domingo, 3 de janeiro de 2010

Unifor realiza colação de grau e iguatuense recebe outorga de grau em Ciências da Nutrição


Nesse final de ano, 1.592 concludentes de 29 cursos chegaram ao mercado de trabalho através da Universidade de Fortaleza (Unifor). A solenidade de outorga de grau aconteceu no último dia 29 de dezembro no campus da Unifor, e foi aberta com o hino nacional, comandado pelo coral camerata da universidade.

Após um breve resumo das conquistas da Universidade de Fortaleza ao longo do ano, o discurso do representante dos concludentes e da representante dos professores, e logo em seguida, com o braço direito erguido, 1592 formandos repetiram as palavras de juramento. Foram exatos 29 cursos, cada um deles chamado pela reitora da Unifor, Fátima Fernandes Veras, para a outorga de colação de grau.
Depois da assinatura, Fernanda Fernandes de Oliveira Silva (foto), da cidade de Iguatu, já pode se considerar uma nutricionista. Um momento de comemorar com a sua família, professores e colegas, numa mistura de dever cumprido e saudades, afinal foram longos anos em que os desafios se renovavam em cada instante, deixando muitas vezes o sentimento da derrota prevalecer sobre a alma, mas que agora se regozija diante de tudo que aí está. Agora, passada a primeira etapa, a batalha será outra: a luta por uma vaga no mercado de trabalho.

Por Luiz Vasconcelos

Promoção no ar !




Atenção internautas o site Iguatu.net lança a promoção “ ESSA CAMISA É MINHA !“, onde o torcedor poderá conquistar uma camisa do Flamengo autografada pelo zagueiro do hexacampeonato do mengão, Ronaldo Angelim.
Para participar é simples, basta o internauta criar um email personalizado do iguatu.net e enviar os seus dados: ENDEREÇO, NOME E FONE para o seguinte endereço, sorteio@iguatu.net, lembrando que participarão do sorteio da camisa apenas os internautas que possuírem seu email personalizado do Iguatu.net.

Participe, crie seu novo email clicando aqui. E em seguida envie para sorteio@iguatu.net e concorra a camisa autografada pelo Ronaldo Angelim.

Obs. Lembrando que os emails Iguatu.Net são utilizados em MSN , Orkut ou em qualquer procedimento via internet e pertencem ao sistema do Hotmail, então não perca tempo e crie seu email personalizado do Iguatu.Net.

Saiba como ganhar uma camisa do Flamengo autografada pelo Ronaldo Angelim

Ainda hoje estaremos lançando a promoção " Essa camisa é minha !" onde o internauta iguatuense poderá ganhar uma camisa do Flamengo autografada pelo zagueiro do hexacampeonato do mengão, Ronaldo Angelim, fiquem atentos...

Fotos: mais imagens exclusivas de Ronaldo Angelim em Iguatu



Empresários vão priorizar doações ocultas na eleição

Empresários devem priorizar as doações diretas aos partidos, e não aos candidatos, nas eleições deste ano.


Chamada de "doação oculta", ela impede a identificação do candidato que utilizou os recursos. Além disso, protege a empresa, ao não vinculá-la publicamente a nenhum político, informa a reportagem de Valdo Cruz (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto, vê a tendência com preocupação. Segundo ele, com essa doação fica mais difícil identificar o "caminho de volta" do dinheiro.
Outra preocupação de Britto é o uso de caixa dois. "Quem financia por debaixo dos panos vai cobrar o retorno por baixo dos panos, e alianças espúrias são feitas a partir do caixa dois."
Já o advogado e ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Torquato Jardim apoia essas doações. "Toda a mídia crucifica o doador", afirma. A saída, diz ele, é a doação direta ao partido e não aos candidatos: "É a doação mais tranquila. Protege a empresa, o doador não aparece vinculado a um candidato".
Em setembro, o presidente Lula sancionou o texto da reforma eleitoral no qual foi oficializada a doação oculta, permitindo que pessoas físicas e jurídicas, como igreja, agremiações esportivas e ONGs façam repasses de forma ilimitada a partidos políticos para que as siglas encaminhem os recursos para os candidatos.

Folha Online



De olho no Planalto, PSDB vai criar vitrines regionais

Com palanques desarticulados nos principais colégios eleitorais do País, o PSDB deverá dedicar o começo do ano para desembaraçar os nós nos Estados onde ainda não tem estrutura eleitoral definida para dar suporte ao seu candidato à Presidência da República em 2010. O objetivo é criar vitrines regionais robustas para a campanha e, para isso, o partido pretende fechar a costura política até março.
Os tucanos se preocupam com três Estados nos quais não há candidato definido até agora - Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas. Na segunda quinzena de janeiro, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e o secretário-geral do partido, Rodrigo de Castro (MG), começam a viajar pelo País. O medo é repetir 2006, quando o então candidato a presidente, Geraldo Alckmin, ficou praticamente sem campanha nos Estados.

À época, o receio de perder votos fez com que candidatos a governador evitassem fazer oposição à reeleição de Lula. "É melhor um palanque menor, mas que seja fiel ao nosso candidato a presidente. Dessa vez, não vamos admitir os erros de 2006", declarou Rodrigo de Castro. "Na campanha passada, tivemos palanque demais e campanha de menos", disse Guerra.
O Rio é o principal motivo de dor de cabeça no PSDB. Havia dois anos que se apostava no palanque com Fernando Gabeira (PV). O deputado, no entanto, já disse preferir o Senado. Tucanos agora se dividem entre fabricar a candidatura de um parlamentar - Marcelo Itagiba, Otávio Leite ou Índio da Costa, este do DEM -ou convencer o ex-prefeito César Maia (DEM), que também quer o Senado e resiste a ``ir para o sacrifício``.

O PSDB está sem candidato no Ceará, reduto do presidenciável Ciro Gomes (PSB). O senador Tasso Jereissati, amigo de Ciro, resiste a disputar contra o governador Cid Gomes (PSB). O PT fechou apoio a Cid e construiu uma frente com PMDB e PSB.
Maior vexame da eleição de 2006, o Amazonas continua sendo uma interrogação para o PSDB. Lá, Alckmin teve apenas 176.338 votos contra 1.159.709 de Lula. Por enquanto, nada diz que a situação será diferente. O partido ensaia um flerte com Amazonino Mendes (PTB), mas foca na reeleição do senador Arthur Virgílio.

O Distrito Federal também inspira cuidado, já que os tucanos perderam o palanque do governador José Roberto Arruda, envolvido no mensalão do DEM. Não está descartado o apoio ao ex-governador Joaquim Roriz (PSC) ou, num cenário menos provável, um palanque próprio com Maria de Lourdes Abadia.
Paraíba e Rio Grande do Sul também estão indefinidos. No primeiro caso, a ala do ex-governador Cássio Cunha Lima no PSDB apoia Ricardo Coutinho (PSB), prefeito de João Pessoa. Outra quer lançar o senador Cícero Lucena. No Rio Grande do Sul, Yeda Crusius quer se reeleger, mas a cúpula prefere o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB).

(da Agência Estado)


Eleições 2010 terão cenário diferente no Ceará

Os políticos brasileiros terão um ano movimentado em 2010 em função das eleições do dia 3 de outubro. A disputa envolverá os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual. Para o Senado Federal cada unidade da federação terá que eleger dois representantes.
A contagem regressiva para o pleito começou em 3 de outubro de 2009, um ano antes do pleito, com o término do prazo para os pretensos candidatos se filiarem aos partidos políticos. Algumas normas para as eleições deste ano já foram fixadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma delas é o calendário eleitoral que proíbe, a partir do dia 1º de janeiro, a divulgação de pesquisas de opinião sobre as eleições e candidatos, sem registro na Justiça Eleitoral.
No Estado do Ceará, o cenário político para a disputa vindoura apresenta algumas alterações em relação a 2006. Pela 1ª vez em sua história, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) vai disputar o governo estadual sem o governador. O quadro de alianças políticas ainda não está configurado e as negociações deverão se processar até junho, quando terão de ser realizadas as convenções para escolha dos candidatos e homologação das coligações.
Nas eleições de 2006, quando também foram disputados os cargos de governador, uma vaga para senador, 22 para deputado federal e 46 para deputado estadual, participaram da campanha 29 partidos políticos, sendo que apenas um não apresentou candidatos. Trata-se do Partido Republicano Brasileiro (PRB) que integrou a coligação para governador, mas não disputou nenhum cargo.

Registro

Alguns dos partidos que existiam em 2006 saíram da lista de agremiações com registro no TSE porque se fundiram ou trocaram de nome. O Partido da Frente Liberal (PFL), por exemplo, agora é Democratas (DEM). O Partido dos Aposentados da Nação (PAN) foi incorporado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e, o Partido Liberal (PL) com o Partido da Reedificação da Ordem Nacional (Prona) se fundiram para dar origem ao Partido da República (PR).
Atualmente 27 partidos políticos têm registro no Tribunal Superior Eleitoral e, no Ceará, apenas o Partido da Causa Operária (PCO) não tem uma estrutura formal de diretórios ou comissões provisórias.
Na disputa anterior pelo Governo do Estado, Cid Gomes foi eleito com o apoio de uma coligação composta por nove partidos políticos: PSB/PT/PCdoB/PMDB/PRB/PP/PHS/PMN/PV.
O maior adversário dele foi o então governador Lúcio Alcân-tara (PSDB), que teve apoio dos partidos: PTB/PTN/PSC/PPS/PFL/PAN/PTC/PSDB. Depois daquela eleição, Lúcio se filiou ao PR por divergências com a direção tucana. Agora, ele pretende disputar uma vaga de deputado federal.
Na disputa pelo Senado em 2006, havia apenas uma vaga para preenchimento. Ela foi disputada por seis candidatos. O vitorioso foi Inácio Arruda do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), eleito pela mesma união de partidos que conseguiu eleger Cid Gomes ao Governo do Estado.
Os adversários de Inácio na corrida eleitoral foram Moroni Bing Torgan (PFL), Nair Fernandes (PDT), Raimundão (PSTU), Tarcísio Leitão (PCB) e Fernandes Filho (PSDC).
As 22 cadeiras de deputado federal reservadas ao Ceará na Câmara dos Deputados foi disputada por 184 candidatos de 28 partidos. Para as eleições deste ano não há alteração no número de vagas.

Chapas

A quantidade de candidatos somente será conhecida em julho, após a apresentação dos pedidos de registro. Em chapa própria, cada partido pode indicar até 33 candidatos. No caso de coligação, poderá ter até 44 candidatos, independente da quantidade de legendas.
Em 2006 apenas três agremiações apresentaram chapa própria para deputado federal, sendo elas o PRP, o PSDC e o PCO. As outras legendas se agregaram em seis coligações, sendo elas: PSB/PT/PMDB/PP; PTB/PTN/PSC/PPS/PFL/PAN/PTC/PSDB; PHS/PMN/PV/PCdoB; PDT/PL/PRTB/PTdoB; PSTU/PCB/PSOL; e PSL/Prona.
Nenhum dos três partidos que apresentaram chapa própria para deputado federal (PRP, PSDC e PCO) atingiu o quociente eleitoral, acontecendo o mesmo com as coligações do PSL com o Prona e do PSTU com o PCB e o PSOL.
O candidato mais votado para deputado federal foi Ciro Ferreira Gomes (PSB) com 667.830 sufrágios e a menor votação foi para Durval Thomaz de Souza (PTdoB) que obteve apenas 20 votos.
Para as eleições deste ano o quadro de candidatos, embora não esteja definido, já apresenta um diferencial. Os dois candidatos mais votados Ciro Gomes (PSB) e Eunício Oliveira (PMDB), considerados como puxadores de votos, não participarão das eleições proporcionais. Ciro Gomes transferiu o domicílio eleitoral para São Paulo e Eunício Oliveira deve concorrer a uma das vagas ao Senado.

Assembléia

Para o Legislativo Estadual, em 2006, 613 pessoas pediram registro à Justiça Eleitoral para concorrer às 46 vagas existentes. Para este ano, o número de vagas permanece o mesmo. Na última disputa, quatro partidos apresentaram chapa própria (PHS, PSDC, PRP e o PCO). Os demais se acomodaram em oito coligações.
Não atingiram o quociente eleitoral para eleger nenhum dos seus representantes, as coligações formadas pelo PPS com o PTB e o PTC; e do PSTU com o PCB e o PSOL. Das chapas próprias, o PRP e o PCO não atingiram o quociente eleitoral.
O candidato mais votado para deputado estadual em 2006 foi Marcos Cals do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com 104.350 votos.
Ao todo, participaram da eleição de 2006 no Ceará, 827 candidatos, sendo seis para governador, seis para vice-governador, seis para senador, 184 para deputado federal e 613 para deputado estadual.

Diário do Nordeste


Menor pilota moto e atropela vigilante na Vila Chapadinha

No dia de ontem,02, por volta das 20:35 a Polícia Militar foi informada acerca de um acidente de trânsito(atropelamento) ocorrido na CE 282, mais precisamente na vila chapadinha, em Iguatu.


A VTR RD 2442 composta pelos policiais SD PM ANTÔNIO e SD PM ANANIAS compareceram ao local, de onde já havia sido socorrido Oscar Martins de Araújo, 62 anos, vigilanate, casado, natural de Iguatu e residente no local do acidente. Este foi atropelado e sofreu escoriações pelo corpo e fratura no braço direito. O atropelador, o menor G. S. T., 17 anos que sofreu uma fratura no punho direito e foi socorrido ao hospital local assim como o atropelado. Ambos não correm risco de morte. Saliente-se que quando da chegada da polícia no local, os envolvidos no acidente já haviam sido socorridos e o veículo, a moto guiada pelo menor, não mais encontrava-se no local.



Bandidos roubam moto em Acopiara

A Polícia Militar tomou conhecimento que no sítio Lajeiro a 09 KM de Acopiara-CE que às 19:00 horas, no dia 02 de Janeiro de 2010,ocorrera um roubo a pessoa.

A Polícia Militar através da VTR 2482 composta pelos policiais CB PM CLEUDO CB PM HÉLIO SD PM MULATO, compareceram ao local e se certificaram do ocorrido que teve como vítima a pessoa de Robério Santos Lessa, 37 anos,  o mesmo informou que trafegava em sua moto em direção acidade de Acopiara-CE, quando foi abordado por (02) dois infratores que saíram de dentro do matagal, ambos encapusados, armados de revólver, efetuaram disparos em sua direção, forçando-o a abandonar a moto, HONDA, CG 150, TITAN KS, placa NQU 6811, cor VERMELHA, ano 2008.O policiamento colheu informações e em seguida saiu em diligências no intuito de localizar, identificar e prender os infatores.



Bateu na mulher e foi preso em Piquet Carneiro

No dia 02/01/2010, por volta das 08h00min, compareceu à Unidade Policial de Piquet Carneiro a senhora MARIA SELMA OLIMPIO ALVES,residente na Rua José Teotônio, s/nº, distrito de Ibicuã, PiquetCarneiro/CE, onde informou aos policiais que foi vítima de lesão corporal por parte de seu esposo, fato ocorrido naquele distrito, que fica a aproximadamente 18 km da sede.

Logo após tomar conhecimento do fato, a Polícia Militar, através da RP-2402, composta pelo CB PM L PINHEIRO, SD PMPENHA, e o SD PM ANTÕNIO MARQUES DO NASCIMENTO, compareceu ao referido distrito, onde veio a efetuar a prisão do infrator, a pessoa de MIGUEL GENUINO MARTINS, residente na Rua José Teotônio, s/nº, distrito de Ibicuã,Piquet Carneiro/CE. O suspeito agrediu sua esposa com vários socos,sendo ambos(infrator e vítima) conduzidos para Delegacia Regional deSenador Pompeu/CE, para ser lavrado o flagrante contra o referido porcrime de Lesão Corporal contra mulher(Lei Maria da Penha).



Acidente de trânsito com vítima fatal em Pedra Branca

No dia de ontem, 02/01, em Pedra Branca na BR 226 nas proximidades do sitio Santo Antonio a moto XTZ Yamaha, azul s/ placa pilotada por JOSE ALVES DA SILVA, 19 anos,  colidiu frontalmente com a moto Strada 250 de cor verde de placa HXH 2029 que tinha como condutor e passageiro respectivamente ANTONIO WILSON BEZERRA DA SILVA, 20 anos e ALEXANDRE BEZERRA PINHEIRO, 20 anos. As vitimas foram conduzidas para o hospital local em estado grave. Infelizmente pelas informações da PM a vitima JOSE ALVES DA SILVA, chegou sem vida ao hospital.

Homicídio em Quixeramobim

Na noite deste sábado,02/01,em Quixeramobim por volta das 21h30min.  no distrito de Cosmos Paes no bar da Edite, após uma discussão entre a vítima: JUCELINO RODRIGUES DE LIMA, 46 anos, e os acusados conhecidos por : SAMUEL e JOAQUIM que são moradores da região, vieram a brigar levando o SAMUEL a dar um tiro de revólver na virilha direita, e o JOAQUIM uma facada na coxa esquerda. Que por esta localidade estar situada a mais de 70km da cidade de Quixeramobim, e por demorarem para encontrar um carro para socorrerem a vítima, o mesmo veio a falecer a caminho do Hospital Regional de Quixeramobim. Que os populares que vieram ao quartel da U.S.I de Quixeramobim informar o acontecido, não sabiam informar mais nada sobre os acusados, apenas que os dois se evadiram do local tomando rumo ignorado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |