quinta-feira, 13 de março de 2008

Fotos da tromba d´agua desta quarta-feira

Prefeito Agenor Neto fala sobre as fortes chuvas em Iguatu


Prefeito Agenor Neto em ação na Barreira dos Constantinos

Durante todo o dia de ontem informações chegaram ao Blog de Iguatu, onde internautas e amigos ouvintes afirmavam que o prefeito Agenor Neto estava pelas ruas de Iguatu observando a movimentação nos bairros mais atingidos pelas fortes chuvas e na noite desta quarta-feira encontramos o chefe do executivo iguatuense ainda pelas ruas agora para ser mais exato na Barreira dos Constantinos acompanhando uma ação da PMI, para a desobstrução de um terreno que estava acumulando uma grande quantidade de água. E o internauta poderá ouvir a palavra do prefeito após a tromba de água que caiu em Iguatu, para quem quiser ouvir a entrevista completa concedida ao radialista Tércio Júnior, basta clicar aqui.

Açude arromba e causa destruição na zona rural de Iguatu

Momentos de medo passaram os moradores da zona rural de Iguatu diante da força das águas de açude que arrombou. A parede de um açude na Fazenda Aracaju, na zona rural deste município, arrombou por volta das 5 horas da manhã de ontem. A força da água provocou o desabamento de uma casa e outras oito ficaram alagadas, além da destruição de pelo menos 20 hectares de plantio de milho, feijão e arroz, no Vale da Carnaúba.
A barragem tem capacidade para um milhão metros cúbicos e cedeu por causa da chuva de 130mm, na madrugada de ontem.A inundação provocou prejuízo na zona rural. Os moradores foram surpreendidos com a cheia do Riacho Carnaúba e viveram momentos de apreensão, por volta de 6 horas da manhã de ontem. Ainda não há estimativa dos prejuízos. O agricultor Miguel do Nascimento Silva teve a casa inundada. Perdeu a maior parte dos móveis e um hectare de arroz. Próximo à rodovia que liga a cidade de Iguatu ao distrito de Alencar, a aposentada Francisca da Conceição Lavor, conhecida por Dondom, também enfrentou momentos de desespero. “A água veio de uma vez e foi entrando na casa. Perdi umas 40 galinhas, três cabras e uma roça de milho”.Por toda a manhã de ontem, moradores dos sítios Angelim, Aceno e Lagoa Redonda ficaram isolados. No Vale da Carnaúba, os produtores rurais tiveram prejuízos de cultura de subsistência e de motores elétricos. “Perdi um motor e uma área de pastagem, que ficou inundada”, disse o aposentado, Manoel Holanda de Araújo.
Fonte: Diário do Nordeste

Advogado do SAAE fala sobre caso do IML/Iguatu


Momento em que o laudo do SAAE é entregue na Delegacia Regional

Entrevistamos o advogado do SAAE Leonardo Capelo, que falou para o Blog de Iguatu, sobre o laudo do SAAE que confirma a utilização de ligação clandestina, nesta entrevista o mesmo explica ao internauta passo a passo dos procedimentos jurídicos que serão tomados neste caso, para ouvir a entrevista do advogado do SAAE/Iguatu Leonardo Capelo, basta apenas clicar aqui.

Consultores de fundação americana estão em Iguatu





O Conjunto Integrado de Projetos do Médio Jaguaribe, CIPMJ, é uma articulação entre entidades da sociedade civil organizada, poder público e mercado, afim de promover ações articuladas que contribuam com o desenvolvimento humano, local e sustentável das cidades de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô.
Atualmente o CIP Médio Jaguaribe envolve cerca de 40 organizações que desenvolvem projetos nas dimensões ambiental, cultural, econômica, política e social, e conta com apoio financeiro de diversos atores, inclusive a Fundação Kellogg, que investiu nosseis projetos em andamento do CIPMJ aproximadamente 1 milhão de reais. A Kellogg é uma fundação americana que apóia projetos de desenvolvimento sustentável em diversos territórios do nordeste do Brasil e tem sede em São Paulo.
Os próximos dias 12 e 13 de março, consultores da Fundação Kellogg (Antonio Nascimento, Arturo Jordan e Andrea Viviane) estarão visitando a região para acompanhar o desenvolvimento das ações nas comunidades junto ao Conjunto Integrado de Projetos e outras lideranças, inclusive os gestores e secretários municipais.

Os projetos atualmente desenvolvidos pelo CIP Médio Jaguaribe são:

Projeto Dimensão Social
Buscará fortalecer o trabalho social através de um espaço de articulação, integração entre instituições com o objetivo de juntas contribuírem na melhoria da qualidade vida, conscientização e participação. Entre os resultados pretendidos estão realizar uma formação de Educadores da Microrregião com foco em desenvolvimento social; Realizar um trabalho com famílias atendidas pelas instituições envolvidas na construção do projeto, levando informações relacionas à saúde, geração de renda e juventude; Capacitar jovens (faixa etária 17 a 24 anos) em orientações básicas para o trabalho e apoiá-los na inserção em espaços de geração de trabalho e renda; Capacitar pessoas nas áreas de informática, artesanato, agroindustrialização e gestão; Realizar Seminários envolvendo o poder público e empresarial para discutir a responsabilidade social na MMJ.

Projeto Direito de Todos
O projeto terá três ações fundamentais: o Balcão de Direitos que irá fornecer informações básicas sobre como acessar à justiça e buscar direitos estabelecidos na legislação e fornecido por meio de políticas públicas. Neste sentido, o Observatório de Cidadania irá monitorar por meio de voluntários os Conselhos de Saúde, do Fundeb, da Assistência Social e de Direitos da Criança e do Adolescente, de modo a publicizar para a comunidade a real situação dos mesmos, suas decisões e/ou omissões, mas acima de tudo, buscar apoiá-los através da parceria do coletivo de entidades do CIP. Por fim, a terceira e não menos importante ação, que é uma Agência de Notícias Regional que irá captar, organizar e publicar diversas notícias de interesse social da região, através de uma rede de correspondentes e veículos de comunicação.

Educação Ambiental no semi-árido
O Projeto será desenvolvido nos municípios de Iguatu e Jucás e tem por objetivo geral contribuir para a redução da degradação do Rio Jaguaribe a partir da educação ambiental aliada a um processo contínuo de mobilização social, assim como gerar um modelo que possa ser replicável para os outros municípios da bacia. Dentre as ações previstas estão o processo formativo que será realizado junto às comunidades ribeirinhas, especialmente com os jovens, mobilização das pessoas para o desenvolvimento de atividades práticas de combate aos impactos ambientais causados ao rio Jaguaribe, como por exemplo, reciclagem de lixo e reflorestamento das margens através do cultivo de árvores nativas e frutíferas.

Projeto Jovem Multiplicador
O projeto tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento da Agricultura Familiar a partir do reordenamento dos sistemas produtivos agrícolas apropriados à convivência no semi-árido e do fortalecimento do processos de assessoria técnica sistemática, tendo por base a agroecologia. Constitui-se numa proposta de ação local que possui uma lógica econômica e social capaz de fomentar a produção e apoiar a organização dos agricultores familiares, estimulando a solidariedade e a mobilização por objetivos comuns, por meio da formação de Jovens Multiplicadores da agroecologia.

Projeto Teia de Cultura Regional
Uma proposta para fortalecimento da identidade cultural da região, envolvendo a mobilização de agentes culturais e a formação da Teia de Cultura Regional a partir da estruturação de Núcleos Municipais de Cultura, responsáveis pelo desenvolvimento de atividades artístico-culturais em nível municipal. O eixo do Projeto é a implementação de um processo de mobilização e educação, envolvendo agentes culturais e as demais pessoas dos municípios no sentido de fortalecer as identidades culturais locais, os vínculos entre as pessoas, além de cursos para qualificação profissional dos agentes culturais. Entre outras atividades estão os Circuitos Culturais que possibilitarão a troca de experiência entre agentes culturais e difusão de produções culturais, a construção de Agendas Culturais, ferramentas para a promover e divulgar as programações culturais locais e regional.

Projeto de Consolidação do CIP
Um projeto que subsidia a gestão do Conjunto Integrado de Projetos, fortalecendo as competências dos gestores através de formações e troca de experiências numa constante comunidade de aprendizagem. Além disso o projeto de consolidação conta com um fundo de apoio a projetos de jovens, um fundo de intercâmbio.



Maiores Informações:

Jenair Alves (88) 8805.8584 ou 3581.6575
Karlos Rikáryo (88) 8809.9022
www.cipmj.org.br




Agenda Visita de Consultores Kellogg






Dia 12/03

- 8:00 às 11:30 - Encontro com o coletivo regional do CIP – aqui os consultores terão oportunidade de conversar com o CIP sobre o novo desenho da Fundação Kellogg e sobre o caminho que está sendo pensado para este último ciclo junto ao CIP.
- 14:00 às 14:45 – Reunião rápida com a equipe executiva do CIP – para acompanhamento do projeto de consolidação.
- 15:00 às 17:00 – Reunião de trabalho com os gestores públicos – os prefeitos e secretários serão convocados para uma reunião de trabalho para conversar sobre o CIP e a política de desenvolvimento territorial.
- 18:00 - Deslocamento para Quixelô: Sessão de cinema no ICEQUI, exposição de produtos dos artistas plásticos e artesões locais, diálogo sobre o desenvolvimento do projeto Teia de Cultura Regional.


Dia 13/03

- 08:30 - Visita a prática do Balcão de Direitos no fórum da cidade de Iguatu. Conhecer as instalações da Universidade Regional do Cariri (unidade Iguatu). Diálogo sobre o estabelecimento de parcerias e o desenvolvimento do projeto Direito de Todos.
- 10:30 às 11:30 - Reunião com os jovens do comitê gestor do Fundo de Apoio a Projetos de Jovens, secretaria executiva do CIP e membros do núcleo gestor regional - Acompanhamento do plano de desenvolvimento do Fundo no território, discussão sobre a mobilização da juventude.
- 14:00 às 15:30 - Discussão sobre a política de utilização do Fundo de Intercâmbio e geração de conhecimento a partir dele.
- 15:40 - Deslocamento para Jucás
- 16:20 - Apresentação de manifestações culturais locais, diálogo com o núcleo municipal de Jucás sobre a mobilização do poder legislativo. Participação na sessão da câmara de vereadores.


" laudo do SAAE é uma farsa ! ", José Edvan, engenheiro do DER

José Edvan, engenheiro civil do DER 

Na manhã desta quarta-feira, 12 de março, o engenheiro civil do DER José Edvan que pertence à comissão de engenheiros responsáveis pela obra do IML/Iguatu,compareceu no estúdio da Liberdade AM e nos concedeu esta entrevista que o internauta poderá ouvir na íntegra aqui no Blog de Iguatu. Nesta entrevista o mesmo afirma que todo o laudo apresentado pelo SAAE em relação à ligação clandestina detectada nas obras do IML “é uma farsa”, para quem estiver interessado em ouvir a entrevista completa com o Engenheiro Civil do DER, José Edvan, basta apenas, clicar aqui.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |