quarta-feira, 18 de março de 2009

Notícias do Campus da URCA/Iguatu

Em solenidade bastante concorrida, a Comissão Gestora do Campus Avançado de Iguatu, acolheu na última segunda - feira, dia 16/03, os calouros daquela Unidade. Na ocasião, presentes o Presidente da Comissão Gestora Professor José Ivo Ferreira de Souza, a Coordenadora do Curso de Enfermagem Professora Eduarda Maria Duarte Rodrigues, o Coordenador do Curso de Direito Professor Ramon Gabriel Matos Cavalcante, o Coordenador do Curso de Educação Física e a Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas Raimunda de Souza Oliveira - Aparecida. Também estiveram presentes os professores do Campus. Na oportunidade o Presidente do Campus, em nome do Magnífico Reitor Prof. Dr. Plácido proferiu palavras de acolhida aos alunos novatos, cerca de 120 novos discentes. Registrou com satisfação que 84% dos novatos são egressos da Escola Pública, fruto da gratuidade dos cursos concedida há exatamente 01 ano pelo Governo do Estado. Convidou ainda a todos a participarem da construção da Universidade Participativa, projeto que vem sendo concretizado por esta gestão. No mesmo evento denominado Seminário de Intrudução à Universidade, os calouros tiveram oportunidade de conhecer o funcionamento da Universidade e as atribuições de cada setor e funcionários. O Campus de Iguatu conta atualmente com 1200 alunos. CAMPUS IGUATU REALIZA ENCONTRO PEDAGÓGICO Com o objetivo de planejar as atividades do Semestre Letivo que se iniciou na última segunda - feira, dia 16/03, os Professores daquela Unidade tiveram a oportunidade de se encontrarem para um evento de avaliação e programação do Semestre 2009.1. Na quarta - feira, dia 11/03, recebemos a visita da Professora Dra. Zuleide Fernandes Queiroz que ministrou palestra sobre o Tema: " SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR". Cerca de 100 professores estiveram presentes no evento. Na quinta - feira, dia 12/03, acontecram reuniões de departamento com os professores de cada Curso. CAMPUS IGUATU PROMOVE CURSO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA Com o objetivo de capacitar cada vez mais os professores do Curso que desejam disputar vagas de mestrado nas mais variadas Instituições, o Curso de Enfermagem do Campus de Iguatu, através da Coordenadora Professora Eduarda Maria Duarte Rodrigues, realizou parceria com a Casa de Cultura Inglesa da Universidade Federal do Ceará. Desde janeiro e até o mês de abril, cerca de 35 professores deste Campus estão tendo acesso a um Curso de Proficiência em Língua Inglesa para Mestrado.

Iguatu possui o seu 1º Conselho Municipal da Juventude

No dia de ontem, 17/03, mais de 500 jovens da zona urbana e rural do município, lotaram o Teatro Pedro Lima Verde, para eleger os seus representantes para compor o 1º Conselho Municipal da Juventude de Iguatu. Participaram do evento o Secretário do Esporte e Juventude: Paulo Helter Alves de Alcântara, o chefe de gabinete: Theognis Martins Florentino, representando o Prefeito, os vereadores: Nelho Bezerra e Jarim, como representantes do Poder Legislativo, o Conselheiro Nacional de Juventude: Karlos Rikáryo e Wellington Torquato, representando o Instituto Elo Amigo. Num momento de muita animação, os jovens de movimentos sociais, esportistas, estudantes, entre outros, participaram ativamente da conferência, com diversas apresentações culturais, através do teatro da Cia. Ortaet, da Música apresentada pela jovem Danielle e do grupo de dança Nossa Cara. Em seguida houve a eleição dos candidatos da sociedade civil, onde a juventude escolheu através do voto aberto os melhores candidatos. O conselho Municipal de Juventude será composto por 30 conselheiros titulares e respectivamente os seus suplentes, sendo 20 da sociedade civil, composto jovens na faixa etária de 15 á 29, envolvidos nas 12 câmaras temáticas: educação, saúde, trabalho, cultura, meio-ambiente, esporte, assistência social, espiritualidade e religião, tecnologia da informação e comunicação, raça etnia e gênero, jovens com deficiência, juventude rurais e representantes dos 08 distritos: Alencar, Gadelha, Santa Rosa, Suassurana, Riacho Vermelho, Baú, Cardoso e Barro alto. O Poder Público estará representado por 10 conselheiros titulares e respectivamente os seus suplentes, sendo indicado 18 pessoas para que os jovens eleitos possam escolher os titulares e suplentes e o Poder legislativo indicou 02 vereadores para compor o referido conselho.

Vídeo: carro incinerado no Fomento

Vídeo: veja detalhes deste acidente com vítima fatal na Chapadinha

PLANTÃO SAÚDE: Iguatu nas últimas 24 horas.

Carro é encontrado incinerado no Fomento

Carro é encontrado totalmente destruído pelo fogo
Na madrugada de hoje,18/03/2009, por volta de aproximadamente 01:30 horas, a Polícia Militar compareceu à estrada para a Vila Fomento, a um km desta cidade de Iguatu/CE, por ocasião de um veículo, que estava abandonado e completamente em chamas, que posteriormente foi identificado como sendo o veículo VW SAVEIRO 1.6, tipo caminhonete, de cor branca, ano/mod. 2005, de placas HWZ 3893 - Fortaleza/CE, e, segundo consta no sistema do DETRAN-CE, o veículo em alusão possui queixa de roubo. Informo ainda que o policiamento já estava efetuando diligências, no sentido de localizar um veículo, características parecidas com o envolvido no fato, por motivo de populares, horas antes, via 190, informarem que três(03) elementos estavam realizando direção perigosa na mencionada localidade. Segundo levantamento preliminar, o veículo foi completamente destruído pelo fogo, e não é possível concluir se o incêndio foi decorrente de acidente de trânsito ou proposital, que ficará a cargo da polícia judiciária.
Uma composição da Policial Militar, comandada pelo CB PM SOBRINHO, juntamente com a representação do CBM, compareceu ao local, auxiliou no sentido de preservar o local da ocorrência e garantir a segurança, como também está diligênciando, no sentido de identificar e localizar os suspeitos que estavam no veículo citado, sendo que, há informações que os mesmos evadiram do local em um outro veículo, identificado apenas como sendo um GOL, de cor vermelha.

Acidente de trânsito com vítima fatal na Chapadinha

Chapadinha registra mais um acidente de trânsito
No dia de ontem, 17/03/2009, por volta de aproximadamente 21:10 horas, a Polícia Militar se deslocou até a CE 282(aproximadamente a 04 km desta cidade), Vila Chapadinha, Iguatu/CE, por ocasião de um acidente de trânsito(atropelamento), tendo como vítima fatal a pessoa de LUCIGLEIDE LOPES DOS SANTOS, solteira, estudante, 21 anos, natural de Iguatu/CE, residente na Vila Chapadinha, nesta cidade.
Segundo informações colhidas no local, a vítima estava transitando na referida localidade, sentido Iguatu X Vila Chapadinha, em uma motocicleta, não identificada, que estava sendo guiada por sua irmã, identificada apenas por ALINE, quando vieram a bater na traseira de um caminhão VW / 8 . 150 E DELIVERY, cor branca, ano 2006, de placa HWT 1724 – Crato/CE, da Empresa PIONEIRA, que estava sendo guiado pela pessoa de EDUARDO LUIS FERNANDES, caminhoneiro, casado, 37 anos, natural de Iguatu/CE, o qual, no momento do ocorrido, estava tentando desviar-se de um buraco e sentiu a batida da moto na traseira do mencionado caminhão; logo após a batida, a vítima fatal veio a cair e foi colhida por um outro caminhão, de cor azul, popularmente conhecido como caminhão tipo ”BOB ESPONJA”, que vinha em sentido contrário e evadiu-se do local, em alta velocidade, e sem prestar nenhum socorro à vítima fatal, que teve seu corpo totalmente dilacerado, tendo morte imediata, por decorrência do atropelamento, a qual foi confirmada pela guarnição do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência.
A Policial Militar, através das VTR´s 2352, comandada pelo CB PM ALENCAR, e a 2292(FTA), comandada pelo CB PM BARBOSA, juntamente com as representações da CPRV, do CBM e DEMUTRAN, compareceu ao local, auxiliou no sentido de preservar o local da ocorrência e garantir a segurança do trânsito, como também está diligênciando, no sentido de identificar, apreender o caminhão e motorista que evadiu-se do local, sendo acionados os policiamentos das cidades vizinhas, para realizarem barreiras nas entradas das cidades.

Prisão por agressão a mulher em Iguatu

No dia 17/03/2009, por volta das 10:30 horas, a Polícia Militar compareceu ao sítio Recreio a 10 KM da sede do município de Iguatu-Ce, onde foi vítima de ameaças e agressão a pessoa de FRANCISCA MATIAS DE OLIVEIRA, 60 anos, viúva, agricultora, natural de Iguatu-CE, a mesma estava sendo agredida pelo seu filho de nome EDUARDO ALVES SALVIANO FILHO, 30 anos, solteiro, natural de Iguatu-CE.
A Policial Militar, através da VTR 2352, comandada pelo 1º SGT PM JUSSIÊ compareceu ao local, prendeu o infrator e em seguida o conduziu à delegacia de Polícia Civil de Iguatu-CE, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Policial sofre acidente de trânsito em Iguatu

No dia de ontem, 17/03/2009, por volta de 06:30 horas, a Polícia Militar compareceu a CE 060 a 15 KM de distância de Iguatu-CE, onde foi vítima de uma ocorrência de trânsito (choque) , envolvendo o Maj. QOPM CARESTIATO, o qual guiava veículo Fiesta de cor preta, de placas HUR 0999, o mesmo se deslocava de Juazeiro do Norte-CE para Iguatu-CE para assumir o serviço de supervisor de policiamento, ao chegar no sítio Piripiri a 15 km de Iguatu-CE o pneu do veículo em que o oficial guiava estourou vindo a colidir com uma árvore. Adianto-vos que o mesmo sofreu uma pacada na cabeça e uma lesão no joelho direito, socorrido ao hospital regional de Iguatu-CE, onde foi medicado e liberado.

Moto roubada é abandonada em Acopiara

No dia 17/03/09, por volta das 13h:00, a Polícia Militar foi solicitada a comparecer ao sítio Socó, distante 25 km da sede do município de Acopiara, onde teria sido abandonada a moto HONDA/NXR, 150 BROS KS, de placa HYV 1044, cor vermelha, ano 2007, pertecente a Maria Luciana Pereira de Macedo. Este veículo fora furtado no dia 13 do mês e ano correntes, no Sítio Socó, neste Município, conforme relatou o radiograma de nº 084/09. O veículo foi encontrado abandonado numa estrada entre os Sitos Socó e Unidade.

Lan Hause é assaltada no Cedro

No dia de ontem, 17/03/2009, por volta das 20:30 horas, o Destacamento Policial Militar da cidade do Cedro/CE recebeu uma comunicação informando que havia acabado de ocorrer um roubo a uma lan house, que fica localizada na Rua Sen. João Tomé, mais precisamente, ao lado da Igreja da Matriz, no centro daquela cidade, que ocorreu quando a proprietária do referido estabelecimento, a pessoa de RUBÊNIA BEZERRA DE OLIVEIRA, brasileira, separada Judicialmente, comerciante, natural de São Paulo- SP, 39 anos, residente no endereço supracitado, estava fechando a lan house, quando 02(dois) rapazes, um deles moreno baixo e forte com um sinal proximo ao nariz, e outro branco alto e magro, ambos armados de arma de fogo, que bateram na porta e perguntaram se dava para jogar, sendo que a referida disse que não, pois estava fechando o local, foi quando eles anunciaram o assalto, entraram e fecharam a porta, mandando que a proprietária, juntamente com seus dois filho menores de idade, entrassem para dentro de um banheiro, fechando a porta e, dentro da lan house, subtraíram os seguintes objetos; 05(cinco) videogames, marca SONY, modelo PLAYSTATION II, 10(dez) JOYSTICKS (controles), 01 aparelho celular, da marca sansung, modelo não informado e 20,00 (vinte reais). A vítima, quando não mais escutou o barulho dos elementos, saiu do local que estava detida, não sabendo informar qual o rumo que os infratores seguiram, nem tampouco se evadiram de motocicleta ou outro veículo.

Atropelamento em Cariús

No dia de ontem, 17 de março de 2009, por volta das 09h30m, A Polícia Militar foi informada que na localidade do distrito de Caipu, zona rural deste município, ocorreu um atropelamento, que fez como vítima o Sr. Francisco Moreira de Sousa, brasileiro, solteiro, agricultor, 59 anos, natural de Cariús, filho de Euzébio Moreira de Sousa e Rita Moreira de Sousa, residente no sítio Água Branca, zona rural, Cariús-CE.
Segundo informações colhidas por policiais no local da ocorrência, por meio de populares, a vítima foi atravessar a rua quando veio um veículo e a atropelou. Os populares informaram que o carro era um, CELTA DE COR BRANCA, PLACA MYS 1272, NATAL-RN. Saliente-se que o motorista do carro que atropelou socorreu a vítima para o HOSPITAL REGIONAL DE IGUATU-CE e em seguida evadiu-se sem deixar sua identificação.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |