quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Governador Cid Gomes não estará no Telha de Ouro

Quem confirmou esta informação para o nosso site foi o atual presidente do CDL/Iguatu Francisco Bento , “ a assessoria de imprensa nos confirmou que no seu lugar estará vindo o vice-governador, Prf. Pinheiro” disse. Mas a maior premiação de Iguatu não perdeu o brilho pela não vinda do chefe do executivo cearense, vários iguatuenses ilustres estarão recebendo a homenagem com destaque para o maior historiador de Iguatu, Wilson Lima Verde, uma justíssima homenagem a alguém que é a história viva do nosso município.

Campus Avançado da URCA em Iguatu diploma sua 1ª Turma de Graduação‏

Neste dia 07/11 foi realizada no auditório da 16ª. CREDE em Iguatu a Solenidade de Colação de Grau da Primeira turma do curso de Educação Física da URCA-Universidade Regional do Cariri - Campus Avançado de Iguatu. Além do curso de Educação Física, a turma do Curso Seqüencial em Saúde Pública também recebeu o diploma. A solenidade foi presidida pelo Magnífico Reitor da URCA, o Professor Dr. Plácido Cidade Nuvens. Durante o evento todas as pessoas presentes tiveram a oportunidade de ver a apresentação da Orquestra Sinfônica Eleazar de Carvalho da Escola de Música de Iguatu. Formandos, padrinhos, convidados e autoridades lotaram o auditório da 16ª. CREDE. O Professor Ivo Ferreira, Diretor - Presidente do campus da URCA de Iguatu, fez questão de ressaltar que essa solenidade é um marco na história que a universidade passa a desempenhar na sociedade de Iguatu. Já o Dr. Hildernando Bezerra, paraninfo de uma das turmas, enfatizou a importância desses profissionais que estão entrando no mercado de trabalho agora com a diplomação em nível superior que com isso só vem aumentar a qualidade e a melhoria de vida do setor de saúde da nossa região. Já o reitor da URCA, professor Dr. Plácido Cidade Nuvens disse entre outras palavras que: "É uma vitória da universidade está neste instante devolvendo à sociedade aqueles jovens inquietos e muitas vezes rebeldes que através do vestibular adentraram nesta casa e hoje nós devolvemos a sociedade como profissionais".

Campus Avançado da URCA em Iguatu realiza II Semana de Direito

O Curso de Direito do Campus de Iguatu está desde a última segunda-feira, dia 10/11, com as atenções voltadas para a II Semana de Direito. Evento que comemora os 20 anos da Constituição Federal, consta da programação entre outras atividades Palestras e Mini - Cursos. Cursos com temáticas concernentes à Metodologia e Redação Jurídica, Organização sociopolítica do Estado Brasileiro, Psicologia Forense e Regime Jurídico dos Servidores Públicos são os mais concorridos. A Unidade recebe a visita de mestres da Faculdade Paraíso e da Universidade de Fortaleza.
Na noite desta quarta, 12/11, foi aberta a Programação de Palestras no Auditório da Crede 16. O Professor Ms. Patrício Melo falou ao alunos sobre a Efetividade das Normas Constitucionais Fundamentais. A palestra de hoje tem o Tema: A Escuta Telefônica e os Direitos Fundamentais Constitucionais com os Professores Marcelo Bezerra e Jorge Emicles. O encerramento será nesta sexta-feira com a esperada Palestra do Professor Dr. Elton Gurgel da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, que abordará o Tema: Amor e Desamor no Direito de Familia - Infância e Adolescência em Conflito com a Lei.
O Presidente da Comissão Gestora - Professor José Ivo Ferreira de Souza, fez questão na Solenidade de Abertura de ressaltar a importância do evento parabenizando o Coordenador do Curso Professor Ramon Gabriel Matos Cavalcante pela condução dos trabalhos e frisar a consolidação do Curso de Direito como ferramenta importante para o crescimento da Universidade em Iguatu. Ressaltou ainda o Trabalho de assistência jurídica gratuita na Comunidade de João Paulo II e ainda a assinatura de Contrato com o Tribunal Regional do Trabalho para a utilização a partir de 2009 das dependências ociosas da Vara do Trabalho de Iguatu. Acrescentou ainda que será necessário um esforço concentrado para que a Sociedade de Iguatu - Políticos, Empresários e Representantes institucionais - se unam no projeto de dotar o Núcleo de Prática Juridica, dos equipamentos necessários para um bom atendimento à Comunidade que necessita de Assistência Judiciária, além de garantir um ambiente propício para o desempenho do Estágio Curricular dos acadêmicos de Direito de Iguatu.

Conheça o coral infantil da Fundação Edvane Matias

O coral que cantou e encantou a todos ontem
Conhecemos na noite desta quarta-feira, 12/11, o Coral Infantil da Fundação Edvane Matias, que se apresentou na posse dos novos conselheiros tutelares, são 21 crianças que ao comando do maestro Francisco Prudêncio, o maestro afirmou que este é um trabalho que está em andamento há cinco meses e que a maior vitória deste projeto é colocar as crianças na vida social através da música. Para quem não conhece o Coral Infantil da Fundação Edvane Matias acompanhe este vídeo que produzimos:

Serra e Aécio vão pressionar Tasso Jereissati para ser candidato a governador em 2010

Os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, travam uma briga pela vaga de candidato a presidente em 2010 do PSDB estão unidos no projeto de convencer o senador Tasso Jereissati a concorrer ao Governo do Ceará em 2010. Tasso, por enquanto, resiste a essa idéia e prefere disputa a reeleição para o Senado. Ocorre que os presidenciáveis do PSDB entendem haver a necessidade de candidaturas a governador forte no Nordeste. Com esse argumento, Serra e Aécio pretendem demover Tasso de sua disposição de retornar ao Senado e correr o risco de enfrentar o fortalecido governador Cid Gomes na sua busca pela reeleição. A candidatura de Tasso ao Governo do Ceará é considerada prioritária para a cúpula do PSDB. Se Tasso for candidato a governador, outros nomes de peso aceitarão entrar na briga eleitoral pelos governos na região nordestina.
Fonte:Ceará Agora

Governo propõe piso de R$ 950 retroativo a agosto para o magistério

Começou a tramitar nesta quarta-feira (12/11) na Assembléia Legislativa, o Projeto de Lei do Governo do Estado que institui a remuneração mínima aos servidores do magistério. A mensagem propõe que a remuneração seja no valor de R$ 950 para uma jornada de 40 horas semanais, retroativa a 1º de agosto deste ano. Ou seja, cinco meses antes do previsto pela Lei Federal nº 11.738, que instituiu o valor do piso para os professores dos estados e municípios, que prevê o pagamento da remuneração mínima para 1º de janeiro. Conforme a mensagem do Governo, ficam excluídos para efeito de composição do piso o adicional de férias, o salário família, o auxílio alimentação, as gratificações por prestação de serviços extraordinários e o adicional noturno. A lei da remuneração mínima,se aprovada, se aplicará também aos aposentados e pensionistas do Magistério. Depois de lida, o projeto do Executivo tramitará nas comissões técnicas da Assembléia Legislativa para ser apreciado para, em seguida, ser votado pelo plenário. Coordenadoria de Imprensa do Governo

Editora apresenta o novo mapa de Iguatu versão 2009

Prefeitura de Iguatu já está com seu espaço no mapa de Iguatu - 2009
Uma novidade está nas ruas de Iguatu, acho que muitos já viram o mapa cartográfico do nosso município em paredes de vários pontos comerciais e escritórios de Iguatu. A Editora Andrade já está realizando este serviço há dois anos e o coordenador Ivanildo Costa está à frente deste projeto em Iguatu, “ficaremos por 30 dias oferecendo às empresas o espaço publicitário no mapa, são oito mil unidades que serão distribuídas para as empresas e para a população” disse. A expectativa é de que em janeiro já esteja nas ruas para a apreciação do público. Então para as empresas que estejam interessadas em ter seu espaço no Mapa Cartográfico de Iguatu – 2009, basta ligar para o 9901 – 5003 ou 9229 - 7632 .
Veja o vídeo onde o Coordenador Ivanildo Costa fala sobre o novo Mapa de Iguatu/2009:

Iguatu possui novos conselheiros tutelares

Novos conselheiros fizeram o juramento
E aconteceu na noite de ontem a posse dos novos conselheiros tutelares de Iguatu, a solenidade aconteceu no Complexo de Ação Social do Município, estiveram presentes vários secretários municipais, representantes de associações, ONGs, destaque para a presença do Promotor de Justiça, Antônio Monteiro e representando o Prefeito de Iguatu, o vereador Aderilo Filho.
Na cerimônia de posse o coral da Fundação Edvane Matias realizou uma maravilhosa apresentação com os garotos que cantaram e encantaram a todos os presentes, em seguida as autoridades presentes fizeram declarações em relação ao novo momento que vive o Conselho Tutelar de Iguatu. “ Este é um momento onde a democracia e a defesa dos direitos da criança e adolescente estão sendo preservados e com este ato renovamos a esperança de um trabalho com mais firmeza do nosso Conselho Tutelar” disse Célia Freitas, Sec. de Ação Social de Iguatu, para o Promotor Antônio Monteiro, “existe muito trabalho pela frente, mas é uma tarefa gratificante, ajudar a quem precisa, só por isto já nos dá um sentido de vida, espero que os nossos conselheiros tenham bastante empenho” afirmou.
Para o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, o vereador Aderilo Filho, a necessidade de um maior envolvimento da sociedade é fundamental para o sucesso do CT, “ a sociedade iguatuense precisa se envolver mais nas ações sociais em destaque a defesa das nossas crianças e adolescentes, a união do poder público, privado com a sociedade organizada é fundamental para o sucesso da defesa das nossas crianças ao lado dos novos conselheiros tutelares” destacou. Em seguida os conselheiros Francisco de Assis, Raimunda de Souza, Vera Lúcia, Maria Ferreira e Francisca Alves foram diplomados e estarão à frente das ações do Conselho Tutelar por três anos. Conheça a função do Conselho Tutelar: receber a comunicação dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos e determinar as medidas de proteção necessárias; determinar matricula e freqüência obrigatória em estabelecimento oficial de ensino fundamental, garantido assim que crianças e adolescentes tenham acesso à escola; requisitar certidões de nascimento e óbito de crianças ou adolescentes, quando necessário; atender e aconselhar pais ou responsáveis, aplicando medidas de encaminhamento a: programas de promoção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico, tratamento de dependência química; orientar pais ou responsáveis para que cumpram a obrigação de matricularem seus filhos no ensino fundamental, acompanhando sua freqüência e aproveitamento escolar; requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;

Menor de 13 anos é alvejado com três tiros em Iguatu

No dia de ontem, 11/11, por volta das 18:10 horas, a Polícia Militar compareceu no bairro Alto do Jucá, precisamente abaixo da Ponte Demócrito Rocha no Rio Jaguaribe em Iguatu/CE, por ocasião de uma tentativa de homicídio à bala, que teve como vítima um menor de 13 anos, estudante, natural de Iguatu/CE, o mesmo sofreu 03 disparos, sendo 01 nas costas, 01 no braço direito e outro na perna esquerda, como também informou que os acusados são uns meninos que estavam também no rio, mas que não soube identificar. Vale ressaltar que a vítima encontra-se no Hospital Regional local em observação, mas que não corre risco de morte; já quanto aos acusados, estes evadiram-se do local tomando rumo ignorado. A Polícia Militar compareceu no local da ocorrência e diligenciou no intuito de identificar e efetuar a prisão do infrator, contudo, até o momento não obtiveram êxito.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |