sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Iguatu ganha Faculdade de Tecnologia

Mesa com autoridades durante a audiência
Iguatu estará recebendo no próximo ano mais uma Faculdade, agora na área de tecnologia, nesta sexta-feira, 21/11, em uma audiência pública realizada no auditório do Hospital Regional de Iguatu, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Renê Barreiras anunciou a vinda da nova Faculdade de Tecnologia para Iguatu, na ocasião estavam presentes o Prefeito Municipal de Iguatu, Agenor Neto, Samuel Brasileiro, diretor presidente do CINTEC, o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Aderilo Filho, secretários municipais e representantes de instituições educacionais de Iguatu e toda região, além de vários prefeitos que foram eleitos nesta eleição. A audiência foi bastante concorrida centenas de pessoas lotaram o auditório do HRI e acompanharam cada pronunciamento das autoridades presentes. O primeiro a falar e comunicar a boa nova foi o próprio secretário Renê Barros que explicou o porquê da vinda da FATEC para Iguatu, “ este é um grande momento para Iguatu e região, comunicamos oficialmente a vinda da FATEC para esta localidade, o fator determinante desta decisão é o posicionamento desta cidade como destaque econômico, social, cultural na região” afirmou.
Auditório do HRI ficou lotado para a audiência
O Secretário de Ciências e Tecnologia do Ceará afirmou que “ pelo nosso planejamento os quatro cursos técnicos já estarão à disposição da população a partir de agosto de 2009, já os cursos de nível superior provavelmente só em março de 2010” disse. Para o Prefeito Agenor Neto as parcerias entre o governo municipal e estadual será fundamental para o sucesso da nova instituição, “ falava para o secretário Renê Barros que vamos colocar à disposição toda a nossa estrutura nesta parceria, para que os nossos jovens tenham a possibilidade de entrar no mercado de trabalho com uma qualificação especial” afirmou. As FATECs oferecem cursos superiores de tecnologia em eletromecânica, pecuária, recursos hídricos e irrigação, saneamento ambiental, tecnologia da informação, tecnologia em alimentos de origem animal e tecnologia em alimentos de origem vegetal. Para o diretor presidente do CENTEC - Instituto Centro de Ensino Tecnológico, Samuel Brasileiro, Iguatu é um local estratégico para investimentos que darão um salto na educação regional, “ fizemos vários estudos e percebemos que a região Centro-Sul possui uma grande comunidade de jovens que estão terminando o ensino médio e estarão preparados para entrar na FATEC, além de vários dados que conseguimos após vários estudos que colocam a terra da telha como sede deste investimento” declarou. Existem hoje no Ceará quatro FATECs que estão localizadas em Limoeiro, Sobral, Cariri e no Sertão Central, a expectativa é de que mais de 1200 jovens sejam beneficiados com a nova faculdade, uma próxima reunião irá acontecer no mês de dezembro, será um seminário onde várias instituições irão debater o futuro da FATEC em Iguatu.

Vídeo: veja o novo calçamento do Bairro Areias I

Secretaria de Educação comemora o dia da consciência negra

Secretaria de Educação de Iguatu realiza homenagens ao dia da consciência negra em Iguatu, veja a programação logo abaixo para hoje: 01. EEF CAIC – ( Conversa informal, Leitura de Textos Reflexivos, Pintura,Recorte e Colagem, Paródias, Pinturas, Produção de textos, Cartazes e Maquetes,Teatro de Bonecos, Dramatizações, Vídeo: Escritores da Liberdade, Debates e Danças) – a partir das 14h; 02. EEF Colégio Municipal – (Dança, Pesquisas, O Papel do Negro na Sociedade atual e no passado, Culinária, Costumes, Crenças, Artesanato e Teatro) – 13 às 17h; 03. EEF N. S. do Perpétuo Socorro - (Debates, Pesquisas sobre os Direitos Humanos, Capoeira, Teatro, Danças, Produção textual, Pesquisas sobre a música, instrumentos musicais, vocabulário de origem afro e Exposição da Culinária e de Artesanato de influência negra) – a partir das 14h; 04. EEF Carlota Távora – (Textos Informativos e Reflexivos, Produção Textual, Pesquisas Sobre a Música Negra, Capoeira e Danças) – a partir das 14h; 05. EEF Pacífico Guedes – (Desfile para escolher o casal negro mais belo, Danças, Produção textual, Pesquisas, Paródias, Teatro e Exposições) - a partir das 15h.

Comércio de Iguatu ficará aberto a noite no período natalino

Empresários e reresentantes da PMI definem ações para o período natalino
Na noite desta quinta-feira aconteceu no auditório da CDL/Iguatu, uma reunião entre representantes da Prefeitura Municipal de Iguatu e empresários, comerciários e lojistas da cidade. E ficou definido a realização de uma ação para conjunta entre os dias 12 e 24 de dezembro, exatamente no período do Iguatu Natal de Luz, durante estes dias o comércio de Iguatu estará aberto até as 20hs e30min. Lembrando que as lojas que permanecerão em funcionamento são as das ruas Floriano Peixoto e Epitácio Pessoa, “ são ações como esta que esquentam o comércio da nossa cidade, e retornar a um tipo de ação que existia no passado que eram as vendas à noite, é ótimo para a cidade e para todos os comerciantes também” disse Valmir da VP, presidente da CDL/Iguatu. Para o presidente da ACIAG, Henrique Bezerra as parcerias são importantes neste momento, “ são as parcerias com o poder público e privado em momentos como este que fazem a diferença, já temos um projeto, com segurança, transporte e em conjunto com as ações da PMI, tenho certeza que será um sucesso” disse.
O representante dos comerciários, o presidente da entidade, Claudemir Brito, declarou que é importante a ação, mas os direitos dos comerciários devem ser respeitados, “ vamos fazer parte deste projeto que é uma ação maravilhosa para o nosso comércio e nossa cidade, durante este período ficaremos até as 20hs30min. e estaremos com o apoio dos empresários que é muito importante” destacou. As polícias militar e civil serão comunicadas e ações serão tomadas em conjunto com a Guarda Municipal. A programação completa do Iguatu Natal de Luz será divulgada nos próximos dias pela Prefeitura Municipal de Iguatu.
Escute a entrevista do presidente da CDL/Iguatu, clique aqui.
Escute a entrevista do presidente da ACIAG, clique aqui.
Escute a entrevista com o presidente dos comerciários, clique aqui

Várzea Alegre - CE - Programa define novas atividades

Biodiesel, bovinocultura do leite e ovinocaprinocultura. Essas são as três atividades definidas para o programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), promovido pelo Banco do Brasil em parceria com a secretaria de Agricultura do município, Ematerce, Associação dos Produtores de Leite, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Federação das Associações Comunitárias (Famuva).
O encontro entre representantes da instituição bancária e das entidades parceiras foi realizado no auditório do Centro de Atenção Social. Na ocasião, a analista de sistema da superintendência de varejo do Ceará do Banco do Brasil, Sônia Maria de Castro Gomes, ministrou curso sobre o DRS.
O treinamento é uma preparação e qualificação dos agentes parceiros do programa na elaboração de projetos, acompanhamento, monitoramento, plano de negócios, análise de riscos, implementação e avaliação. "Vamos trabalhar com a produção de leite, criação de ovinos, caprinos e a produção de biodiesel", frisou o secretário de Agricultura do município, Antônio Gregório. "A nossa expectativa é de crescimento dessas três atividades".
Segundo a analista do Banco do Brasil, o município tem potencial de crescimento e amplas possibilidades para se destacar a partir da implantação do DRS. "Os parceiros estão animados, têm capacidade e estão comprometidos com a realização do negócio", disse Sônia Maria Gomes. "Em vários municípios, já obtivemos resultados favoráveis".
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder, reafirmou o compromisso de, a partir do próximo ano, começar a trabalhar para consolidar a implantação do DRS e de outras iniciativas que apoiem os pequenos produtores rurais. "O município está de portas abertas para todas as alternativas que visem ao fortalecimento e crescimento da economia local", disse. "Somos conhecidos como a terra do arroz, mas precisamos encontrar novos caminhos que nos levem ao desenvolvimento de atividades produtivas".
Para o secretário de Agricultura, Antônio Gregório, o Banco do Brasil é um parceiro importante nesta nova política voltada para o desenvolvimento regional e local. "Consideramos o DRS um programa importante para apoiar com crédito os produtores rurais", observou. "Há várias experiências de êxito e queremos repetir o sucesso dessas atividades aqui no município", destacou. EstratégiaA estratégia do Desenvolvimento Regional Sustentável propõe-se a promover a inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda.
Tem o objetivo de democratizar o acesso ao crédito; impulsionar o associativismo e o cooperativismo; contribuir para a melhoria dos indicadores de qualidade de vida do município e solidificar os negócios com micro e pequenos empreendedores rurais e urbanos, sejam classificados em formais ou informais.O presidente da Famuva, João Alves, acredita na viabilidade do Desenvolvimento Regional Sustentável a partir da facilidade de concessão de crédito rural para os três projetos definidos para o município.
"Os produtores são capacitados, recebem orientação e têm acompanhamento. Dessa forma há, mais possibilidade de sucesso neste setor", destaca. SAIBA MAISProgramaO programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) é uma estratégia de negócio do Banco do Brasil, que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde a instituição está presente.ObjetivosO programa objetiva contribuir para a geração de trabalho e renda e para adoção de práticas que permitam um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental.
Soluções DRS estimula os envolvidos a criarem soluções e conduzir o desenvolvimento regional sob a ótica da sustentabilidade, agregando assistência técnica, novas tecnologias, capacitação, consultoria, em todos os elos da cadeia de valor.
Mais informações:Secretaria de Agricultura de Várzea Alegre (88) 3541.1522
Agência do Banco do Brasil (88) 3541.1207

Motorista atropela idosa em Icó e não presta socorro

no dia 20/11/08, por volta das 09:00 horas, a Polícia Militar compareceu a BR 116, mais precisamente no KM 374, na saída de Icó, onde foi vítima de acidente de trânsito (atropelamento), a pessoa de Maria Leda Alves Silvestre, 59 anos, solteira, doméstica, natural de Icó e residente na rua Francisco Maciel, nº 230, no centro de Icó. Esta tentava atavessar a pista quando foi colhida por um caminhão não identificado que evadiu-se sem lhe prestar o devido socorro. A senhora atropelada sofreu traumatismo craniano e foi trasferida para o Hospital Geral de Fortaleza. A Polícia Militar compareceu ao local, colheu informações e iniciou diligências no intuito de identificar e prender o motorista atropelador.

Lesão corporal a bala em Lavras da Mangabeira

Nesta quinta-feira, 20/11, por volta das 15:00 horas, a Polícia Militar tomou conhecimento e compareceu ao sítio Pendência, distante 22 km da sede de Lavras da Mangabeira-CE, onde foi vítima de lesão corporal a bala a pessoa de JOSÉ ROMÃO GOMES BEZERRA, 25 anos, amasiado, agricultor, natural de Lavras da Mangabeira-CE, o mesmo sofreu um disparo acidental abaixo do umbigo, o qual foi socorrido ao hospital local, sem risco de morte.
O Infrator trata-se de APARECIDO SARAIVA DE SOUSA, 24 anos, agricultor, solteiro, natural de Lavras da Mangabeira-CE, o qual evadiu-se do local levando a arma. Adianto-vos que o disparo foi efetuado com um revólver calibre 32. Segundo informações das pessoas que se encontravam no local, o infrator tirou a arma da cintura, e ao mostrar a mesma a vítima, ocorreu o disparo.
A Polícia Militar, ao tomar conhecimento do fato, deslocou -se para o local, colheu informações, encaminharam a vítima a uma unidade hospitalar, em seguida saíram em diligências no intuito de localizar e prender o infrator, até o momento sem êxito.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |