobre a emancipação do Alencar e a resposta será um sim ou não, então lanço desde já a campanha do “É sim”, esta é uma forma de iniciar uma conscientização do nosso povo pela aprovação da emancipação do Alencar” disse Ednaldo Lavor.

O radialista Tércio Júnior perguntou ao líder Alencarino sobre boatos onde afirmam que terras foram retiradas de Alencar em leis que foram aprovadas na Câmara Municipal de Iguatu, “ isto são inverdades que colocam para as pessoas querendo apenas atrapalhar todo o processo, jamais isto aconteceu, na gestão de um ex-presidente da CMI, foi colocado em pauta projetos que colocavam Santa Rosa, Serrote e região como pertencentes ao Alencar, mas que nunca foram votadas e historicamente nunca pertenceram a nossa região, e os próprios moradores daquela região não querem a adesão ao nosso Distrito, e nesse ano de 2009 através de um pedido de Ronald Bezerra foi realizado um mapeamento do Alencar com o auxílio de um representante do IBGE, então pessoas que não possuem nenhuma qualificação para levar o bem ao nosso povo estão jogando estes boatos nas ruas, tentando atrapalhar o nosso pensamento de união, não podemos perder mais tempo com estas baixarias é o momento do povo alencarino e nada irá atrapalhar o crescimento e o bem estar do meu povo” destacou Ednaldo Lavor.

Durante a sua participação ao vivo nas emissoras de rádio, o mesmo recebeu várias ligações em apoio a este movimento, “ é chegado o momento de um dos nossos filhos tomarem as rédeas do seu destino e este é o caso de Alencar que já possui todas as características e estrutura para se tornar município e apoiamos este movimento do “ É sim” que foi lançado pelo Ednaldo Lavor” disse o vereador Jarim.

O prefeito Agenor Neto também participou por telefone direto do Rio de Janeiro, “ o Ednaldo Lavor é um jovem futurista, possui uma grande responsabilidade pela frente em levar o Alencar para município e lançando este movimento pelo bem do seu povo, eu digo que “ É sim” e faremos de tudo para que a população aprove esta emancipação do Alencar que nestes próximos anos teremos muito mais o que fazer “ afirmou.

O professor José Roberto, diretor do Jornal A Praça, parabenizou a iniciativa do vereador Alencarino e o questionou sobre como será a atuação do movimento “É Sim”, “ vamos buscar a união de todos, este não é um movimento político e sim um movimento do povo alencarino, queremos a união pela emancipação e a busca pela conscientização de todos OS iguatuenses pela aprovação no plebiscito” falou Ednaldo Lavor.

Várias reuniões em entidades, bairros e sítios estão sendo agendadas onde será explicada a necessidade de uma aprovação da emancipação do Distrito de Alencar.
Deputado Domingos Filho aprova movimento

Falamos com o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Domingos Filho que aprovou a iniciativa do vereador Ednaldo Lavor e disse que é um exemplo a ser seguido por todos os Distritos, “ nós estamos fazendo a nossa parte, em dar a oportunidade para que Distritos que possuem a possibilidade de se desenvolver e chegar a município, mas a população também deve participar e realizar movimentos como este onde a conscientização será de fundamental importância para a aprovação no plebiscito que irá acontecer nas eleições 2010, parabenizo Ednaldo Lavor que dá um exemplo para todos com esta atitude de amor e responsabilidade pela sua terra” afirmou Domingos Filho.

Dunga avalia grupo do Brasil na Copa do Mundo como equilibrado

Após a definição das chaves da Copa do Mundo de 2010, o técnico Dunga avaliou nesta sexta-feira (4) que o grupo do Brasil está equilibrado. A seleção estreia contra a Coreia do Norte e, na sequencia, enfrenta Costa do Marfim e Portugal.

"É um grupo equilibrado. Tem a Coreia do Norte, que está em formação, e as outras duas seleções são fortes", avaliou o treinador brasileiro. A dificuldade, no entanto, é considerada um aspecto positivo. "Um grupo equilibrado pode ser algo bom, pois exige atenção. Deve evitar euforia antes de começar a competição", afirmou.
Dunga também analisou os três adversários e disse que não espera facilidade sequer contra a Coreia do Norte. "Isso é teórico (a Coreia ser o oponente mais fraco). Depois de muito tempo, a Coreia do Norte conseguiu a classificação, o que já demonstra sua força", avaliou.

Dificuldades
Sobre Costa do Marfim e Portugal, o treinador antecipou que a seleção brasileira encontrará grandes dificuldades. "A Costa do Marfim a gente já acompanhou de perto. Tem o Drogba, um dos melhores atacantes do mundo. Teremos algumas dificuldades", opinou Dunga. "A rivalidade contra Portugal é muito grande, será um jogo emocionante".

O aspecto positivo do sorteio, para Dunga, foi cair no Grupo G, onde a seleção brasileira poderá atuar duas vezes em Johannesburgo. "A chave é melhor em termos de logística. Atuamos duas vezes na mesma cidade, tem um tempinho maior para se preparar", finalizou.

Verdes Mares

ÁUDIO: homem é encontrado morto em Iguatu

Na manhã desta sexta-feira,04, aconteceu em Iguatu um homicídio à bala onde a vítima foi identificada como José Washington Sampaio, o mesmo atuava como moto taxista mas pelas informações da Polícia Civil ele estava envolvido com o tráfico de drogas na região, “ nós já sabíamos que ele trafica pelo Bairro Santo Antônio e depois foi para o grupo da Vila Moura com certeza contrariando o grupo e teve como conseqüência a sua morte” disse o Delegado Agenor Freitas de Queiroz.


A vítima foi alvejada com cinco tiros e seu corpo foi encontrado no Sítio Mirador, familiares foram ao IML de Iguatu e o identificaram. Escutem logo abaixo a entrevista com o Delegado Agenor Freitas de Queiroz.


Mulher é assaltada no Cocobó/Iguatu

Nesta quinta-feira, 03/12, por volta das 20:00 horas, a Polícia Militar tomou conhecimento de um roubo a pessoa na rua Gov. Plácido Castelo, bairro Cocobó, Iguatu-CE.

Após tomar conhecimento do fato delocou-se ao local a VTR RD 1241 composta pelos policiais SD PM - CLEYVAN SD PM – FLÁVIO HOLANDA SD PM – MORAIS e se certificaram do fato que teve como vítima a pessoa de SAMARA MORAIS ARAÚJO,a mesma informou que trafegava pela rua acima citada, quando foi abordada por 02 infratores, sendo que um deles estava armado de revólver. Os mesmos andavam em uma moto Twister de cor prata, placa não anotada, ambos de capacetes de cor preto, roubando-lhe a carteira contendo documentos e cartões de crédito. O policiamento logo após colher informações saiu em diligência no intuito de localizar, identificar e prender os infratores.

Foi andar com um papagaio e se deu mal em Iguatu

No dia de ontem,03/12, por volta das 10:00 horas, policiais militares de Mombaça-CE, quando deslocavam-se deste destacamento para Iguatu, abordaram um rapaz suspeito, o qual encontrava-se com um animal silvestre (um papagaio novo) na CE 060, próximo ao posto da CPRV de Iguatu.

Logo, os policiais Cap FERREIRA, CB PM ERIVAN e CB PM ALBERTO, efetuaram a abordagem e apreenderam a ave acima citada, a qual estava sob o poder de Jairo Marcos Bezerra, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Iguatu-CE, onde será feito o T.C.O. O rapaz foi liberado e comprometeu-se, sob as penas da Lei, a comparecer junto à secretaria do juizado especial criminal de Iguatu.

Casa Lotérica é assaltada em Milhã

A quinta-feira, 03/12, foi bastante conturbada em toda região, no dia de ontem uma casa lotérica na cidade de Milhã foi assaltada, dois elementos chegaram numa moto e armados entraram no estabelecimento comercial e levaram um valor que ainda não foi divulgado. A Polícia Militar continua fazendo diligências no intuito de prender os meliantes. 

Bandidos fortemente armados tentam assaltar banco em Pedra Branca

Nesta quinta-feira,03/12, por volta das 17h00, a VTR foi acionada a atender uma ocorrência próximo ao banco do Bradesco desta urbe, mas não sabiam do que se tratava, chegando uma esquina antes do banco, uma pessoa ficou chamando a Polícia, provavelmente um dos assaltantes, e quando os PPMM se aproximaram, foram surpreendidos com rajadas de tiros em direção aos PPMM, que de imediato, o motorista deu ré na VTR, para não serem mortos os PPMM, haja vista ainda ter atingido dois disparos na VTR, então os PPMM se dirigiram ao destacamento para pegar mais armamento, tendo em vista só ter 02(dois) PPMM na VTR e 01(um) PPMM na permanência, e lá no banco eram 06(seis) assaltantes fortemente armados com fuzis, pistolas e revólveres, informações davam conta de que eles chegaram num carro Fiat Idea de placa EAO 3613 de cor cinza, 04 portas, descrição de Peruíbe-SP, talvez já sabendo da deficiência de efetivo, 03 deles ficaram no lado de fora do banco e 03 deles adentraram e efetuaram o assalto, rendendo os vigilantes, e logo se dirigiram ao gerente, e quando os assaltantes do lado de fora do banco atiraram contra os PPMM que vinham atender a citada ocorrência, os que estavam dentro do banco se avexaram, e não conseguiram levar nada, apenas alguns pertences do gerente e de alguns clientes do banco, e logo empreenderam fuga, tomando de assalto um carro Corolla de cor preto, de placa HYP 0561, descrição de Pedra Branca, também levaram de reféns os vigilantes do banco e o rapaz que estava no carro Corolla, e só não levaram o gerente por que não cabia mais ninguém nos carros, o carro Corolla foi abandonado próximo ao Distrito de Santa Cruz do Banabuiú(conhecido como “cruzeta”), juntamente com os reféns, e no carro Fiat Idea, os assaltantes pegaram uma estrada carroçável que dá acesso a BR 020, sentido Boa Viagem, e nas proximidade do Sítio Bananeira, abandonaram o carro deles e tomaram de assalto outro, provavelmente um Gol vermelho, este abandonado próximo a cidade de Madalena, e de lá poucas informações são dadas, mas as diligências ainda se desenrolam até o presente momento.



Obs.: Foi encontrado no carro Fiat Idea uma pistola PT GLOCK 25 .380 AUTO, nº CMA894, com 14 cartuchos intactos, e em frente ao banco foi encontrado 02(dois) cartuchos de fuzil cal. 7,62 e 5,56, ambos deflagrados. Os veículos abandonados foram conduzidos ao pátio interno do Destacamento de Pedra Branca.


Os PPMM do destacamento de Pedra Branca, juntamente com vários PPMM de outro cidades(Senador Pompeu, Quixeramobim, Solonópole, Dep. Irapuan Pinheiro, Boa Viagem, Crateús, e etc), também policiais civis da Delegacia Regional de Senador Pompeu, encontram-se em diligências na tentativa de capturar os assaltantes, até o presente momento sem êxito.

Vídeo: Tiro de Guerra de Iguatu realiza formatura dos atiradores 2009


Mais uma turma de atiradores é formada em Iguatu

Quarenta e cinco soldados do Tiro de Guerra de Iguatu concluíram a formação de instrução, em solenidade realizada no dia de ontem,03, nas instalações do TG 10-013.


A solenidade que teve entrega de certificados, medalhas, formatura de cabos, desfile da tropa, execução do Hino Nacional, juramento dos atiradores e foi acompanhada com muita emoção pelos familiares presentes.

“ Este é um momento importante para estes jovens que após um período de preparação irão perceber no dia a dia que a disciplina e a organização são fatores que os ajudarão no mundo atual” afirmou o SGT Gilmar.

Foram dez meses onde os jovens iguatuenses tiveram aulas sobre armamento, higiene, ordem unida, progressão em terrenos e instruções em geral.

O evento marcou a promoção do SGT Gilmar, para primeiro sargento, o mesmo está há três anos no comando da unidade do Exército Brasileiro. O Coronel Vasques que representou o Décimo Comando do Exército falou sobre a promoção do militar “O trabalho do sargento Gilmar na formação dos atiradores e na administração do Tiro de Guerra é digno de elogios. Desejamos boa sorte no prosseguimento de sua carreira”, afirmou o coronel.


Entenda

O Tiro de Guerra conhecido com TG é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o exército. OS TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo.

A organização de um TG ocorre em acordo firmado com as prefeituras locais e o Comando da Região Militar. O exército fornece os instrutores, fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações.

Origem

A origem dos tiros de guerra (TG) remonta ao ano de 1902 com o nome de linhas de tiro, quando se fundou em Rio Grande(RS) uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares – esta, a partir de 1916, no impulso da pregação de Olavo Bilac em prol do serviço militar obrigatório, transformou-se, com o apoio do poder municipal, nesse tipo de organização militar tão essencial à formação de reservistas brasileiros.

Assim sendo foram criadas várias Linhas de tiro, estrategicamente localizadas em cidades maiores de cada região, que davam maior proteção aos cidadãos.

Formação do Atirador

O objetivo dos TG's é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. A formação do atirador é realizada no período de 40 semanas, com uma carga-horária semanal de 12 horas, totalizando 480 horas de instrução. Há um acréscimo de 36 horas destinadas às instruções específicas do Curso de Formação de Cabos, e um terço desse tempo é direcionado para matérias relacionadas com ações de saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente.

Até 1969, a formação do atirador era realizada no período de 80 semanas, portanto a partir de 1970, essa formação foi dividida em 1° e 2° semestres.

Por curiosidade a etimologia da palavra vem do latim tiro, termo usado para descrever novato, jovem soldado e recruta.


Vídeo da formatura:



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |