sábado, 3 de outubro de 2009

Diário do Nordeste destaca a Casa do Cidadão de Iguatu

Depois de dois anos de dificuldades e longa espera, que demorava mais de seis meses para obtenção de uma carteira de identidade, o sistema neste município - localizado na região Centro-Sul do Estado do Ceará -, finalmente, foi digitalizado e agora oferece o documento em três dias. A mudança agradou os moradores da cidade, no entanto, em face da demanda reprimida e do limite de atendimento diário, que é de 50 pessoas, é necessário enfrentar fila ainda pela madrugada.

Nesta cidade, a unidade de atendimento funciona na Casa do Cidadão em parceria com a Prefeitura de Iguatu. Em julho de 2007, o sistema informatizado com link direto para o do Instituto de Identificação do Ceará foi desativado. A partir desta data começaram os problemas de atraso na entrega das carteiras de identidade. Houve período em que o morador esperava até nove meses para obtenção do documento.

No decorrer desse período, surgiram muitas críticas e cobranças por parte da população. Estudantes que precisavam da carteira de identidade para fazer inscrição em concursos ou em vestibular foram prejudicados. Outros que precisavam da segunda via também enfrentaram transtornos.

Movimentação

A Casa do Cidadão ficou praticamente vazia, pois a maioria desistiu de encaminhar o documento. Agora, a rotina volta ao normal. A movimentação é intensa pela manhã e dezenas de moradores chegam à unidade por volta das 6 horas da manhã para obter uma das 50 senhas que são fornecidas diariamente. Com o novo sistema, foto e assinatura são digitalizados.

A coordenação da unidade espera, a partir do próximo mês, dobrar o número de pessoas atendidas. O sistema às vezes trava ou fica lento e isso dificulta a agilidade do serviço. Mesmo assim, a entrega, que antes demorava meses, agora é feita em três dias, porque só há uma perita da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado para fazer a revisão dos documentos, análise de digitais, impressão e plastificação das cédulas de identidade.

Paciência
A coordenadora da unidade, Gláucia Antunes, pede um pouco de paciência aos moradores, mas espera, a partir do próximo mês, ampliar o atendimento. "Estamos estudando a possibilidade de marcação antecipada para evitarmos fila pela madrugada", disse ela. "O nosso esforço é para melhorar o atendimento à população", destacou a coordenadora.

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, disse que cobrava, nos últimos dois anos, uma melhoria para o serviço.



A dona de casa Neuza Araújo acordou cedo e conseguiu uma das senhas de atendimento. "Estou precisando da segunda via, pois perdi a carteira", disse. A estudante Ana Mikaene de Oliveira também enfrentou fila e estava na expectativa de ser atendida. "Só consegui no terceiro dia", disse. O auxiliar de pedreiro, Francisco Lima, também chegou cedo para conseguir o documento. "Vou viajar a São Paulo", contou.

O atendimento na unidade não é apenas para os moradores desta cidade. E isso faz crescer a demanda. Além de Iguatu, os municípios de Quixeramobim e Juazeiro do Norte também foram beneficiados com sistema digitalizado de fornecimento de carteira de Identidade.



Mais informações

Casa do Cidadão

Município de Iguatu

Centro-Sul

(88) 3581. 6833

Fonte: Honório Barbosa



Homem invade residência no Bairro Santo Antônio

Na madrugada de hoje, 03/10, por volta de 01:00 da manhã, policiais militares foram informados que na rua Padre Cícero, no bairro Santo Antonio, Iguatu-CE, um homem estaria andando sobre os telhados de algumas residências.

Após tomar conhecimento do fato acima descrito, a VTR-1241, composta pelos policiais SD PM SOARES, SD PM ARRAIS, compareceu no local e prendeu a pessoa de ELIOMAR PEREIRA LIMA, 29 anos, solteiro, padeiro, natural de iguatu-CE, o mesmo havia invadido a residência do Sr. MARCONDES BARBOSA DE SOUZA, 55 anos, casado, natural de Iguatu-CE. O infrator estava com sintomas de ter ingerido bebida alcoólica. O indivíduo foi preso e conduzido à DP local.

Recaptura de preso em Iguatu

No dia de ontem, 02/10, por volta das 10:10 horas, o SGT PM Marcelo, passando pelo centro da cidade de Iguatu/CE, precisamente na rua Floriano Peixoto, s/n, próximo a Caixa Econômica Federal, observou a presença de um foragido da Justiça da cidade de Caríus/CE, logo, esse comunicou aos policiais que estavam no patrulhamento da malha central. Vale ressaltar que o referido policial reconheceu o infrator por este já ter destacado na cidade em que o infrator cumpria pena.

A Polícia Militar, através da VTR-2262, composta pelos policiais CB PM LEUTON, SD PM FRANCINILDO e o SD PM SALDANHA, compareceram ao local informado pelo policial e efetuaram a prisão do infrator que foi identificado por KLEBER GOMES DUARTE, 28 anos, solteiro, garçon, natural de Cariús/CE, este confessou ter fugido da Cadeia Pública de Cariús/CE, no ano passado, e que respondia o Art. 157. Os policiais logo o conduziram para a DRPC de Iguatu/CE, onde será realizado outras investigações contra a sua pessoa e depois recambiado para a Cadeia Pública de Cariús/CE, onde cumprirá o restante da pena.

Bandidos que assaltaram ônibus em Mombaça são presos

No dia de ontem, 01/10, por volta das 04:00 horas, no Sitio Serra da Cruz, distante 32 km da sede, na Rodovia Castelo de Castro KM 263, os passageiros do ônibus da Empresa Transceará de Placa HUS 9967, foram assaltados, sendo que o fato só foi comunicado neste dia, por volta das 12:00 horas, por denúncia anônima de um pessoa da cidade de Tauá-CE, que comunicou o fato dando a informação que um dos assaltantes que fugia em uma moto Titan 150 de cor vermelha, sofrera queda e encontrava-se hospitalizado. Vale resaltar que por volta das 06:18 horas, o motorista Clairton Rodrigues da Silva, prestou queixa na Delegacia Civil de Tauá. B.O. N°1932/2009 de 01/10/2009 .


A Polícia Militar através da VTR 2232, composta pelos policias CB PM LIOMAR, CB PM LUIZ FILHO, CB PM ERIVAN, SD PM NILTON, a VTR-499 da Policia Civil composta pelos policiais TÁSSIO E FERNANDO, foram em diligência ao hospital de Tauá, onde encontraram a pessoa de RICARDO DA SILVA, 22 anos, solteiro, o qual confessou o crime e denunciou um menor de 17 anos, residente no distrito de Morada Nova-CE. Sendo assim os policiais continuaram as diligências e localizaram este, e em sua posse foi encontrado um revólver calibre 32, marca INA, n° 8497, com 01 cartucho intacto e 02 deflagrados; 01 celular LG cor preta; 02 relógios de marca Tecnos e Puma; 01 anel de aço e a quantia de R$178,00 ( cento e setenta e oito reais), do cobrador e R$700,00 ( setecentos reais) de Antonia Velozo da Oliveira; este infrator citou uma outra pessoa que tinha participado do roubo, que o conhecia apenas por GONZAGA, o qual nao sabe seu endereço e se encontra foragido. Os mesmo foram conduzidos para a Delegacia Civil de Mombaça, onde serão autuados.

Apreensão de carga sem nota fiscal em Acopiara


No dia de ontem, 02/10, por volta das 11:00 horas, uma denúncia anônima para o destacamento de policiamento de Acopiara-CE, dava conta que no endereço Vila Esperança, desta urbe, havia uma diversidade de produto sem nota fiscal, portanto, de origem desconhecida na casa do Sr. ANTONIO BATISTA VIEIRA.
A VTR- 2352, composta pelo SUB TEN PM WELITON, 1º Sgt PM BARBOSA, SD PM VIEIRA, SD PM WEUDES, compareceram no endereço citado e realmente encontraram na residencia do senhor supracitado, alguns objetos sem nota fiscal, os objetos são, 01 televisor, da marca Philco Hitachi 14 polegadas; 01 televisor 20 polegadas, da marca Semp; 01 televisor 14 polegadas, da marca LG; 01 monitor para computador, da marca tcê; 01 teclado para computador, da marca gawa; 01 receptor para antena parabólica, da marca Century; 01aparelho de DVD, da marca Britânia; um aparelho de som, da marca CCE; 02 caixas de som; 01 rádio gravador toca cd, marca Sanyo. com frente quebrada; 01 receptor de parabólica, marca Tecsat, usado; 01 rádio gravador toca cd, marca Diplomat; um aparelho celular, da marca Nokia; um aparelho celular, da marca Samsung; um fone de ouvido; um cabo USB; um toca cd de carro, da marca Pioneer; um aparelho de dvd, da marca LG; vários controles remotos; 01 mouse da marca clone; 02 cabos para computador; 01 aparelho de som toca cd, da marca Philips; 02 caixas de som, da marca CCE; 01 CPU, marca Hewlett Packard, em péssimo estado de uso; 01 fone de ouvido, da marca Nokia; 01 carregador para bateria de celular, da marca Samsung; 01 fone de ouvido, da marca Samsung; 01 cabo USB, cor preta, da marca Samsung, nºrt5p711bsg, novo; 01 aparelho de dvd, da marca Philco; 01 aparelho de dvd, da marca Semp; 01 carregador para bateria de celulcar, da Marca Nokia; 01 carregador para bateria de celular, da marca Smart; 01 carregador para bateria de celular, da marca Sony Ericson; 01 carregador para celular, da marca Nokia; 01 carregador para celular, da marca Siemens; 01 modulador de som, da marca CCE. Os produtos foram levados para a DP local, onde a autoridade competente realizará investigações.

Fuga na Cadeia Pública de Saboeiro

No dia de ontem, 02/10, por volta das 05:45 horas, o SD PM SAMPAIO e o carcereiro perceberam a fuga de presos da Cadeia Pública de Saboeiro/CE.

Juntamente com o Carcereiro João Neto, que é funcionário da Prefeitura Municipal de Saboeiro, constataram a fuga dos seguintes presos: Edson Batista de Oliveira, 31 anos, solteiro, vendedor, natural de Saboeiro-CE, responde 289 CPB; Luis Romualdo Braga, 30 anos, casado autonomo, natural de Saboeiro/CE, responde aos artigos 14 e 213 do CPB; João Paulo Barbosa de Araújo, 23 anos, solteiro, desocupado, natural de Saboeiro/CE responde ao Artigo 210 do CPB. Os referidos presos cavaram um buraco da cela 2 para o pátio do regime semi-aberto, onde encontra-se descoberto devido a reforma neste prédio, tomando rumo ignorado. Segundo o comandante do destacamento, a fuga foi facilitada devido a estrutura vulnerável da cadeia pública, e que uma reforma já foi iniciada pela Secretária de Justiça. Informo que os referidos já aguardavam a transferência para o Presidio de Juazeiro do Norte/CE. Além da estrutura frágil, alguns objetos facilitaram a fuga, como escadas e andaimes de ferro. A VTR 2422, composta pelo SUB TEN PM GERALDO, SD PM SAMPAIO e SD PM MAURICIO, está diligenciando no sentido de localizar os referidos presos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |