Depois de dois anos de dificuldades e longa espera, que demorava mais de seis meses para obtenção de uma carteira de identidade, o sistema neste município - localizado na região Centro-Sul do Estado do Ceará -, finalmente, foi digitalizado e agora oferece o documento em três dias. A mudança agradou os moradores da cidade, no entanto, em face da demanda reprimida e do limite de atendimento diário, que é de 50 pessoas, é necessário enfrentar fila ainda pela madrugada.
Nesta cidade, a unidade de atendimento funciona na Casa do Cidadão em parceria com a Prefeitura de Iguatu. Em julho de 2007, o sistema informatizado com link direto para o do Instituto de Identificação do Ceará foi desativado. A partir desta data começaram os problemas de atraso na entrega das carteiras de identidade. Houve período em que o morador esperava até nove meses para obtenção do documento.
No decorrer desse período, surgiram muitas críticas e cobranças por parte da população. Estudantes que precisavam da carteira de identidade para fazer inscrição em concursos ou em vestibular foram prejudicados. Outros que precisavam da segunda via também enfrentaram transtornos.
Movimentação
A Casa do Cidadão ficou praticamente vazia, pois a maioria desistiu de encaminhar o documento. Agora, a rotina volta ao normal. A movimentação é intensa pela manhã e dezenas de moradores chegam à unidade por volta das 6 horas da manhã para obter uma das 50 senhas que são fornecidas diariamente. Com o novo sistema, foto e assinatura são digitalizados.
A coordenação da unidade espera, a partir do próximo mês, dobrar o número de pessoas atendidas. O sistema às vezes trava ou fica lento e isso dificulta a agilidade do serviço. Mesmo assim, a entrega, que antes demorava meses, agora é feita em três dias, porque só há uma perita da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado para fazer a revisão dos documentos, análise de digitais, impressão e plastificação das cédulas de identidade.
Paciência
A coordenadora da unidade, Gláucia Antunes, pede um pouco de paciência aos moradores, mas espera, a partir do próximo mês, ampliar o atendimento. "Estamos estudando a possibilidade de marcação antecipada para evitarmos fila pela madrugada", disse ela. "O nosso esforço é para melhorar o atendimento à população", destacou a coordenadora.
O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, disse que cobrava, nos últimos dois anos, uma melhoria para o serviço.
A dona de casa Neuza Araújo acordou cedo e conseguiu uma das senhas de atendimento. "Estou precisando da segunda via, pois perdi a carteira", disse. A estudante Ana Mikaene de Oliveira também enfrentou fila e estava na expectativa de ser atendida. "Só consegui no terceiro dia", disse. O auxiliar de pedreiro, Francisco Lima, também chegou cedo para conseguir o documento. "Vou viajar a São Paulo", contou.
O atendimento na unidade não é apenas para os moradores desta cidade. E isso faz crescer a demanda. Além de Iguatu, os municípios de Quixeramobim e Juazeiro do Norte também foram beneficiados com sistema digitalizado de fornecimento de carteira de Identidade.
Mais informações
Casa do Cidadão
Município de Iguatu
Centro-Sul
(88) 3581. 6833