Presidente do CMDCA , Maria Luizeth de Oliveira recebeu o Selo UNICEF
Ontem, 16/10, uma delegação formada por 37 participantes, dentre eles alunos de escolas públicas da rede municipal, coordenadores dos eixos do Selo Unicef e os secretários de Educação, Ação Social e Esporte e Juventude se deslocaram até a cidade de Russas/CE para a Cerimônia Regional de Certificação do Selo Unicef Edição 2008.
Apresentações artísticas e culturais, certificação e entrega de comendas fizeram parte da programação de quase cinco horas de duração que teve como centro das atenções as centenas de crianças e adolescentes presentes. Juntamente com Iguatu, mais oito cidades participaram do evento público realizado na praça central da cidade.
Segundo os depoimentos espontâneos de crianças, adolescentes e autoridades no palco do evento, o Selo Unicef tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes do Semi-árido brasileiro, incentivando e fortalecendo as políticas públicas e as iniciativas municipais que promovam e garantam os direitos voltados para este público. Iguatu foi destaque entre os municípios presentes pelo fato de ser certificado pela primeira vez desde a primeira edição do selo no Ceará - em 1999.
O Selo UNICEF é entregue a cada dois anos, mas a mobilização em torno de seus objetivos é constante. Os municípios que ganham o Selo podem usá-lo em peças publicitárias, prédios públicos e material escolar. Só é vetada a utilização em ações políticas. O Selo é válido por dois anos. O reconhecimento em praça pública é a forma que o Selo Unicef e as Nações Unidas encontraram para reconhecerem publicamente os esforços dos municípios nesta conquista.
Por: Francisco Alves – Secretaria da Cultura e Turismo de Iguatu