terça-feira, 4 de agosto de 2009

Novos casos confirmados de Gripe Suína no Ceará

Mais quatro casos de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1) foram confirmados pela Secretaria da Saúde no Ceará nesta terça. Desses, dois são de Quixadá, município do Sertão Central, e dois na capital. Com as confirmações, sobe para 49 o número total de casos no Estado. Desse número, 46 pessoas ficaram doentes na Capital e os outros três casos foram em Quixadá. Todos eles, foram confirmados após avaliação no laboratório Evandro Chagas, em Belém, referência do Ministério da Saúde para todos os Estados do Norte e Nordeste. Como forma de prevenção à doença, a Secretaria da Saúde do Estado prepara uma palestra direcionada à gestantes no dia 15 de agosto. Participarão do “Seminário sobre os cuidados com as grávidas e os recém-nascidos contra a influenza A (H1N1)”, 200 médicos - todos obstetras, de hospitais e maternidades da rede SUS e particulares. O evento acontece das 8 às 12 horas, no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380.

Prefeito de Quixelô entrega ambulâncias para pacientes de hemodiálise

O Prefeito Municipal de Quixelô ,Gilson José de Oliveira, e a Secretária de Saúde, Lúcia do Nascimento, realizaram nesta terça-feira ,dia 04/08/2009, a entrega de serviços e equipamentos para a população. Na ocasião foram entregues:
• Viatura para transporte de pacientes para hemodiálise, já que os pacientes em tratamento são debilitados e necessitam de um cuidado especial. • Equipamentos de proteção individual para os Agentes de Saúde do Controle de Endemias; • Materiais de órteses e próteses para portadores de problemas ortopédicos; • Programa QUIXELO EM AÇÃO MAIS SAÚDE PARA VOCÊ • Reforma do Centro de Especialidades Odontológicas;
O evento contou com a participação do Presidente da Câmara de vereadores, Joaquim Alves, o vereador Wagner; a primeira dama Francisca Josefa e os coordenadores Dra. Charmenes, Dr. Samuel Ilo, Dra. Ana Clívia e Anquísio, bem como os demais profissionais e a população do município .

Requerimentos apresentados na sessão desta terça-feira, 04 de agosto

Vereador João Lázaro Solicitou ao DER a recuperação do asfalto, na CE 282, próximo ao lixão na Chapadinha tendo em vista os constantes acidentes. Parabenizou a Paróquia Senhora Sant’ana pela programação da Festa de Senhora Santana. Vereador Ronald Bezerra Solicitou agendar uma audiência pública na Câmara Municipal de Iguatu com o Coordenador do DETRAN para falar acerca de multas e outros assuntos. Parabenizou o Paulo Gerencio Teixeira por ser o primeiro iguatuense doador compatível de medula óssea, conforme laudo do HEMOCE IGUATU. Vereador Aderilo Filho Parabenizou o coordenador da Secretaria de Agricultura de Iguatu, Joaquim Feitosa, pela ação que traz a esperança de dias melhores para o Rio Jaguaribe que corta Iguatu, através do replantio de várias mudas nativas nas margens do Jaguaribe, uma ação do Festival de Férias. Parabenizou a Secretaria de Assistência Social pela Conferência Municipal de Assistência Social, ocorrido no Teatro Pedro Lima Verde nos dias 29 e 30 de julho. Vereador Mário Rodrigues Solicitou a Secretaria de Trânsito de Iguatu, agendar uma data para participar de audiência pública em sessão da Câmara Municipal. Solicitou a Sec. de Saúde a prestação de contas.
Solicitou o comparecimento do Secretário de Trabalho e Desenvolvimento de Iguatu para falar sobre a empresa Liz Eletron.

Acompanhe a sessão da Câmara de vereadores de Iguatu pela internet

Acontece logo mais às 16hs o retorno dos trabalhos na Câmara Municipal de Iguatu, os vereadores estarão com muitos projetos para colocarem em debate e votação. E o nosso site estará acompanhando tudo online.
Para quem quiser ouvir a sessão basta acessar o www.camaradeiguatu.ce.gov.br e escutar todas as ações dos lesgisladores através da Rádio Câmara.
E quem quiser fazer questionamentos aos vereadores basta adicionar o email camaradeiguatu@hotmail.com. Participe e exerça a sua cidadania.

Icó: agência dos Correios é roubada

Uma agência dos correios do município de Icó (a 358 quilômetros de Fortaleza) foi assaltada por volta das 11h35min desta terça-feira (4). Quatro homens em quatro motocicletas entraram armados no lugar e roubaram todo o dinheiro da agência. Os assaltantes realizaram toda a ação utilizando capacetes, o que dificultou a identificação dos criminosos. Equipes de policiamento de Icó e municípios vizinhos estão sendo mobilizadas no cerco aos criminosos. O valor roubado ainda não foi divulgado. Mais informações em breve.
Com informações do colaborador Rubens Brasil, da Rede Jangadeiro FM.

Iguatu na semana Mundial de Aleitamento Materno

Mulheres iguatuenses estão conscientes da importância da amamentação
A Prefeitura Municipal de Iguatu comemora de 04 a 07 de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno . O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde. O secretário de Saúde, Joab Soares, destacou a importância do engajamento social para que o aleitamento materno seja praticado com mais freqüência pelas mulheres. “O envolvimento de toda a família e da sociedade é muito importante para que a mãe se dedique ao seu bebê. Esse período é essencial, tanto para estreitar os laços de amor e carinho como também para ajudar no desenvolvimento saudável do bebê. Por isso, a mãe precisa do apoio da família para que essa fase não seja interrompida”, destacou. A Coordenadora da Atenção Básica, Lúcia Vanda, diz que a cada ano, o município tem progredido e melhorado na promoção do aleitamento e diminuição do desmame precoce. Segundo Lúcia, existem estudos que comprovam que a amamentação exclusiva até o sexto mês de idade deixa a criança com a inteligência cognitiva melhor. “Além disso, entre as grandes vantagens, o leite materno oferece imunidade, fazendo com que a criança não adoeça”, afirmou. Nesta semana serão realizadas várias palestras em todos os PSFs que sempre atendem ás mamães, além disso, panfletos serão distribuídos no Hospital Regional de Iguatu. No Brasil, a semana acontece desde 1992. Conta com a adesão de 120 países e tem o apoio da Fundação das Nações Unidas para a Infância, Organização Mundial de Saúde e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. O objeto geral das semanas de aleitamento materno é fortalecer a conscientização da população sobre a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê.
Iguatu possui licença maternidade de 180 dias
Lembrando que no dia 17 de junho deste ano por unanimidade foi aprovado o Projeto de Emenda Constitucional 01 enviado pelo Poder Executivo que altera o Inciso 8º do artigo 84 da Lei Orgânica do Município de Iguatu que passa a ter a seguinte redação, aumento de quatro para seis meses o período em que as mulheres terão mais tempo para cuidar de seu filho recém nascido. a alteração diz que, é ofertado a licença a gestante sem prejuízo do emprego ou do salário com duração de 180 dias. Assim como votaram também o projeto de Lei 028 que altera o artigo 90 da Lei 104, regularizando os 180 dias para as gestantes. O vereador Aderilo Filho ressaltou a importância desse projeto parabenizando a iniciativa do prefeito em ajustar a Lei do município a nova legislação Federal. “Esse projeto é importante porque valoriza as gestantes. O município está aderindo a uma legislação nova moderna que vem beneficiar principalmente a mulher trabalhadora. Que sabemos como é difícil estar gestante e depois bem antes ter que retornar ao trabalho. Esse projeto tem um grande alcance social”. O presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, também parabenizou o prefeito Agenor Neto pela iniciativa, “ esta é uma lei que ajuda e muito as nossas gestantes, no período pós parto, a amamentação é um momento único na vida do ser humano e fundamental para a sua saúde, por isso parabenizo meus companheiros de casa e o gestor municipal pela iniciativa de se fazer cumprir esta lei federal em Iguatu” finalizou.

Acabe com todas as suas dúvidas sobre amamentação

Por que o leite empedra? Sentir dores no peito, durante a amamentação, é normal? Tomar cerveja ajuda a produzir mais leite? Essas e muitas outras dúvidas assolam muitas mães, principalmente as de primeira viagem. Se esse é o seu caso, não deixe de ler o nosso dossiê completo sobre amamentação. Com a a ajuda da consultora internacional em aleitamento, Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, respondemos essas e muitas outras dúvidas para você alimentar seu filhote com toda a tranqüilidade que você e ele merecem. Tenho pouco leite. E agora? Quanto mais o pequeno suga ou a mama é ordenhada, maior é a produção do leite. Ou seja: se ele mamar mais, mais leite você vai ter. Outra opção para estimular a produção é tirar o leite você mesma, com as mãos ou com o auxílio de uma bombinha. Você pode guardá-lo no congelador para oferecer mais tarde ou doar a um banco de leite, que dispõe do alimento para outras mães. Tomar caldo de cana e cerveja preta dá mais leite? Alguns alimentos são chamados de galactogogos porque ajudariam a aumentar a produção de leite, como chá de erva-doce, caldo de cana e cerveja preta. Mas atenção: o álcool, presente na cerveja, diminui a produção de leite, assim como a nicotina do cigarro e alguns medicamentos. O volume de leite também reduz se a criança mama menos ou se você estiver estressada e angustiada. Para ter sempre muito leite, mantenha uma dieta equilibrada e beba muito líquido, que pode ser água, chá, caldo de cana ou sucos. Lembre-se de que o corpo usa suas reservas de energia e nutrientes para produzir leite, por isso estar bem alimentada é fundamental. Na medida do possível, tente descansar e se preocupar menos. E deixe seu filho mamar à vontade esse é o estimulante mais poderoso. Na dúvida, fale com o médico que, em último caso, poderá receitar medicamentos que ajudam a aumentar a produção de leite. Acho que meu leite é fraco. Como faço para deixá-lo mais forte? Preciso complementar a alimentação do bebê? Não existe leite fraco. Realmente, o leite materno não tem a mesma consistência do de vaca, por exemplo, que é bem mais grosso . Mas essa aparência aguada não quer dizer menos nutrição. Se você mantém uma dieta equilibrada e oferece o peito sempre que o bebê pede, vai produzir leite de qualidade, na quantidade certa, e não precisa complementar a dieta do pequeno com nada. Se, apesar de mamar, o bebê não está ganhando peso ou parece insatisfeito , chorando muito, converse com o pediatra para descobrir a origem do problema. É verdade que algumas comidas mudam o sabor do leite? Sim. Alho, cebola, pimenta e alimentos muito condimentados mudam o sabor do leite. Mas não precisa eliminá-los da dieta. É só evitar os excessos. Meu peito vai ficar caído ou menor se eu amamentar? O que acontece é que, durante os meses da gravidez e da amamentação, os seios aumentam muito de volume seu sutiã pode crescer até três números. Se você tem tendência a ter flacidez, ou se ganhar muitas estrias no período, quando deixar de amamentar pode ficar com a pele caída . Além disso, os seios vão diminuir consideravelmente de tamanho, já que não estarão mais cheios de leite. Acostumada ao peitão, você pode mesmo sentir que eles estão menores, quando estarão apenas do tamanho normal. Mas nada disso é desculpa para não amamentar! Para prevenir flacidez e estrias, capriche na hidratação desde a gravidez, usando cremes específicos e se lembrando sempre de lavar os seios antes de amamentar, para o bebê não comer o hidratante. E trate de usar bons sutiãs de sustentação, com alças largas, aros e bojos firmes. Meu leite empedrou. O que eu faço? O nome correto para o chamado leite empedrado é ingurgitamento mamário, quando a bebida fica presa na mama por causa da sucção inadequada ou do esvaziamento incompleto do peito. Isso deixa os seios rígidos, pode causar muita dor e até febre. Se não for tratado logo, o problema pode evoluir para uma mastite, como é chamada a inflamação da mama, que deixa os seios quentes, vermelhos, doloridos e, às vezes, com pus. Mas a prevenção e o tratamento, nos dois casos, é simples: basta deixar que o bebê mame bastante, para esvaziar o peito, ou fazer uma ordenha manual, retirando o leite com as mãos. Meu filho não gosta de mamar, e agora meu leite está secando. Essa é a desculpa número um para muitas mulheres deixarem de amamentar. Na maioria das vezes, a rejeição da criança acontece porque a mãe andou oferecendo ao bebê mamadeira, bicos e chupetas. Eles confundem a criança, que desaprende a mamar no peito um exercício mais difícil do que chupar mamadeira. Por isso, esses acessórios devem ser evitados a todo custo nos primeiros seis meses. Todos são extremamente prejudiciais à amamentação. Causam confusão de bicos, má formação da arcada dentária e infecções, entre outros problemas , alerta Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, consultora internacional em aleitamento materno. Se o bebê mama menos, a mãe produz menos leite até que ele realmente pode secar. A solução é eliminar tudo que atrapalhe a amamentação. Se precisar oferecer algo a seu filho, dispense a mamadeira e prefira usar uma colher própria para bebês. Tenho rachaduras no peito que me matam de dor! As fissuras no bico do peito são comuns no primeiro mês, especialmente entre mães de primeira viagem. A pele da aréola é muito fina e sensível e os fortes movimentos de sucção do bebê podem causar rachaduras e muita dor. Para prevenir, trate de engrossar a pele da região tomando banhos de sol, usando buchas e deixando os seios descobertos por quanto tempo você puder. O próprio leite ajuda a cicatrizar, basta espalhá-lo por cima das rachaduras. Em casos graves, o médico pode recomendar uma pomada cicatrizante. Mas lembre-se de lavar o bico do peito sempre que for amamentar, para o bebê não ingerir o remédio. A posição de mamar do bebê também pode estar incorreta, o que vai causar mais dor. Fique de olho na postura certa. O jeito certo de mamar Por instinto, os bebês já sabem como executar os movimentos da mamada. Mas você pode ajudá-lo, posicionando o pequenino do jeitinho certo. Além de facilitar a mamada para ele que, se não conseguir mamar, pode ficar irritado e rejeitar o peito , você previne problemas como o empedramento e as rachaduras. 1. O queixo do bebê deve tocar a mama; 2. Ele deve estar com a boca bem aberta; 3. O lábio inferior deve ficar virado para baixo; 4. As bochechas devem estar bem arredondadas (não encovadas) ou achatadas contra as mamas; 5. Durante a mamada vê-se mais a porção da aréola superior do que a inferior; 6. A mama deve parecer arredondada, não repuxada. 7. As sucções são lentas e profundas: o bebê suga, dá uma pausa e suga novamente (sucção, deglutição e respiração); 8. A mãe deve conseguir ouvir o bebê deglutindo. ;

Vem aí o VIII Chá Literário de Iguatu

Cartaz desta edição do Chá Literário
No dia 07 de Agosto de 2009 será realizada a 8ª edição do Chá Literário, ação do Projeto: Iguatu Uma Cidade de Leitores, que vem ganhando espaço na agenda cultural de nossa cidade e tem como objetivo divulgar, promover e dinamizar o espaço da Biblioteca Pública do Município através do encantamento que a Literatura Brasileira nos proporciona. Na ocasião do 8° Chá literário teremos como homenageado o Autor Euclides da Cunha que terá um trecho de sua principal obra “Os Sertões” encenado pelo ELO VANGUARDA DE THEATRO e como convidado o professor Marcelo, proporcionando ao público presente uma rica discussão a cerca da Literatura Brasileira. Vale ressaltar que esta ação tem trazido grande contribuição para a área de Literatura em nossa cidade, fomentando a leitura e a discussão literária ferramentas tão necessárias para nosso crescimento intelectual. Data: 07/08/2009 Horário: 19h Local: Biblioteca Pública Municipal de Iguatu Dr. Matos Peixoto

Estabelecimento comercial é assaltado em Acopiara

Na noite desta, segunda-feira, 03/08, por volta das 19h00, houve um assalto a comércio na avenida Pedro Alves, no centro da cidade. A Polícia Militar, através da VTR 2352,composta pelos policiais Cap PM JULIÃO, SUB TEN PM WELITON, 1º Sgt. PMPARENTE, Cb PM CLEUDO e Sd PM ADALBERTO, que compareceram ao local e mantiveram contato com a vítima que foi abordada por dois indivíduos, sendo que um deles encontrava-se armado com um revolver calibre 32. a dupla infratora levou a quantia de R$ 150, 00 (cento e cinquenta reais). Os infratores furigam e a PM realiza diligências no intuito de identificar e prenderos delinquentes.

Loja é assaltada em Icó

Que no dia 03/08, por volta das 12:30 horas, uma ligação realizada por uma mulher que afirmou queter sofrido um assalto onde o bandido estava armado.
De imediato, a VTR 2382 comandada pelo Cap. QOPM - Fábio ERICK Batista Braga, MF. nº 113.322-1-8, juntamente com o - CB PM15936 – Luiz LUCAS da Silva, MF. nº 107.190-1-1, compareceram ao local, onde identificaram a vítima, esta que trabalha como Caixa da Loja de Material de Construção “JF MOTA”, informou que um indivíduo não identificado levou da referida Loja a quantia de R$220,00, confirmou também que o meliante portava uma arma de fogo, não sabendo informar o tipo, e estava usando blusão de cor pink, boné cinza, e que após o delito, este fugiu tomando rumo ignorado. Sendo assim, iniciaram as diligencias no intuito de identificar e prender oacusado.

Troca de tiros em via pública em Piquet Carneiro

No dia 03/08/2009, por volta das 02h00min, a Polícia Militar do Destacamento Policial de Piquet Carneiro/CE, foi solicitada para uma ocorrência no Distrito de Ibicuã, por ocasião de uma troca de tiros por pessoas não identificadas, em uma estrada carroçal próximo a uma das entradas do referido distrito.
De imediato Polícia Militar, através daVTR-2402, comandada pelo, ST TEN. PM Raimundo AURIFRAN MARTINS MF Nº084795-1-8, juntamente com o CB PM JONAS LEITE PINHEIRO, MF Nº;002.957-1-X, compareceram até o local, embora os infratores já terem se evadido, identificaram-nos através de populares que não quiseram ser identificados. A PM foi informada que WILSON FERREIRA havia trocado tiros com Antonio Adriano da Silva, não informada, residente em Ibicuão, porém ninguém saiu ferido. Vale ressaltar que os populares não souberam identificar os motivos, e que os policiais encontram-se diligenciando com intuito de localizar e efetuar a prisão dos infratores.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails