sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Várzea Alegre - CE - Programa define novas atividades

Biodiesel, bovinocultura do leite e ovinocaprinocultura. Essas são as três atividades definidas para o programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), promovido pelo Banco do Brasil em parceria com a secretaria de Agricultura do município, Ematerce, Associação dos Produtores de Leite, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Federação das Associações Comunitárias (Famuva).
O encontro entre representantes da instituição bancária e das entidades parceiras foi realizado no auditório do Centro de Atenção Social. Na ocasião, a analista de sistema da superintendência de varejo do Ceará do Banco do Brasil, Sônia Maria de Castro Gomes, ministrou curso sobre o DRS.
O treinamento é uma preparação e qualificação dos agentes parceiros do programa na elaboração de projetos, acompanhamento, monitoramento, plano de negócios, análise de riscos, implementação e avaliação. "Vamos trabalhar com a produção de leite, criação de ovinos, caprinos e a produção de biodiesel", frisou o secretário de Agricultura do município, Antônio Gregório. "A nossa expectativa é de crescimento dessas três atividades".
Segundo a analista do Banco do Brasil, o município tem potencial de crescimento e amplas possibilidades para se destacar a partir da implantação do DRS. "Os parceiros estão animados, têm capacidade e estão comprometidos com a realização do negócio", disse Sônia Maria Gomes. "Em vários municípios, já obtivemos resultados favoráveis".
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder, reafirmou o compromisso de, a partir do próximo ano, começar a trabalhar para consolidar a implantação do DRS e de outras iniciativas que apoiem os pequenos produtores rurais. "O município está de portas abertas para todas as alternativas que visem ao fortalecimento e crescimento da economia local", disse. "Somos conhecidos como a terra do arroz, mas precisamos encontrar novos caminhos que nos levem ao desenvolvimento de atividades produtivas".
Para o secretário de Agricultura, Antônio Gregório, o Banco do Brasil é um parceiro importante nesta nova política voltada para o desenvolvimento regional e local. "Consideramos o DRS um programa importante para apoiar com crédito os produtores rurais", observou. "Há várias experiências de êxito e queremos repetir o sucesso dessas atividades aqui no município", destacou. EstratégiaA estratégia do Desenvolvimento Regional Sustentável propõe-se a promover a inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda.
Tem o objetivo de democratizar o acesso ao crédito; impulsionar o associativismo e o cooperativismo; contribuir para a melhoria dos indicadores de qualidade de vida do município e solidificar os negócios com micro e pequenos empreendedores rurais e urbanos, sejam classificados em formais ou informais.O presidente da Famuva, João Alves, acredita na viabilidade do Desenvolvimento Regional Sustentável a partir da facilidade de concessão de crédito rural para os três projetos definidos para o município.
"Os produtores são capacitados, recebem orientação e têm acompanhamento. Dessa forma há, mais possibilidade de sucesso neste setor", destaca. SAIBA MAISProgramaO programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) é uma estratégia de negócio do Banco do Brasil, que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde a instituição está presente.ObjetivosO programa objetiva contribuir para a geração de trabalho e renda e para adoção de práticas que permitam um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental.
Soluções DRS estimula os envolvidos a criarem soluções e conduzir o desenvolvimento regional sob a ótica da sustentabilidade, agregando assistência técnica, novas tecnologias, capacitação, consultoria, em todos os elos da cadeia de valor.
Mais informações:Secretaria de Agricultura de Várzea Alegre (88) 3541.1522
Agência do Banco do Brasil (88) 3541.1207

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |