sábado, 20 de novembro de 2010

Ciro Gomes fará palestra para empresários em São Paulo

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), nome onipresente na lista dos ministeriáveis do governo Dilma Roussef, fará uma palestra, na próxima segunda feira, 22, para os associados da Iniciativa Caminho de Abraão, em São Paulo, sobre o tema Política Nacional – Projeções para os Próximos Anos. Inspirado pelo americano William Uris, um dos mais conhecidos gurus na área de negociação, o Caminhos de Abraão, congrega empresários das comunidades judaicas, muçulmanas, católicas e maronistas no País. Sua coordenação está a cargo dos empresários David Feffer, Salim Schahin, Alexandre Chade e Suheil Yamut. A ideia é que o intercâmbio comercial e os interesses comuns nos negócios são o melhor caminho para a convivência pacífica entre os povos de diferentes origens.

Felipe Vanini

ÁUDIO: representante da UFRN fala sobre tremor que sacudiu Iguatu

A polêmica está lançada nas ruas de Iguatu, após a confirmação de um tremor de terra com 2,5 graus na Escala Richter registrado pelos sismógrafos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira,18, às 15h15min. os moradores da capital da Região Centro-Sul não falam sobre outro assunto.
Muitos afirmam que um caça da força aérea foi o responsável pelo tremor que sacudiu várias casas e prédios da cidade, outros afirmam que foi mesmo um terremoto o responsável pela marca nos sismógrafos da UFRN.

Escute na íntegra a entrevista que realizamos com o técnico em sismologia da UFRN, Eduardo Menezes, onde fica apresentadas ao leitor todas as informações reais sobre o assunto. A dúvida continua na cidade sobre o que aconteceu, mas a confirmação do tremor com 2,5 graus em Iguatu mexeu com o imaginário de muita gente e dividiu opiniões. Confiram a entrevista.

Papa Bento 16 defende uso da camisinha em casos de prostituição

Num livro de entrevistas que será lançado na terça-feira (23), o papa Bento 16 afirma que o uso de preservativos por prostitutas pode ser aceito para evitar a disseminação do vírus da Aids, marcando assim o primeiro sinal de abertura ao tema na história do Vaticano. 

Na série de entrevistas que será publicada na Alemanha, país natal do pontífice de 83 anos, Bento 16 é questionado quando a Igreja Católica não é fundamentalmente contrária ao uso da camisinha. 

"Com certeza (a Igreja) não vê (o preservativo) como uma solução real e moral", respondeu o papa, que celebrou neste sábado uma cerimônia para oficializar 24 novos cardeais no Vaticano.
"Em certos casos, quando a intenção é reduzir o risco de infecção, pode ser, no entanto, um primeiro passo para abrir o caminho a uma sexualidade mais humana", completou o líder de 1,1 bilhão de católicos do planeta.
O livro, que tem como título "Luz do Mundo: O Papa, a Igreja e os Sinais do Tempo", é baseado em 20 horas de entrevistas conduzidas pelo jornalista alemão "Peter Seewald". Trechos da obra foram publicados na edição deste sábado do "Observatório Romano", o jornal da Santa Sé.
Até o momento, o Vaticano tinha como orientação padrão a proibição ao uso de qualquer forma de contracepção, mesmo como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis, posição que vinha atraindo fortes críticas da comunidade internacional, em vista da situação alarmante de contágio por HIV no mundo.
Bento 16 provocou revolta internacional em março de 2009 durante uma visita à África, continente devastado pela Aids, ao afirmar à imprensa que a doença era uma tragédia que não podia ser combatida com a distribuição de preservativos, que na opinião dele até agravava o problema.
A declaração foi fortemente criticada por países como a Alemanha e a França, além da agência da ONU (Organização das Nações Unidas) encarregada de lutar contra a propagação da Aids no mundo. 

Folha

Escolas de Iguatu receberão apoio financeiro para Projetos Científicos

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga a relação das 80 escolas de todo o Estado selecionadas para receber o recurso da Chamada Pública de Projetos Científicos para desenvolver na unidade de ensino. As escolas receberão o recurso no valor de até R$ 5 mil. E Iguatu foi contemplada com três escolas premiadas:

EEFM ANTONIO ALBUQUERQUE DE SOUZA FILHO
EEM GOV ADAUTO BEZERRA
EEM FILGUEIRAS LIMA

As escolas reberão cada uma R$5 mil reais. Clique aqui e veja a lista completa.

Cid Gomes descarta interferir na eleição da Câmara de Fortaleza

O governador Cid Gomes descartou qualquer interferência do Governo ou da Executiva Estadual do PSB na disputa à presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, disputada pelos vereadores Acrísio Sena (PT) e Salmito Filho (PT).

Segundo a assessoria de Cid, a eleição na Câmara diz respeito à Executiva Municipal do Partido.

Na quinta-feira, 18, a executiva municipal do PSB anunciou apoio ao vereador Acrísio Sena (PT). O anúncio foi feito pela vereadora e integrante da executiva, Eliane Novais.


O Povo

Detentos fogem da Cadeia Pública de Cedro

Nesta quinta-feira, 18, por volta das 17h40, o destacamento da cidade de Cedro, recebeu uma informação, dando conta que alguns detentos teriam empreendido fuga da cadeia local, depois de terem serrado a grade de uma das selas daquele estabelecimento prisional,  tomando rumo ignorado.
Diante da informação, através da VTR 2512, a equipe de serviço, composta pelo SUB TEN Jerônimo e CB Lira, dirigiu-se até o local, onde constataram a veracidade do fato. Tratar-se dos detentos Miguel dos Santos Cavalcante Guedes, de 27 anos, preso pela prática do crime homicídio (art. 121 CPB), e Raimundo Rivanilson Silva do Nascimento, de 19 anos, preso pela prática do crime de tentativa de homicídio.
De Imediato a composição policial iniciou as diligências no sentido de capturar os fugitivos. Quando por volta das 19h os policiais conseguiram capturar um dos detentos, vulgo “Rivanilson”. Quanto ao outro detento, ainda estão sendo realizadas diligências com o objetivo de capturá-lo.

Fonte: www.iguatu.net

FLORA PURA: nota de esclarecimento

A marca FLORA PURA, fabricante e distribuidora de produtos naturais e cosméticos, com sede em Iguatu vem a público esclarecer que solicitou espontaneamente uma visita de inspeção sanitária e de fiscalização nas instalações da empresa, no sítio Tanque, km 09, rodovia Iguatu/Jucás, visita esta, atendida e realizada pelo delegado regional de Policia Civil, Dr. Agenor Freitas de Queiroz, inspetores da Polícia Civil, e a chefe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado, Drª Mazé.
Esclarece que durante a visita e a inspeção, essas autoridades não encontraram nenhuma irregularidade nas instalações da referida empresa, nem na fabricação de seus produtos, fato estes confirmados à imprensa pelo próprio delegado Agenor Freitas de Queiroz e a chefe da vigilância Sanitária.
O empresário Jonas Oliveira Neto, dono da marca FLORA PURA, esclarece que tomou a iniciativa de solicitar a inspeção nas instalações da referida empresa, mediante as denúncias ocorridas nas últimas duas semanas em Iguatu, inclusive com apreensão de produtos em locais distintos.
Informa que a empresa responsável pela marca FLORA PURA, há cerca de um ano e meio vem executando um projeto de arquitetura e engenharia nas novas instalações para sediar a fabricação e distribuição de sua linha de produtos, no referido endereço onde foi solicitada a visita e inspeção referidas.
O projeto contempla e obedece a todos os padrões exigidos pelos órgãos de engenharia, arquitetura e saúde sanitária, conforme recomenda a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A empresa recebeu nesta quinta, 18/11 a confirmação da publicação no Diário Oficial da União-DOU, do registro de autorização para a fabricação e comercialização dos produtos com a marca Flora Pura, publicação feita em 17/11, na edição 219, quarta-feira. Conforme a publicação o número no Ministério da Saúde é: AUTORIZ/MS 2.05607.7.Quando estiver em funcionamento, a empresa terá o orgulho de se colocar no patamar de uma das mais conceituadas do Brasil neste segmento, pelo rigoroso padrão do seu projeto arquitetônico, com a melhor estrutura física já vista, controle sanitário, higiene, equipamentos, instalações e linha de produtos.
A empresa irá gerar mais de 100 empregos direitos, cuja equipe já está devidamente contratada e em regime de treinamento e qualificação, com a meta de primar pela qualidade dos produtos fabricados, manipulação e  manuseio da matéria prima, levando em consideração aquilo que é essencial no setor: ZELO e RESPEITO pelos consumidores de seus produtos.
Jonas Oliveira Neto, é o terceiro na geração de empresários nesta área de atuação, com a comercialização de produtos farmacêuticos e cosméticos, história que começou com seu avô, Jonas Alencar Lopes e continuou com seu pai, o lendário Jourdan Alencar Lopes, hoje com 75 anos de idade, com 50 anos de sua vida dedicados nesta área. Ao longo de todo este tempo, a família Alencar Lopes, pioneira no Centro Sul nesta atividade sempre zelou acima de tudo, pelos princípios morais e éticos,  responsabilidade, transparência e legalidade, valores estes indispensáveis na vida profissional e pessoal e na carreira de qualquer cidadão.

Iguatu- Ceará, 20 de novembro de 2010

Flora Pura – produtos naturais e cosméticos

Deputado quer a PF em Mombaça para combater a pistolagem

O deputado Edson Silva (PSB) propôs, na manhã desta sexta-feira (19/11), que a Polícia Federal atue no combate aos chamados crimes de pistolagem ocorridos no município de Mombaça. Segundo ele, nos últimos quatro anos, mais de 20 pessoas foram fuziladas e mortas em crimes com características bem parecidas. “Esses crimes estão conectados com uma organização criminosa de São Paulo”, afirmou.
Ele informou que o Conselho Estadual de Segurança do Estado recebeu, na última terça-feira (16/11), uma comissão da Arquidiocese, com a presença do bispo de Iguatu, dom João José; e o promotor de Mombaça, Guilherme Lima Soares para discutir o assunto.
“Esta comissão pediu ao governador Cid Gomes que ele determine ao secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, uma medida urgentíssima para brecar as execuções”, disse.
De acordo com o deputado, a organização criminosa explora caça-níqueis, faz lavagem de dinheiro e trafica drogas. “Pela qualificação dos crimes, pedimos o apoio da Polícia Federal para que as investigações avancem e as apurações tenham um amparo maior”, pontuou.
O parlamentar ressaltou, ainda, que a população de Mombaça passa por momentos de aflição com os crimes praticados no município. “E o mais preocupante é que, além das 20 assassinadas, há uma lista com outras pessoas marcadas para morrer”, ressaltou.
De acordo com Edson Silva, também há indícios de que a organização criminosa seja responsável por assalto a bancos em cidades do interior do Estado, com a participação de policiais. “O Diário do Nordeste publicou matéria mostrando que dois soldados da PM fazem parte de um grupo criminoso que pratica assaltos a bancos. Eles são mais bandidos do que os bandidos, pois deveriam ser os homens da lei”, comentou.
Em aparte, o deputado Carlomano Marques (PMDB) lembrou que, em1986, quando o então governador do Estado era Tasso Jereissati, houve um grande combate ao crime de aluguel. “Tasso desmantelou o sindicato do crime no Ceará”, disse, acrescentando que, hoje, tem havido a banalização do crime. “A sociedade vai ficando adormecida, não se reage e estamos vivendo num caos, com armas pesadas, com tráfico de drogas e grupos de extermínio”, observou.
Para Carlomano, a segurança pública só pode ter eficiência com a adesão da sociedade, que deve colaborar com a inteligência da polícia. “Caso contrário, nada poderá ser feito.

Fonte: www.iguatu.net

Agricultor é assassinado a tiros em Senador Pompeu

Um agricultor de 63 anos foi assassinado a tiros na noite desta sexta-feira, 19, no município de Senador Pompeu, Sertão Central do Estado.

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), Manoel Alves da Silva trafegava de moto por uma estrada do Sítio Alferes, quando foi atingido com quatro tiros na testa e no pescoço.

A Polícia não tem pistas dos responsáveis pelo crime e nem do que pode ter motivado o homicídio.

Agenor Neto assina ordem de serviço para construção de pólo infantil

 Maquete do Parque da Criança que será construído

A Praça da Bandeira será transformada no pólo infantil de Iguatu denominado Parque da Criança e o ponta pé inicial foi dado nesta sexta-feira, 19, quando o prefeito Agenor Neto, assinou a ordem de serviço para o início das obras. Estiveram presentes na solenidade várias autoridades que acompanharam o anúncio desta ação, “ vamos transformar esta praça em um centro de lazer totalmente especial para as nossas crianças, onde elas terão vários brinquedos, personagens infantis uma bela cidade cenográfica e todos os equipamentos necessários para garantir a animação e a segurança” afirmou o prefeito de Iguatu.
E por falar em segurança, após a conclusão da obra, nos finais de semana a prefeitura irá interditar as ruas adjacentes ao parque para oferecer uma maior tranqüilidade às famílias com suas crianças, “ não poderíamos nos preocupar apenas com o local dos brinquedos,  devemos oferecer a maior tranqüilidade para nossas famílias, o Parque da Criança será um centro de lazer infantil e nos finais de semana muitas crianças visitarão o local, então decidimos oferecer uma maior segurança para todos, vamos interditar as ruas laterais com o intuito de oferecer um espaço completamente preparado para as famílias de Iguatu e de toda região que venham visitar o parque” disse Agenor Neto.
Para o Presidente da Câmara, Ednaldo Lavor, este será mais um empreendimento que se transformará em um ponto turístico, “ a Cascata do Cocobó, os eventos festivos como Iguatu Festeiro, Natal de Luz, Cidade da Criança e tantas ações colocam a nossa cidade como uma parada obrigatória para os visitantes que chegam de outros municípios. E tenho a certeza que este Parque da Criança será mais um ponto turístico que irá atrair um público especial de várias cidades”finalizou.
Mais inaugurações
Durante toda a semana o chefe do executivo iguatuense estará assinado mais ordens de serviço e inaugurando várias obras. Destaque para a inauguração da Quadra de Esportes da Barra que acontecerá no próximo domingo, 21. “ É um dos benefícios mais esperados pelo povo da nossa região, temos muitos jovens que curtem o futebol e demais esportes, mas não tinham para onde ir, faremos uma grande festa neste dia” declarou o Vereador e Secretário de Agricultura, Louro da Barra.
Na área da saúde o gestor irá inaugurar a Unidade da Gameleira(27), do Sítio Cardoso II(26) e assinará várias ordens de serviços, construção da Unidade de Saúde do Bairro Cocobó (23) e do Bairro Paraná (24).
“ São ações importantes que buscam descentralizar a saúde em nossa cidade, Agenor Neto, possui esta percepção. Com estas unidades de saúde estaremos oferecendo o atendimento com vários profissionais para as famílias em seus bairros” falou o Secretário de Sáude, Joab Soraes.
A infraestrutura será outro setor que receberá muitos benefícios, inauguração do calçamento no Bairro Chapadinha(20),  inauguração da Pavimentação e Urbanização do Canal da Bastiana (22). Destaque para a ordem de serviço da Reforma e Ampliação do Terminal Rodoviário (23), ordem de serviço da urbanização da Praça Henrique Bandeira(24), ordem de serviço do sistema de abastecimento de água do Sítio Cardoso III(25) e inaugurações de passagens molhadas nas localidades da Catingueira e Caipora(28).

Prefeitura de Iguatu

Opinião: Gordura e crescimento


Durante séculos, acreditamos que as cidades ficavam melhores à medida que aumentavam. Faz pouco tempo, percebemos a necessidade de reduzir as cidades, para viver melhor fora das megalópoles. Já é possível ser mais feliz em cidades menores.
Também durante séculos, acreditamos que as mulheres e os homens gordos eram mais saudáveis e mais ricos, carregando no corpo as provas da riqueza, as lembranças do prazer de comer e o fim da angústia da fome. Hoje, pelo contrário, o símbolo da riqueza e da beleza é a esbeltez. Nas sociedades modernas, são os pobres que engordam; os ricos gastam fortunas para emagrecer.
Gordura e superpopulação deixaram de ser sinais de riqueza inteligente, tanto para cidades quanto para pessoas. Mas as pessoas ainda resistem em perceber que a gordura que as rodeia, na forma de bens, consumidos ou de patrimônio, não é mais sinal de riqueza inteligente.
Porque essa riqueza já não cabe no mundo. As cidades vivem com suas aortas entupidas de automóveis, a atmosfera envenenada por dióxido de carbono. O organismo social padece das doenças que convenceram as pessoas a reduzirem suas cinturas. Também porque a segunda lei da termodinâmica deixa claro que nada pode crescer infinitamente em um mundo finito, com recursos naturais esgotáveis.
Depois de dois séculos de civilização industrial, principalmente na segunda metade do século XX, e muito mais com a globalização das últimas décadas, o PIB se transformou no símbolo do avanço civilizatório. Não importa se a compra vai endividar, comprometer o consumo de coisas mais essenciais à família, tirar as crianças de uma boa escola.
Não importa também se as horas perdidas no trânsito aumentam, ou se os engarrafamentos consomem tempo de vida ou provocam angústias e perdas. Como o consumo de combustível eleva o PIB, o engarrafamento passa a impressão de que a sociedade está mais rica, apesar da diminuição da felicidade geral.
Na medida em que percebemos o "desvalor" dos bens que engordam as cidades e as casas, tomamos consciência da possibilidade e da conveniência de aumentar o bem-estar graças ao decrescimento da produção de bens materiais e privados, com aumento na oferta de bens e serviços públicos e culturais. Diante da crise ecológica previsível e das insatisfações sociais já sentidas, surgiu, especialmente na Europa, um movimento pelo "decrescimento-feliz".
O conceito de decrescimento, atualmente debatido na Europa, substitui a ideia do crescimento ilimitado pela meta de uma sociedade melhor, que consume menos. É claro que esse decrescimento não se aplica linearmente em um mundo onde 20% consomem 85% dos recursos naturais. Em consequência, 80% da população vivem com menos do que o necessário.
Em 1980, a Editora Paz e Terra publicou um livro com o título "Desordem do progresso — O fim da era dos economistas", logo traduzido em Londres com o título "The End of Economics".
Há poucas semanas, o jornalista Clóvis Rossi publicou um artigo com o título "Felicidade Nacional Bruta", em que comenta o movimento mundial em busca de um novo indicador para o progresso. O IDH — Índice de Desenvolvimento Humano — já é levado a sério. O governo francês pediu e já recebeu uma proposta, elaborada por economistas, visando a um indicador que substitua o PIB.
É inevitável que a ideia de decrescimento-feliz ganhe adeptos. Que se espalhe e seja aceita tanto quanto a ideia de crescimento dominou o século XX. Antes disso, poderá ser recusada e ridicularizada, assim como a industrialização enfrentou fortes resistências do mercantilismo e da fisiocracia.
Mas prevaleceu, porque representava a força do progresso. O decrescimento-feliz vai prevalecer graças à fragilidade da atual concepção de progresso para enfrentar a força da natureza e as insatisfações existenciais. Não deve demorar muito para que o crescimento econômico passe a ser visto com o desconforto que hoje recai sobre a gordura do corpo e o tamanho das cidades.

Cristovam Buarque é Professor da Universidade de Brasília e Senador pelo PDT/DF

AL homenageia o Dia do Auditor de Controle Interno nesta segunda

A Assembleia Legislativa realiza nesta segunda-feira (22/11), às 15h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia Estadual do Auditor de Controle Interno. A iniciativa foi proposta pelo deputado João Ananias (PCdoB). Ele ressaltou que o serviço de auditoria é de extrema relevância para o Estado.

Em seu requerimento, João Ananias lembra que a inclusão do Dia do Auditor de Controle Interno no calendário oficial de eventos do Estado foi aprovada em 2009, por iniciativa do deputado Lula Morais (PCdoB). “Essa data é um momento para evidenciar o quanto essa categoria é fundamental para o zelo do patrimônio público”, ressaltou Ananias.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |