quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

COELCE anuncia os números de raios em Iguatu e região neste mês de janeiro

Os números foram apresentados com exclusividade pela COELCE para o site Iguatu.net.


4.588 foi o número de descargas atmosféricas registradas só no mês de janeiro deste ano. Neste período, a cidade de Graça foi a que registrou a maior quantidade de raios, com 198. Em seguida, Santa Quitéria, com 187, e Sobral, com 117, foram os municípios com maior incidência de descargas no estado. A capital cearense contou apenas com 7 raios durante o mês.

Em Iguatu a COELCE registrou neste mês de janeiro, 49 raios , em Várzea Alegre – 23 raios Acopiara –44 raios, Icó – 96 raios, Jucás – 38 raios, Orós – 28 raios, Catarina – 11 raios, Quixelô – 20 raios, Cariús – 43 raios e Cedro – 30 raios. Totalizando na região: 382 raios.

Em 2009, a Coelce registrou, aproximadamente, 100.870 descargas atmosféricas no Ceará. Já em 2010, foram registrados cerca de 45.000 raios, sendo as áreas mais atingidas as regiões Norte e Sul do Estado. As cidades que tiveram as maiores ocorrências nesses anos foram Granja (320) e Bela Cruz (253).

A Coelce monitora as descargas atmosféricas no Ceará com a finalidade de identificar o local de queda de raio na rede elétrica, prever tempestades e consequentemente minimizar o tempo de atendimento. O sistema identifica as áreas de maior incidência, otimizando a instalação de equipamentos de proteção contra descargas. O sistema é fruto de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da Coelce, desenvolvido entre os anos de 2005 e 2008, com investimentos totais de R$ 615 mil. Todo o projeto foi financiado pela Coelce, com participação técnica dos engenheiros da empresa e realização de pesquisas de estudiosos da USP e da Uece.

Inovação e vantagens

A tecnologia utilizada pelo Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas para o Ceará é inovadora no país, guardando algumas similaridades com o sistema Brasil Dat, concentrado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A diferença é que o sistema da Coelce monitora todo o território brasileiro. Além disso, enquanto os sensores do Brasil Dat captam num raio de até 600 km, os sensores do sistema da Coelce captam num raio de até 6.000 km.


Além do sistema de monitoramento de raios, a Coelce dá orientações sobre cuidados dentro e fora de casa durante tempestades, que podem ser conferidos a seguir:

Cuidados dentro de casa durante tempestade:

• Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

• Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, torneiras, cabos de aterramentos etc;

• Evitar ligar equipamentos elétricos e eletrônicos;

• Quando possível, desconectar das tomadas aparelhos elétricos e eletrônicos;

• Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:

• Evitar contato com objetos metálicos como cercas de arame, portões metálicos, tubos metálicos, cabos de aterramento e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;


• Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas, carroças, veículos;


• Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes, locais elevados.

MP denuncia quadrilha responsável por pistolagem em Mombaça

O Ministério Público Estadual, através do promotor de Justiça da comarca de Mombaça, Guilherme de Lima Soares, denunciou, no dia 27/01, oito acusados pela prática de diversos homicídios ocorridos no ano de 2010 em Mombaça, todos com características de pistolagem. A denúncia apresentada em 27 laudas relata o resultado de três meses de investigações realizadas pela Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público.


No documento, o Promotor de Justiça explica que, “na última década, dezenas de assassinatos ocorreram em Mombaça por motivo de vingança, resultado de uma implacável disputa envolvendo as famílias Cavalcante Martins (Dedés) e Castro, cujos membros e simpatizantes vêm se digladiando com considerável baixa de ambos os lados”.

Diz, ainda, o Promotor de Justiça que, “os denunciados formaram uma verdadeira empresa com especial capacidade para agenciar, articular e executar o assassinato de pessoas, gerando um insuportável clima de terror entre os cidadãos mombacenses, a ponto de levar setores representativos da sociedade local, bem como autoridades civis e eclesiásticas, a requerer providências urgentes ao Governo do Estado com o fito de remediar tão renitente violência, que, infelizmente, faz Mombaça ser lembrada em todo o Ceará como uma de suas cidades mais sangrentas”.

Na denúncia, o Promotor também afirma que “os crimes contra a vida eram planejados por membros de uma quadrilha, cujos líderes se encontram homiziados na cidade de São Paulo, de onde, por telefone, contratavam, mediante paga e promessa de recompensa, pistoleiros locais para a execução das vítimas, para tanto contando com a colaboração de pessoas residentes em Mombaça e Tauá, encarregadas de auxiliarem os matadores de aluguel na identificação das vítimas e em tudo mais que se fizesse necessário para a execução do plano criminoso”.

Entre os denunciados estão dois pistoleiros, os mandantes dos homicídios e demais colaboradores da quadrilha, todos com prisão preventiva solicitada, sendo que quatro deles já se encontram detidos sob custódia temporária, enquanto que os demais, foragidos. Até o momento, já foram identificados quatro homicídios, consumados e tentados, praticados pela quadrilha.

46 Deputados Estaduais empossados na Assembleia Legislativa do Ceará

Nesta terça-feira (1), na Assembleia Legislativa do Ceará foram empossados 46 deputados estaduais eleitos em outubro passado. O parlamentar Roberto Cláudio, do PSB, é o novo presidente da casa.


Antes da solenidade houve constrangimento entre os parlamentares é que o ex-vice-governador, Francisco Pinheiro, não foi comunicado que perdeu a vaga na casa para o Deputado Neto Nunes, do PMDB, que garantiu a cadeira através de uma liminar deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral.


Fonte: Verdes Mares

Crede de Iguatu visita Secretarias Municipais de Educação da região

A 16ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação(Crede), sediada em Iguatu, realiza até o final desta semana uma série de visitas aos municípios de sua abrangência. Desenvolvido pelo Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios(NRCOM), o trabalho tem o intuito de fortalecer a interação entre as instituições responsáveis pela educação local.


Durante o encontro, são tratados assuntos como a avaliação das ações de parceria entre Crede e SME no ano passado, uma reflexão sobre os percentuais preliminares de participação no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica(SPAECE) 2010 e Transporte Escolar. Também é feita uma apresentação da proposta de acompanhamento sistemático em sala de aula com avaliação da leitura dos alunos de 2º ano do ensino fundamental, entre outros assuntos.

As visitas já foram realizadas às equipes do Programa Alfabetização na Idade Certa(PAIC) de Acopiara, Cariús e Orós. Estiveram presentes, a supervisora do NRCOM, Maria Antero, e a Gerente Regional do Programa, Márcia Lima. Essa semana será a vez de Iguatu, Catarina, Jucás e Quixelô.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |