terça-feira, 14 de julho de 2009

Câmara Municipal de Iguatu comemora 19 anos do ECA

Vereadores ouviram os representantes do Conselho Tutelar
A Câmara Municipal de Iguatu recebeu nesta terça-feira, representantes do Conselho Tutelar da Terra da Telha que comemoraram ao lado dos representantes do povo os 19 anos da criação do ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente. O conselheiro Francivaldo de Lima falou das dificuldades que a entidade passa para realizar os trabalhos em proteção às nossas crianças, " é um trabalho árduo, mas gratificante, ele passa a ser penoso devido a falta de ajuda que temos, precisamos de computadores e um veículo para nos ajudar em nossa locomoção, aproveitamos o momento para pedir a ajuda desta casa, no sentido de conseguir este veículo para nos ajudar" afirmou. Os vereadores se manifestaram e aprovaram o trabalho realizado pelos conselheiros em Iguatu, " o que estiver a nosso alcance, iremos fazer para ajudar estes guerreiros que lutam pela defesa das nossas crianças, este é o pensamento da casa, do nosso prefeito e do povo iguatuense" disse Ednaldo Lavor. O ECA surgiu da necessidade de um artigo que estabelecesse os direitos humanos de meninos e meninas na Constituição Federal de 1988. Iniciativas como a criação do Fórum Nacional de Entidades Não-governamentais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA) e a mobilização de seis milhões de assinaturas recolhidas, garantiram sua construção. Disposto no artigo 227 da Constituição, o Estatuto é composto por 267 artigos que instauram regras para que todas as crianças e adolescentes sejam respeitadas como cidadãos sujeitos de direitos e deveres, conferindo-lhes prioridade absoluta, sobretudo na elaboração e implementação de políticas públicas. O vereador Aderilo Filho destacou que o trabalho em defesa das crianças é importante para o futuro do país, “ fui secretário de ação social na década de 90 e neste período aprendi muito sobre as ações sociais que devem ser contínuas e importantes para a defesa das nossas crianças. O ECA é de fundamental importância para o futuro do nosso país e conseqüentemente do nosso município, são 19 anos em que os direitos das crianças defendidos com todas as forças, faltam muita coisa ainda, mas estamos no caminho correto. A educação é a base de tudo e sociedade brasileira ainda não percebeu o grande estatuto que tem em suas mãos”afirmou. A presidente do CMDCA, Maria Luizete, destacou que o ECA é uma evolução na defesa não apenas das crianças mas dos jovens também,"O ECA representa uma evolução da lei, é um código exemplar, porém o que deve ser ressaltado é que muitos adolescentes vêem o estatuto como uma cartilha de direitos e não é apenas isso. O ECA prevê diversos deveres que devem ser levados em conta, e que não se aplicam apenas aos jovens, mas à família como um todo" destacou. Durante a audiência pública aconteceu a premiação dos vencedores da Mini Maratona do Conselho Tutelar que aconteceu nesta segunda-feira, 13/07. Os jovens vencedores conquistaram uma bicicleta e um celular.

Requerimentos apresentados na sessão desta terça-feira, 14 de julho

Vereador Jarim: Solicitou a Secretaria de Infraestrutura e prefeito municipal: O saneamento básico para o bairro Cocobó; O saneamento básico para o bairro Verde Park; O concerto das passagens de “ Nível” na Vila Neuma e Moura. A conclusão dos calçamentos do Bairro Lagoa Park; Ao Secretário de Saúde solicitou a dedetização nas Ruas da Vila Neuma e o Mutirão, para o combate dos ratos. Vereador João Lázaro: Parabenizou o empresário Edvane Matias pela inauguração da 10ª loja, no último dia 03/07, na cidade de Parambu. Vereador Ronald Bezerra: Parabenizou a Quadrilha do Fomento dos Adultos e das Crianças, pela conquista do 1º lugar no Iguatu Junino. Parabenizou o presidente da União dos Pecuaristas, Mairton Palácio, pela realização do I FEST LEITE, que transcorreu durante cinco dias no BNB/CLUB, com a presença de vários pecuaristas de Iguatu e Região; Solicitou ao Secretário de Infraestrutura a capinação e a colocação de areia na Vila Gadelha e Sítio Bravo. Vereador Aderilo Filho: Parabenizou o Conselho Tutelar pela Programação em Comemoração aos 19 anos do ECA. Parabenizou o casal Zenir e Solineide, pela formatura de seu filho Alan Araújo em administração de empresa, pela UNIFOR. Vereador Ednaldo Lavor: Solicitou ao Secretário de Infraestrutura, Executivo e ao Prefeito Municipal, os pleitos logo abaixo relacionados, para atender reivindicações dos moradores da Vila José de Alencar; Colocação de luminárias e capinação no cemitério local; Reforma da Praça da Vila José Alencar; Solicita a capinação e roço em todas as Ruas da referida Vila; Solicita a reforma do grupo escolar do Sítio Açude do Governo. Solicitou ao Secretário de Saúde a dedetização dos ratos da Rua das Barreiras (Alencar), que se encontram em grande quantidade colocando em perigo a saúde dos moradores.

ÁUDIO: Coordenadora do Férias do Ceará fala sobre mudança de local do show do Rappa

O Rappa estará em Iguatu para cumprir agenda referente ao programa “Férias no Ceará – um festival de alegria”, projeto do governo do Estado que leva os grandes nomes da música brasileira ao interior. A iniciativa chega a sua terceira edição e neste ano, 27 apresentações estão agendadas em 23 municípios do Estado. O show de Iguatu, que tem apoio da Prefeitura Municipal, assim como os demais, começa às 20 horas e acontece na Rua Sete de Setembro. O festival sempre leva um grande número de público por onde passa. Neste ano grandes atrações nacionais de pop rock e MPB, como as bandas Paralamas, Titãs, O Rappa, a cantora Maria Rita e o pianista Arthur Moreira Lima fazem a festa para os cearenses. Vale lembrar que os shows iniciaram na última quinta-feira, 2, em Barbalha com a apresentação da banda Jota Quest e se enceram no dia 26, em Canoa Quebrada, com a banda Charlie Brown Jr. A Coordenadora Sônia Braga, falou para o Iguatu.net sobre a modificação do local do show que antes estava marcado para o Parque de Exposição e agora passou para a Rua Sete de Setembro, “ a modificação aconteceu simplesmente para que se cumpra uma cláusula dos eventos onde afirma que o show deve ser em praças públicas e não em lugares fechados” foi o que afirmou a coordenadora. Escute a entrevista completa logo abaixo:

Policais civis e peritos poderão entrar em greve no Ceará

Peritos criminais, auxiliares, legistas (odonto/famaceuticos) e auxiliares de perícia, que integram o quadro da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE), vão realizar, nesta quarta-feira (15), uma assembléia geral e podem adotar estado de greve.
O grupo reivindica do governo o cumprimento da Lei 14.112, de 12 de maio de 2008, que trata todos os profissionais da PEFOCE como uma única categoria de peritos.
Os policiais civis do Ceará também podem entrar em greve ainda nesta semana. A categoria acusa o governo do estado de descumprir acordo sobre reajuste salarial e melhorias trabalhistas. Nesta terça-feira (14), uma comissão de policiais se reuniu com o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Nelson Martins, para definir a data de um encontro com o governador Cid Gomes.

Orós irá pleitear a construção de mais uma Cozinha Comunitária

O município de Orós foi selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para elaborar projeto para a implantação de mais uma Cozinha Comunitária. Ao todo, 622 propostas foram enviadas ao MDS, sendo habilitadas 282, número de inscritos que enviou corretamente a documentação exigida pelo edital nº 06/2009. Dessas, 80 propostas foram classificadas, entre elas a de Orós, que obteve a 7ª colocação. A classificação dos municípios levou em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) e a qualificação das propostas de trabalho. “Nossa colocação deve-se aos bons resultados em gestão de segurança alimentar do município”, explica a nutricionista e coordenadora do Programa de Segurança Alimentar de Orós, Virlena Rios. A implantação de cada Cozinha Comunitária pode custar R$ 450 mil, recurso que deve ser investido em obras, instalações, aquisição de equipamentos, materiais permanentes e de consumo necessário para o funcionamento da unidade. As prefeituras são as responsáveis pela manutenção e administração das Cozinhas, que devem oferecer no mínimo 100 refeições por dia.
O MDS já apoiou a instalação de 552 Cozinhas Comunitárias. O município de Orós foi o primeiro da Região Centro-Sul do Ceará a conseguir uma Cozinha Comunitária, em 2006. Atualmente, a Cozinha Comunitária de Orós serve, de forma gratuita, 200 refeições por dia para a população.

Prisão por receptação de furto em Iguatu

No dia de ontem, 13/07, por volta das 10:00 horas, uma ligação anônima informava que na Travessa Zé Pereira, no nº 140, houve uma apreensão de um produto proveniente de furto.
Rapidamente, a VTR-2282, composta pelos policiais 1º Sgt PM CÉSAR, 1º SGT JUSSIÊ, SD PM ADAILTON e SD PM SANDRO, compareceram ao local, onde foi apreendido um secador de cabelos, de dois que haviam sido furtados da residência de Luís Lopes da Silva, mototaxista, casado, natural de Iguatu, localizada na rua Valdemiro Bezerra, nº 106, no bairro Cocobó, em Iguatu.
A dona da residência que encontrava-se com o produto do furto é Neuma Zélia Bandeiera, 51 anos, viúva, natural de Boa Viagem/CE e foi conduzida à delegacia pela prática de receptação de produto proviniente de furto. O autor do referido furto teria sido um indivíduo conhecido como garrafinha que ainda está sendo procurado pela polícia.

Loja Macavi de Mombaça é assaltada

No dia de ontem, 13/07, por volta das 17:00 horas, a Polícia Militar foi informada acerca de um roubo ocorrido na rua Ananias Amaral Vieira, 271, no centro de Mombaça, onde funciona as Lojas Macavi.
Rapidamente, a Polícia Militar através da VTR 2232 comandada pelo CB PM L PINHEIRO, SD PM FILHO, e SD PM WAGNER, deslocou-se ao local onde se deu o fato. Dois indivíduos, em uma moto prata, usando capacetes e armados de revólver entraram na loja e anunciaram o assalto. Os meliantes renderam a funcionária do caixa e, sob ameaças, levaram um monitor de computador LCD, um teclado, um mouse e duas caixinhas de som. A vítima que foi uma das funcionárias não conseguiu identificar os infratores. A PM colheu informações e passou a diligenciar no intuito de identificar e prender a dupla infratora.

Atropelamento com vítima fatal em Jucás

No dia de ontem, 13/07/2009, por volta das 21h40m, o senhor RAIMUNDO BATISTA PEREIRA, brasileiro, casado, aposentado, natural de Souza-PB, idade 87 anos, residente no sitio Piripiri, s/n, Zona Rural, Jucás-CE, caminhava pela via asfaltica da CE 284, mais precisamente na rua Ormicinda Correia Leite, São Mateus, Jucás, quando foi atropelado por um veículo que, segundo populares, afirmaram ser uma D-20, provavelmente de cor creme. O condutor do veículo atropelador, que vinha provavelmente de Saboeiro, não parou para socorrer a vítima, e saiu em direção à cidade de Iguatu/CE; uma ambulancia de Jucás passava pelo local do acidente e socorreu a vítima para o hospital local, onde já chegou sem vida.
A Polícia Militar, através da VTR RP-2192, composta pelos policiais 1° Sgt PM GENIVAL, Cb PM GERALDO e Sd PM FERNANDES, foram avisados do ocorrido, por um funcionário do hospital, e, de imediato, empreenderam diligências, no sentido de identificar e localizar veículo atropelador, sendo informado o fato às cidades vizinhas, com o intuito de auxiliarem nas diligências.

Prisão por infração à Lei Seca em Jucás

No dia de ontem, 13/07, por volta das 12h50m, A PM efetuava rondas no centro da cidade quando deparou-se com um indivíduo que demostrava visivelmente estar embriagado.
A Polícia Militar, através da VTR RP-2392, composta pelos policiais 1º Sgt PM GENIVAL, CB PM GERALDO e SD PM FERNANDES, abordaram um homem que guiava uma moto Honda Titan CG 125, de cor verde, ano 2001 e de placa HXJ 2333.
O condutor, que aparentava estar muito embriagado, foi abordado e convidado à realização do teste do bafômetro, que foi feito com o auxílio da viatura da CPRV de Iguatu, nesta cidade. Quando da realização do referido teste, ficou constatado que o senhor José Josimar de Barros, 33 anos, amasiado, natural de Jucás, amasiado, autônomo e residente na rua Antônio Gomes da Silva, nº 10, na COHAB l, em Jucás. Logo após a realização do teste, que acusou uma concentração de 0,76 mg de álcool/litro de ar expelido pelos pulmões, o infrator foi conduzido à delegacia para a adoção das medidas cabíveis. Saliente-se que a moto foi apreendida e conduzida para a unidade policial de Jucás.

Capotamento de veículo em Mombaça

No dia de ontem, 13/07, por volta das 13:40 horas, a Polícia Militar de Mombaça/CE, tomou conhecimento de um acidente de trânsito (capotamento) ocorrido na CE 060, no distrito de Sabonete, distante 11 km de Mombaça.
A Polícia Militar através da VTR 2232 comandada pelo CB PM L PINHEIRO, , SD PM FILHO, e SD PM WAGNER compareceram ao local e colheram todas as informações do acidente, que dão conta de que a vítima José Edvá Peixoto52 anos, casado, motorista, natural de Acaraú e residente na rua Ada Pimentel 1121, no bairro Janguruçu, em Fortaleza. Este guiava uma D-20 de cor branca, ano 1986 e de placa HTY 9732 quando veio a capotar o veículo. O carro, que pertence à trasportadora Éder Transportes, ficou na pista até a chegada da CPRV e o motorista, que vinha só no veículo, sofreu apenas escoriações leves pelo corpo, sendo conduzido ao hospital local e em seguida liberado.

Jovem desaparece em açude de Acopiara

No dia de ontem, 13/07, por volta das 19:30 horas, policiais militares, pertencentes ao PPM de Acopiara/CE, tomaram conhecimento, através de populares, acerca da ocorrência de um desaparecimento de pessoa, ocorrido na localidade do Sítio Riacho do Meio, distante cerca de 15 km da sede de Acopiara/CE, tendo como vítima o jovem José Pereira da Silva Filho, 18 anos, estudante, natural de Coutos/BA, residente em Messejana- Fortaleza, e há suspeitas que o referido tenha sido vítima de morte por meio de afogamento, visto que, o mesmo estava tomando banho em um açude na localidade descrita e, segundo testemunhas, tentou atravessá-lo nadando, quando, em uma certa parte do percurso, começou a submergir, aparentando estar afogando-se, vindo a desaparecer nas águas; que seus familiares ainda tentaram socorrer a vítima mas não chegaram mais a vê-lo; que a vítima encontra-se desaparecida e, segundo os moradores da região, o açude é bastante profundo e possui locais de grandes riscos para os banhistas.
Logo após tomar conhecimento do fato, de imediato deslocou-se para a ocorrência a VTR 2172, composta pelos policiais 1º Sgt PM PARENTE, CB PM Andrade, e o SD PM Adalberto, onde acionaram o Corpo de Bombeiros, sendo que, devido ao local e horário, comparecerá pela manhã para efetuar as buscas à vítima.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |