quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Prefeitura de Iguatu faz convênio com o MDS em ação pela Segurança Alimentar


Equipe do Conselho Alimentar, com as representantes da MDS e STDS e a Secretária Célia Freitas

Na manhã desta quarta-feira, 25/11, a Terra da Telha recebeu a visita da Maira Bittenccourt que é representante do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome além da Madalena Lucena que é representante da STDS - Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social que ao lado da Secretária Célia Freitas, acertaram os detalhes para o inicio do convênio com a Prefeitura de Iguatu para o investimento de quase R$ 150 mil reais no programa “ Gostinho de Mãe”, “ este é um programa que tem como principal objetivo trabalhar com a segurança alimentar com as famílias e a boa prática na reutilização dos alimentos. Além de produzir emprego e renda para as famílias que participam do programa”afirmou o assistente social Thiago Diniz que ao lado da Paula Franssinetti foram os autores do premiado programa.


A disponibilidade de alimentos sadios, seu acesso por todas as pessoas, sua adequada utilização e distribuição entre os membros da família, são fatores importantes para melhorar a situação nutricional e de segurança alimentar das populações urbanas e rurais. A educação alimentar e nutricional tem entre os seus principais objetivos orientar a população para que faça o melhor uso dos alimentos e possa obter uma alimentação adequada, que lhe permita manter bons níveis de nutrição, saúde e bem estar.

“ Quero parabenizar o município de Iguatu por este convênio que é sem dúvidas um orgulho para todos os cearenses e o melhor é que percebemos que a política da segurança alimentar está bem adiantado na Terra da Telha” afirmou a Madalena Lucena, representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Para a representante do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Iguatu preenche todos os requisitos para receber este convênio, “ aqui percebemos uma capacidade técnica incrível para a execução deste programa, além deste primeiro contato que será algo constante do nosso MDS para auxiliar tecnicamente a execução deste programa em Iguatu” disse.

O convênio terá início no mês de janeiro e beneficiará centenas de famílias que estão em vulnerabilidade social.


Fonte: Prefeitura Municipal de Iguatu

Vídeo: queimadas colocam em risco vidas em Iguatu

A prática das queimadas continua sendo bastante utilizada entre os pequenos agricultores de Iguatu para tratar a terra. Registramos neste final de semana pelas estradas que cortam a nossa cidade que é intenso o uso de fogo para a limpeza de terrenos.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu, Major Júnior, afirma que a prática de queimadas traz prejuízo para o solo. Mesmo assim, muitos agricultores desconhecem essas informações técnicas. O fogo destrói substâncias que ajudam no crescimento da lavoura e empobrece as áreas cultiváveis.
Existem também focos que ocorrem com freqüência nesse período do ano, sem relação com as brocas para a limpeza de áreas de cultivo. “É provocado por pontas de cigarro ou mesmo proposital, facilitado pela vegetação seca e geralmente ocorre nas margens das rodovias” afirmou o Major Júnior .

“No primeiro ciclo melhora a produtividade, mas depois traz sérios prejuízos para as áreas de cultivo”, observa o Secretário Adjunto do Meio Ambiente de Iguatu, Marcos Duarte.

Vejam logo abaixo um flagrante de queimada em Iguatu sem autorização e colocando em risco vidas de motoristas e dos próprios agricultores:



Afastamento de Dantas: Secretário diz que não irá atender pedido do MP

O secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, disse por meio de sua assessoria de imprensa que não vai atender a recomendação do Ministério Público, que pede o afastamento do superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, do cargo.

A assessoria afirmou que o secretário irá esperar a conclusão do inquérito policial e da investigação do próprio Ministério Público, para tomar uma decisão.
Dantas foi acusado de tortura contra presos pelo delegado Francisco Cavalcante, exonerado do cargo, após ser apontado por quatro detentos também num caso de tortura.

Na tarde desta quarta-feira (25), o delegado volta a prestar depoimento na Procuradoria Geral de Justiça sobre as acusações.

Pedido do MP

A recomendação do Ministério Público Estadual foi feita em uma reunião entre o Secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, e o grupo de procuradores que está investigando denúncias de tortura de presos. Um documento pedia o afastamento imediato do delegado do cargo. Para os procuradores, a medida é necessária para restabelecer a confiança da autoridade policial e preservar da ordem pública.

Por telefone, Dantas disse que só vai se pronunciar quando as investigações forem concluídas.
Tratamento desigual

Enquanto o superintendente continua no cargo, os outros dois delegados – Francisco Cavalcante e Alexandra Medeiros – acusados de terem agredido presos foram afastados. Roberto Monteiro disse que o tratamento desigual seria porque houve “entendimento” com o governador Cid Gomes para manter Dantas no cargo.

Jangadeiro Online

Moto é roubada em Mombaça

A policia Militar através de informações via 190, foi informada que uma moto Bros havia sido tomada de assalto na localidade de Sítio Palmas, distante 10 km da sede do Municipio.

A Polícia Militar, através da VTR 2232, composta pelo CB PM LEOMAR , CB PM LUIZ FILHO e o SD PM PÁDUA logo que tomou conhecimento dos fatos deslocou-se até o Sítio palmas indentificando a vitima de assalto a mão armada o Sr CLÉBIO INÁCIO COSTA, 25, anos , sendo levado da vítima uma moto NXR Bros 150, cor preta, de placa: HYV- 7778, CHASSI 9C2KD03307R003505.  Segundo a vitima 02 indivíduos ambos de capacete e jaqueta escura, estatura baixa, magros, armados de revólvere, abordaram a vitima usando de apoio uma moto CG Titan cor vermelha, placa não identificada e fugiram tomando rumo ignorado. A equipe policial encontra-se neste momento diligenciando no sentido de identificar localizar e prender os possíveis autores.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |