quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

VÍDEO: Chefe da Polícia Civil do Ceará fala sobre problemas com viaturas na Delegacia Regional de Iguatu

Viatura da Delegacia Regional Polícia Civil de Iguatu em péssimo estado


A Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu está com uma viatura apenas para a realização de operações policiais na região Centro-Sul do Ceará.

Uma viatura ano 1999 que oferece as mínimas condições de trabalho para os militares, “ ela não tem a marcha ré, o freio está em péssima condição, uma corrente é colocada para segurar o capô da viatura, e pelo que percebemos, ela é um perigo para todos que estão dentro e fora dela” disse, o radialista Pinheirinho.

Uma viatura Haylux que foi apresentada na Delegacia se envolveu em um acidente de trânsito e está fora de operação e sem perspectiva de retornar aos trabalhos.

A equipe do site Iguatu.net através do repórter Alex Santana, entrou em contato com o Chefe da Polícia Civil do Ceará, Luis Carlos Dantas, que falou sobre o problema, “ enviamos para esta unidade uma viatura nova que se envolveu em um acidente, abrimos um inquérito para apurar este fato, e agora estamos sabendo desta situação que se encontra a viatura da DRI, então vamos trabalhar para enviar uma nova viatura até o retorno da Haylux” afirmou.

Vejam o vídeo da única viatura existente na Delegacia Regional de Iguatu:

Ministério Público debate combate à prostituição infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes em Várzea Alegre

A promotora relatou que, mesmo não existindo dados estatísticos, é sabido por todos que o problema da prostituição infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes em Várzea Alegre é grave.

O Ministério Público, através da Promotora de Justiça, Yáskara Lacerda, debateu com a sociedade varzealegrense durante a manhã desta quarta-feira, 16, o combate à prostituição infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes neste município.

Participaram da reunião membros do governo municipal, polícias Civil e Militar, Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar e Conselho de Direito da Criança e do Adolescente.

A promotora relatou que, mesmo não existindo dados estatísticos, é sabido por todos que o problema da prostituição infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes em Várzea Alegre é grave, havendo necessidade urgente da interferência das autoridades, do poder público e da comunidade.


Yáskara Lacerda destacou vários fatores que contribuem para o problema, como a desestruturação das famílias, falta de fiscalização em pousadas e hotéis, consumo de álcool e de outras drogas.
O governo municipal, representado pelo vice-prefeito Tibúrcio Bezerra, a secretária de Ação Social, Maria Valdinete, o secretário de Educação, Dagoberto Diniz, apresentou uma série de projetos do governo que visam à proteção das crianças e adolescentes em situações vulneráveis para prostituição e exploração sexual infantil e de adolescentes.

A secretária de Ação Social, Maria Valdinete, destacou que os projetos para acolher essa juventude existem, só que há uma grande dificuldade pela falta de compromisso dos jovens, e ainda têm a conivência das famílias. Maria Valdinete pediu que fosse apresentada uma forma legal que os obrigue a permanecer nos projetos.

O secretário de Educação, Dagoberto Diniz, também explicitou os projetos desenvolvidos pela pasta que atendem ao público adolescente e jovem, enquadrado na situação de vulnerabilidade para a exploração sexual.

Um dos principais projetos que o secretário destacou foi o “Escola em Tempo Integral”, em que a criança e o adolescente entram em sala de aula às 07h00 e permanecem na escola até às 17h00. Neste espaço de tempo, Dagoberto Diniz afirmou que os jovens estudam, se alimentam, praticam esportes e recebem aulas de reforço escolar.

Os participantes da reunião também deram sugestões. O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Luciano e Silva (PMDB), sugeriu um trabalho mais direcionado às famílias, que segundo ele, passam por uma desestruturação, o que acaba levando os jovens para situações de vulnerabilidade social.

Dr. Marcos José, delegado da Polícia Civil, foi o que apresentou o maior número de sugestões. uma delas, polêmica: a implantação do toque de recolher, que consiste em manter um horário determinado para a presença de jovens circulando nas ruas. Embora polêmica, o delegado disse que essa é uma medida muito eficiente. Outra sugestão do policial foi a criação de um cadastro para os mototaxistas. Ele afirmou que há muitas pessoas que trabalham como tais, mas que estão a serviço do crime e da prostituição.

Dr. Marcos José enfatizou que, embora não existam números oficiais sobre a prostituição infantil em Várzea Alegre, a situação é realmente preocupante, principalmente quando é levado em consideração o número de habitantes da cidade para o número de ocorrências que envolvem delitos de ordem sexual envolvendo crianças, jovens e adolescentes.

Sem citar nomes, o delegado declarou que em Várzea Alegre há casos em que pais abusam dos seus filhos, padrastos que abusam de enteadas, e até o caso de uma criança de dois anos que foi diagnosticada como portadora de uma doença venérea. O delegado frisou que muitos desses casos ocorrem sob o silêncio das famílias, o que aumenta a preocupação.

Falando pelo Conselho Tutelar, Michael Martins demonstrou preocupação com o consumo de bebidas alcoólicas pelos menores de idade e com a venda destes produtos, sem que os comerciantes temam a mão da Justiça. Michael declarou que Várzea Alegre é uma cidade de duas faces, uma familiar, que funciona até as 22h00, e a outra que funciona pela madrugada, em que são perpetrados, entre outros crimes, a exploração sexual de crianças e adolescentes. Outra preocupação manifestada pelo conselheiro é com relação ao aumento do número de homossexuais jovens que estão se tornando “garotos de programa”.

Fechando a reunião, a promotora Yáskara Lacerda reconheceu atuação do município com a implantação de vários projetos sociais e educacionais que trabalham no socorro das crianças, jovens e adolescentes em situação de risco social, e disse que é preciso encontrar caminhos para que essas pessoas entrem e permaneçam nestes projetos.

A promotora declarou que a preocupação com a questão em Várzea Alegre deve ser uma preocupação de todos os segmentos da população.

Fonte: Várzea Alegre.com

Vídeo: Programa Plantão Policial da Rádio Liberdade realiza doação de cadeira de rodas

Sempre prestando serviços a sociedade e buscando um alento maior para os ouvintes mais necessitados, o programa Plantão Policial da Rádio Liberdade AM realizou nesta quarta-feira, 16, uma doação de uma cadeira de rodas ao deficiente Francisco José de Souza de 45 anos popularmente conhecido em Suassuarana região em que mora, como ‘Neguinho’.


‘Neguinho’ perdeu suas pernas após ter passado por complicações com a diabetes, deficiente há 1 ano para se locomover em sua casa necessitava de ajuda de familiares. Vendo a situação em que sobrinho estava passando Maria de Fátima Silva resolveu escrever uma carta para o radialista Pinheirinho, pedindo a tão necessitada cadeira de rodas “Tenho prazer em ajudar que precisa e Deus me deu a companhia de grandes amigos e parceiros que fazem sonhos como esses se tornarem realidade” disse Pinheirinho.

Após receber a doação, neguinho agradeceu ao vivo no programa “Graças a todos que fizeram parte da realização deste sonho hoje posso me locomover com certa facilidade” disse ‘Neguinho’. Segundo sua tia ele sobrevive de doações já que o mesmo ainda não é aposentado. “Seu pai é que compra seus remédios e são muito caros, seria muito bom seu alguém que se sensibilizou com sua história o ajuda-se” ressalta Maria de Fátima.




Caso alguém queira ajudar. A Rádio Liberdade AM e Site Iguatu.Net disponibilizam o telefones de contato:


(88) 35810808 Rádio Liberdade

(88) 35810900 Iguatu.Net

Em Jucás colisão entre motocicletas deixa uma vítima fatal

Nesta quarta-feira, 16, por volta das 18h, a Polícia Militar foi informada de um acidente de transito, na localidade do Sitio Canafístula na Vila São Pedro a 10km de Jucás.


Os policiais SD Sampaio, SD Wuedes, SD Alan e SD DUARTE, foram até o local e constataram a veracidade dos fatos. A colisão envolveu duas motocicletas, sendo que o condutor da motocicleta Honda CG Titan, de placa HVK 3725 o funcionário público João Rodrigues de Araujo, de 58 anos, foi conduzido até o Hospital local, mais não resistiu e veio a óbito.

O condutor da outra motocicleta, uma Yamaha YBR, de placa HWN 5863, Sergio Silderlan Bezerra da Silva, de 19 anos, marceneiro, sofreu apenas ferimentos leves. O IML foi acionado, para que o corpo fosse levado para a perícia.

Mombaça possui índice de infestação de dengue preocupante

O número de mortes por dengue no Ceará subiu de dois para sete.As vítimas são três adultos e quatro crianças, todas do interior do estado:Acarape, Itapiopoca, Itaitinga, Quixadá, Icó e São Gonçalo do Amarante.


No interior, o total de casos de dengue já supera 1.800. Em Mombaça, por exemplo, o índice de infestação do mosquito Aedes Aegipti, é de 16%, enquanto a a Organização Mundial da Saúde (OMS) estipula 1%.

Verdes Mares

Espetáculo anima criançada no teatro do SESC de Iguatu

Na manhã de ontem, 16, o teatro do SESC de Iguatu, recebeu o espetáculo “História e Fábula dos bichos da America”, encenado pela atriz Kika Farias, em uma apresentação repleta de muita desenvoltura e dinamismo, que levou a platéia mirim ao delírio a cada “bicho que entrava em cena”.


A apresentação despertou o imaginário das crianças que assistiam vidradas a peça, o jovem Igor Pedrosa, de 5 anos, retratou bem esse sentimento.

“A peça ta muito legal. O grilo é o animal mais bonitinho. Quando crescer quero ser ator”.

Kika Farias, natural de Recife, atualmente estuda Teatro na Escola Martins Pena, no Rio de Janeiro, e já contracenou com grandes nomes da dramaturgia. Recentemente, participou do filme “Sonhos Roubados”, dirigido por Sandra Wenerck, mesma diretora do filme “Cazuza”.

O espetáculo está sendo apresentado em várias cidades da região, e o tour seguirá durante os próximos meses.

Câmara reajusta salário mínimo para R$ 545 e projeto vai ao Senado

A Câmara dos Deputados aprovou no fim da noite desta quarta-feira (16) o projeto de lei do Poder Executivo que reajusta o salário mínimo para R$ 545 e estabelece as diretrizes para a política de valorização do salário mínimo a vigorar entre 2012 e 2015. Foram mais de dez horas de discussões e negociações no plenário da Câmara. O relator da matéria, deputado Vicentinho (PT-SP), rejeitou a maioria das emendas apresentadas ao projeto. Com a conclusão da votação, o projeto segue agora para apreciação e votação do Senado Federal.


Um dos pontos polêmicos da matéria era o Artigo 3º que estabelece que os reajustes e aumentos fixados pela futura lei a vigorar entre 2012 e 2015 serão estabelecidos pelo Poder Executivo por meio de decreto. Para atender os questionamentos de muitos deputados, o relator alterou o texto original do governo para deixar claro que o decreto que definirá o valor do mínimo não vai infringir as regras para o reajuste do salário mínimo que forem aprovadas pelo Congresso Nacional.

Outra mudança feita pelo relator Vicentinho, acatando emenda do PP, foi em relação ao Artigo 5º, que estabelece que o Poder Executivo constituirá grupo interministerial encarregado de definir e implementar a sistemática de monitoramento e avaliação da política de valorização do salário mínimo. Neste artigo, o relator incluiu um dispositivo para estabelecer que o grupo interministerial terá também que fazer a análise sobre o valor da cesta básica e sua relação com o salário mínimo.
Pelo projeto aprovado nesta quarta-feira pela Câmara, e que deverá ser votado na próxima semana pelo Senado Federal, o reajuste do salário mínimo entrará em vigor no primeiro dia do mês subsequente à data de sanção da nova lei pela presidenta Dilma Rousseff.

Durante as votações dos destaques, os deputados rejeitaram, em votações nominais, um do PSDB, que pretendiam elevar o mínimo para R$ 600, e outro do DEM, que elevava o valor do mínimo para R$ 560. Os deputados rejeitaram também, em votação nominal, o destaque do PPS que pretendia alterar a redação do Artigo 3º do projeto para que os reajustes e os aumentos do salário mínimo, a vigorar entre 2012 e 2015, sejam estabelecidos pelo Poder Executivo por meio de projeto de lei a ser encaminhado ao Congresso Nacional e não por decreto como prevê o texto.

Fonte: Agência Brasil

Garantia Safra: PF desarticula esquema de desvio de verbas em Cedro

A Polícia Federal de Juazeiro do Norte deflagrou nesta quinta-feira, 17, a Operação Conífera, que visa desarticular um suposto esquema de desvios de recursos públicos federais do programa Garantia-Safra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2008 e 2009 no município de Cedro. A operação ocorre em parceria com a Controladoria Geral da União e Ministério Público.


De acordo com informações repassadas pelo delegado Alan Robson Ramos, da Polícia Federal de Juazeiro do Norte, estão sendo realizadas buscas e apreensões em 12 domicílios. Estão sendo investigados servidores públicos e empresários locais, além de sedes da prefeitura, todos no município cearense de Cedro. Ainda segundo o delegado, a operação envolve a participação de 50 policiais federais e 13 servidores da Controladoria Geral da União.

A operação é resultado de um inquérito policial inquérito instaurado em 2009, que apura que os gestores públicos distribuíam ilicitamente as verbas de recursos públicos federais destinados por lei a agricultores carentes afetados por perdas na colheita.
De acordo com o delegado Alan Robson, são beneficiários indevidos do programa social os secretários de agricultura do município de Cedro, parentes de servidores públicos, prestadores de serviços à prefeitura de Cedro, comerciantes, entre outros.

Os investigados poderão ser condenados na justiça federal por crimes de estelionato qualificado, peculato, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva.

O POVO

Funceme atualizará novo prognóstico de chuvas

Açude Orós, no Centro-Sul, está entre os reservatórios que já apresentam renovação hídrica


Iguatu. A Fundação Nacional de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulga, amanhã, atualização de prognóstico da estação chuvosa para os próximos três meses. As condições meteorológicas atuais indicam tendência de chuva acima da média histórica para o período, conforme previsão inicial. No campo, alheios aos cálculos de probabilidade, os produtores rurais mantêm a expectativa de um bom inverno.

A segunda análise da Funceme acerca da quadra invernosa será feita em reunião com a participação de meteorologistas da região Nordeste, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmep), que será realizada por todo o dia de hoje, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Em janeiro passado, em todas as regiões do Ceará, as precipitações ficaram acima da média histórica, mas na primeira quinzena deste mês ocorreu o inverso para a maioria do Estado. A exceção foram as regiões do Cariri e Litoral de Fortaleza que mantiveram a pluviometria elevada.

A meteorologista da Funceme, Priscila Lima, explicou que na reunião técnica a ser realizada hoje, em Natal, haverá um consenso com base na análise de vários indicadores climáticos sobre a previsão para os meses de março, abril e maio. “As condições são favoráveis para que a quadra invernosa deste ano fique acima da média. Não podemos adiantar a atualização de prognóstico, mas, no momento, os dados indicam um cenário muito positivo”, disse.

No encontro, um dos indicadores a serem analisados é a temperatura do Oceano Atlântico, na faixa Equatorial e nas regiões Sul e Norte. O Oceano Atlântico Sul mais aquecido favorece a ocorrência de precipitações no Nordeste. “Vamos verificar esses dados para uma definição mais exata”, frisou Priscila Lima.

No Oceano Pacífico verifica-se a ocorrência do efeito La Niña, que é favorável para elevada pluviometria no Ceará. O efeito La Niña é oposto ao El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico próximo à Linha do Equador, contribuindo para ocorrência de estiagem no sertão nordestino.

A temperatura média para esta época do ano é de 26 graus Celsius e uma diferença de cerca de quatro graus para mais ou para menos caracteriza os fenômenos El Niño e La Niña. Portanto, a ocorrência deste último verifica-se um esfriamento das águas do Pacífico.

As chuvas verificadas em janeiro passado e nas duas primeiras semanas deste mês foram favoráveis para a recarga de vários açudes no Interior do Ceará. De acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dois reservatórios estão sangrando: Tijuquinha, no Município de Baturité, localizado na Bacia Metropolitana, e Pau Preto, em Potengi, no Cariri, na Bacia do Alto Jaguaribe. A Cogerh faz o gerenciamento de 134 açudes em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).

Outros seis encontram-se com volume superior a 90%: Açude Prazeres em Barro, com 98,90% (o mais próximo da sangria); Quixeramobim (Quixeramobim), 94,13%; São Pedro Timbaúba (Miraíma), 93,97%; Acaraú Mirim (Massapê) 93,65%; Gavião (Pacatuba), 91,37%; e Rosário, em Lavras da Mangabeira, 90,61%. O volume total de acúmulo em todo o Estado está em 60,84%.


Fonte: Diário do Nordeste

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |