terça-feira, 25 de agosto de 2009

Câmara de Vereadores de Iguatu recebe alunos e professores da APAE/Iguatu

Ieda Couras fala sobre a importante semana para a APAE de Iguatu
A Casa do Povo Iguatuense recebeu nesta terça-feira, 25/08, os representantes da APAE/Iguatu, a entidade está comemorando a Semana Nacional do Excepcional. A APAE/Iguatu realiza essa importante celebração junto à comunidade, oportunizando também voz e espaço aos alunos e auto-defensores, profissionais, pais e amigos da causa, um esforço nacional para sensibilizar e conscientizar a sociedade e os órgãos públicos e privados sobre os direitos fundamentais de cidadania das pessoas com deficiência. Com o slogan deste ano Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual. A Semana do Excepcional é um momento importante par todos que participam da instituição” é um momento de aproximação mais real da sociedade com essas pessoas. O tema deste ano serve de eixo gerador de reflexões e debates sobre o importante papel que as pessoas com deficiência têm na ocupação de espaços individuais, coletivos, políticos e estratégicos na busca da igualdade de oportunidades”. O presidente da Câmara Municipal de Igautu, Ednaldo Lavor, destacou que a luta de todas as pessoas pelo bem estar dos excepcionais é um exemplo de vida a ser seguido por todos, “ o que estamos observando é um momento marcante na história desta casa e os nossos amigos que estão sempre auxiliando estas crianças na inclusão social, são verdadeiros exemplos de vida para todos nós” desacou. O vereador Aderilo Filho, afirmou emocionado que a APAE/Iguatu é uma entidade que serve de referência para todos, “ precisamos levar esta mensagem para todos, de que os nossos excepcionais merecem todo o respeito e carinho e não posso deixar de destacar aqui os serviços prestados pela APAE/Iguatu não está resumida apenas na Semana Nacional do Excepcional, mas em todos os dias onde professores, empresários e amigos realizam um trabalho voluntário que tem como resultados ações fantásticas no dia a dia” finalizou.

Escutem a sessão da Câmara de Iguatu na internet

Escutem a sessão da Câmara Municipal de Iguatu que nesta tarde de terça-feira, 25/08, está recebendo os representantes da APAE/Iguatu que estarão apresentando as ações da entidade na Terra da Telha e o Dr Eriton Araújo que apresentará as ações do PADIN de Iguatu. Escutem a sessão pela internet através da Rádio Câmara no seguinte endereço, www.camaradeiguatu.ce.gov.br .

Mulher morre na Rua Floriano Peixoto

Por volta do meio dia de hoje uma mulher chegou a óbito na Rua Floriano Peixoto, nas proximidades da Quadra Agenor Araújo, a mesma que não possuía identificação alguma, sofreu um ataque cardíaco fulminante, chegando a falecer no local. A equipe do Corpo de Bombeiros que esteve fez os primeiros socorros confirmou a informação para o nosso site. O corpo está neste exato momento no Hospital Regional de Iguatu e será levado para a sede do Serviço de Verificação de Óbito em Fortaleza. A vítima é morena, possui cabelos pretos curtos, aparenta ter 40 anos, usava os seguintes trajes: Short Jeans e camiseta branca.

Corpo de Bombeiros de Iguatu poderá ganhar reforço de soldados

O governador Cid Gomes participa nesta terça-feira (25) da formatura dos 280 novos soldados que integrarão o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. A cerimônia será às 18 horas, na Praça do Liceu do Ceará, no Bairro Jacarecanga. Após um longo período sem concursos, desde 1995, a corporação recebe os novos integrantes, que foram capacitados e exaustivamente treinados, estando portanto preparados para atender aos anseios da comunidade. Os novos bombeiros irão reforçar o contingente da Capital e do Interior. Com os novos soldados, o Corpo de Bombeiro do Ceará terá um total de 1.680 militares na ativa. Falamos com o Comandante do Corpo de Bombeiros da Região Centro-Sul, Major Freitas que confirmou para a nossa reportagem da possibilidade de reforços para o quartel de Iguatu, “ existem cinco soldados que demonstraram o interesse de vir atuar em Iguatu, eles são filhos da terra e seriam um grande reforço para a nossa corporação” disse o militar.

VÍDEO: Ítalo e Reno com Agenor Neto no Iguatu Festeiro

ÁUDIO: Secretário de Saúde João Anaias fala sobre problemas de UTIs neonatais em Iguatu e no Ceará

A edição do Diário do Nordeste desta terça-feira, 25/08, traz uma reportagem que está repercutindo em todo o nosso Estado. A falta de UTIs neonatais no interior está ocasionando uma grande quantidade de mortes de bebês no Ceará, nesta matéria produzida pelo jornal, Iguatu está destacada pelo trabalho que realiza no Hospital Regional de Iguatu onde existe o berçário de médio risco. “Iguatu é um dos municípios do Norte e Nordeste que devem ser contemplados com a instalação de UTI neonatal. Os equipamentos serão adquiridos pelo Ministério da Saúde e há contrapartida do Estado. O município fará a adequação da estrutura física do HRI. O credenciamento prevê a implantação de uma UTI com oferta de dez leitos e 30 de cuidados intermediários, isto é, de médio risco, ampliando a oferta do berçário. O berçário de médio risco do HRI foi criado em 2006 e atende uma média mensal de 16 bebês de Iguatu e outros municípios da região. A permanência é, em média, de 2 dias. Há períodos em que a demanda é maior.” Mas na manhã desta terça-feira, o site Iguatu.Net entrou em contato com o Secretário de Saúde do Ceará, João Ananias e o questionamos sobre a demora da implantação desta UTI que pelo jeito irá demorar a ser implantada em nossa cidade e em outros municípios,” o maior empecilho para que possamos colocar a disposição estas UTIs é o recurso financeiro, o custo é elevado, para você ter uma idéia um leito de UTI só para montar precisa-se de R$150 mil reais, além disso a falta de profissionais na área, não temos profissionais na área, são problemas que fogem ao nosso controle” disse o secretário. Escute a entrevista completa com o Secretário João Ananias, logo abaixo:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |