quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Iguatu possui 574 casos de violência contra a mulher neste ano

Estes são dados da Delegacia da Mulher que estão registrados no atendimento do órgão, já somam 574 casos só este ano, em 2007 o total de atendimento chegou a 988, isto quer dizer que em 2008 até agora os números já ultrapassam da metade do ano anterior, " são números que assustam, mas demonstram que as mulheres estão mais conscientes dos seus direitos" disse a Delegada Cezarina do Vale, para quem desejar realizar suas denúncias basta ligar para o fone 3581 9454.

Áudio: Delegada Cezarina fala sobre dois anos da Lei Maria da Penha

Jeová Barros entrevistou a Delegada Cezarina do Vale
Para comemorar os dois anos de criação da Lei Maria da Penha, entrevistamos na tarde de hoje a Delegada Cezarina que comanda a Delegacia da Mulher em Iguatu, a mesma em um bate papo no programa a Hora do Povo na Rádio Liberdade AM de Iguatu, falou sobre os problemas que ainda persistem após dois anos do início da Lei Maria da Penha, “ precisamos de um psicólogo, além de uma assistente social para que possam realizar um trabalho de acompanhamento às vítimas” disse. O caso nº 12.051/OEA de Maria da Penha, também conhecida como Letícia Rabelo Maia Fernandes foi o caso homenagem à lei número 11.340. Maria da Penha foi agredida pelo marido durante seis anos, sendo em 1983 por duas vezes, onde tentou assassiná-la. Na primeira vez com arma de fogo deixando-a paraplégica e na segunda por eletrocussão e afogamento. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado.
Em razão desse fato, o Centro pela Justiça pelo Direito Internacional (CEJIL) e o Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM), juntamente com a vítima, formalizaram uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) que é um órgão internacional responsável pelo arquivamento de comunicações decorrentes de violação desses acordos internacionais. Ao completar dois anos de existência nesta quinta-feira (07), a Lei nº 11.340, denominada como Lei Maria da Penha, criada no dia 07 de agosto de 2006 e que modificou profundamente a forma como os crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher são tratados na Constituição tem mostrado resultados bons no cenário brasileiro. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa. Escute a entrevista com a Delegada Cezarina, clicando aqui.

Mapeamento das Expressões Culturais Afro-brasileiras e Indígenas rumo ao Selo UNICEF Edição 2008

      A Secretária de Cultura e Turismo de Iguatu e a Secretária de Educação em parceria com o Instituto Elo Amigo, estão realizando em todo o município um mapeamento das expressões culturais Afro-brasileiras e Indígenas visando concorrer o selo UNICEF, Edição 2008.  Este mapeamento tem por objetivo identificar e mapear as referidas culturas, além da criação e efetivação de uma política pública voltada para este fim.      Neste processo, estão envolvidos diretamente dez jovens pesquisadores e dois comunicadores, todos estudantes da rede pública municipal.      O Mapeamento está sendo elaborado em vários distritos e comunidades da cidade, e todo ele está sendo realizado por jovens de forma a colaborar com o nosso município em relação as expressões Afro-brasileiras e Indígenas para a conquista do selo UNICEF.     Com base na educação, nenhum jovem deve ficar de braços cruzados esperando que a oportunidade chegue até ele, correr atrás das oportunidades para atingir suas metas. Sem esquecer que parte dos projetos que estão dentro do município estão sendo direcionados para a juventude.       Escute minha gente, preste muita atenção, o que vou falar agora pode mudar essa nação, tô falando de uma coisa que tem pouca expressão, se liga humanidade estou falando de cultura com muita satisfação.

Bandido furta e lesiona homem com osso de animal !

Nesta quinta-feira, 06/08/08, por volta das 12:30 horas, a Polícia Militar foi acionada e compareceu à rua Cel Mendonça, no centro de Iguatu, onde foi vítima de furto a pessoa de João Moreno Magalhães, 54 anos, comerciante e proprietário da loja de peças Datan, de onde foi furtada uma lata de 10 kg de graxa, da marca unigraxa, por Edmilson Clares da Rocha, 24 anos, amasiado, carregador, natural de Iguatu e residente na rua Manoel Alexandre, nº 27, em Iguatu-CE. Este infrator, depois de praticada a delinquência, ainda lesionou com um osso de um animal, na cabeça, a pessoa de José Estevão da Silva, 40 anos, casado, natural de Iguatu, o qual sofreu um corte leve na cabeça, sendo levado ao HRI, onde foi medicado e liberado logo em seguida. A Polícia Militar compareceu ao local e adotou as medidas cabíveis.

Acidente de trânsito em Acopiara

No dia de ontem,06/08, por volta das 09:30 horas, a Polícia Militar compareceu depois de receber informação que dava conta de um acidente na CE 060, à altura do km 09, mais precisamente no sítio Mangueira, onde ocorreu um abalroamento envolvendo dois veículos, um Fiat Siena de cor vermelha, ano 2006, de placa HXT 8127, de Juazeiro do Norte-CE, que era guiado por José Ribeiro de Oliveira, 64 anos, residente no centro de Juazeiro e que tinha como passageira Ana Lúcia Cordeiro Almeida, 26 anos, casada, comerciante, natural de Juazeiro e residente na rua São Carlos, também em Juazeiro. Ambos tiveram escoriações leves pelo corpo e fraturas no braço direito. O outro veículo envolvido no acidente foi Toyota Corolla, de cor prata, ano 2008 e placa HXC 6521, do Crato-CE; que era guiado por Ernandes Rodrigues Feijão, 32 anos, casado, natural de Nova Russas, representante de vendas, e residente na rua Quixadá Felício, nº 38, no bairro Pimenta, em Juazeiro. Com ele estavam sua esposa e dois filhos: Ângela Melo Feijão, 32 anos, casada, pedagoga, natural de Sobral; David Melo Feijão, 1 ano de idade, e Mariana Melo Feijão, 04 anos, sendo que a mãe sofreu, assim como os outros, escoriações pelo corpo, e ainda uma fratura na perna direita, sendo conduzida para o Hospital Regional de Iguatu. A Polícia Militar compareceu ao local do acidente e adotou as medidas cabíveis.

Homem sofre lesão corporal à faca em Catarina

Nesta quarta-feira, 06/08/08, por volta das 19:00 horas, a Polícia Militar compareceu a Rua José Deir Mota, enfrente ao nº 265, no centro de Catarina/CE, por ocasião de uma lesão corporal à faca, que teve como vítima a pessoa de: RAIMUNDO NONATO RODRIGUES SOARES, 43 anos, autônomo, natural de Catarina/CE, o mesmo sofreu duas lesões, uma no abdômen e outra do lado direito do pescoço, o mesmo encontra-se a caminho de um hospital em Iguatu/CE; segundo populares, o infrator trata-se de: ANTÔNIO JOSÉ CÂNDIDO ARAÚJO, solteiro, agricultor, residente no bairro Alto da Balança, também em Catarina/CE. Populares também disseram que o infrator.
A Polícia Militar encontra-se diligenciando, no entanto, até o momento não obtiveram sucesso.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |