quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ladrões invadem convento e fazem freiras reféns em Alagoas

Quatro homens armados invadiram, na tarde desta quarta-feira, o convento Rainha da Paz, no bairro do Santa Amélia, em Maceió (AL). Eles fizeram as freiras reféns e levaram dinheiro do local. A quantia não foi divulgada.
"Eles chegaram com três pacotes dizendo que eram doação, quando abrimos a porta, eles invadiram e anunciaram o assalto", disse a irmã Vanize Trindade da Silva. As freiras rezavam no momento da invasão.
Informações da Polícia Militar indicam que o grupo armado chegou ao convento em um veículo Fiesta e informou sobre a entrega de donativos. Eles invadiram o local e trancaram todas as freiras dentro de um dos quartos. Três religiosas foram levadas reféns do local, servindo de escudo contra possíveis ações da polícia, mas foram abandonadas a poucos metros do convento.
Dois homens foram detidos e outros dois continuam foragidos.

Esportes » Futebol » Brasileiro » Brasileirão 2010 » Brasileirão 2010 CBF tentará reverter decisão que diminui vagas à Libertadores



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira em seu site oficial que tentará mudar a decisão da Conmebol sobre as vagas da Copa Libertadores de 2011. De acordo com a determinação da entidade sul-americana, o Brasil terá direito a somente quatro vagas na próxima edição do torneio, uma vez que o Internacional é o atual campeão.
A partir do ano que vem, o campeão da Copa Sul-Americana também disputará a Libertadores. Para que não houvesse aumento no número de participantes, a Conmebol decidiu que o país do atual vencedor deixaria de ter uma vaga a mais, como tradicionalmente acontece.
Assim, o Internacional terá de ocupar uma das cinco vagas destinadas ao Brasil. As demais irão para o atual campeão da Copa do Brasil e os três melhores colocados do Brasileiro. Nos últimos anos, o campeonato nacional classificava quatro clubes.
Por outro lado, há a possibilidade de o Brasil ter seis participantes na próxima Libertadores. Para isso, um clube do país teria de conquistar a Sul-Americana. Desta forma, abriria-se uma vaga extra, além das cinco outras já asseguradas. A medida provocou a ira de clubes brasileiros, que reclamam da diminuição de vagas enquanto os torneios já estão sendo disputados. 

Confira a seguir a nota da CBF na íntegra:
 
O presidente Ricardo Teixeira tentará reverter a decisão da Conmebol sobre o número de vagas para a disputa da Copa Libertadores da América 2011.
Segundo a decisão da Conmebol, o Brasil, ao contrário das edições anteriores, em que os quatro clubes primeiros classificados do Campeonato Brasileiro tinham direito a vagas, a partir de agora somente os três primeiros colocados terão a participação assegurada na competição.

Barcelona jogará com o Corinthians, diz jornal

Para estender as comemorações do Centenário do Corinthians, comemorado em 1º de setembro deste ano, o Barcelona (ESP) deve participar de um amistoso contra o clube paulista.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a equipe espanhola prometeu visitar o Corinthians entre 25 e 27 de maio de 2011. As negociações teriam sido conduzidas por Thomaz Jarussi, da empresa Smartvision, desde março de 2009.

Apesar do clima de comemoração, o jogo festivo não deve ser barato. Segundo a publicação, o cachê a ser pago ao clube europeu seria de 2 milhões de euros (cerca de R$ 4,5 milhões).

Ceará joga bem contra o Cruzeiro mas perde com gols no final

O Ceará foi até Minas Gerais e conseguiu segurar durante muito tempo o favorito Cruzeiro, um dos times que tem apresentado melhor futebol na Série A do Brasileirão. Mas os gols marcados no final da partida pelos argentinos Montillo e Farías garantiram a vitória por 2 a 0 para o time da casa. Um resultado que não reproduz o que foi o jogo, perante o equilíbrio mostrado. Com a derrota, o alvinegro caiu para a 11ª posição, com 30 pontos.
Para quem esperava ver um Ceará retraído na frente do eficiente Cruzeiro, se surpreendeu, e viu um primeiro tempo bastante movimento, com muitas chances para os dois lados, e com o alvinegro marcando firme o adversário. Aos 10 minutos, o atacante Wellingto Amorim perdeu grande chance ao chutar, o goleiro Fábio espalmou, Amorim (que havia caído no chão nesse lance) tentou novamente mas o goleiro do time mineiro fez outra defesa.
Pouco depois, o atacante Kempes perdeu outra boa chance para o Vozão. Em seguida, foi a vez do Cruzeiro atacar e o atacante argentino perdeu uma grande chance. O time celeste deu um susto no alvinegro aos 15 minutos, em chute de fora da área de Montillo, mas Michel Alves fez uma grande defesa. Aos 20 minutos, Kempes novamente perde o gol.
Aos 22 minutos, Montillo cobra a falta por cima do gol. Aos 37, chute perigoso do volante João Marcos passa muito perto da trave. O último lance de perigo da primeira etapa foi do Cruzeiro, aos 46 minutos, em cabeçada de Farías, mas Michel Alves salvou novamente.
O segundo tempo começou com maior marcação dos dois lados e menos chutes ao gol. A primeira grande chance foi de Farías aos 8 minutos, quando o argentino invadiu a área, mas colocou força demais na bola, que foi por cima do gol. O árbitro, em muitas ocasiões, marcava falta em favor do time mineiro em lances duvidosos, enquanto surgiram poucos momentos que favoreceram o Vovô.
O jogo continuou em nível de igualdade, mas sem muitas oportunidades de abrir o placar. Aos 20 minutos, o técnico Dimas Filgueiras colocou em campo o atacante Marcelo Nicácio no lugar de Kempes para tentar mudar esse quadro. Mas o centroavante não teve muitas chances, e ainda levou um cartão amarelo. Aos 33 miutos, o volante Fabrício arriscou de fora da área, mas Michel Alves defendeu sem dificuldade.
Mesmo com jogo equilibrado, o Ceará foi castigado aos 36 minutos. Henrique chutou, a bola pegou no braço de Ernandes que estava esticado e o juiz marcou pênalti. Montillo foi para a cobrança e assinalou o único gol da partida. Aos 42 minutos, Nicácio ainda conseguiu marcar o gol de empate, mas o juiz assinalou um impedimento duvidoso.
Já abalado pelos erros de arbitragem, o Ceará acabou tomando o segundo gol nos acréscimos, aos 48 minutos. Farias se atencipou da defesa cearense e, com a ponta da chuteira, empurrou para o gol, sacramentando a vitória do time celeste.
Próximo desafio do Ceará é neste domingo (26), contra o Avaí, no estádio da Ressacada.

Vantagem de Dilma sobre demais candidatos cai, aponta Datafolha‎

Nova pesquisa presidencial Datafolha divulgada nesta quarta mostra que a diferença entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, para os demais adversários somados caiu cinco pontos percentuais (de 12 para 7 pontos) com relação ao levantamento anterior, realizado nos dias 13, 14 e 15.
A petista agora aparece com 49% (tinha 51% há uma semana), contra 42% de todos os outros postulantes (que apareciam com 39%). José Serra (PSDB) está em segundo, com 28% (tinha 27% na semana passada), enquanto Marina Silva oscilou positivamente dois pontos percentuais e passou de 11% para 13%.
É o primeiro levantamento do instituto após as revelações de tráfico de influência e a consequente crise que culminou com a demissão da sucessora de Dilma na Casa Civil, Erenice Guerra --52% dos entrevistados disseram ter tomado conhecimento do caso, mas apenas 13% julgam-se bem informados sobre o episódio.
Brancos e nulos somam 3% na nova pesquisa (ante 4% da semana passada), enquanto 5% dos eleitores entrevistados se declaram indecisos (dois pontos percentuais a menos do que o cenário dos dias 13, 14 e 15).

Folha

Cantora Kelly Key fala para Iguatu

 Há poucos instantes entrevistamos a cantora Kelly Key que falou sobre a sua vinda para a Cidade da Criança em outubro, muito simpática a cantora falou da sua expectativa e dos seus projetos na sua carreira. Iremos colocar na íntegra a entrevista nos sites www.iguatu.net e www.alexsantana.net e nesta quinta-feira na Rádio Liberdade AM de Iguatu, além claro no Jornal O Popular desta semana.

Cid Gomes realiza encontro com entidades que combatem as drogas



O governador do Estado e candidato à reeleição, Cid Gomes, foi recebido na manhã desta quarta-feira (22/09) por representantes de associações que trabalham na prevenção e combate a drogas no Estado. Mais de 30 pessoas ligadas a associações participaram do encontro que aconteceu no Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim - CAPS, em Fortaleza. O Centro é presidido pelo padre Amici Di Rino e atende mensalmente mais de 3.500 pessoas da própria comunidade, entre crianças, jovens e adultos, em risco de vulnerabilidade social, usuários de drogas e seus familiares.

        “Tenho procurado conhecer experiências que estão obtendo resultados positivos na questão da prevenção e combate as drogas, como essa no Bom Jardim. Essa visita também tem o objetivo de mostrar o meu profundo interesse em trabalhar com assuntos relacionados a esse mal, auxiliando essas experiências e garantindo que o Governo do Estado, em parceria com a sociedade civil, irá  ajudar na ampliação dessas experiências”, explicou Cid Gomes.

        O candidato também destacou um estudo já está sendo realizado para conhecer as demandas do setor e com isso assegurar que recursos sejam destinados a essas entidades. “A questão da droga tem que ser combatida com dois pontos de partida. O primeiro é tratá-la como uma questão de segurança pública. Para isso já estamos construindo a Delegacia de Combate ao Tráfico e implantando equipamentos nas divisas do Estado. Outro ponto de partida é apoiar as entidades que trabalham com usuários. Isso se dará na destinação de recursos através de editais”, se comprometeu Cid.

        A visita do candidato também foi marcada por manifestações de apoio de populares à reeleição de Cid Gomes. A doméstica Célia Maria Gomes, que já frequentou o espaço, voltou ao local só para ver seu candidato ao Governo do Estado. “O Cid tem melhorado muito as moradias e a segurança aqui no bairro. Ele tem que ser reeleito para o projeto dele continuar. Toda minha família vota no nele e minha família é grande”, confessou a doméstica.

        Ao final do encontro Cid Gomes, acompanhado do presidente Amici Di Rino, visitou as dependências do Centro.

Justiça Eleitoral proíbe divulgação de conteúdo da revista Veja na propaganda de Lúcio Alcântara na TV

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral, Luiz Roberto Oliveira Duarte, concedeu nesta quarta-feira (22/09) liminar que suspende a utilização do conteúdo da matéria mentirosa da Veja na propaganda dos representantes da coligação “Para Fazer Brilhar o Ceará” (PR-PPS), sob pena do pagamento de multa  de R$ 10 mil.
                “Isto posto, presentes os pressupostos processuais para o deferimento do pedido liminar, concedo a ordem requerida para o fim de determinar aos representados COLIGAÇÃO ‘PARA FAZER BRILHAR O CEARÁ’ (PR-PPS) E LÚCIO GONÇALO DE ALCÂNTARA que CESSEM IMEDIATAMENTE a veiculação, em seu programa eleitoral de qualquer divulgação da referida reportagem da revista Veja, por configurar propaganda irregular, consoante arts. 242, caput, e 243, XI, do Código Eleitoral ( arts. 5º, caput, e 14, XI, da Res. TSE 23.191/2009), sob pena de multa que fixa em R$ 10.000,00 (dez mil reais) pelo descumprimento ou a cada nova ocorrência, diante da gravidade e repercussão dos fatos, à luz do art.461, parágrafo 4º, do CPC”, Luiz Roberto Oliveira Duarte, juiz auxiliar.

Justiça Eleitoral proíbe divulgação de imagens da revista Veja na propaganda de Lúcio Alcântara na TV

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral, Luiz Roberto Oliveira Duarte, concedeu nesta quarta-feira (22/09) liminar que suspende a utilização do conteúdo da matéria mentirosa da Veja na propaganda dos representantes da coligação “Para Fazer Brilhar o Ceará” (PR-PPS), sob pena do pagamento de multa  de R$ 10 mil.
                “Isto posto, presentes os pressupostos processuais para o deferimento do pedido liminar, concedo a ordem requerida para o fim de determinar aos representados COLIGAÇÃO ‘PARA FAZER BRILHAR O CEARÁ’ (PR-PPS) E LÚCIO GONÇALO DE ALCÂNTARA que CESSEM IMEDIATAMENTE a veiculação, em seu programa eleitoral de qualquer divulgação da referida reportagem da revista Veja, por configurar propaganda irregular, consoante arts. 242, caput, e 243, XI, do Código Eleitoral ( arts. 5º, caput, e 14, XI, da Res. TSE 23.191/2009), sob pena de multa que fixa em R$ 10.000,00 (dez mil reais) pelo descumprimento ou a cada nova ocorrência, diante da gravidade e repercussão dos fatos, à luz do art.461, parágrafo 4º, do CPC”, Luiz Roberto Oliveira Duarte, juiz auxiliar.

Silvio Santos convida Lula para apresentar abertura do Teleton

O apresentador e proprietário do SBT, Silvio Santos, convidou nesta quarta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar a abertura do programa Teleton, que acontecerá dias 5 e 6 de novembro. 

Santos também pediu ao presidente uma doação de R$ 12 mil para o programa, uma maratona televisiva com o objetivo de arrecadar dinheiro para assistência de crianças com problemas de saúde.
O apresentador explicou que o valor pedido se refere aos 12 anos de programa. Segundo ele, Lula não quis gravar de improviso, mas se comprometeu a pensar em uma forma de aparecer no programa. "Ele vai fazer a abertura, ele gosta da causa e admira essa causa", disse ao deixar a reunião com Lula.
Santos mostrou a Lula um vídeo em seu laptop em que o hoje presidente participou do "Show de Calouros" em 1989, quando concorria ao cargo. "Minha visita não é uma visita ao presidente, é ao Lula", disse.
O apresentador disse que não entrava no Palácio do Planalto desde o governo Itamar Franco e, ao descrever o momento de espera para a audiência com o presidente, acabou contando aos jornalistas sobre uma reunião, que não está prevista na agenda oficial, de Lula com o ex-ministro da Justiça e advogado Márcio Thomaz Bastos.

Acopiarense receberá o título de Cidadão Honorário de Fortaleza

Nesta 6a.feira(24/09) o diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, receberá o título de Cidadão Honorário de Fortaleza, Projeto de Decreto Legislativo de autoria da vereadora Verônica Gurgel.
A sessão solene está marcada para 19h30min, no Plenário Fausto Aguiar Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza. Natural de Acopiara, o magistrado nasceu em 11 de maio de 1947, filho de Manoel José da Silva e Maria Idelzuite Araújo e Silva, ambos serventuários da justiça, falecidos.
Fez seus primeiros estudos naquele município, onde cursou o primário no Grupo Escolar Padre João Antônio. Em 1958 foi para o Seminário Diocesano São José, no Crato, permanecendo até 1963, transferindo-se para Fortaleza, onde concluiu o curso secundário em 1965, no Liceu do Ceará.
Já em 1966, cursava a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, sendo bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, turma de 1970.
Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Ceará, sob número 1974, exerceu a advocacia com escritório instalado em Acopiara, até fevereiro de 1973, quando, aprovado em Concurso Público, foi nomeado Promotor de Justiça da Comarca de Jucás.
Removido em janeiro de 1974, tornou-se o primeiro Promotor de Justiça Titular da comarca de Orós, sendo promovido, por merecimento, para a comarca de Várzea Alegre, em maio de 1974. Em 1979, foi promovido, pelo critério de antiguidade, para a 1ª Promotoria de Justiça da comarca de Iguatu, onde permaneceu até 1983, quando foi promovido, por merecimento, para a comarca de Fortaleza, exercendo suas atividades junto à 9ª Vara Criminal.
Em substituição, exerceu ainda as funções do Ministério Público perante as Promotorias das comarcas de Mombaça, Ipaumirim, Saboeiro, Lavras da Mangabeira, Senador Pompeu e Quixeramobim.
Também pelo critério de merecimento, em 1995, foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça, onde permaneceu prestando serviços junto à Procuradorias Criminais, com assento na 2ª Câmara Criminal do Egrégio Tribunal de Justiça.
Paralelamente, exerceu o magistério do segundo grau, da rede estadual de ensino, mediante contrato, desde 1980, na Escola de 1º e 2º graus Alfredo Nunes de Melo, em Acopiara, e, de 1983 até 1986, em Fortaleza, lecionando, no Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco, a mesma disciplina "Direito e Legislação", do Curso Técnico de Contabilidade.
Recebeu o título de "Cidadão Varzealegrense", em 1979. Desempenhou seis mandatos de Conselheiro junto ao Conselho Superior do Ministério Público e, entre os anos de 2001 e 2004, foi Coordenador da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).
Por duas vezes, foi eleito por aclamação Secretário Executivo das Procuradorias Criminais e, em 2006, foi designado para Coordenar o Núcleo de Recursos Criminais (Nucrim).
No dia 23 de outubro de 2006, foi nomeado pelo Governador do Estado do Ceará, Desembargador do Tribunal de Justiça, tomando posse em sessão solene no dia 26 de outubro de 2006, egresso da representação do Ministério Público, na composição do 5º Constitucional. Atualmente integra a Quarta Câmara Cível.

Fonte: Esmec

Equipe de José Serra aposta na " surpresa da internet"


A dez dias da eleição, a campanha do candidato do PSDB a presidente, José Serra, aposta no que tem chamado de ’surpresa na internet’ para garantir o segundo turno.
O foco agora é o programa de governo do tucano. Sob a coordenação de Xico Graziano, a equipe está trabalhando exaustivamente para lançar o novo Proposta Serra.
O site, que será incorporado à página oficial da campanha de Serra na rede, o Serra45, quer mostrar ao eleitor “que o primeiro plano de governo colaborativo deu certo”.
De acordo com os tucanos, das 200 propostas reunidas nas 270 páginas do documento, 60 são de internautas que se cadastraram no Proposta Serra.

Ministério Público entra com ações contra o prefeito de Ibaretama

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça respondendo pela comarca de Ibaretama Eduardo Tsunoda, ingressou, no dia 16, com três ações civis públicas com pedido de tutela antecipada contra o prefeito daquele município, Francisco Edson Moraes, a fim de fixar o piso salarial dos servidores municipais no mínimo legal; regularizar o Hospital Municipal de Ibaretama; e exonerar servidores em face de nepotismo.
De acordo com a primeira ação, o Promotor de Justiça solicita que seja determinado ao prefeito a obrigação de pagar o salário a todos os servidores públicos municipais em valores não inferior mínimo legal, sob pena de multa diária no valor de mil reais, a ser recolhida para o Fundo Estadual dos Direitos Difusos e Coletivos.
Em outra ação, em razão do perigo da demora consistente no risco de morte de futuros pacientes, o representante do Minisério Público requer que seja concedida a tutela antecipada, ouvindo-se o ente público no prazo de 72h, determinando ao requerido a obrigação de não fazer, em adquirir um desfibrilador cardíaco; promover a imediata inscrição do Hospital no Conselho Regional de Medicina (CREMEC) e nomear um diretor técnico responsável, sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00 a ser recolhida para o Fundo previsto no artigo 13 da Lei nº 7.347/85.
Nepotismo
A terceira ação objetiva que seja determinada a exoneração, no prazo máximo de 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 acrescido de correção monetária, sem prejuízo de responsabilização criminal por descumprimento de ordem judicial, todos os servidores públicos municipais que ocupam cargo ou função de confiança ou sejam contratados temporariamente e que sejam parentes até o terceiro grau em linha reta e colateral e até o terceiro grau por afinidade de quaisquer das pessoas ocupantes dos cargos de Prefieto, vice-Prefeito, secretários municipais, chefe de gabinete, procurador-geral do município, vereadores ou de cargos de direção ou de assessoramento.

Ministério Público do Ceará

Criticado, Tiririca agora declara o que pretende fazer se for eleito

Depois de ter dito em sua propaganda na TV e em entrevista à Folha não saber o que faz um deputado federal, o palhaço Tiririca (PR) colocou em seu site de campanha as propostas que pretende defender na Câmara.
Entre as ideias que pretende levar adiante caso seja eleito estão incentivos fiscais para circos e um projeto de lei que regulamenta os partos e obriga que eles sejam realizados pelo médico que fez os exames pré-natal, além de projetos contra a discriminação dos nordestinos.
Tiririca pega carona no carro-chefe dos programas sociais do governo federal e diz querer lutar pela ampliação do Bolsa Família. 

Além disso, o palhaço sugere as comissões da Câmara em que gostaria de atuar: Educação e Cultura; Seguridade Social e Família; e Direitos Humanos e Minorias.
A página que contém as ideias não existia quando o horário eleitoral começou.
Em uma das propagandas que levou ao ar na televisão, Tiririca dizia: "O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto".
Questionado pela reportagem da Folha, em entrevista publicada no último dia 25, sobre o que conhecia da atividade parlamentar, respondeu: "Pra te falar a verdade, não conheço nada. Mas tando lá vou passar a conhecer".
Sobre suas propostas, afirmou que estava "trabalhando pelos nordestinos, pelas crianças e pelos desfavorecidos", mas não soube dar detalhes. "De cabeça, assim, não dá pra falar. Mas tem uma equipe trabalhando por trás, tem os projetos que tão elaborados, tá tudo beleza."
A Folha tenta falar com Tiririca sobre seus projetos, mas a assessoria do candidato diz que ele está com "agenda dobrada" e não pode dar entrevistas nem nos comícios, somente por e-mail.

Meio milhão de índios são chamados a votar em três de outubro

Meio milhão de índios no Brasil são eleitores. O número exato de títulos emitidos para indígenas é desconhecido. Mas, mesmo não sendo obrigados a votar, eles participam cada vez mais das decisões políticas do país. Veja a reportagem da TV Senado e entenda quais são as principais reivindicações indígenas nestas eleições.

ECA: Especialistas defendem capacitação de conselheiros tutelares

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determinou, em 1990, a criação de uma rede de proteção e atendimento composta, principalmente, por conselhos municipais. Vinte anos após sua sanção, especialistas em políticas públicas defendem a capacitação de conselheiros e de outros agentes dessa rede para que os direitos previstos sejam estendidos a toda a juventude.

A capacitação de profissionais da rede foi tema de um debate que aconteceu nesta terça (21) durante o seminário Juntos pelo ECA, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O evento avaliou avanços nesses 20 anos e apontou problemas que ainda precisam ser solucionados no país.

A falta de capacitação para atender e proteger as crianças foi um dos desafios citados. Segundo Itamar Gonçalves, coordenador da organização Childhood no Brasil, existem cerca de 10 mil conselhos tutelares ou de direitos da criança e do adolescente no Brasil. Juntos, eles têm cerca de 100 mil membros e atendem aproximadamente 98% dos municípios brasileiros. Entretanto, a qualidade dos serviços prestados ainda deixa a desejar.

“É fundamental a capacitação”, diz ele, que relacionou a não qualificação dos agentes às falhas no serviço. “O Brasil tem uma rede de atendimento tida como exemplo pala ONU (Organização das Nações Unidas). Falta agora preparar melhor quem trabalha nela”.

“Temos problemas jurídicos e de funcionamento nos conselhos”, complementa Fernando Silva, representante do governo de Pernambuco no seminário. “Faltam condições para que os conselhos possam realmente funcionar como deveriam”. Silva diz que, em alguns locais, conselheiros ainda têm dificuldades para definir sua função na cidade. A mesma dúvida atinge juízes, delegados, promotores e os governos.

“Precisamos criar cursos para a função de conselheiro”, sugere ele. “Os conselheiros poderiam se formar para melhor exercer seu trabalho e estudantes poderiam se preparar para ser futuros membros de conselho. O curso seria aberto para qualquer um.”

A capacitação de todos os agentes da rede de proteção é um dos pontos da carta de intenções assinada pelas 12 organizações ligadas as empresas que realizaram o seminário. Além disso, o documento propõe a criação de um comitê para coordenar ações sociais dessas empresas, o compartilhamento de experiências e o mapeamento de investimentos voltados às crianças.

A secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, Maria Luiza Rizzotti, que também participou do seminário, reconheceu a importância da capacitação dos conselheiros. Ela disse ainda que o governo federal apoia iniciativas de formação por meio da Secretaria de Direitos Humanos.

Fonte: Agência Brasil

Consumidores do Norte e Nordeste serão responsáveis pelo aumento do número de celulares no Brasil


A previsão de especialistas é de que até o final do ano os consumidores do Nordeste e do Norte que vão impulsionar o crescimento do número de celulares no Brasil. É o que prevê Camila Saito, analista de telecomunicações da Tendências Consultoria. Ela diz que, em 2010, o país atingirá quase 200 milhões de habilitações (198,4 milhões, exatamente), o que daria quase 103 aparelhos para cada 100 brasileiros.

- Nessas regiões, há mais espaço para crescer, porque a base é menor. O consumo aumenta com a elevação da renda. No Norte e no Nordeste, o desempenho das vendas do comércio, por exemplo, está vindo acima do da média nacional – diz a analista.

Hoje, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que, em agosto, o número de assinantes do serviço móvel chegou a 189,5 milhões. O crescimento em relação a julho foi de 1,29%, o que significa 2,4 milhões de novos celulares.

????

Frase do Dia

"A eleição não está decidida. Acreditem nisso. Não está. Precisamos dar a batalha até o último momento.  
José Serra, com os olhos marejados, após reunião com artistas em São Paulo

Lula defende controle da imprensa

Durante solenidade de inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul nesta terça-feira – que custou R$ 821 milhões – no Tocantins, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a liberdade de expressão, "deve ser respeitada”, mas acrescentou: “os veículos de comunicação têm que ter controle”.

Lula disse ainda que vai fazer a maior capitalização da humanidade na próxima semana, com a Petrobras, mas não revelou detalhes. Ao falar sobre o programa Bolsa Família, o presidente destacou que no seu Governo os pobres “foram privilegiados com financiamentos”.

Na avaliação de Lula, antes, só rico é que “tomava emprestado. Agora não, o governo faz isso é com o pobre, porque o pobre paga suas contas”. E criticou os adversários que chamavam o programa Bolsa Família de “esmola” quando foi criado. Lula disse ainda que durante os quase oito anos de mandato conseguiu “arrumar a casa e pagar o FMI,” o Fundo Monetário Internacional.

PCdoB/CE solidário à Cid e Ciro Gomes contra acusações da Veja

A direção estadual do PCdoB divulgou nesta terça feira nota de solidariedade ao governador Cid Gomes e ao deputado federal Ciro Gomes, ambos do PSB, em face das acusações feitas pela revista Veja em sua última edição.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Nota de Solidariedade


O Partido Comunista do Brasil no Ceará manifesta sua inteira solidariedade ao governador Cid Gomes e ao Deputado Federal Ciro Gomes, em face das acusações levianas que lhes foram feitas pela revista Veja. A matéria foi prontamente desmentida pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, que negaram qualquer relação do governador e do deputado federal com os acontecimentos nela relatados. Tal fato revela que o objetivo da matéria é apenas o de oferecer subsídios para a ação de forças que tentam se salvar da derrota iminente, não se importando se para isso atinjam a honradez de personalidades bem avaliadas pelo povo cearense.

Forças em franco declínio no plano estadual e nacional apelam para práticas repugnantes, optam pelo denuncismo, ao invés do debate político e a apresentação de propostas factíveis. Nesta eleição, o que se vê no Ceará, neste momento, é uma replica da mesma ação nefasta que se faz contra o Presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff.

As mudanças vividas no Ceará, assim como no Brasil, buscam o desenvolvimento com melhoria de vida para a população, com valorização do trabalho, geração de mais empregos, melhorias reais dos salários, políticas sociais inclusivas, que elevem o padrão de vida de expressivos segmentos da sociedade. Tais mudanças provocam novos arranjos políticos, isolam aqueles que ignoram as reais necessidades da população em favor dos interesses de pequenos e privilegiados grupos.

A exemplo do que ocorre com Dilma Rousseff, as sucessivas tentativas de atingir a honra e a imagem do governador Cid Gomes e do deputado Ciro Gomes não surtiram e nem surtirão efeito negativo. O povo sabiamente tem demonstrado o seu reconhecimento e dará uma resposta contundente às tentativas conservadoras de inibir o avanço das mudanças em curso.


Fortaleza, 21 de setembro de 2010.

Comissão Política Estadual do PCdoB/CE

Contrato de Mano Menezes com a Kaiser supera R$ 2 mi por ano

O contrato assinado pelo técnico da seleção brasileira de futebol, Mano Menezes, com a Kaiser é um dos maiores que se tem notícia no mercado publicitário: acima de R$ 2 milhões ao ano. O contrato é de quatro anos.

Kaká grava música em CD de sua mulher

O meia Kaká, do Real Madrid, iniciou uma nova "carreira": a de cantor. O jogador gravou uma música - entitulada Presente de Deus - no CD de sua mulher, Caroline Celico.
A canção faz parte do primeiro disco lançado por Celico, que pretende ingressar no mundo dos músicos como cantora gospel. Na letra, Kaká faz uma declaração de amor a Caroline escrita pelo próprio meia, segundo o jornal Marca.
"Quando pedi ao Senhor que trouxesse alguém como você em minha vida", diz um dos trechos da canção. Kaká segue em recuperação após sofrer uma operação para corrigir o menisco do joelho esquerdo e deve retornar aos campos daqui a três meses.

Mega-Sena pode pagar R$ 46 milhões no sorteio de hoje

A Mega-Sena está acumulada e, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal, vai sortear R$ 46 milhões nesta quarta-feira (22).
Nenhum apostador acertou os números do último concurso (1.215), sorteados na noite de sábado (18). As dezenas foram: 10 - 25 - 30 - 47 - 50 - 51.
Ao todo, 144 bilhetes acertaram a quina no último concurso e levaram R$ 21.544,81 cada um. Outras 10.052 apostas acertaram a quadra e ganharam R$ 440,91 cada.

Quem quiser jogar deve fazer sua aposta até as 19h (horário de Brasília) desta quarta. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

Primeiras imagens do terrorismo contra a equipe de Futsal do Fortaleza em Mombaça


Foi dessa forma que o supervisor do Fortaleza, Rafael Fabrício, descreveu os acontecimentos após o jogo em Mombaça.

"Logo depois que o jogo acabou, a comissão técnica, jogadores e nós ficamos trancados no ginásio durante duas horas, devido aos ânimos acirrados na cidade", afirmou o supervisor.

E Fabrício prosseguiu: "Já na saída, os 15 policiais militares incumbidos da segurança foram insuficientes para evitar as pedradas contra o ônibus da delegação e da nossa torcida. E até a saída da cidade, os dois ônibus - com atletas e comissão deitados no assoalho dos veículos -, e as três viaturas da PM trafegaram sob uma chuva de pedras, vindo de todas as direções".

Segundo Fabrício, "o saldo desse verdadeiro ataque terrorista foi o motorista do ônibus do time ferido no braço, que quase ocasionou um acidente, e ferimentos leves nos atletas Joney, Edjan e no nosso roupeiro".

E o supervisor do Tricolor do Pici concluiu: "Nunca tinha visto isso na vida, uma cidade com tanto ódio de um time. A FCFS tem que tomar providências".

Vereadores decidem fechar a Câmara Municipal de Altaneira

A situação política no município de Altaneira não está nada boa, devido a não apresentação das prestações de contas da Prefeitura local ao poder legislativo os vereadores votaram nesta terça-feira, 21, pelo fechamento da Câmara Municipal daquela cidade. O requerimento é do vereador Deza Soares (PC do B) que falou sobre o assunto, “A presente medida extrema, faz-se necessário em fase de apesar dos inúmeros pronunciamentos e requerimentos aprovados, comunicações ao Tribunal de Contas dos Municípios e até, varias ações judiciais já impetradas, visando garantir aos vereadores e a comunidade o direito de terem acesso aos documentos de prestação de contas mensal da prefeitura e de suas secretarias, sem que nada tenha surtido efeito até a presente data” justificou o vereador Deza.
Alega ainda o vereador Deza que o Prefeito Municipal, Antonio Dorival de Oliveira, raramente responde as solicitações da Câmara, inclusive é praxe sancionar leis desaprovadas pela Câmara, quebrando totalmente a harmonia dos poderes.
No Requerimento aprovado o Vereador propõe, ainda, o não pagamento dos subsídios dos vereadores enquanto perdurar o fechamento da Câmara Municipal.
O Vereador Adeilton Silva (PSDB), Líder do Prefeito na Câmara, considerou irresponsável a apresentação do requerimento, admitiu que o Prefeito não envia as contas, no entanto os vereadores poderiam procurar outros meios para ver assegurado seu direito de fiscalização.

Leia a seguir a íntegra do Comunicado da Presidência da Câmara:
A Presidência da Câmara de Vereadores deste Município, cumprindo determinação do Plenário, que na ultima sessão ordinária do dia 21 de setembro em curso, deliberou pelo “fechamento” da Câmara Municipal, em ato de protesto pelo não envio, por parte do prefeito, Antonio Dorival, dos documentos de prestação de contas da prefeitura e de suas secretarias, comunica a comunidade altaneirense, que estão suspensas as sessões ordinárias da Câmara Municipal, ate que o prefeito encaminhe toda documentação pertinente para a Câmara Municipal. Informa também que, a titulo de moralidade, a Câmara não efetuará o pagamento da remuneração de seus vereadores, enquanto perdurar o fechamento do Poder Legislativo.
O Departamento administrativo da Câmara continuará funcionando normalmente.

Com informações de Raimundo Soares Filho

Nova companhia aérea deve chegar ao Ceará

O Ceará deve receber uma nova companhia aérea em novembro. A Puma Air Linhas Aéreas, do Pará, quer fazer um voo diário de Fortaleza a Belém e de Belém a Fortaleza. A empresa foi criada ainda este ano e está em fase de expansão no mercado nacional.

A Puma começou a voar em abril, fazendo operações diárias entre São Paulo e Belém. A capital do Amapá, Macapá, também passou a fazer parte das operações da empresa. As três capitais, hoje, têm voos diários entre si operados pela Puma.

O próximo destino deve ser Fortaleza. “A Puma Air verificou que a cidade é bastante procurada, sem falar que é a capital de integração com todo o Nordeste”, diz o diretor comercial da empresa paraense, Eduardo Figueiredo Filho. A empresa alega ter identificado na capital cearense uma grande demanda turística e comercial.

O pedido para operar entre Fortaleza e Belém já se encontra na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com a empresa, as operações devem ter início em 1º de novembro. O pedido foi encaminhado à Anac ainda na semana passada.

Os voos devem ser operados por uma aeronave Boeing 737-300, com capacidade para 132 passageiros.

A empresa ressalta que vem apostando na qualidade dos serviços como diferencial de mercado. O espaço entre as poltronas da aeronave é maior em relação às outras companhias, a fim de dar maior conforto ao passageiro.

“São 132 assentos com uma distância de 32 polegadas de uma fileira a outra. No geral, os aviões das companhias aéreas brasileiras têm espaço que variam de 29 a 31 polegadas”, detalha o vice-presidente da Puma, Jorge Vianna.

Outra aposta da empresa é no fato de os voos serem noturnos, proporcionam maior flexibilidade e aproveitamento do tempo durante viagens de negócios e turismo, além de um bom serviço de bordo. O preço, porém, promete ser competitivo.

A passagem entre Fortaleza e Belém para 1º de novembro tinha ontem o preço de R$ 154. Já na TAM o menor preço era de 173. Na Gol, por sua vez, o menor valor era R$ 159, em tarifa promocional.

Turismo de negócio
O titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Bismarck Maia, aponta que os voos da Puma devem beneficiar, diretamente, o turismo de negócios e de família entre Fortaleza e Belém. Segundo o secretário, o setor é muito forte entre as duas cidades.

''O ano inteiro vem gente do Pará, da Amazônia de um modo geral, fazer compra em Fortaleza. E vem gente o ano inteiro para férias”, diz, enaltecendo de principalmente o comércio de confecção.

EMAIS
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ontem que a Puma Air Linhas Aéreas ainda não tem permissão para vender passagens entre Fortaleza e Belém, porque o voo ainda não foi oficialmente autorizado.

A agência, inclusive, adiantou que a empresa deve receber uma autuação, como forma de advertência em virtude da venda de passagens sem que o voo tivesse ainda recebido autorização do órgão.

A Puma quer também fazer um voo para Luanda, em Angola. Os planos de expansão da empresa também incluem possíveis operações em grandes cidades do Pará, como Santarém, Marabá e Altamira.

O Povo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |