terça-feira, 2 de junho de 2009

Iguatu teve oito motoristas multados pela Lei Seca neste final de semana

A fiscalização do Detran com base na lei de Alcoolemia Zero ou Lei Seca, no seu 11º mês ininterrupto de atividades, multou, no último final de semana (de 28 a 31 de maio) 247 motoristas por estarem com álcool no sangue. Com esse número, subiu para 5.909 o total de condutores multados somente em 2009.Com os 1465 multados em 2008, o total somente no Ceará é de 7.374 nos primeiros 11 meses de vigência de Lei Seca.
Isso significa que somente no Estado 670 motoristas, em média, foram flagrados, por mês, dirigindo com álcool no sangue. A Lei 11.805 determina que o condutor pagará multa de R$ 957,69 e terá sua CNH suspensa durante 12 meses.Além de Fortaleza, onde foram multados 57 motoristas, as blitze ocorreram nas seguintes cidades: Juazeiro do Norte (60), Caucaia (20), Eusébio (18), Sobral (17), Barbalha (14), Itapipoca (13), Maracanaú (12), Iguatu (8), Quixadá (7), Aquiraz (6), Pacajus (6), Paracuru (5) e São Gonçalo do Amarante (4).
Fonte: Detran-CE

Professores do interior terão blogs para incentivar troca de experiências

Facilitar a troca de experiências e a divulgação de informações sobre literatura, arte e o que acontece no interior do Estado. É nesta direção que gerentes e técnicos dos municípios do Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor, componente do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), participam a partir de amanhã, dia 2, das 8 às 17 horas, da 2ª Etapa do Curso Formação do Mediador da Leitura. Promovido pela Secretaria da Educação (Seduc), o evento acontecerá até a próxima sexta-feira, dia 5, no Centro de Referência do Professor, em Fortaleza, (rua Conde D´ Eu s/n – bairro Centro).Conforme Fabiana Skeff, responsável pelo Eixo, a ideia é criar a Comunidade de Relacionamentos on line dos Clubes de Leitura, visando à construção de um blog em cada município cearense.

A iniciativa propiciará aos professores um espaço de encontro com o intuito de desenvolver a cultura da leitura dentro da sala de aula.Com a meta de alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino até sete anos de idade, o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) oferece materiais pedagógicos aos alunos do primeiro e segundo ano da rede municipal. Além disso, promove a formação dos profissionais em alfabetização, programa de incentivo à leitura e a implantação de sistemas que avaliem as séries iniciais do ensino fundamental e propiciem um diagnóstico da situação para que o município possa gerenciar o ensino que oferta à sociedade.As ações do Programa são distribuídas em cinco eixos definidos como prioritários: Avaliação Externa; Gestão da Educação Municipal; Gestão Pedagógica; Educação Infantil e Formação do Leitor. A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) assumiu o gerenciamento do Alfabetização na Idade Certa, mas conta com as parcerias da Secult, Aprece, Undime-CE, APDMCE, Fórum de Educação Infantil e Unicef.

Noticiário Esportivo do Iguatu.Net

Escutem a sessão da Câmara de Iguatu na internet

Já estamos transmitindo mais uma sessão da Câmara Municipal de Iguatu, onde os representantes do povo estão debatendo os problemas da cidade. E os internautas que quiserem acompanhar toda movimentação, basta acessar o site www.camaradeiguatu.ce.gov.br e escutar a sessão através da Rádio Câmara de Iguatu.

Campanha Diocese Solidária chegou ao fim com enorme sucesso

Representantes da COELCE e do Corpo de Bombeiros trabalham para a distribuição das doações
A campanha Diocese Solidária teve o seu término neste final de semana e a contagem de todas as doações já tevê início. Até o momento os números já chegaram até o montante de 5 toneladas. Na manhã desta terça-feira acompanhamos a visita do Comandante do Corpo de Bombeiros do Centro-Sul, Major Freitas que parabenizou a comunidade católica pela campanha, “estou feliz em ver que a comunidade deu uma demonstração de solidariedade para todos, agora é conosco, vamos acelerar o mais rápido possível a entrega estes mantimentos, e iremos acompanhar passo a passo todo o percurso até o destino final que são os desabrigados” disse. A Diocese de Iguatu fechou uma parceria com a COELCE, a empresa de energia cearense, lançou uma campanha de doação de alimentos, cujo objetivo é beneficiar o maior número de famílias. Para isso, a cada item doado, por pessoas físicas, nas 200 lojas de atendimento em todo o Estado a COELCE doará mais um, multiplicando, dessa forma, a solidariedade do povo cearense. O representante da COELCE/Iguatu, Edvan Ferreira, falou sobre a parceria nesta campanha solidária, “ estamos fazendo todo o acompanhamento desta ação, a Coelce colocou á disposição um valor de R$100 mil reais para doação em todo o estado, mas até agora não alcançou este número, então foi prorrogada a campanha e esperamos que nossos irmãos da região continuem doando para nos ajudar a dobrar a solidariedade “. A Campanha Diocese Solidária chegou ao fim, mas a campanha COELCE Solidária estará recebendo doações até o dia 12 de junho nas lojas de atendimento de todo o estado e espera poder ajudar ainda mais as vítimas das enchentes em todo o estado. No interior as doações já estão sendo entregues aos poucos, conforme são registradas as doações nas cidades.
Escute a reportagem completa logo abaixo:

Secretaria de Educação de Quixelô Forma Clube de Leitura

Secretária Fabiana Martins no Clube da Leitura
A Secretaria de Educação de Quixelô realizou nesta sexta-feira, 29 de Maio de 2009, às 11:30h, na Secretaria de Educação, um encontro entre os funcionários da referida instituição com o objetivo de formar um clube de leitura.No momento, os participantes levaram obras de sua preferência para compartilharem com os presentes e emprestarem as referidas obras.Na abertura do evento, a Secretária de Educação do Município,Fabiana Martins, ressaltou a importância da leitura e como esta é capaz de estimular e diversificar a percepção de mundo do individuo e enfatizou sobre o desafio da formação de leitores proficientes nas salas de Aula.
Ainda em seu discurso, a dirigente afirmou que este encontro inaugura uma série de ações a fim de fomentar o hábito da leitura entre os professores e alunos da rede municipal de ensino, e sobretudo estimulará a utilização do acervo literário existente nas escolas bem como das minibibliotecas que serão entreques a 26(vinte deis) unidades de ensino neste mês de Junho. No evento, a poetiza Luzanete realizou um recital de poesias de sua autoria e ainda realizou algumas dinâmicas a fim de entrosar o grupo e compartilhar do prazer de leituras de alguns textos.O evento foi encerrado com um coquitel para os presentes e empréstimos de obras literárias.

Bandidos são presos por furto e tentativa de homicídio na Penha

No dia de ontem, 01/06/09, por volta das 13:30 horas, uma ligação para o telefone de emRrgência (190), para o Quartel de Iguatu/CE, informava sobre um roubo de uma bicicleta ocorrido na Escola Maria Selvita Bezerra no Sítio Penha, distante 05 Km Iguatu/CE.
Logo após tomar conhecimento do fato, de imediato, a VTR-2252, composta pelos policiais, sob o comando do Sgt PM JUSSIÊ, compareceu no local, onde soube que a bicicleta pertencia a um menor de 14 anos, estudante, natural de Iguatu/CE, filho e que quando os infratores foram pulando o muro com a bicicleta, ao serem abordados pela a pessoa de JANDIRA RENAURA BEZERRA DE CASTRO, os infratores a ameaçaram e fugiram em direção a uma passagem no rio Jaguaribe, onde foram perseguidos pela pessoa de DANIEL NUNES BEZERRA, 25 anos, solteiro, comerciante, natural de Iguatu/CE, este, ao mandar os infratores soltarem o produto do roubo, recebeu três disparos de arma de fogo em sua direção, felizmente não o atingiu, mas os infratores abandonaram a bicicleta monark, ano 2008, de cor vermelha e fugiram em direção as caeiras no Fomento, onde foram presos JOSÈ AUGUSTO DA SILVA, 22 anos, solteiro, sem profissão definida, natural de Cedro/CE e FRANCISCO IDERLÂNDIO SALES PAULINO, 22 anos, solteiro, sem profissão definida, natural de Iguatu/CE, este, encontrava-se portando um revólver de marca Taurus, calibre 38 e numeração 1240882, com capacidade para 06 tiros e com 01 cartucho intacto. Os infratores foram conduzidos para a DRPC de Iguatu/CE, onde foram autuados pela a autoridade competente. Vale ressaltar que os infratores foram reconhecidos pelas vítimas.

Casa é assaltada no Bugi

No dia de ontem, 01/06, por volta das 22:30 horas, a Polícia Militar foi acionada via 190 a compareceu à rua Evaldo Gouveia, 20, Bugi, Iguatu-CE, por ocasião de um roubo a uma residência.
De imediato as VTRs de serviço, sob o comando do 3º Sgt PM EDMAR, compareceram ao local e constataram que se tratava de um assalto a mão armada. Segundo informações colhidas no local, dois elementos encapuzados e armados com uma arma de fogo cano longo tipo caseira e uma faca, adentraram à residência do Sr. JOSÉ FELIPE SOBRINHO, casado, músico, natural de Iguatu-CE, e através de ameaças, subtraíram 03 aparelhos de celular das marcas Nokia, Motorola e Sony Ericsson, 02 câmeras digitais da marca Sony, sendo uma de cor preta e outra prata, 02 toca cd automotivos, 01 carteira contendo documentos e uma motocicleta Honda Fan, cor preta, placa HYY-4412, com o banco de cor branco com preto.
Vale salientar que dentro da residência haviam 05 pessoas, as quais foram ameaçadas e colocadas trancadas dentro de um quarto da residência. Após a prática do delito, os indivíduos evadiram-se do local, tomando rumo ignorado. As VTRs encontram-se em diligências no sentido de localizar e prender os infratores.

Loja Macavi é furtada em Mombaça

Nesta segunda-feira, 01/06/09, por volta das 23:30 horas, a Polícia Militar tomou conhecimento através do 190, sobre um furto na loja de movéis “MACAVI”., localizada no centro da cidade.
A Polícia Militar através da VTR 2232, composta pelos policiais CB PM ALBERTO, CB PM INÁCIO e SD PM PÁDUA, quando realizava rondas pelo centro da cidade, constatou o indivíduo de nome ANDRÉ FERNANDES DA SILVA, 25 anos, solteiro, cabelereiro, natural de Mombaça-CE, pulando o telhado da loja e adentrando na sua residência que fica vizinho ao prédio da loja. Ao ser abordado pelos policiais, o infrator já tinha guardado alguns objetos dentro da sua residência. O infrator confessou ter furtado um notebook da marca Itaú Tec, 01 câmera digital Sony, 01 filmadora digital Sony e 01 micro system Philips. O gerente da loja esteve também no local e prestará queixa na DP local para serem adotados os procedimentos no auto de prisão em flagrante. Os objetos foram recuperados e serão conduzidos à DP para serem entregues ao gerente da loja.

Homicídio em Acopiara

No dia de ontem,01/06, por volta das 17:40 horas, o policiamento da cidade de Acopiara-CE, foi solicitado, tendo em vista que no Distrito de Umari, distante 40 km da sede, houvera um homicídio á faca.
De imediato, a VTR 2352, composta pelo 1º SGT PM BARBOSA, CB PM ANDRADE e SD PM ABREU, compareceram ao local e tomaram conhecimento que FRANCISCO DANIEL DO NASCIMENTO, 22 anos, solteiro, sem profissão definida, natural de Acopiara-CE, havia sido morto à golpes de faca. O acusado de praticar esse crime é ALCEMIR ALVES DO NASCIMENTO, que segundo informações, o mesmo teria praticado esse crime por conta que a vítima, dias atrás, teria participado de um furto de um rolo de arame, pertencente ao seu irmão de nome Antonio. O acusado, segundo informações, andava fazendo ameaças de morte contra a vítima, e no dia de hoje ao encontrá-lo, chegou por detrás e desferiu-lhe uma facada nas costas, tendo a vítima, morte imediata. Após à pratica do crime, o autor evadiu-se do local, tomando rumo ignorado. A Polícia Militar encontra-se em diligências no sentido de prender o autor do delito. O corpo será conduzido para o IML de Iguatu, para o exame de necropsia.

Comerciante é assaltado em Mombaça

No dia de ontem, 01/06, por volta das 09:30 horas, os policiais militares do Destacamento de Mombaça/CE, foram informados sobre roubo ocorrido no Sítio Santa Quitéria.
De imediato, os policiais militares, sob o comando do CB PM ALBERTO, na VTR-2322, compareceram no local e identificaram a vítima como sendo MOACIR MARTINHO DE PINTO, 60 anos, casado, comerciante, natural de Mombaça/CE, o mesmo informou que estava em sua residência no Sítio Santa Quitéria, distante 12 km de Mombaça/CE, quando dois infratores, em uma moto preta sem maiores características, sendo um magro, alto de camisa vermelha armado com um revolver e outro branco, baixo e magro, o abordaram e subtraíram-lhe a quantia de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais), saindo em direção a cidade de Senador Pompeu/CE, ciente destas informações, os policiais encontram-se diligenciando no intuito de identificá-los e prendê-los.

Moto é roubada em Piquet Carneiro

No dia de ontem,01/06, por volta das 08:00, uma ligação para o Destacamento de Piquet Carneiro/CE, informara sobre um roubo ocorrido no sítio Aba da Serra, a 24 km da sede de Piquet Carneiro-CE, tendo como vítima a pessoa de FRACISCO LUCIANO DE LIMA, 27 anos, casado, agricultor, natural de Piquet Carneiro-CE. O mesmo afirmou que ao trafegar pela estrada, em sua moto Honda CG 125 de cor preta, ano 00/01, placa HWW 7841, foi abordado por dois desconhecidos que andavam em uma motocicleta de marca Yamaha modelo YBR 125, cor vermelha, placa não anotada. O garupeiro com uma arma de fogo em punho, o ameaçou de morte, tomando-lhe sua motocicleta.

Posto de gasolina é assaltado em Choró

No dia de ontem,por volta das 01h30min, no Posto Choró Limão, localizado na CE – 459, distante 02 km de Choró; quatro indivíduos não identificados renderam e a mordaçaram o vigia do posto; NARCÉLIO MACIEL SABINO, 43 anos, casado, natural de Quixadá – CE, vigia em seguida, dirigiram-se até a Loja de Peças de propriedade do Sr. FRANCISCO JAILTON DE QUEIROZ, 27 anos, casado, natural de Quixadá – CE, comerciante, a vitima ao conseguir se desvencilhar das amarras dirigiu-se até o Destacamento Policial de Choro, onde relatou a ocorrência, acionando a patrulha da VTR 1292 comandada pelo Cabo PM FILHO, tendo como motorista o Soldado PM EVANDRO e como patrulheiro o Soldado PM AUGUSTO, que diligenciaram e não obtiveram êxito. Vale salientar que dois dos indivíduos supracitados estavam armados. A lista de materiais que foram roubados da loja de propriedade do Sr. JAILTON: - 26 pneus para carros (não informado as marcas); - 08 baterias para carros (não informado as marcas); - 20 pneus para motocicletas (não informado as marcas); - 20 amortecedores para motocicletas (não informado as marcas); - 12 capacetes (não informado as marcas); - 10 cilindros para motocicletas (não informado as marcas); - 08 painéis para motocicletas (não informado as marcas); - 50 cabos de aceleradores para motocicletas (não informado as marcas); - 03 caixas de velas para veículos (não informado as marcas); - 02 caixas de câmaras de ar para motocicletas (não informado as marcas).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |