sábado, 4 de abril de 2009

Chuva, Lixo e falta de saneamento = ruas alagadas em Iguatu

Até quando veremos isto ?
Nesta tarde de sábado, 04/04, uma forte chuva que caiu sobre a Terra da Telha alagou várias ruas e trouxe transtorno para moradores da sede de Igutau. Em poucos minutos a Avenida Agenor Araújo, 13 de Maio, Dr. João Pessoa e adjacências ficaram alagadas, mas a nossa reportagem flagrou várias imagens que correspondem à junção de algumas ações que são determinantes para grandes alagamentos: forte precipitação, falta de saneamento e lixo nos bueiros. A união destes fatores pôde ser observado na Rua Pedro Gomes de Araújo, que virou um verdadeiro rio.
O céu continua nublado e a expectativa é de fortes chuvas em Iguatu e região neste final de semana, pelo menos é o que informa o Instituto de Metereologia de Brasília.
Veja as imagens logo baixo.

Artes divulgam valores no Sítio Aroeiras

Na falta de chuva, a arte alegrou uma centena de crianças e adolescentes, no Sítio Aroeira, zona rural deste município, localizado na região Centro-Sul, distante 400km de Fortaleza. Música, poesia, teatro de boneco, capoeira, danças regionais, cultivo de horta orgânica e pintura fazem parte da programação da III Jornada de Arte na Roça, realizada anualmente na última semana do mês de março, pelo Centro Sertão Vivo.As atividades artísticas são desenvolvidas ao longo de uma semana e têm por objetivo sensibilizar as crianças, jovens e moradores do lugar para a necessidade de cuidar da natureza, da própria vida e contemplar as belezas e riquezas do sertão, do bioma Caatinga. A religiosidade na dimensão mística e a adoração a São José permeiam a programação.Neste ano, o tema central da jornada foi o seguinte: “Meio ambiente é a casa da gente e vamos cuidar com arte”.
Nas oficinas, os alunos aprendem a confeccionar mamulengos, instrumentos musicais, bancos de garrafas plásticas e as apresentações enfocam a temática do projeto. No teatro de boneco, o diálogo entre os personagens mostra a necessidade de preservação da natureza.Balanço positivoO coordenador geral, músico e compositor, Zé Vicente, mostra-se preocupado com a agressão que sofre o sertão e a escassez de promoção de atividades artísticas nas escolas e comunidades rurais. “Chegamos ao terceiro ano com um balanço positivo das nossas atividades”, observou. “Temos como missão sensibilizar todos para a prática de cultivo que preserve a natureza”.Por meio das atividades artísticas, Zé Vicente, os coordenadores locais e artistas que participam do projeto atraem crianças e adolescentes. Os pais acompanham os filhos e aplaudem as apresentações fruto da aprendizagem nas oficinas. Neste ano, a arte produzida pelos alunos saiu do Sítio Aroeiras e foi até a sede do distrito de Guassussê e a localidade de Pedregulho levar alegria e mensagem em defesa da natureza para os moradores. A caravana mexeu com a vida das famílias da região.A semente do projeto foi plantada há mais de uma década, mas somente nos últimos três anos gerou frutos a partir da realização das oficinas e vivências de artes. O cantor Zé Vicente, com apoio de artistas amigos, parentes e vizinhos, transformou a antiga casinha que pertenceu a Tia Zefa e ao avô materno, Josino Barros, e uma área de dois hectares, implantando o Centro Sertão Vivo. Foram cultivadas árvores e horta orgânica.A artista Conceição Almeida participa do projeto desde o início. “Usamos a arte para conscientizar, anunciar coisas novas e denunciar”, observou. “O projeto deu certo e a cada ano cresce o número de pessoas interessadas em participar”.
Os coordenadores procuram formar um grupo fixo de arte e cultura, mas as atividades são abertas à comunidade e variam a cada ano.Em maio próximo estão programadas oficinas de massoterapia, fitoterapia e de alimentação alternativa para jovens e idosos. Em junho, será a vez do Arraial de Arte e, em dezembro, acontecerá o Arraial do Menino Deus.
Fonte: Diário do Nordeste

Presidente da UVC Deuzinho Filho fala para o Iguatu.Net

Falamos com o presidente reeleito da UVC, o vereador Deusinho Filho que falou sobre os iguatuenses que fazem parte da diretoria eleita, “a região Centro Sul é estratégica, e não poderíamos deixar de prestigiar esta região que é de fundamental importância para o nosso estado” afirmou. “ Em relação aos vereadores Nelho Bezerra e Mário Rodrigues, ambos estão fazendo parte da nossa diretoria, o primeiro como diretor de agricultura e o segundo como diretor de tecnologia” disse. Destaque para as palavras direcionadas ao vereador Ednaldo Lavor que é atualmente o Conselheiro Nacional da entidade, “ Ednaldo possui um dos cargos mais importantes da nossa diretoria, é um Conselheiro Nacional, ele irá representar a UVC em ações de nível nacional e sem dúvidas pelo seu dinamismo e juventude fará um grande trabalho em prol do nosso Ceará” afirmou. Parlamento Regional do Centro-Sul. Durante a entrevista para a nossa reportagem, o presidente da UVC, vereador Deusinho Filho, destacou a criação do Parlamento Regional do Centro-Sul, uma ação da União dos Vereadores do Ceará que tem por objetivo ser uma entidade que irá ouvir os vereadores da região na busca de soluções diante de entidades estaduais e nacionais, “ queremos criar o parlamento no sentido de encontrar soluções o mais rápido possível para as regiões e queremos fazer isto em Iguatu que será a base do parlamento da região” afirmou.
Para finalizar o vereador Deusinho Filho, falou que estará em Iguatu nos próximos meses, “ iremos nos reunir com os presidentes das câmaras municipais e maçaremos uma data para realizar reuniões regionais e queremos estar em Iguatu ao lado dos nossos amigos de Iguatu e região” destacou.
Presidente da UVC é internauta do Iguatu.Net
Uma grata surpresa aconteceu durante a entrevista com o presidente reeleito da União dos Vereadores do Ceará que declarou a sua admiração pelo site Iguatu.Net, " descobri o site devido às notícias sobre o vereador Ednaldo Lavor, e passei a acessar todos os dias, parabéns pelo belo site, sempre estou informado sobre Iguatu e região" disse.
Nota: Obrigado pelas palavras Deuzinho Filho e seja sempre bem vindo ao Iguatu.Net, parabéns pela reeleição na UVC.
Forte abraço.
Alex Santana

Curso Força Jovem a esperança de 357 jovens iguatuenses

Jovens ganham a oportunidade de uma melhor preparação para o vestibular
Durante este primeiro semestre 357 jovens iguatuenses estarão todas as noites na Escola Elza Lima Verde, participando de um projeto que tem como objetivo e ações complementar nas áreas do conhecimento através de cursos, aulas de reforço escolar e acompanhamento das informações dos alunos beneficiários do Bolsa família bem como aos seus familiares e as famílias em Vulnerabilidade Social. Estamos falando do Projeto Força Jovem que é uma realização da Prefeitura Municipal de Iguatu através da Secretaria de Ação Social em parceria com Secretaria de Educação e com os recursos do IGB/Bolsa Família. São alunos divididos em 07 turmas que estão ao lado de oito professores, tendo a oportunidade de estar preparados para os vestibulares de Iguatu e região, a coordenadora do projeto, Antonia Alves falou sobre o sucesso do curso, “ é impressionante como ano após ano a procura dos jovens pelo Força Jovem vem aumentando a cada ano e quando anunciamos que alunos do nosso curso estão passando nos vestibulares, motiva mais ainda os pais que querem ver seus filhos aqui conosco, no ano passado 34 alunos foram aprovados em vestibulares “ disse. Para o professor Iranildo Uchoa o Curso Força Jovem é um exemplo a ser seguido por todos e parabeniza a administração municipal pela oportunidade que oferece aos jovens, “ este é um curso que é um sucesso, mas devemos parabenizar a prefeitura de Iguatu, por dar a possibilidade a estes jovens de se prepararem para um vestibular, eles não possuem condições financeiras, mas com esta oportunidade demonstram que possuem condições intelectuais de competirem com qualquer um em provas de vestibulares” afirmou. O aluno Hélio Feitosa diz que sem o curso não teria a menor possibilidade de concorrer a nenhum vestibular, “ sei que não teria condições de concorrer a um vestibular, mas sei que agora estarei melhor preparado e agradeço em nome de todos os alunos, àqueles que nos deu esta oportunidade” disse emocionado. A secretária de Ação Social Célia Freitas disse que para o próximo semestre mais de 300 jovens já estão à espera de uma vaga, “ tivemos 154 alunos em 2008, mas para este ano conseguimos junto ao prefeito de Iguatu aumentar para mais de trezentas vagas, mas para o próximo semestre depende muito do sucesso desta turma, esperamos que a aprovação seja maior que a do ano passado onde tivemos a aprovação de 34 alunos, além disso, para aumentar a quantidade de vagas precisaremos de parcerias com entidades educacionais” destacou.

Ronda Escolar: escolas com mais segurança em Iguatu

Crianças brincam e são observadas por repreentantes da Ronda Escolar
Há duas semanas dez escolas da rede pública municipal escolhidas pela Secretaria de Educação de Iguatu estão participando do projeto Ronda Escolar, este é um trabalho voltado para a prevenção da violência nas escolas em suas imediações, e visa detectar no âmbito escolar ações de delinqüentes ou indivíduos suspeitos, que coloquem em risco a integridade moral e física dos alunos ou funcionários do estabelecimento escolar. Serão realizadas rondas rotineiras durante o período escolar nas escolas beneficiadas pelo projeto, com a permanência de 15 minutos em cada local, a Ronda Escolar será realizada por viaturas da Guarda Civil Municipal e do Juizado da Infância e Juventude, “ são três equipes atuando e estes guardas estão qualificados para atuarem neste projeto, além disso, teremos o apoio importante do Juizado da Infância e Juventude” afirmou o Secretário de Trânsito e Cidadania, Coronel Hilton Oliveira. Ainda falando para a nossa reportagem o secretário destacou o pensamento da prefeitura de Iguatu em ampliar a ação da Ronda Escolar para outras escolas da rede municipal, “ o prefeito Agenor Neto possui o pensamento de colocar à disposição de todas as escolas esta Ronda Escolar, mas para isto precisaremos aumentar a nossa equipe e infelizmente não podemos fazer isto agora, mas existe sim um planejamento” afirmou. A diretora do CAIC/ João Paulo II, Aurinólia Barreto, parabenizou o projeto e observou uma redução na ação de delinqüentes nas redondezas da escola, “reduziu e muito a vinda de ações de infratores nas proximidades da nossa escola, os alunos, professores, servidores e pais estão mais tranqüilos e tenho que parabenizar a prefeitura por isto” declarou. O Coordenador do Juizado da Infância e da Juventude, Barbosa Filho disse a nossa reportagem que a parceria entre as entidades de segurança para a criança neste projeto é a certeza do sucesso, “ percebemos que a parceria está sendo feita de uma forma correta, sempre estamos em contato com o Secretário Coronel Hilton Oliveira, além dos diretores das escolas que estão envolvidas inicialmente no projeto” declarou. As escolas que participam do projeto Ronda Escolar são as seguintes: CAIC/João Paulo II, Professora Alba Araújo, Elze Lima Verde Montenegro, N. S. do Perpétuo Socorro, Padre Januário Campos, Carlota Távora, Judith Cavalcante Silva, João Paulino de Araújo, Colégio Adahil Barreto e Luiz Vieira da Mota.

Agenor Neto apresenta projeto habitacional para 152 famílias

Populares escutaram o prefeito de Iguatu com total atenção
Mais um projeto de casas populares foi apresentado pelo Prefeito Agenor Neto em Iguatu, no dia 02/04, o Complexo de Proteção a Criança e Adolescente recebeu populares e autoridades que ficaram admirados com Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários. São 152 famílias beneficiadas dos bairros Prado e Alto do Jucá, além de moradores do centro de feirantes (Mercado Público). O objetivo do programa é viabilizar a população localizada em áreas inadequadas a moradia, ou em situação de risco, condições de segurança, salubridade, habitabilidade, através de ações integradas de habitação, saneamento básico e inclusão social. Estiveram presentes na solenidade ao lado do chefe do executivo iguatuense, secretários municipais, vereadores, presidentes de associações e agentes sociais. A secretária Célia Freitas falou sobre este novo programa de habitação, “ estas famílias estão em áreas de risco social, e o projeto habitacional possui este objetivo que é auxiliar famílias, trazer a qualidade de vidas, dignidade para todos é este o maior objetivo desta ação” disse. Questionamos sobre a questão dos dados onde apresentavam moradores do Mercado Público e a secretária nos respondeu o seguinte, “ há um ano uma mulher falou com o prefeito sobre pessoas que estavam morando no Mercado Público de Iguatu e ele pediu para que nós da ação social encontrássemos estas pessoas e surpreendentemente 12 famílias moravam nas proximidades do mercado em condições de alto risco social e hoje elas fazem parte deste projeto habitacional” falou. Para o vereador Aderilo Filho, este é mais um momento importante para trazer a dignidade a muitas famílias em Iguatu, “ são ações como esta que demonstram o sentido de uma administração, trazer melhoria de vida e dignidade para todos mas principalmente os mais pobres” destacou. Na solenidade foi também apresentado aos presentes o local onde serão construídas as casas populares, o mesmo foi denominado “ Conjunto Habitacional Novo Iguatu” que está localizado nas proximidades das COHABS.
O loteamento será dotado de: pavimentação e obras; abastecimento de água; esgotamento sanitário; drenagem de águas pluviais; energia elétrica / Iluminação pública e área verde. Já as casas que serão construídas terão os seguintes elementos construtivos: fundação em alvenaria de pedra argamassada; cinta de impermeabilização; alvenaria de tijolo cerâmico oito furos; piso cimentado; esquadrias em madeira; cobertura em telha cerâmica; banheiro com piso e revestimento cerâmico; fossa e sumidouro; instalação elétrica, hidráulica e sanitária.
O Prefeito Agenor Neto falou da sua satisfação em apresentar um projeto que dará mais qualidade de vida para famílias que atualmente estão em situação de risco social, “ sabemos da nossa responsabilidade em estar à frente do destino de muitos, e sempre digo que a nossa bandeira é trazer qualidade de vida para todos, mas principalmente os mais carentes, e a melhor forma é que possamos dar a dignidade de uma casa, temos uma meta de dar uma casa por dia e espero que Deus nos ajude a alcançar esta meta” disse.

Segurança para posse de Bispo Dom João José da Costa

E os preparativos para a chegada do novo Bispo de Iguatu estão acontecendo. Já na manhã desta sexta-feira, 03/04, uma reunião envolvendo órgãos de segurança e representantes da Prefeitura Municipal de Iguatu aconteceu no Complexo de Proteção a Criança e Adolescente. A recepção ao Bispo Dom João José da Costa irá acontecer no dia 18 abril, o local será a Catedral de São José e a expectativa dos organizadores da solenidade de posse do novo chefe da Diocese de Iguatu é de que 18 mil fiéis estejam presentes acompanhando toda movimentação religiosa, “estaremos na próxima segunda-feira, fazendo o percurso da carreata que sairá das proximidades do Posto Ceará, além disso, ao lado do Corpo de Bombeiros iremos estudar os locais onde serão colocadas as baterias de fogo” afirmou o Secretário de Trânsito e Cidadania, Cel. Hilton Oliveira. Para o comandante da Polícia Militar de Iguatu, Coronel Gomes Filho, os cinqüenta homens que estarão no evento irão proteger os populares e autoridades, “estaremos observando os principais pontos onde deveremos colocar um reforço, estaremos acompanhando o Bispo desde a sua chegada até o fim da solenidade, é um evento grandioso e teremos toda a preocupação com os populares e também com as autoridades” afirmou. O coordenador da solenidade de posse do Bispo Dom João José da Costa, destacou que nos próximos dias estará indo às emissoras de rádio para explicar cada passo do evento que irá acontecer, “estaremos nos próximos dias indo até as emissoras de rádio onde explicaremos todo o cronograma de acontecimentos do dia 18 de abril, será um dia onde a comunidade católica se fará presente nas ruas e cremos que mais de 18 mil fiéis estejam presentes” finalizou. Catedral de São José Este será o local da solenidade de posse do novo Bispo da Diocese de Iguatu, muitos católicos devem se perguntar o porquê deste local. O Padre Glauberto explica para nossos leitores o porquê, “ aqui na catedral está a cátedra que é a cadeira do Bispo, o que torna a catedral de São José a mãe de todas as paróquias da Diocese de São José” afirmou.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |