segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Trinta acidentes nas estradas cearenses durante o fim de semana

O fim de semana foi marcado por 16 acidentes nas rodovias federais (BRs) que cortam o Ceará. Não houve nenhuma vítima fatal. Seis pessoas tiveram lesões graves e duas saíram com ferimentos leves.
Já nas CEs, foram 14 acidentes sábado (3) e domingo (4) - somente um com vítima fatal e outros cinco resultando em 7 pessoas com ferimentos leves.

Final de semana com sete motoristas multados pela Lei Seca em Iguatu

O Detran-CE multou 237 motoristas com base na Lei Seca entre a quinta (1) e o domingo (4). Agora, chega a um total de 10.040 o número de condutores flagrados alcoolizados em 2009. Isso representa 10% dos 100 mil ondutores abordados pelo órgão, no ano, na fiscalização específica de alcoolemia.


As cidades fiscalizadas nas 37 operações do Detran-CE, com os respectivos números de motoristas multados, foram as seguintes: Fortaleza (87), Juazeiro do Norte (36), Caucaia (19), Canindé (15), Itapipoca (13), Maranguape (10), Quixadá (8), Aquiraz (8), Beberibe (8), Eusébio (7), Iguatu (7), Pindoretama (7), Icapui (4), Pentecoste (4) e São Gonçalo do Amarante (4).

Icó finalmente receberá sua cadeia pública

O município de Icó, a 375 quilômetros de Fortaleza, recebe na noite desta segunda-feira (5) uma cadeia pública com capacidade para 40 detentos. O prédio, com uma área de 730m², possui 4 celas masculinas e 1 feminina, refeitório, salas de aula, administração, sala de revista, cozinha, dormitório para detentos em regime semi-aberto, áreas de trabalho e alojamentos.

A implantação faz parte do Programa de Monitoramento das Ações e Projetos Prioritários (MAPP) da Segurança e Justiça do Governo do Estado, que investiu R$ 793,4 mil, com recursos do Tesouro do Estado.

Fonte: Jangadeiro Online

Sem proposta, bancários decidem seguir em greve no Ceará

No final da tarde desta segunda-feira (5), os bancários do Ceará decidiram permanecer em greve por tempo indeterminado após realização de assembleia na sede do Sindicato dos Bancários, no Centro de Fortaleza.

"Os banqueiros ficaram de fazer análise e até agora não fizeram, como haviam prometido na semana passada. Os banqueiros insistem na protelação", relata Carlos Eduardo Bezerra Marques, presidente do Sindicato dos Bancários-Ceará.

Verdes Mares

SABOEIRO: Curso de árbitros de Futebol/ 9 e 10 de outubro

Será realizado nos dias 9 e 10 de Outubro, um Curso de árbitros de Futebol, na cidade de SABOEIRO, na região doS Inhamuns, com patrocínio da Prefeitura Municipal e Secretaria da Cultura , Esporte e Turismo . A realização é da LIGAFFI, através do ex-árbitro da FIFA, Dacildo Mourão.

Programação do Curso:
 09/10
18 ÀS 22H

10/10
08 ÁS 18H

- Apoio: Prefeitura de Saboeiro - Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo - SECULT

- Prefeito Dr. Marcondes Ferraz

- Secretário: Marcos Melo

Fonte: tanaarea.net

DETRAN-CE não tem previsão para a entrega de certificados da CNH Popular em Iguatu

O DETRAN-CE já está realizando a entrega dos certificados das CNHs populares em vários municípios por exemplo, no dia de amanhã o Detran-Ce realiza a entrega de certificado de inscrição para os 521 moradores de Pedra Branca, 1.149 moradores de Boa Viagem e 202 moradores de Milhã que tiveram seus nomes selecionados para o Programa Carteira de Motorista Popular . Este certificado dá direito ao candidato de iniciar as aulas na auto-escola da cidade.
Mas procuramos o setor do DETRAN-CE responsável pelas ações da CNH Popular no Ceará e infelizmente até este exato momento a entidade não possui uma previsão de datas para a entrega deste certificado para Iguatu e região, pelo menos neste mês de outubro já está confirmado que não haverá a entrega dos certificados na Terra da Telha. 

Exame de DNA gratuito em Juazeiro do Norte

Os municípios de Juazeiro do Norte e Redenção serão os próximos beneficiados com a campanha Paternidade Responsável que realiza gratuitamente exames de DNA, de forma extrajudicial.

Em Juazeiro, a campanha teve início no dia de hoje e acontecerá até o dia 07/10, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na ocasião, a Defensoria Pública da comarca juntamente com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) estarão coletando material para a realização do exame gratuito de DNA. E a Unidade Móvel da Defesoria Pública estará prestando orientação e atendimento jurídico para a população. O evento acontecerá na própria sede do Lacen do município.

Depois de Juazeiro do Norte, é a vez do município de Redenção receber a campanha. Nos dias 22 de 23 de outubro a Defensoria Pública irá realizar um mutirão de coleta de material genético. O evento será destinado para toda a comunidade de Redenção, contemplando também as comarcas vinculadas de Acarape e Barreira.

TV Diário fará reportagem com jovens comunicadores de Iguatu

Nesta quarta-feira, 07/10, a TV Diário estará produzindo uma reportagem sobre o programa Jovens Comunicadores que está sendo realizado pela Secretaria de Educação de Iguatu, os jovens durante os dias 10 e 15 de outubro estarão participando da Rádio Comunitária Criança Cidadã - RCC. Fruto do projeto Comunicadores Juvenis – desenvolvido pela Secretaria da Educação – a rádio foi pensada na perspectiva de ser o canal interativo de comunicação da Cidade da Criança. A RCC irá ao ar durante todos os dias do evento e a abrangência será todos o espaço físico no qual a estrutura do evento será montada.O segundo braço do projeto é o Blog da Cidade da Criança. Através dele todos ficarão informados – através de fotos, vídeos, áudio, notícias e entrevistas – sobre tudo o que acontece na Cidade e também na RCC.


À frente do projeto estão os alunos da rede pública municipal desempenhando os papéis de locutores, repórteres e operadores de áudio. Técnicos da Secretaria da Educação e Secretaria da Comunicação dão o suporte técnico com capacitações e desenvolvimento das técnicas necessárias ao desempenho das funções.

A reportagem da TV Diário irá ao ar na programação da emissora ainda nesta semana.

Assine o canal SMS Iguatu.Net e receba as principais notícias no seu celular






Fique em dia com as notícias em qualquer lugar e a qualquer momento. Receba por SMS alertas dos principais fatos do dia em Iguatu e no Ceará. Para isto basta enviar seu número com o DDD e operadora para nosso sistema que está no site e em seguida você irá receber uma mensagem onde o assinante irá responder enviando a palavra SIM para 49523.


O canal SMS Iguatu.Net possui uma previsão de três notícias por dia que o internauta irá receber no seu celular, cada mensagem recebida terá o valor de 0,31 + impostos.

Faça agora o seu cadastro eletrônico ou envie do seu celular as palavras ASSINAR IGUATU para 49523 e passe a receber as notícias em primeira mão sobre os principais fatos da cidade e do nosso estado.

Mais de 200 jovens participam do Jovem Bombeiro Voluntário em Iguatu



Jovens foram recepcionados no Comando do Corpo de Bombeiros de Iguatu

Teve início em Iguatu na manhã de hoje o curso do Jovem Bombeiro Voluntário, onde mais de 200 alunos com a faixa etária entre 14 e 17 anos estarão durante seis meses nos horários em que não estiverem na sala de aula ficarão no Quartel do Corpo de Bombeiros, aprendendo instruções de Educação Física; Moral e Cívica; Primeiros Socorros e Combate a Incêndio.
O Projeto JBV tem como objetivo ratificar a importância de valores cívicos e disciplinares à juventude, promover a integração entre a comunidade e Corpo de Bombeiros, além de ofertar conhecimentos que irão possibilitar a entrada do jovem no mercado de trabalho.

“ Todos estes alunos serão acompanhados pelos nossos militares e terão no final do curso um certificado que sem dúvidas irá ajudar na entrada do mercado de trabalho, mas o principal que queremos é retirar estes jovens da inércia “ afirmou o Comandante do CB de Iguatu, Major Júnior.

As inscrições ainda estarão abertas até a próxima sexta-feira, 09/10, o aluno deverá ter entre 14 e 17 anos, ter concluído o ensino fundamental I, estar regularmente matriculado no ensino regular, apresentar comprovante de endereço, certidão de nascimento e 01 foto 3 X 4 de frente e descoberto.

Mais informações procurar a unidade do Corpo de Bombeiros de Iguatu ou ligue, 3581 9130.


30 anos da morte de Humberto Teixeira


Neste final de semana completou 30 anos de morte do compositor iguatuense Humberto Teixeira e fica aqui o nosso registro em homenagem ao compositor iguatuense que ao lado de Luiz Gonzaga fez um grande sucesso com a sua composição que é o hino do nordestino, " Asa Branca".  Conheça um pouco mais a história do Dr. do Baião que nasceu em Iguatu.

Humberto Cavalcanti Teixeira (Iguatu, 5 de janeiro de 1915 — Rio de Janeiro, 3 de outubro de 1979) foi um advogado, deputado federal e compositor brasileiro. É nacionalmente conhecido como parceiro de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Um grande sucesso da dupla é a composição Asa Branca, lançada em 1947.
Foi advogado, político, instrumentista, poeta, compositor, fundador e Presidente da Academia Brasileira de Música Popular.Da união com Margarida Teixeira, nasceu a atriz Denise Dumont, mãe de seu único neto, que ela teve com o ator Cláudio Marzo.

Era filho de João Euclides Teixeira e Lucíola Cavalcante Teixeira. Desde cedo apresentava aptidões para a música; aos 6 anos, aprendeu a tocar musete - versão francesa da gaita de foles. Aprendeu também flauta e bandolim. O seu tio Lafaiete Teixeira, foi o responsável pelos seus primeiros ensinamentos musicais, era maestro e tocava vários instrumentos.


Aos 13 anos, depois de ter editado sua composição Miss Hermengarda, tocava flauta na orquestra que musicava os filmes mudos no Cine Majestic de Fortaleza. Aos 15 anos radicou-se no Rio de Janeiro onde, aos 18 anos, em 1934, foi premiado com Meu Pecadinho pela revista O Malho num concurso de música carnavalesca.

Em 1943, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nesta época já tinha composto sambas, marchas, xotes, sambas-canções e toadas. Em 1944, teve gravada a primeira música, em parceria com Lírio Panicalli, o samba apoteótico Sinfonia do Café, cantado por Deo. Compôs Kalu, para a cantora Dalva de Oliveira e Adeus, Maria Fulô, com Sivuca, para Carmélia Alves.

Seu encontro com Luiz Gonzaga se deu em agosto de 1945. Em conversa animada surgiu a intenção de valorizar o ritmo nordestino, onde o xote e o baião tinham prioridades. Surgiu o primeiro sucesso da dupla, denominado No Meu Pé de Serra.
No ano de 1954, Humberto Teixeira candidata-se a deputado federal, passando dois meses fazendo campanha no sertão cearense, ao lado de Luiz Gonzaga. Estiveram em Iguatu para dar uma força ao candidato a prefeito, Dr. Meton Vieira, a quem presentearam com uma música para a campanha.

Humberto Teixeira elegeu-se deputado com cerca de 12 mil votos. Teve destaque na Câmara Federal, quando do seu empenho na defesa dos direitos autorais. Conseguiu aprovar a Lei Humberto Teixeira, que permitia maior divulgação da música brasileira no exterior, através de caravanas musicais financiadas pelo Governo Federal. Humberto Teixeira levou para o exterior Valdir Azevedo, Francisco Carlos, Dalton Vogeler, Leonel do Trombone, o guitarrista Poly, a cantora Marta Kelly, o acordeonista Orlando Silveira, o Conjunto Radamés Gnatalli, o maestro Quincas e seus Copacabanas, Vilma Valéria, Carmélia Alves, Jimmy Lester, Léo Peracchi, Sivuca e muitos outros.

As canções de Humberto Teixeira foram interpretadas principalmente por Luiz Gonzaga, mas outros cantores de expressão nacional também tiveram este privilégio; foram eles: Dalva de Oliveira, Carmélia Alves, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Fagner, Caetano Veloso, Gal Costa, Elba Ramalho etc.

Eleito por três anos consecutivos o melhor compositor do Brasil, de Humberto Teixeira se disse: O Doutor do Baião, quebrando rotinas e cânones, imprimiu novos rumos à seresta nacional. Com o baião, fincou-se um novo marco na evolução da música popular brasileira.

Representou o Brasil na Noruega, França e Itália, como delegado especial junto ao XVIII Congresso Internacional de Autores e Compositores.Em sua homenagem e reconhecimento, foi batizada com seu nome a Rodovia CE-021 (que liga Iguatu a Fortaleza]], a Agência do banco do Nordeste do Brasil de Iguatu e o Centro Cultural Iguatuense.

Fonte; Wikipédia



Mulher é lesionada com gargalho de garrafa no Bairro Morenão

No dia de ontem, 04/10, por volta de 14:20 uma denuncia anônima através de uma ligação para o telefone da RD 1240 dava conta de uma briga familiar que terminou em lesão corporal, onde o instrumento ultilizado foi uma faca, na rua Maelete Cortez, no bairro Morenão em Iguatu/CE.

 Em seguida, a RD 1240 composta pelos policiais SD PM DIOGÉNES e o SD PM FLÁVIO HOLANDA, foram até o local onde a vitima CICERA ALESSANDRA MORAIS LIMA, 21 anos, amaziada, dolar, Natural de Cedro/CE que foi agredida com um golpe na perna esquerda com um gargalho de garrafa, sendo socorrida ao Hospital Regional de Iguatu/CE. O autor é seu companheiro conhecido por NILTON,33 anos Natural de Cedro/CE, que evadiu-se do local tomando rumoignorado. No momento a Equipe policial está diligenciando a fim de localizar e prender o autor.

Homem é lesionado com golpes de garrafa em Icó

No dia de ontem, por volta das 18:00 horas, o SD PM KLEBER recebeu uma ligação dando conta de que no Hospital Regional de Icó/CE, havia chegado um homem de nome FRANCISCO MOREIRA DA SILVA, o mesmo havia chegado lesionado com um corte no lado direito da cabeça.

A Polícia Militar, através da VTR-2382,composta pelo 1º Sgt PM HERIVELTON e SD PM NONATO se dirigiram ao Hospital e em conversa com a vítima, foram informados pelo mesmo que estava no seu bar quando chegou dois elementos conhecidos por "BUGA",que é acusado de assalto na cidade de São Miguel e outro conhecido por "EVALDO" e depois de uma discursão, um dos elementos deu um golpe de garrafa na vítima e os dois saíram em seguida tomando rumo ignorado. A equipe esteve diligênciando afim de localizar o possível autor.

Tentativa de homicídio a bala em Icó

No dia de ontem, por volta das 19:00 horas, através de uma ligaçãoao 190, a vítima de nome GILSON PINHEIRO AMORIM, informando que o mesmoestava em sua residência, quando chegou um elemento conhecido por“BETO DE OSCAR” e disparou dois tiros contra sua pessoa.

A Polícia Militar, através da VTR-2382, composta pelo 1ºSgt PM HERIVELTON e SD PM NONATO se dirigiram ao Hospital e emconversa com a vítima, foram informados pela mesma que, depois de uma discurssão por causa de uma dívida a pessoa de JOSE SOUSA CIPRIANO,brasileiro, casado, 35 anos,  foi até a casa da vítima e efetuou dois disparos de revólver cal. 32 e fugiu em seguida.A equipe encontra-se diligenciando afim de localizar e prender oautor.

Furto a residência em Lavras da Mangabeira

No dia de ontem, 04/10, por volta das 16:00 horas, a Polícia Militar foi solicitada a comparecer a rua João Texeira, bairro Caxa D'Agua, de Lavras da Mangabeira-CE, por motivo de um furto.

A Polícia Militar, através da VTR-2312,composta pelos policiais militares, 1º Sgt PM MÁRIO, SD PM ARRAIS,compareceram ao local, e conversaram com a vitima conhecida por D.Maria e a mesma relatou que teve três controles de TV furtados pela pessoa de VALDENIZIO PAULINO DE SOUSA, solteiro, sendo que o mesmo desrespeitou o cumprimento do regime semi-aberto determinado pela justiça local,diante dos fatos foi efetuado a sua prisão em flagrante, na qual o mesmo ofereceu resistência, sendo também feito o procedimento por este artigo.





Greve dos bancários continua nesta segunda-feira

As negociações entre bancários e bancos não avançaram na última semana e a greve entra em seu 12º dia nesta segunda-feira (5).Segundo a confederação nacional da categoria, a Fenaban, entidade que representa os bancos, não apresentou proposta.

A categoria reivindica aumento real de salário, maior participação nos lucros, valorização dos pisos salariais, garantia de emprego, mais saúde e melhores condições de trabalho, segundo a confederação.
A procura pelas casas lotéricas aumentou 15% por conta da greve.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |