domingo, 15 de novembro de 2009

Moto é furtada em Potengi

No dia de ontem,14/11, por volta das 14h00, chegou ao conhecimento do Destacamento PM Potengi - CE, que pela madrugada, no Parque de Vaquejada deste município, onde está sendo realizada a vaquejada anual, foi furtada uma moto Honda FAN 125, cor preta, ano 2006, placa HYX 8418-CE, chassis 9C2JC30707R062435, o referido veículo está em nome de EDILEUZA QUARESMA F DA SILVA, mas pertence a EDVALDO LAURINDO DE MATOS.
Os policias militares do Destacamento Policial de Potengi-CE, o Sub Tenente PM HENRIQUE e Soldado PM VIDAL, estão em diligências no intuito de recuperar o veículo furtado, bem como identificar e prender o (s) autor (es) desse furto.


Acidente de trânsito com vítima fatal em Araripe

No dia de ontem,14/11, por volta das 20h00, chegou ao conhecimento do Destacamento PM Araripe-CE, que ocorrera na CE 292, entre Campos Sales e Araripe, a 05 km desta cidade, uma colisão envolvendo o veículo GM/CHEVROLET D-20 de placas GMY – 5638, inscrição de Carapicuíba-SP, de cor vermelha, ano 1985, que está no nome de Francisco José da Silva Lima; e a motocicleta HONDA TITAN 125, cor vermelha, placa MUK 2290, ano 1994/95, esta que estava sendo conduzida pela vítima fatal FRANCISCO CLAUDIO DA SILVA DANTAS, 33 anos, natural de Araripe/CE, que residia na Avenida Perimetral, Araripe/CE; tendo como garupeira a menor de iniciais M.G.S. , 13 anos.
Os policias militares do Destacamento Policial de Araripe-CE, soldado PM ARLINDO, soldado PM ROBERTO e soldado PM XAVIER, foram até o local e levaram o corpo da vítima fatal ao hospital municipal de Araripe; a menor também envolvida no acidente, fora socorrida por populares onde foi transferida para um outro hospital na cidade de Barbalha; O condutor da D-20 evadiu-se do local e ainda não foi identificado.


16 de novembro é o Dia do Não Fumar

O combate ao tabagismo tem sido mais do que debatido em épocas de disseminação da Lei Antifumo. E, segundo a Dra. Lise Bocchino, cardiologista do Bronstein Medicina Diagnóstica/DASA, o tabagismo merece mesmo tanta atenção. Um alerta neste 16 de novembro, Dia do Não Fumar.

O tabagismo é um grave problema de saúde pública, acometendo um terço dos adultos ou 1,2 bilhão de pessoas no mundo. Na fumaça do cigarro existem 4.770 substâncias tóxicas, sendo as principais nicotina, alcatrão, monóxido de carbono e até substâncias radioativas como Polônio 210 e Cádmio, que também são encontradas nas baterias de carros.

A cardiologista afirma que os fumantes passivos, um dos focos principais da Lei Antifumo, contabilizam 2 bilhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Destes, 700 milhões são crianças, sendo que o fumo passivo é responsável por 50 mil mortes por ano. “Quanto mais fumantes no local de trabalho ou em casa, maior a chance de doenças. Se houver um fumante no local, a probabilidade de doença é de 30%. Se forem mais de dois fumantes, a chance chega a 50%”, reforça a médica.

Dra. Lise também lembra que o tabagismo é responsável por 75% dos casos de bronquite crônica, 80% dos casos de enfisema pulmonar, 80% dos casos de câncer de pulmão e 25% dos casos de infarto agudo do miocárdio. No mundo, doenças associados ao fumo provocam 6 milhões de mortes anuais. No Brasil, são 120 mil mortes por ano, ou seja, a cada hora, dez brasileiros morrem devido ao tabagismo. Existem no país 35 milhões de fumantes, dos quais 3 milhões têm entre dez e 19 anos.

A cardiologista esclarece o que leva uma pessoa a fumar. O vício normalmente se instala em três meses e o ato de fumar costuma ser vinculado a um imenso bem-estar, um regulador de humor e de comportamento. “Em apenas sete segundos a nicotina, altamente viciante, é absorvida e chega ao cérebro”, diz Lise. Os principais efeitos da nicotina são a sensação de alívio e prazer, criando uma excitação que aumenta a vigilância e diminui a fome, melhorando o rendimento de atividades.

Na esfera médica, segundo a cardiologista, os efeitos do cigarro são inúmeros. Dentre eles taquicardia, vasoconstrição periférica, elevação da pressão arterial, aumento do débito cardíaco, elevação do consumo de oxigênio no miocárdio, indução ao vasoespasmo coronariano, elevação da carboxihemoglobina, leucocitose e policitemia secundária, aumento da viscosidade sanguínea, aumento da ativação e da agregação plaquetária, aumento da expressão de moléculas de adesão em leucócitos, elevação da concentração de fibrinogênio, elevação dos níveis de ácidos graxos, elevações de lipoproteínas de baixa e muito baixa densidade e redução dos níveis do colesterol de alta densidade.

Lise reforça que, para as mulheres, ainda existem os riscos de indução à menopausa precoce, aborto espontâneo e de nascimento de bebê com baixo peso. Para quem usa anticoncepcionais, os riscos aumentam, em média, em dez vezes. “O tabagismo também é comprovado causador de câncer, sendo os principais tipos os de boca, laringe, esôfago, pulmão, bexiga, estômago e colo uterino. Isso sem falar no infarto agudo do miocárdio, AVC (derrame) e impotência sexual”, revela.

Parar de fumar, de acordo com a médica, não costuma ser fácil. Fazem parte da abstinência uma intensa vontade de fumar, frustração, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, aumento do apetite, insônia, dores de cabeça e até depressão. “Mas lembre que os tratamentos existem e são eficazes. Por meio de remédios e de apoio psicológico, você terá um forte suporte”, finaliza.

Informações podem estimular o ex-fumante no processo de abandono do vício:
- Ao parar de fumar, em apenas 20 minutos seu pulso volta ao normal
- Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue aumenta
- Em 24 horas, o pulmão fica mais limpo
- Depois de dois dias, o paladar e o olfato melhoram sensivelmente, além de a respiração e o nível de energia terem uma melhora considerável
- Depois de duas semanas a três meses, o sistema imunológico fica mais ativo

Estratégias comportamentais para não fumar:
- Tomar água
- Fazer exercício físico
- Descobrir novas distrações
- Eliminar cinzeiros e isqueiros
- Trabalhar pensamentos automáticos
- Substituir o cigarro por alimentos não engordativos
- Se a ansiedade aparecer, tenha sempre em mente que ela é uma sensação que normalmente dura menos do que cinco minutos e que a superação vai valer a pena

Por Lise Bocchino, cardiologista do Bronstein/DASA

Ministério Público investiga possível perseguição política a policiais em Mombaça

O Ministério Público ingressou com Ação Civil Pública com pedido de liminar para que o Estado do Ceará, através do Comandando do Batalhão Provisório de Iguatu, fosse condenado a cumprir obrigação de fazer, consistente em motivar, adequadamente e por escrito, todos os atos de remoção de policiais militares que venham a ser eventualmente transferidos da Companhia Provisória de Mombaça, explicitando onde reside o interesse público da medida e sua motivação, tudo sob pena de imposição de multa por cada policial movimentado em desrespeito à determinação judicial, a recair sobre o responsável pela prática do ato, sem prejuízo de sua posterior invalidação. Os autos estão aguardando manifestação do Poder Judiciário sobre o pedido de liminar.

A ação civil pública foi proposta baseada em procedimento administrativo instaurado pela Promotoria de Justiça de Mombaça, visando apurar desvios de finalidade na remoção de praças e de oficiais inferiores da polícia militar, então lotados nesta Comarca, restando constatado que em muitos casos a transferência (movimentação) dos militares foi motivada por perseguição política, desrespeitando os princípios da administração pública insculpidos no art. 37 da CF/88.
Apurou-se que policiais, apesar de desempenharem exemplarmente suas atribuições, garantindo, com zelo e imparcialidade, a segurança da população, foram abrupta e injustificadamente transferidos para outros municípios por conta de uma atuação específica que contrariou interesses de pessoas ligadas a grupos políticos locais.

Colheu-se, ainda, que as remoções se concretizaram destituídas de motivação e sem a mínima formalidade, em alguns casos apenas verbalmente, em outros procedendo-se, quando muito, ao registro do ato em mero aditivo interno da Companhia de Polícia. Mas, sequer, sendo publicado no Boletim Geral do Comandando da PM.
 
Fonte: www.pgj.ce.gov.br 

Bandidos roubam moto na estrada Barra/Iguatu

No dia 15/11/09, por volta das 04:30 horas, a Policia Militar tomou conhecimento de um roubo de veículo no sítio Barra, Iguatu-CE.

A VTR RD 1239 composta pelos policiais militares - SD PM – MARDEN SD PM - SAULO RÔMULO , tomaram conhecimento através da vítima a pessoa de SANDRO DE OLIVEIRA ARAÚJO, (adianto-vos que a vítima não informou os demais dados pessoais), de que ao trafegar na estrada que dá acesso a cidade de Iguatu-CE, foi abordado por três infratores que saíram do matagal e anunciaram o roubo, roubando-lhe sua moto Honda CG Titan de cor verde, ano 2004 placa HWQ 6257, tomando rumo iguinorado logo após a prática do delito. O policiamento logo após colher informações saiu em diligência no intuito de localizar, identificar e prender os infratores.



Dois homens são lesionados a gargalo de garrafa em Iguatu

 No dia 15/11/09, por volta das 04:30 horas, a Policia Militar compareceu ao Hospital Regional de Iguatu-CE, onde duas vítimas deram entradas por lesões corporais a gargalho de garrafas.

A VTR RD 1240 composta pelos policiais militares - SD PM – ROQUE SD PM – ARRAIS, compareceram ao local e se certificaram do ocorrido, onde foram vítimas as pessoas de 1º JOSÉ JANEILTON DE SOUSA FERREIRA, 24 anos, o mesmo foi lesionado com gargalho de garrfa na cabeça, medicado e liberado. 2º ANTONIO ELONILDO PERREIRA DE OLIVEIRA, 22 anos, o referido sofreu uma perfuração a gargalho de garrafa na cabeça, medicado e liberado, as vítima não souberam informar os autores da infração.



Prisão por porte ilegal de arma no Barro Alto/Iguatu

No dia 15/11/09, por volta das 00:15 horas, a policia militar atraves de saturações na região do Sitio Barro Alto flagrou um elemento armada com um facão.

A VTR 2292 composta pelos policiais militares - CB PM MELO, CB PM COELHO, - SD PM CHARLES, - SD PM ROBERTO, ao fazer uma saturação pelo Sitio Barro Alto foi flagrado em um bar a pessoa de JUNIOR PEREIRA DE SOUSA, 25 anos, armado com um facão e MARCELO SANTIAGO DE ARAUJO, 20 anos, acompanhado da pessoa sitada acima tentando esconder o facão no momento em que a policia chegava no local. Os mesmos foram conduzidos para a Delegacia de Policia Civil em Iguatu-CE onde foram adotadas as medidas cabiveis.



Mulher é espancada no Bairro João Paulo II

No dia 14/11, por volta das 18:00 horas, policiais militares foram informados pelo COPOM que uma mulher havia sido agredida no cruzamento das Rua Estados Unidos com Bevenuto Mendonça.

Os policiais militares SD PM SARMENTO ; SD PM GIORGIO e SD PM IVAN, através da RD 1238, compareceram ao local e foram informados pela vitima: CRISTIANE BARBOSA residente ao Conjunto João Paulo II que a mesma teria sido espancada com socos e pontapés por seu companheiro de nome LEONARDO DE MEDEIROS MENDONÇA, vulgo "Nêgo Léo", 27 anos, amaziado, desocupado, natural de Iguatu-CE também residente ao Conjunto João Paulo II. Os policiais socorreram a VITIMA ao Hospital Regional onde a mesma foi atendida e encaminhada a cirurgia por fratura do umero do braço esquerdo, as VTRS encontram-se diligenciando no sentido de localizar e prender o autor.



Homicídio a bala em Cariús

No dia de ontem,14/11, por volta das 19:00 horas, a Polícia Militar foi informada de um homicídio a bala ocorrido no bairro multirão, em Cariús.

A Polícia Militar, através da VTR 2392, composta pelos policiais militares CB PM LACERDA, CB PM FERNANDES, CB PM GONÇALVES e SD PM ARAÚJO, após tomar conhecimento do fato, deslocou-se até o local, onde Eurico Santos da Silva, 31 anos, casado, natural de Monte Azul-MG, agricultor e residente no mesmo local onde houve o crime, foi vítima de homicídio a bala. Segundo informações, há suspeitas do autor do delito.  Sabe-se que vítima e infrator já haviam discutido no dia de ontem, o que se repetiu hoje novamente, por causa de uma moto que teria sido danificada devido a uma queda provocada por um primo do autor do homicídio. Saliente-se que as informações acerca das partes do corpo onde a vítima foi atingida mortalmente ainda serão divulgadas pelo IML, após a realização dos exames necropsiais. A PM realiza diligências no intuito de localizar e prender o autor do homicídio.

Residência é furtada em Mombaça

No dia de ontem,14/11,por volta das 07:00 horas, policiais militares, pertencentes ao PPM da cidade de Mombaça/CE, tomaram conhecimento acerca de um furto, ocorrido no interior de uma residencida  no Sítio Recanto, que fica distante cerca de 01(um) km da cidade de Mombaça/CE.

Logo após tomar conhecimento do fato, uma composição daquele PPM, através da VTR RP 2232, composta pelo CB PM L PINHEIRO, SD PM MAURÍLIO e o SD PM JAIRO , deslocou-se para a residencia em alusão, onde receberam a informação, através da esposa do referido comerciante, a senhora identificada apenas por Bernarda Feitosa, que relatou aos PM´s que seu marido, ao sair de casa, deixou uma janela da residencia aberta, e, instantes depois, a senhora em epígrafe percebeu que elemento(s), desconhecido(s), havia(m) entrado na residência pela referida janela e subtraído uma carteira, contendo documentos pessoais do comerciante, como também a quantia de R$ 1.800,00(mil de oitocentos reais), o qual(is) evadiu(iram) do local logo após a prática do delito; que o policiamento está diligênciando, no sentido de identificar, localizar e prender o(s) autor(es) do delito, como também reaver a quantia ora furtada.

Homem é lesionado a faca em Piquet Carneiro

No dia de ontem, 14/11, por volta das 20:00 horas, a Polícia militar tomou conhecimento via 190 que no sítio Roseli a 15 Km da sede de Piquet Carneiro-CE, encontrava-se uma pessoa lesionada a faca.

A Polícia Militar através da VTR 2402, composta pelos policiais - 1º Sgt PM – PARENTE - CB PM - JOCIÊ - CB PM - ELRELY , ao tomarem conhecimento compareceram ao local, se certificaram do fato que teve como vítima a pessoa de PAULO CÉSAR MENDES BARROS, 38 anos,  residente no referido sítio, o mesmo sofreu uma perfuração a faca no braço esquerdo, socorrido ao hospital local, onde foi medicado e liberado, infrator trata-se de uma pessoa conhecido por BRANCO, o qual evadiu-se do local, motivo bebedeira, a Polícia Militar compareceu ao local, providenciou socorro para a vítima, colheu informações do infrator e em seguida saiu em diligência no intuito de localizar, identificar e prender o infrator.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |