A candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, fez uma visita relâmpago ontem ao Ceará. Segundo assessores do deputado federal José Pimentel, que disputa vaga ao Senado, Dilma chegou sem avisar, esteve na avenida Beira Mar, principal cartão postal da capital cearense, onde gravou cenas para o programa eleitoral gratuito.
Ela também se encontrou com os irmãos Ciro e Cid Gomes, os candidatos Eunício Oliveira e José Pimentel, além da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT).
Dilma ficou em solo cearense por apenas duas horas. Almoçou em um restaurante na própria avenida Beira Mar com políticos locais que fazem parte da base governista, como o senador Inácio Arruda (PCdoB) e o deputado federal José Guimarães, irmão do também deputado federal José Genoino (PT-SP). A candidata petista comeu patinha de caranguejo.
Já no embarque, no aeroporto Pinto Martins, ela conversou por cerca de 20 minutos com Ciro e Cid Gomes. Ouviu deles uma avaliação otimista sobre a campanha dos aliados de Lula no Ceará. De acordo com um dos assessores de José Pimentel, Cid teria dito que haveria condições, inclusive, de Lula fazer os dois senadores: Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), desbancando o senador tucano Tasso Jereissati, que disputa a reeleição.
Tasso lidera todas as pesquisas de intenção de voto, mas vem caindo graças a uma campanha maciça em favor de Eunício e Pimentel, encabeçada pela prefeita Luizianne Lins. Um vídeo gravado com Lula e Cid pedindo votos para os dois tem sido usado sistematicamente desde a semana passada.
Dilma chegou e deixou o Ceará pelo antigo terminal de passageiros do aeroporto Pinto Martins. Não concedeu entrevistas.
Um bebê de 20 dias morreu em um hospital de Goiás (GO) enquanto esperava por uma operação de coração. Os cirurgiões cardíacos deixaram de atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado por causa do valor pago pelas consultas. As informações são do Jornal Nacional.
O menino ficou cinco dias na UTI do hospital, pois precisava de uma cirurgia urgente de coração. Outras crianças que aguardam por uma operação estão sendo encaminhadas para outros Estados.
A Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE foi vencedora do Prêmio Volvo 2010, categoria empresa, por sua inovação, abrangência e resultados. Concorreram às seis categorias da premiação 254 trabalhos, realizados em 114 cidades de 19 estados brasileiros.
Foram premiados 35 trabalhos, enquadrados em nível nacional (seis trabalhos, um por cada categoria), regional (Sul - 6 prêmios; Sudeste - 6 prêmios; Centro-Oeste - 5 prêmios; Nordeste - 5 prêmios; e Norte - 2 prêmios) e menção honrosa (5 prêmios).
Segundo a Volvo, no comunicado sobre o resultado da premiação, os trabalhos inscritos “simbolizam a preocupação nacional crescente e todos os cases certamente servirão de grande exemplo e motivação para que outros tantos iniciem ações e programas que contribuam com esta importante causa social”.
O Superintendente do Detran-CE, Igor Ponte, disse que a premiação para o projeto da Escola de Educação para o Trânsito incentiva que mais ações de educação para o trânsito sejam desenvolvidas no Estado. A escola já recebeu a visita de quase 2 mil alunos desde que foi inaugurada, em maio de 2008.
Na Escola, as crianças aprendem a respeitar as leis do trânsito brincando com os seus diversos equipamentos: minicidade de 40 metros quadrados, construída com 10 mil peças da Lego, em que as crianças dirigem mini veículos com controle remoto; quatro simuladores de direção; seis monitores de tráfego, semelhantes ao CTA de Fortaleza; sala de criação de minicidades, de livre criação das crianças; sala com 12 computadores, com jogo eletrônicos educativos; e a minipista, de 600 metros quadrados, asfaltada e sinalizada, em que as crianças podem dirigir os carros eletrônicos, parando diante do sinal vermelho, respeitando a faixa de pedestre e o limite de velocidade.
Acabou. O técnico Dorival Júnior não comanda mais o Santos. Entre ele e Neymar, a diretoria do Peixe resolveu ficar com seu prodígio. A demissão do treinador foi selada após uma reunião nesta terça-feira à noite, no CT Rei Pelé. Os dirigentes ficaram extremamente irritados com a postura de Dorival, que resolveu, por contra própria, manter a punição ao atacante, que o desrespeitou durante jogo contra o Atlético-GO, quarta-feira passada, na Vila Belmiro. O camisa 11 foi afastado do jogo contra o Guarani, no último domingo. O anúncio oficial ainda não foi feito porque as partes estão negociando como será feito o pagamento da multa rescisória de R$ 2 milhões.
Em reunião entre o treinador e o presidente do clube, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, na segunda-feira, havia ficado combinado que Neymar seria reintegrado e jogaria o clássico contra o Corinthians, nesta quarta-feira. No entanto, Dorival surpreendeu a todos e anunciou, em entrevista coletiva, que a punição ao craque alvinegro continuaria. Disse que tinha carta branca da diretoria para decidir. Nada disso. Os dirigentes, então, se reuniram imediatamente para demiti-lo. Com isso, Neymar está reintegrado e disputa o clássico.
Dorival é um raro caso de técnico demitido mesmo ostentando ótimos resultados. Em 61 jogos sob seu comando, o Peixe venceu 37, empatou oito e perdeu 16, aproveitamento de 65%. Mais importante que os números são os títulos. O treinador liderou a equipe nas conquistas do Campeonato Paulista e da inédita Copa do Brasil.
Contra o Corinthians, o Santos deverá ser dirigido interinamente por Narciso, ex-zagueiro e técnico do time sub-20.
Após quase dez anos sem mostrar suas curvas, Núbia Oliiver foi tentada ($$$) novamente ficar nua. Quem fez a proposta tentadora foi a revista Sexy que, em dezembro de 2001, estampou a nudez da modelo pela última vez para um especial. A gata assinou contrato nesta última quarta-feira, 15/09, para ser capa da da Sexy. O data ainda não foi definida. Núbia promete um ensaio polêmico. É esperar para ver!
Policiais trocaram tiros com bandidos que estavam do lado de fora da muralha do presídio Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), na noite desta terça-feira, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. Eles teriam jogado embrulhos para dentro da unidade.
Segundos as primeiras informações, agentes penitenciários encontraram um revólver, seis celulares, seis carredores, dois tijolos de maconha e até dois videogames.
Um engenheiro brasileiro é o homem responsável por enxergar, com dez anos de antecedência, os rumos de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Henrique "Rico" Malvar, 53 anos, formado pela Universidade de Brasília, lidera desde 1997 o laboratório de pesquisa da Microsoft. No comando de cerca de 350 pesquisadores, Malvar conduz o desenvolvimento de tecnologias que, em breve, podem tornar obsoletos teclados, mouses e até mesmo telas.
Entre as pesquisas do Microsoft Research Laboratory (MRL) estão dois projetos para tornar mais natural a interação entre seres humanos e computadores. O primeiro, batizado de skinput, faz com que nossa pele se transforme em uma tela sensível ao toque. Pequenos projetores são acoplados a uma braçadeira, e exibem comandos no antebraço do usuário. Com os dedos da outra mão, basta "clicar" no comando selecionado para fazer ligações, acessar a internet ou trocar a música de seu player de MP3, por exemplo.
Sensores instalados na mesma braçadeira medem a reverberação acústica produzida pelo "clique" em nosso braço. A cada batida do dedo na "tela", as ondas chegam aos sensores, que indicam qual foi o comando selecionado, já que a reverberação é diferente de acordo com a área do corpo apontada pelo usuário.
No segundo projeto, os cliques tornam-se desnecessários. Uma série de eletrodos mede a atividade elétrica provocada pela movimentação dos músculos da mão do usuário. Essa técnica, conhecida como eletromiografia, permite identificar exatamente qual dedo é movimentado.
A vantagem é que você pode programar funções diferentes para cada cada extremidade: mexa o indicador para abrir seu email, o polegar para acessar seu site de notícias predileto, o anelar para ligar para sua esposa e o médio para desligar o computador, por exemplo. Na prova de conceito, os pesquisadores da Microsoft foram mais ousados e divertidos: que tal jogar "Guitar Hero" sem a guitarra? É o "Air Guitar Hero".
Estrutura acadêmica
Os projetos comandados pelo brasileiro Rico Malvar, em parceria com diversas instituições de pesquisa ao redor do mundo, tentam desenvolver tecnologias que não necessariamente serão integradas à linha de produtos da Microsoft. "Enquanto o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa trabalha no que chegará para o consumidor nos próximos dois ou três anos, nosso foco está em uma década para a frente", explica Malvar ao G1.
Cabe ao engenheiro, que mora há 13 anos nos EUA, decidir onde investir uma pequena parte dos cerca de US$ 9 bilhões da verba anual de pesquisa da Microsoft. Em contrapartida, a empresa fica com cerca de 10% dos resultados obtidos no MRL. "Cerca de 90% é publicado, temos uma estrutura bem semelhante a um laboratório de uma universidade. E, para a academia, publicar é muito importante."
O MRL já publicou informações sobre sistemas operacionais que eventualmente devem substituir o Windows, linguagens computacionais para os equipamentos do futuro, sistemas para facilitar a interação de homens e robôs e algoritmos de análise automática de textos e fotos, entre outras áreas de pesquisa.
Eventualmente, no entanto, acontece de alguém na empresa identificar que os projetos do MRL podem servir para os produtos da empresa. "Um rapaz veio aqui e se encantou com um sistema de câmeras que estavamos criando, e acreditou que aquilo poderia ser revolucionário no mercado de videogames". O rapaz era o também brasileiro Alex Kipman, e a tecnologia acabou se transformando no Kinect, sistema que elimina os joysticks e faz com que o corpo do jogador comande o game.
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por unanimidade, nesta terça-feira (21) prorrogar por uma semana a data limite para pedir a segunda via do título de eleitor. O prazo terminaria nesta quinta-feira (23). Com a decisão, o serviço segue até o dia 30 de setembro.
Para reimprimir o documento, é preciso procurar os cartórios eleitorais da cidade. Mas a segunda via só pode requerida por quem que já era eleitor ou fez o pedido do título até 5 de maio deste ano, quando foi finalizado o cadastro eleitoral de 2010.
Nas últimas semanas, cartórios eleitorais de todo o país fizeram plantões para atender a demanda dos eleitores que precisavam da segunda via do documento. A 12 dias das eleições, o pedido de prorrogação foi feito pelo corregedor-geral eleitoral, ministro Aldir Passarinho Junior.
Nas eleições de 3 de outubro, além do título de eleitor, para votar é preciso apresentar também um documento oficial com foto.
Uma pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou os candidatos aos cargos políticos com os maiores patrimônios declarados das eleições 2010. Confira o Top 10: 1º. Guilherme Leal – São Paulo – (PV): R$ 1,2 bilhão 2º. Marcelo Almeida – Paraná – (PMDB): R$ 683 milhões 3º. João Claudino – Piauí – (PRTB): R$ 632 milhões 4º. Lirio Parisotto - Amazonas – (PMDB): R$ 616 milhões 5º. Ronaldo Cezar Coelho – Rio de Janeiro – (PSDB): R$ 564 milhões 6º. Otaviano Pivetta – Mato Grosso – (PDT): R$ 415 milhões 7º. José Ribamar N. Linhares – Distrito Federal – (PT do B): R$ 350 milhões 8º. Joel Pacheco Vieira – Rio de Janeiro – (PP): R$ 305 milhões 9º. João Lyra – Alagoas – (PTB): R$ 240 milhões 10º. Vadão Gomes – São Paulo – (PP): R$ 192 milhões
O prazo para que eleitores solicitem a segunda via do título termina dia 23 de setembro.
A partir destas eleições, os eleitores são obrigados a apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. Antes, era preciso levar apenas um dos dois.
ó poderão pedir a impressão do título os eleitores que se cadastraram até o dia 5 de maio.
Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação com foto, reservista e passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas. PERDIDO OU ROUBADO
O eleitor que não tenha mais seu título --foi roubado ou sumiu, por exemplo-- deverá se dirigir a qualquer cartório eleitoral de seu Estado, inclusive numa cidade que não seja a sua de residência, para solicitar a segunda via. Basta levar um documento de identidade.
Nenhum dado poderá ser alterado. O local de votação, portanto, será o mesmo que constava do título de eleitor desaparecido --ainda que a segunda via tenha sido tirada em outra cidade.
Não serão emitidos, durante o plantão deste fim de semana, novos títulos de eleitor. Só poderão votar nas eleições deste ano as pessoas que tiraram seus títulos originais até o dia 5 de maio. GRATUITA
Os cartórios não cobram taxa para imprimir a segunda via, e o título de eleitor fica pronto na hora.
O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 3 de outubro, um domingo. O segundo turno, onde houver, será realizado no dia 31 de outubro, também um domingo.
Serão eleitos presidente da República, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais. Neste ano, os eleitores deverão votar em dois senadores.
Recomenda-se que o eleitor leve uma "cola" com os números de seus candidatos.
O Brasil tem, segundo a Justiça Eleitoral, cerca de 136 milhões de eleitores. O voto é obrigatório para todos os brasileiros maiores de 18 anos e menores de 70. Para os analfabetos e os que têm de 16 a 18 anos ou mais de 70 anos, é facultativo.
Alan, a família beneficiada e o empresário Zenir em momento de felicidade no Bairro João Paulo II
O Bairro João Paulo II foi palco de uma ação de solidariedade que emocionou a muitos moradores da localidade. Há quase três meses uma residência estava sendo reformada por voluntários que pertencem ao Grupo de Encontro de Casais com Cristo de Iguatu. O projeto solidário teve início quando participantes do movimento religioso falaram do sofrimento de uma família que possui oito filhos e vivia em condições de risco social no Bairro João Paulo II, a partir deste encontro alguns casais decidiram fazer a reforma completa do imóvel. Para isto procuraram empresas que atuam na área de materiais de construção e conseguiram com o auxílio de vários iguatuenses todo o material necessário para realizar a transformação desejada.
Família agradece a todos
A família beneficiada com a reforma completa da sua residência e toda mobiliada mora na localidade há vários anos e falou para a nossa reportagem como era o antes desta ação, “eu a minha esposa e meus oito filhos dormíamos em apenas um quarto, o teto estava para desabar, além disso, quando chovia a água tomava conta dos nossos equipamentos eletrônicos e passávamos muitas dificuldades. Ver esta casa agora é um sonho que jamais poderia imaginar. E tendo todas as mobílias que o Zenir entregou é uma felicidade completa. Agradeço aos amigos do ECC, a Zenir, mas principalmente a Deus por tudo” disse o senhor Damião que após a entrevista chorou compulsivamente.
Leiam a reportagem completa no Jornal O Popular que já está nas bancas de revistas
Treino tumultuado nesta tarde desta terça-feira (21), no Pici. Integrantes da Torcida Uniformizada do Fortaleza invadiram o gramado do Estádio Alcides Santos e paralisaram o treino.
O grupo formado por cerca de 30 torcedores teve acesso ao gramado por um portão situado atrás de uma das traves. No gramado, apenas os jogadores que não atuaram os noventa minutos em Marabá e os que ficaram na capital.
Os jogadores também atiraram fogos de artificio m direção aos jogadores. A manifestação apenas parou no momento em que atletas e torcedores se reuniram no centro do gramado para uma conversa nada amigável.
Depois de 15 minutos, o grupo deixou o campo, pedindo a renúncia de toda a diretoria tricolor. Sobrou até para Vladmir de Jesus, preparador fisico que comandará o time nas próximas rodadas da Copa Fares Lopes e do Nordestão.
Integrantes da TUF procuravam por Renan Vieira e Sérgio Papelim. Depois da invasão, eles continuam nas arquibancadas do estádio gritando frases contra o Presidente tricolor.
A palavra “consciência” é a tese principal defendida pelas autoridades, para que tenhamos um trânsito com redução de lesões e mortes. Estudos revelam que um número grandioso de pessoas, que não utilizam o cinto de segurança acaba sofrendo uma série de conseqüências quando envolvem em acidentes. A Semana Nacional de Trânsito 2010 traz o tema “Cinto de Segurança e Cadeirinha” exatamente para despertar os motoristas, possibilitar que os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promovam junto à população, ações de segurança a partir de um aspecto pontual para mudar o comportamento e refletir ações de educação.
Em Iguatu, a campanha está sendo desenvolvida pelo DEMUTRAN. As ações vão até o dia 25 de setembro em vários pontos da cidade, para chamar a atenção sobre a importância do cinto de segurança e a cadeirinha. Segundo um dos integrantes da campanha,Bomfim haverá também palestras, para mostrar as cadeiras e a faixa etária que deve utilizar o dispositivo para viajar.
O Secretário de Trânsito e Cidadania, Cel. Hilton Oliveira, destaca a necessidade do uso do cinto de segurança, como meio de segurança aos ocupantes de um veículo. Cita também que o uso da cadeirinha é obrigatório para as crianças de 0 a 1 ano e, devem estar no banco traseiro(bebê conforto) usando cinto de 2 ou 3 pontos. A criança de 1 a 4 anos também necessita da cadeirinha.
Segundo o secretário durante toda a semana o DEMUTRAN estará fazendo o trabalho de conscientização. “Não é nossa vontade ficar multando motoristas. Mas, infelizmente existem muitos que abusam e desrespeitam o que estabelece o CONTRAN.”,explica .
Em meio a um imenso esquema de segurança armado pelo diretor José Padilha, O DIA descobriu que a primeira cena do ansiosamente aguardado ‘Tropa de Elite 2’ é o atentado ao Coronel Nascimento, personagem de Wagner Moura. A sigilosa continuação do fenômeno do cinema, orçada em R$ 12 milhões — que só estreia no circuito em 8 de outubro (em 600 salas, o dobro do primeiro filme) —, se desdobra em um punhado de produtos relacionados ao sucesso de bilheteria, que já estão à disposição de quem quiser se antecipar.
No site do filme , há quatro dias já é possível customizar sua própria camiseta e desfilar de caveira por aí. O livro ‘Elite da Tropa 2’, que está conseguindo números expressivos de pré-venda, e o CD com a trilha saem no mesmo dia do filme. “Já vendemos cerca de mil livros. Parece pouco mas, para esse tipo de pré-venda online, é mais que o esperado”, festeja Alexandre Mathias, editor-executivo da Ediouro. “Nossa expectativa é grande, trata-se de uma obra de peso. Esperamos vender rapidinho a tiragem inicial de 60 mil exemplares”, prevê.
LIVRO NO COFRE
Mathias conta que é uma das pouquíssimas pessoas que já leram a história escrita a oito mãos pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares, o delegado Cláudio Ferraz e os policiais André Batista e Rodrigo Pimentel. “Os originais ficaram restritos a quatro pessoas da editora. Tivemos um cuidado muito grande na manipulação desse conteúdo. Trabalhamos quase sempre apenas com material impresso, nada de e-mails, e a leitura era feita em locais com privacidade. Até quando foi para a gráfica, colocamos gente de nossa confiança vigiando, para que o livro não vazasse”.
Apesar do sucesso, Mathias acredita — e espera — que tamanha preocupação não vá se repetir. “Acho que não haverá um terceiro volume, não. Aliás, quero sinceramente que esse seja o último e que o assunto da violência seja tratado mais entre a sociedade. Que apareçam filmes com outras temáticas. Tenho projeto de lançar outro livro do Luiz (Eduardo Soares), mas não será um ‘Elite da Tropa 3’”, avisa.
‘Tropa de Elite 2’ também está bombando na Internet, no site, e também em campanhas no Twitter, como a que sugere que todos compareçam com a camisa do filme (foto) na estreia. A loja virtual Vitrinepix oferece 15 modelos e a possibilidade de o ‘tropamaníaco’ customizar sua própria camisa por R$ 35, com cores, textos, imagens e fotos do jeito que quiser. “A expectativa é de vender cinco mil camisetas até a estreia”, conta Viviane Mendes, diretora executiva do Vitrinepix.
Os trabalhos de resgate dos 33 mineiros presos há quase 50 dias no Chile podem ser concluídos em outubro por causa do avanço mais rápido em uma das perfurações, informaram autoridades e especialistas nesta terça-feira.
O maior otimismo na operação de resgate dos operários, presos a cerca de 700 metros de profundidade na região norte do país, surgiu depois que a máquina perfuradora de petróleo da estatal ENAP, usada no Plano C de resgate, atravessou na segunda-feira cerca de 23 metros em apenas quatro horas.
No entanto, o serviço foi interrompido para o reforço do trajeto antes de dar prosseguimento à perfuração, disseram especialistas.
"Quando perfurarmos os primeiros 200 metros estarei em condições de dizer mais ou menos o tempo estimado", disse Juan Carlos Marin, um trabalhador argentino da empresa responsável pelas perfurações da máquina petroleira. "Tomara, tomara que, se continuarmos assim, em sete dias terminemos, não?", acrescentou, ao ser consultado sobre o ritmo de trabalho alcançado em quatro horas.
O governo, que originalmente estimava a conclusão do resgate entre novembro e dezembro, está "esperançoso" de que os trabalhos sejam concluídos antes do previsto, disse o presidente chileno, Sebastián Piñera.
Em uma das operações de resgate subterrâneo mais complexas já realizadas, foram cavados sucessivamente buracos mais largos, usando três perfuradoras para alcançar os mineiros. Eles se refugiaram em um túnel após um desabamento em 5 de agosto.
Fontes do governo disseram ao jornal El Mercurio que as novas estimativas confirmam que a perfuração dos planos B e C deve chegar à etapa final em no máximo 15 dias. A esse prazo seriam somados outros 3 a 4 dias para proteger os dutos pelos quais serão tirados os mineiros.
Os mineiros, que estão em boas condições de saúde, recebem diariamente alimentos energéticos para aumentar sua força.
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, foi entrevistada nesta terça-feira (21) pelo Bom Dia Brasil. A candidata do PV, Marina Silva, foi ouvida na segunda-feira (20) e o candidato José Serra (PSDB) será entrevistado na quarta-feira (21). A ordem das entrevistas, que têm 20 minutos de duração, foi definida em sorteio. Abaixo, os vídeos e a transcrição da primeira parte da entrevista. Logo mais, confira a íntegra das perguntas e respostas.
Renata Vasconcellos – Candidata, são promessas suas de campanha: criar 500 unidades de pronto atendimento, o governo Lula criou 123; construir seis mil creches e pré-escolas, no governo Lula foram 1.800, menos de 1.800; construir mais de 2 milhões de casas populares, no governo Lula foi a metade. Por que o governo não fez em oito anos o que a senhora está prometendo fazer em quatro?
Dilma Rousseff – Primeiro porque naquele momento em que nós iniciamos o Brasil ainda tinha uma imensa dificuldade, tanto no que se refere ao problema das suas contas públicas quanto ao que se refere à inflação, que tinha chegado a 2%. E também pelo fato de que a gente ainda tinha uma dívida grande com o Fundo Monetário, quando o governo Lula começou. Quando a gente conquista todas as condições para que a gente possa colocar o investimento na ordem do dia, gerar mais emprego e colocar o programa de aceleração do crescimento é num segundo período do governo Lula e aí a gente tinha uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto em torno de 3,5 e 4%. Agora não. Agora o Brasil está crescendo em torno, nós calculamos para fazer o PAC 2, que são R$ 955 bilhões, ou seja quase um trilhão, nós estamos fazendo um cálculo até conservador, uma taxa de crescimento da economia de 5,5%, uma avaliação da taxa de inflação entre 4,5 e 5. E uma tendência decrescente do endividamento público chegando no final de 2014 com 28%. Fazendo todos esses cálculos, é consistente o gasto que eu apresento, ou seja, é possível garantir e assegurar que dá para fazer 500 UPAs, dá para fazer um investimento de quase R$ 45 bilhões em água tratada, esgoto, drenagem.
Renata – Pois é, candidata, não são promessas, tudo bem, não deu para fazer em oito anos, mas agora em quatro anos, segundo a senhora, daria. Mas não são promessas quase impossíveis de serem cumpridas, por exemplo, quando a senhora sugere construir 10 mil quadras esportivas nas escolas. Para isso virar realidade seria preciso construir todo dia sete quadras durante quatro anos, na questão das creches, quatro por dia, sendo que cada creche demora seis meses. Enfim, e por aí vai, são mais de 1,3 mil casas por dia, não é difícil de cumprir?
Dilma – Você sabe, quando a gente começou o Minha Casa Minha Vida e a gente colocou a meta para os empresários, que eles construíram o projeto junto com a gente, eles só queriam construir 200 mil. Hoje tem já contratadas mais de 600 mil casas do Minha Casa Minha Vida, já passou dos 500 mil. Tem uma coisa que é muito importante.
Renata – Mas a senhora está propondo 2 milhões em quatro anos.
Dilma – Tem uma coisa que é muito importante e que todo mundo conhece, que chama curva de aprendizado. A capacidade que o ser humano tem de aprender a fazer.
Renato Machado – Foi bom candidata, desculpe interromper, foi bom candidata a senhora ter mencionado a palavra aprendizado. Eu tenho números do IBGE. O Brasil tem o pior desempenho entre os países do Mercosul na evasão escolar e na reprovação de alunos. Por que o governo não conseguiu melhorar esses números, candidata?
Dilma – Olha, o governo conseguiu dar um passo grande no que se refere a melhoria dos índices do Ideb. Sobretudo pelo seguinte, nós tivemos um período, tanto no que se refere à educação quanto ao que se refere à infraestrutura, sem investimento. Para você ter uma ideia, esse processo é um processo que começa, por exemplo, com uma proibição de investir em escolas técnicas. Você veja que o governo federal não podia fazer escolas técnicas no Brasil porque tinha uma condição feita por uma lei de 1998 que dizia o seguinte: só pode investir em escola técnica se a prefeitura ou o estado garantir o custeio. Quando nós voltamos a investir em escolas técnicas, nós fizemos 214 escolas técnicas.
Renata – Mas hoje o país enfrenta uma escassez de mão de obra.
Dilma – Em um século, até 2003, tinham sido feitas 140. Nós vamos deixar o governo tendo feito 214. Tem uma questão que é a seguinte, até foi um empresário que me disse uma vez: meta é algo que você coloca para você para cumprir, se mobilizar para fazer. Essa é uma questão fundamental. Quando eu comecei a fazer o PAC, por determinação do presidente Lula, não existia projeto Renata. Sabe o que é projeto? Não tinha projeto, não tinha projeto básico, não tinha nenhum processo que a gente chama prévia ou licenciamento, que é o projeto básico ambiental para você ter licença prévia. Nós mobilizamos os governos estaduais e os municipais. Hoje o Brasil está cada vez melhor nessa área. Nós, eu te asseguro, o PAC 2 ele reflete não é o aprendizado do governo federal, ele reflete o aprendizado das prefeituras, que melhoraram a qualidade dos seus projetos e dos estados. Melhorou muito.
Miriam Leitão – Candidata, o BNDES tem feito escolhas de campeões, empresas para concentrar financiamentos. Alguns desses financiamentos são ruins, por exemplo, o financiamento para um frigorífico que quebrou três meses depois, um outro foi para comprar um frigorífico no exterior que não criou emprego no Brasil. As empresas estatais estão crescendo, aumentando o número de empresas estatais, tudo lembra o ideário econômico do governo militar. Se a senhora for eleita, a senhora pretende reconstruir esse modelo, que entre outras coisas ruins, trouxe a escalada inflacionária?
Dilma - Olha, Miriam, eu acho que o BNDES teve um papel importantíssimo. Quando veio o choque de crédito, você deve se lembrar, sumiu o crédito no Brasil. Ao invés das empresas brasileiras quebrarem, elas não quebraram dessa vez, nem tampouco o governo federal quebrou. Nós saímos da crise. Fomos os últimos a entrar e os primeiros a sair. Um dos motivos foi o BNDES, nós capitalizamos o BNDES com R$ 180 bilhões. Um país que não reage à crise a garantir os empregos, nós não fizemos só isso com o BNDES. Nós reduzimos impostos, tanto na indústria automobilística, na linha...
Miriam – Ninguém tem dúvida do papel do BNDES, é importante. Mas assim...
Dilma - Eu completo.
Míriam - Mas nesses casos específicos, esses casos que eu falei, a senhora não acha que houve um erro de gestão, um erro de escolha?
Dilma - Não concordo. Acho que o BNDES tem uma taxa de inadimplência muito pequena, de 0,2%. Risco de crédito sempre há. Eu considero que o Brasil está numa outra etapa, diferentíssima dos governos militares. Primeiro, porque vivemos uma democracia e nós duas sabemos o valor da democracia, de você poder se expressar livremente, de ter liberdade de imprensa.
Miriam – Eu falei no ideário econômico, claro que não no ideário político.
Dilma – Do ponto de vista econômico nós fomos completamente diferentes também. Pelo seguinte. Nós acreditamos na força da iniciativa privada no Brasil. Só não achamos que o estado, por isso, não tem de estar presente dando as condições para investimento. Então, vou te falar uma coisa. No Brasil, hoje, nós temos crédito de longo prazo graças ao BNDES. Sabe qual foi uma das maiores dificuldades para fazer o Programa de Aceleração do Crescimento, é que crédito de longo prazo no Brasil era cinco anos. Cinco anos você não faz hidroelétrica, não faz a transposição do rio São Francisco, não constrói gasoduto, você não faz grandes obras que o Brasil precisa para poder garantir que nós continuemos gerando os 14 milhões de empregos, mais de 14, vamos chegar a 15 milhões.
Renata - Pois é, então, candidata, falando de investimentos, vamos falar de reforma. A reforma tributária. A senhora a pouco tempo em uma entrevista recente disse que a situação dos impostos no Brasil é caótica. Então, porque em oito anos de governo o presidente Lula e a senhora não fizeram a reforma tributária?
Dilma - Olha, nós enviamos várias reformas ao Congresso. Há um problema seríssimo, eu acho que vocês também sabem disso, que é o fato que sempre que você quer fazer uma reforma tributária coloca-se em cima da mesa a questão dos recursos entre os estados, a União e os municípios. Tem muito estado que não quer perder. Então, há uma dificuldade de fazer a reforma, mas eu quero dizer que o governo Lula tentou e algumas nós fizemos. Eu vou dar exemplo: o Super Simples, a isenção para as micro e pequenas empresas, o micro empreendedor individual. E isso, inclusive, é responsável por um dos mecanismos muito importantes do ponto de vista econômico, que foi a formalização tanto do emprego como das empresas. Eu vou fazer uma reforma tributária porque eu acho que eu tenho de colocar isso como prioridade. Primeiro, porque se não reduzir imposto de investimento, o país não ganha em competitividade. Segundo, porque também tem de diminuir a distorção com a tributação que existe sobre a folha de salários. Terceiro, porque tem uma coisa gravíssima no Brasil que é você tributar o mesmo produto de forma diferenciada entre os estados da federação, impedindo que entre produtos, importe-se produtos e que haja uma competição desleal com ramos da economia.
O diretor do Banco do Vaticano, Ettore Gotti Tedeschi, está sob investigação como parte de uma suspeita de lavagem de dinheiro, disseram fontes policiais nesta terça-feira em Roma. O banco, conhecido oficialmente como Instituto para as Obras de Religião (IOR), gerencia as contas de membros da Igreja Católica Romana.
Tedeschi e outro alto funcionário do IOR começaram a ser investigados depois que duas transações suspeitas foram relatadas para a polícia. O gabinete de Tedeschi afirmou nada ter a comentar sobre o assunto, enquanto o Vaticano disse estar "perplexo" com as denúncias.
A polícia italiana confiscou preventivamente 23 milhões de euros (mais de R$ 52 milhões) das contas do banco com outra instituição. O dinheiro foi confiscado sob ordem da juíza Maria Teresa Covatta, a partir de uma solicitação do procurador-adjunto Nello Rossi e do procurador-substituto Stefano Rocco Fava.
A ação penal teve como base dados da Unidade de Informação Financeira (UIF), ligada ao Banco da Itália (banco central do país), que já havia disposto, em 15 de setembro, a suspensão por cinco dias de duas operações consideradas suspeitas do IOR em sua conta na sede romana do banco Credito Artigiano.
As iniciativas se referiam à movimentação de 20 milhões de euros destinados ao instituto de crédito J.P. Morgan em Frankfurt, e à de outros três milhões para a Banca del Fucino, da Itália. Na conta foram depositados em seguida 28 milhões de euros.
As supostas irregularidades seriam violações de decreto que obriga as entidades bancárias a indicar as identidades dos sujeitos das operações financeiras, bem como seus objetivos e natureza.
Em uma circular de 9 setembro, o Banco da Itália havia dado aos institutos de crédito indicações sobre as relações com o IOR, que deve ser considerado uma instituição extracomunitária (proveniente de fora da União Europeia).
A medida reforça as verificações feitas juntamente ao banco do Vaticano, motivo pelo qual a UIF ativou os controles que levaram ao confisco dos 23 milhões de euros e à inscrição no registro de investigados também do presidente Tedeschi.
O Banco do Vaticano envolveu-se pela última vez em um grande escândalo em 1982, quando seu arcebispo-governador foi indiciado pelo envolvimento na falência fraudulenta do Banco Ambrosiano, então o maior banco privado da Itália.
Embora ele nunca tenha sido preso, o desfecho do escândalo tornou-se sombrio quando dois de seus principais executivos, incluindo seu presidente, Roberto Calvi, foram assassinados.
Calvi, conhecido como Banqueiro de Deus por causa de seus vínculos próximos com o Vaticano, foi encontrado enforcado na Ponte Blackfriars, em Londres.
Walter Breuning, considerado o homem mais velho do mundo, celebra nesta terça-feira (21) seu 114º aniversário.
Moradorer de Great Falls, no estado americano de Montana, ele planejava uma festa reservada na casa de retiro em que mora.
Ele deve comer bolo e discursar na festa, que vai ter a presença do governador do estado, Brian Schweitzer, e de representantes do Livro Guinness de Recordes.
Breuning nasceu em 21 de setembro de 1896, em Melrose, no estado americano de Minnesotta, e mora em Montana desde 1918. Ele trabalhou para a Great Northern Railway por 50 anos.
Sua mulher, Agnes, morreu em 1957. O casal não teve filhos.
Dono da maior torcida do País, o Flamengo vai virar marca de água mineral. O lançamento será nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro. Com o time de futebol em Porto Alegre, para o jogo com o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, os astros do basquete vão participar do evento.
"A água é uma commodities e acreditamos que o torcedor do Flamengo vá optar pelo nosso produto. O departamento de marketing do clube buscou uma parceria que garantisse uma distribuição nacional através de parcerias com várias fontes", explicou Harrison Baptista, diretor de marketing do clube.
"Nossa estratégia é sempre colocar produtos do Flamengo no mercado nacional e desta forma estaremos aproximando a marca do clube ao dia-a-dia do nosso consumidor", completou.
O produto será comercializado em embalagens de 500 ml (com e sem gás), 1,5 l, também com e sem gás, e ainda no galão de 5 l. A empresa responsável pela distribuição exclusiva deste projeto no Brasil é a Golstore.
Angélica posou para a reprodução de uma capa clássica da Playboy. A apresentadora aparece com um look comportado na mesma pose que à tcheca Olga Schoberova, que foi capa da edição norte-americana, em março de 1964.
A foto foi feita por Christian Parente. Ainda não foi dessa vez que os fãs podem conferir Angélica em um ensaio nu. Depois dessa capa, quem sabe ela não se anima?
Deu entrada no hospital Santa Casa de Sobral, no inicio da noite de ontem,segunda-feira,20 de setembro de 2010, a senhora, Lucimara, 19 anos, residente na cidade de Forquilha.
Segundo a própria vítima, foi brutalmente espancada pelo seu companheiro, Francisco Elton Oliveira Sousa,quando o mesmo chegou a casa embriagado querendo manter relação sexual anal,contra sua vontade,foram mais de 06 horas de sofrimento, trancada dentro de casal. O casal vive a mais de 05 anos juntos.
Acompanhe com detalhes todo o episódio, numa entrevista exclusiva com Lucimara.
O programa do candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, veiculado durante o horário eleitoral gratuito no rádio na manhã desta terça-feira (21), afirmou que a adversária petista não soube administrar sua própria loja que vendia produtos a preços populares. "Em 1995, Dilma Rousseff abriu uma lojinha em Porto Alegre para vender produtos de R$ 1,99 comprados no Panamá. Não deu certo, ela não conseguiu administrar a lojinha. Depois ela pôs a culpa no dólar", disse um dos personagens do programa serrista.
A inserção comparou ainda a trajetória dos dois candidatos. "Serra tem firmeza, tem o que mostrar e não depende de ninguém. Já a outra candidata tem o que? O PT, o Zé Dirceu... Já estão querendo mandar nela. Está difícil ver o que ela tem pra oferecer", ironizou o locutor. As recentes denúncias da revista Veja também foram ressaltadas no programa. "Faltam 13 dias para a eleição e a cada dia que passa o governo do PT se enrola mais em escândalos", criticou o apresentador.
A propaganda de Dilma Rousseff utilizou os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para ressaltar as mudanças ocorridas no País durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, do qual participou como ministra de Minas e Energia e ministra chefe da Casa Civil. "Enquanto o resto do mundo cortou empregos, aqui, o nosso governo gerou empregos e preservou o poder aquisitivo da população", disse a candidata em referência à crise mundial do ano passado.
Entre os dados citados pelos personagens do programa petista sobre a Pnad estão os 28 milhões de brasileiros que deixaram a pobreza extrema e "o número de brasileiros que entrou na classe média que subiu de 31 para quase 36 milhões". Além disso, a inserção ressaltou o aumento da renda, do número de trabalhadores com carteira assinada e do consumo em geral.
Marina Silva aproveitou seu espaço para falar de suas ações como vereadora, deputada estadual, senadora e Ministra do Meio Ambiente. "Marina Silva mobilizou o trabalho de 13 ministérios para executar uma ação contra o desmatamento no País. (...) As ações de Marina no Ministério foram responsáveis pelo fechamento de mais de 1.500 negócios ilegais e pela prisão de 700 criminosos ambientais", afirmou o locutor.
A verde explicou ainda o que a motivou a deixar o governo Lula. "Quando o meu trabalho no Ministério do Meio Ambiente passou a ser ameaçado pela ideia do crescimento a qualquer custo, preferi sair e manter minha coerência e meu compromisso no desenvolvimento sustentável", disse.
O comitê do candidato Lúcio Alcântara(PR) foi invadido na manhã desta terça,21, na avenida Via Expressa nas proximidades do Parque do Cocó pela Polícia Federal. Agentes armados e com ordem judicial procuravam panfletos apócrifos contra o governador Cid Gomes.
O candidato Lúcio Alcântara ao ser informado no início da manhã reagiu e informou ao portal Ceara Agora que não foi encontrado panfleto apócrifo contra a campanha do Governador. Esclareceu que sua candidatura está distribuindo um material de propaganda assinado onde reproduz a reportagem da revista Veja onde há a denúncia sobre o empreiteiro Raimundo Morais, o Moraizinho. "Não distribuo e nem distribuirei nada apócrifo contra qualquer candidato. Minha propaganda é assinada, e não há crime nenhum nela, pois cumpro a Lei", disse Lúcio Alcântara.
A campanha de Cid Gomes alega que o panfleto com a reprodução da revista Veja é uma agressão a imagem do Governador e solicitou a apreensão desse material. A Justiça Eleitoral acatou o pedido da coligação de Cid Gomes e a PF foi acionada. Lúcio e seus advogados protestam e vão ao Tribunal Regional Eleitoral(TRE) exigirem o direito da liberdade de sua campanha.
A tensão domina a reta final da campanha confirmando-se o que o portal Ceara Agora havia publicado no final de semana. Faltando nove dias para o encerramento da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão o clima político no Estado é tenso e de confronto entre os principais candidatos: Cid Gomes, Lúcio Alcântara e Marcos Cals.
A relação política entre eles se deteriorou tanto que sequer eles se cumprimentaram no início ou no final do debate promovido pela TV Cidade na noite desta segunda,20. A disputa também está muito acirrada pelas duas vagas ao Senado com três candidtos - Tasso, Eunício e Pimentel - competindo intensamente por uma delas.
Vejam este vídeo onde a população fala sobre os benefícios que o asfalto trará para a comunidade do Bairro João Paulo II. Produção do repórter do Iguatu.net, Thiedo Henrique.
Vejam que belas imagens registramos nesta segunda-feira, 20 de setembro, no Sítio Serrote que em plena Seca Verde ainda oferece uma imagem que levaremos para todo o Ceará através do nosso site.
O jornal O Povo traz na edição desta terça-feira (21) uma denúncia de um repórter que foi atendido pela médica e vereadora de Fortaleza, Maria Magaly Marques (PMDB)(foto), no último sábado (18), em troca de voto para o irmão dela, candidato a deputado estadual Carlomano Marques (PMDB). A reportagem relata que os atendimentos dos pacientes foram realizados em um comitê eleitoral. O ato, segundo o Ministério Público Eleitoral, pode ser considerado compra de voto. Quaestionado sobre o assunto, Carlomano disse também que a irmã não faz parte de seu comitê e por isso não pode se responsabilizar pelos atos dela.
Magaly Marques é médica, com registro no Conselho Regional de Medicina de número 2.021, conforme mostra seu carimbo. Ela passou a manhã do dia 18 no comitê do candidato à reeleição Carlomano Marques atendendo a pacientes. Entre os serviços prestados, havia a cessão de atestado médico e encaminhamento para exames.
Na vez em que o repórter foi atendido, ela pediu o título de eleitor, endereço e telefone. Ao final do atendimento, após perguntar a localização do colégio eleitoral em que vota o repórter, Magaly disse: “Pois vote mesmo no homem (Carlomano), viu? Ele não tem nenhum voto lá, dá pra gente saber”.
A médica entregou 32 cópias do santinho com nome e número de Carlomano, atestado médico abonando dois dias de falta no trabalho e encaminhamento para um outro médico, que realizaria o raio-x. No receituário, há o carimbo e a assinatura de Magaly. Nessa mesma manhã, na casa que serve de comitê, no bairro Varjota, havia dezenas de pacientes procurando uma consulta com Magaly.
De acordo com texto, o repórter chegou ao local por meio de denúncia de compra de voto de um leitor. Segunda a fonte, o pagamento variava de R$ 30 a R$ 50 por voto. O repórter, contudo, não presenciou nenhuma compra de voto em dinheiro. Uma senhora foi ao local pedir ajuda financeira para pagar contas atrasadas, mas saiu sem receber qualquer valor e ameaçou denunciar os candidatos.
Vários pacientes, a maioria senhoras, tiveram atendimento médico realizado. Uma delas se queixou porque o encaminhamento seria marcado apenas para depois das eleições. “Será que dá pra confiar nesse negócio depois da votação?”, questionou.
O outro lado
A reportagem tentou entrar em contato com Magaly Marques. Os primeiros telefonemas não foram atendidos. Na últimas ligações, a mensagem eletrônica dizia que o telefone estava fora de área ou desligado.
Já Carlomano Marques alega que há 15 dias não vai ao seu comitê e que não sabia dos atendimentos. Ele disse também que a irmã não faz parte de seu comitê e por isso não pode se responsabilizar pelos atos dela. Ao final da ligação, Carlomano recomendou ao repórter que, para exercer o papel de cidadão, ele denunciasse o caso ao Tribunal Regional Eleitoral.
O Blog Eleições também tentou entrar em contato com a vereadora Magaly Marques e o candidato a deputado estadual Carlomano Marques. Os celulares da parlamentar encontram-se desligados e os telefones fixos chamam e não atendem. Também ligamos para o deputado Carlomano Marques, ele ficou de retornar a ligação, mas até o momento não entrou em contato.
A Justiça Eleitoral
Segundo o procurador da República Alessander Sales, consulta com pedido de voto é prática é equivalente à compra de voto. Ele diz que, após denúncia, há investigação complementar para apurar a veracidade. Caso se confirme, o acusado é julgado e pode ter o diploma político cassado. O procurador diz também que, se o julgamento ocorrer antes da eleição e houver culpabilidade, o candidato acusado pode ter o registro de candidatura cassado.
Serviço para denúncias:
Denúncias ao Tribunal Regional Eleitoral pela Internet, no site do TRE. Telefone: (85) 3388-3500, ou pessoalmente, no endereço Rua Jaime Benévolo, 21 / Centro.
Num discurso a cerca de 2.000 eleitores em uma das regiões do Nordeste que mais apoiam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, buscou descolar a imagem da adversária Dilma Rousseff (PT) da popularidade de Lula.
Serra afirmou que, se eleita, Dilma e Lula brigarão em "uma semana".
"Não existe isso de ele [Lula] governar por fora. Briga em uma semana. Para político brigar é facílimo, é a coisa que mais acontece"', discursou Serra, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife, onde Lula obteve 77,7% dos votos em sua reeleição, em 2006.
Ao seu lado, no palanque, estava o senador e candidato ao governo de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), que tem 20% das intenções de voto, segundo o Datafolha, contra 67% do candidato de Lula, o atual governador, Eduardo Campos.
Serra voltou a repetir o argumento de que é Lula quem fala por Dilma, e que ela é um "envelope fechado".
"Agora que abre uma pontinha do envelope já começa a aparecer coisas chatas, coisas desagradáveis", afirmou.
Dilma também foi acusada por Serra de 'menosprezar' o Nordeste, ao falar sobre a ausência da candidata em debate sobre o Nordeste promovido pelo SBT, ontem à noite, em Recife.
"Na minha opinião, é um menosprezo à região", disse.
A menção aos recentes escândalos na Casa Civil, que culminaram na queda de Erenice Guerra da chefia da pasta, foram feitas de forma indireta pelo candidato, ao afirmar que o Brasil "tem um escândalo atrás do outro".
"[O dinheiro está indo] para o bolso de quadrilha, de corruptos, que estão tirando dinheiro dos investimentos sociais e econômicos que o Brasil precisa", disse Serra.
Observem a madeira improvisada para realizar o socorro a uma das vítimas
No último sábado, 18, acompanhamos por volta das 23h o socorro a duas vítimas em um acidente de trânsito e além da reportagem observamos a falta de equipamentos básicos para o socorro de qualquer pessoa. Uma única maca é utilizada e em péssimo estado de conservação, para socorrer uma das vítimas foi preciso colocá-la em uma tábua improvisada que demonstra a necessidade rápida de novos equipamentos para a prestação de socorro à comunidade iguatuense.
Uma observação...os militares do Corpo de Bombeiros são verdadeiros heróis porque sem os equipamentos necessários fazem milagre pelas ruas de Iguatu. Vamos tentar entrar em contato com o Comando do Corpo de Bomebeiros do Ceará e saber se uma nova ambulância virá para Iguatu. Lembrando que a viatura atual está há nove anos sendo utilizada e por incrível que pareça estava quebrada na noite deste último domingo.
O domingo foi muito especial na Vila Penha onde duas amigas e internautas apaixonadas pelo Iguatu.net completaram mais um ano de vida, estou falando da Socorrinha da Penha uma figura carismática daquela região e da nossa amiga, Edna que possui uma linda família e realiza um belo trabalho na atual gestão municipal. O local da comemoração foi na casa do meu irmão e amigo, Renato da Penha, estiveram presentes vários amigos e familiares de ambas aniversariantes. Vejam um pouco do que foi a folia da Penha neste domingo, 19 de setembro.