sexta-feira, 20 de março de 2009

Vídeo: Festa de São José em Iguatu

Fotos: procissão de São José em Iguatu

Motos: moeda de troca entre bandidos em Iguatu e região

E neste ano de 2009 o número de motos roubadas em Iguatu já chegou a 12 unidades, sendo que duas foram recuperadas pela Polícia Militar e outra foi abandonada e encontrada por populares. Na pesquisa realizada pelo radialista Pinheirinho do Programa Plantão Policial, observamos que das vítimas dez são homens e duas são mulheres, as motos roubadas possuem motor com a potência de 125 a 150 cavalos e os locais dos ocorridos sempre foram distante da sede do nosso município, outro detalhe, na maioria das ações os bandidos agem em duplas, chegando a audácia de andarem em grupos de quatro e encapuzados aterrorizando as vítimas. Falamos com o Comandante da Polícia Militar de Iguatu, Coronel Gomes Filho que falou sobre o assunto, “ fazendo um comparativo ao mesmo período do ano passado observamos que aconteceu uma queda, mas não podemos aceitar estes números, existe um grupo que age em nossa região, mas tem ramificações em vários municípios de todo o estado e até fora do Ceará também “ disse.
Pelos dados do DETRAN/CE Iguatu possui aproximadamente uma frota de 12 mil motos que estão cadastradas, mas extra-oficialmente para o Cel. Gomes Filho soma-se a estes números mais três mil motos que não estão regularizadas. “ observem que os assaltos acontecem sempre nas áreas rurais, que estão longe da sede, é o resultado das nossas blitze de saturação que sempre estão acontecendo e que devemos estender mais ainda nas áreas rurais” disse Gomes Filho. A nossa reportagem entrou em contato com um dos parentes de vítimas de assalto a motos em nossa cidade e nos falou com detalhes sobre a ação dos meliantes, “ eles são frios, demonstram nenhum remorso em levar o que é nosso, além de fazerem piada da situação, eles debocham de todos nós” declarou.
O Comandante da PM aproveitou o momento para dar algumas dicas aos motoqueiros caso venham para não entrarem na estatística de vítimas de assaltantes em nossa cidade, “ nunca deixem motos sozinhas em locais de fácil acesso como acontecem constantemente nas áreas rurais; regularizem as motos, pois caso sejam furtadas poderemos identificá-las rapidamente; as comunidades liguem para nosso quartel cão percebam a movimentação de pessoas estranhas na localidade e para finalizar caso sejam furtados compareçam à nossa sede para realizarem a busca da identificação dos meliantes pois temos um enorme arquivo de fotos dos bandidos da região “ finalizou.

Fiéis iguatuenses renovam as esperanças com São José

Fiéis lotaram o templo de São José
Em mais uma demonstração de fé o iguatuense saiu pelas ruas neste dia 19 de março e pediu aos céus e ao padroeiro do nosso estado, São José, para que tenhamos um bom período invernoso. A Catedral de São José foi tomada por mais de quatro mil fiéis de todas as idades que em cada gesto, em cada olhar e palavras apresentaram a imagem da esperança por dias melhores nos próximos meses. A procissão em nome do Patrono da Igreja Universal teve início às 16hs30min. e percorreu as principais vias do centro de Iguatu, milhares de fiéis acompanharam com cânticos, nas calçadas famílias se reuniram e com seus altares esperavam pela passagem da procissão. A agricultora Rosa Mendes, 67, falou sobre a emoção daquele momento, “ fico emocionada em ver esta multidão aqui, queria que sempre todos estivessem unidos desta forma pensando em Deus, pensando em fazer o bem, só assim é que teremos as nossas preces atendidas e muitas chuvas de bênçãos teremos” disse. Para o comerciante Leonardo Batista, 38, este ano a participação da população foi maior, “ estamos vivendo em um mundo onde as pessoas estão se afastando de Deus e me surpreendi em ver tanta gente aqui, isto é bom, espero que no próximo ano tenhamos mais pessoas” afirmou. “Já o jovem agricultor, Hilton César, 21, a esperança por chuvas está renovada, ““ Na primeira chuva de janeiro, começamos a plantar, agora já estamos na expectativa de colher”, diz. Os últimos dias foram para Airton também ajeitar o campo. A plantação precisa crescer em terreno limpo. Ele também tem esperança de que haja mais chuvas. No final uma missa foi celebrada pelo padre Glauberto onde os fiéis superlotaram a Catedral de São José.

Comunicação e religião uma parceria perfeita

Centenas de altares foram encontrados durante o percurso da procissão
Durante a comemoração do dia de São José a Rádio Liberdade AM, transmitiu ao vivo toda a celebração da missa e procissão, e a nossa reportagem observou que quando um veículo de comunicação é bem utilizado a resposta do público é fantástica. Centenas de fiéis que estavam no cordão da procissão, levavam o seu rádio ou escutavam a transmissão por um pequeno fone de ouvido, “ é interessante isto porque escuto o que falam na catedral e acompanho a procissão com as músicas” afirmou a agricultora Salete Siqueira, 54. Para o jovem Antônio Marques, 23, a possibilidade de quem não pode comparecer à solenidade e acompanhar em casa é interessante, “ tenho uma tia que está enferma na sua cama, mas que está acompanhando tudo pela rádio” disse. No final da solenidade a Liberdade AM ainda retransmitiu a ordenação do novo Bispo de Iguatu, que aconteceu na cidade de Lagarto, Sergipe.

Embaixador Cubano estará em Iguatu

Quem nos repassa esta informação é o presidente do PT de Iguatu, Marcílio Carlos, que foi um dos responsáveis pela vinda do representante da ilha caribenha ao nosso município, “ fizemos esta articulação com a embaixada cubana e tivemos êxito, esperamos que todos compareçam e participem deste momento” disse. O embaixador cubano Pedro Nunes Mosquera, irá apresentar uma palestra sobre "os 50 anos da revolução cubana, políticas sociais e educacionais na América Latina”, o local será o CREDE 16, no dia 27 de março.

Novo Bispo de Iguatu fala para o Iguatu.Net

Na tarde desta sexta-feira falamos com exclusividade por telefone com o novo Bispo da Terra da Telha, Dom João José da Costa, que demonstrou uma grande ansiedade pela sua chegada ao nosso município, “ primeiro agradeço ao nosso Deus pelo momento que estou vivendo, Alex. Tenho uma enorme gratidão ao Pai, e pelos mais de 6 mil fiéis que compareceram à solenidade, de vários estados do país, e a minha expectativa é enorme, pelos primeiros contatos que tivemos com os nossos amigos de Iguatu que compareceram me demonstraram uma grande alegria pela minha chegada ao Ceará e eu também estou ansioso por isto” finalizou. Combinamos com o mesmo a participação ao vivo neste sábado, 21/03, no Programa A Hora do Povo da Rádio Liberdade, então os católicos de Iguatu fiquem atentos para esta entrevista.

Parabéns Zé Roberto !

Equipe do Jornal A Praça comemora com o aniversariante
E no dia de ontem uma fera indomável da comunicação iguatuense completou idade nova, estou falando do responsável pela coluna de jornal mais comentada de Iguatu, José Roberto Duarte, o colunista e amigo de trabalho do Jornal A Praça aniversariou e comemorou com os amigos do Jornal A Praça na manhã desta sexta-feira. Parabéns "ZÉ" e que continue escrevendo na sua coluna notícias e opiniões com total responsabilidade e ética, características que são suas.
Alex Santana

Ordenação do novo Bispo de Iguatu em Lagarto - Sergipe‏

Novo Bispo de Iguatu
Na cidade de Lagarto, Sergipe , na noite desta quinta - feira, dia 19 de Março, Solenidade de São José, aconteceu a Sagração Episcopal do novo Bispo de Iguatu, Dom João José da Costa. A nossa Diocese se fez representada pelo Bispo Emérito, Dom José Mauro Ramalho, os Padres Lázaro Augusto, João Batista e Anastácio dentre outros presbíteros. Uma comitiva com mais de 40 pessoas entre autoridades, seminaristas e cristãos leigos saiu de Iguatu à Lagarto representando a Diocese para saudar o novo Bispo da nossa Igreja. Milhares de pessoas marcaram presença em uma das mais bonitas festas da Igreja Católica. " O privilégio de estar presente e poder conhecer o novo bispo e com ele partilhar das esperanças da nossa Igreja e da nossa Diocese já na nossa ordenação em Lagarto é indescritível", disse o Presidente do Campus da URCA em Iguatu, Prof. Ivo Ferreira. Pe. Lázaro, Coordenador de Pastoral da nossa Diocese disse que tudo já está sendo preparado para a acolhida do nosso Bispo Dom João José da Costa no dia 18 de Abril. Na programação, acolhida a partir das 16h no Adro da Matriz de Senhora Sant'Ana, onde nasceu Iguatu e em seguida caminhada até a Catedral de São José, quando haverá a Cerimônia de Posse. " Já estamos preparando tudo, iremos fazer uma bonita festa, como fomos bem acolhidos em Lagarto, acolheremos em Iguatu." Disse Pe. Lázaro.

Cid Gomes e Agenor Neto juntos ? confira.

Leia esta nota que está na coluna do Edilmar Norões na edição do Diário do Nordeste nesta sexta-feira, 20 de março:
"Depois de quase 15 anos distante politicamente, o governador Cid Gomes e o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, tiveram uma conversa no Palácio Iracema. É oportuno lembrar que Agenor não apoiou a eleição de Cid, mas a de Lúcio Alcântara. O entendimento foi saudado em Iguatu pelo que representa, em termos administrativos, para o município. Como, politicamente, é interessante para Cid, que terá o apoio de Agenor para sua reeleição. Com os elevados índices de aceitação de seu governo, segundo o Ibope acaba de mostrar, o fato mais pesará positivamente na eleição de Cid na região. Adversário de Agenor em Iguatu, mas do secretariado estadual Marcelo Sobreira deve estar atento a tais articulações."

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |