sexta-feira, 17 de abril de 2009

Vereador Aderilo Filho faz uma homenagem a Dom José Doth

Dom José Doth de Oliveira, o segundo bispo a assumir a diocese de Iguatu, desempenhou um papel fundamental na manutenção de uma igreja unida, viva e centrada nos ensinamentos de Jesus Cristo, sobretudo valorizando a Eucaristia e os sacramentos católicos. Ao assumir a diocese, empenhou-se numa tarefa árdua, construir a Catedral, que foi dedicada a São José, o padroeiro da diocese de Iguatu. Dom José Doth buscou apoio da comunidade e enfrentou o desafio com coragem, humildade e, em curto espaço de tempo, conseguiu concluir o novo templo, amplo, bonito e aconchegante para os católicos. A Catedral de São José é um símbolo para todos nós. A sua edificação foi uma luta ímpar que dom José Doth empreendeu, venceu e deixou não só para a comunidade católica, mas para a história. Por tudo isso, as nossas homenagens ao segundo bispo da diocese de Iguatu, dom José Doth, um homem humilde, simples, trabalhador, que entra para a nossa história. Portanto, dom José Doth, receba os nossos agradecimentos e reconhecimentos. Nesse momento de expectativa da chegada do novo bispo, dom João José Costa, os nossos votos de boas-vindas e de acolhimento, desejando-lhe êxito em sua missão pastoral à frente da nossa diocese. Aderilo Antunes Alcântara Filho, vereador.

Encerramento da comemoração da Semana Nacional do livro Infantil em Iguatu

Prefeito Agenor Neto e amigos com crianças que receberam kits escolares
Aconteceu no dia de ontem, 17/04, no Centro de Lazer Alcântara Nogueira, o encerramento da comemoração da Semana Nacional do livro Infantil que é uma homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato. Durante toda a semana varias ações aconteceram em todas as escolas da rede pública municipal de Iguatu. Crianças e adolescentes se envolveram e viajaram no universo da leitura, além de participarem de atividades de roda de leitura contação de histórias, oficinas de dobraduras de papel e produziram materiais falando de toda vida e obra de Monteiro Lobato. No encerramento estiveram presentes o Prefeito Agenor Neto, as secretárias Benildes Uchoa e Diana Mendonça, o Vereador Louro da Barra, além de diretores e professores da rede pública municipal de ensino. “ Esta é uma ação de fundamental importância para a educação das nossas crianças, parabenizo o trabalho de toda a equipe da secretaria de educação e sempre estarei priorizando os investimentos na educação, porque só através da educação poderemos mudar e melhorar a vida das pessoas” disse o prefeito Agenor Neto. Também aconteceu o lançamento do projeto nas ondas da leitura da editora IMEPH, para os alunos do terceiro e quarto ano que receberam mochilas com livros didáticos e para-didáticos, a coordenação da comemoração da Semana Nacional do livro Infantil informou que o objetivo na foi de apenas comemorar a data, mas de realizar várias atividades para a motivação da leitura com as crianças e adolescentes das escolas públicas municipais.” Nós entendemos que a leitura é a base para o desenvolvimento de qualquer ser humano, e o nosso gestor municipal priorizou que no seu primeiro ano desta nova gestão, priorizou o incentivo a leitura e conseqüentemente o fim o analfabetismo de Iguatu” afirmou a secretária Benildes Uchoa. A secretaria de Cultura e Turismo de Iguatu também participou da comemoração da Semana Nacional do livro Infantil realizando vaias ações na Biblioteca Pública Municipal, “ estivemos realizando durante toda semana, ações pedagógicas onde o público infantil teve o contato direto com livros e brincadeiras que direcionavam para a motivação da leitura” disse a secretária Diana Mendonça que em seguida anunciou uma novidade para os amantes da leitura em Iguatu, “ a nossa Biblioteca Pública Municipal estará funcionando a partir de agora todos os dias da semana, de domingo a domingo e também nos feriados, sempre as 07hs30min. ás 22hs” disse.

Agricultores de Iguatu irão receber o Seguro Safra em junho

Falamos na noite desta sexta-feira, 17/04 coma Coordenadora Geral do Seguro Safra, Dione Freitas que confirmou para a nossa reportagem sobre a aprovação dos novos dados que foram enviados para Brasília que foram analisados por uma comissão, “ analisamos toda a documentação e aprovamos os novos dados porque compreendemos que aconteceu uma inversão de dados, vamos enviar um ofício para a entidade que pediu uma nova analise dizendo que Iguatu está novamente no seguro Safra e em junho vamos realizar o pagamento do Seguro Safra para os agricultores” disse. Questionamos sobre os municípios de Orós e Quixelô que também passam pelo mesmo problema, “ até agora recebemos a documentação de Orós e nada de Quixelô, mas quero dizer que Iguatu receberá novamente porque analisamos e percebemos que aconteceram os erros, esperamos que realmente estes mesmos erros sejam detectados em Orós e Quixelô para poder liberar, caso contrário continuarão fora do Seguro Safra” finalizou.

Fotos: protesto dos agricultores de Iguatu

Faltam 87 centímetros para o sangramento da Barragem de Orós

Esta é a informação repassada pelo DNOCS de Orós para o nosso site, em média está subindo 11 centímetros por dia o nível da água no paredão da barragem de Orós, continuando neste volume em oito dias o gigante Orós poderá sangrar,esta é a expectativa de populares da cidade e região.

Comissão em Brasília define nesta tarde o pagamento do Seguro Safra para os agicultores de Iguatu

Atenção agricultores de Iguatu recebemos a informação direto de Brasília, onde aconteceu o encontro entre o Secretário de Política Agrícola da FETRAERCE, José Wilson e o Secretário Nacional da Agricultura Familiar, Adoniran Sanches, e o que ficou decidido neste encontro é o pagamento do Seguro Safra para os agricultores iguatuenses, esta é a decisão do Secretário Nacional, quem nos informou foi o próprio José Wilson, “ me reunião com o Adoniran Sanches e ele afirmou que Iguatu será incluído no Seguro Safra, basta apenas a aprovação do analista técnico, conhecido como Santiago, dar um parecer aprovando os dados novos que estão aqui e chegando na mesa dele, automaticamente irá aprovar e possivelmente no mês de junho será pago as três parcelas de uma só vez para os agricultores, afirmou o Secretário de Política Agrícola da FETRAERCE.
Entramos em contato com o técnico analista Santiago e ele nos confirmou o seu parecer positivo mas disse que na tarde desta sexta-feira irá acontecer uma reunião com a comissão responsável pela inclusão dos municípios no Seguro Safra e só ela é quem definirá a entrada de Iguatu para o recebimento, a reunião acontecerá logo mais ás 17hs.
A reportagem do Iguatu.Net irá acompanhar esta reunião e anunciaremos o resultado em nosso site.

Vídeo: Agricultores realizam protesto em Iguatu

Agricultores de Iguatu realizam protesto contra a EMATERCE

Agricultores realizaram um protesto pacífico
Agricultores demonstraram a sua força na manhã desta sexta-feira em Iguatu, um protesto que teve a participação de quase 1000 mil agricultores chamou a atenção de comerciantes, motoristas e populares. Este foi um movimento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais com o objetivo de chamar a atenção de todos para o problema do Seguro Safra que Iguatu não está fazendo parte do pagamento devido a dados que chegaram a Brasília onde informavam que a Terra da Telha não estava incluída na relação de municípios beneficiados. Segundo as normas do programa, a perda da safra deve ser superior a 50% para que os agricultores possam ser beneficiados pelo Garantia Safra. Entretanto, o índice de perda da safra apresentado em documento elaborado pela Ematerce e encaminhado para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) referente a Iguatu, Orós e Quixelô foi inferior a 50%. A concentração aconteceu na Praça dos Prefeitos e saiu pelas ruas por volta das 9hs, o término do protesto foi em frente à sede da EMATERCE/Iguatu na Avenida Perimetral. Uma comissão formada por representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vereadores e da imprensa local, foi recebida pelo presidente da EMATERCE/Iguatu, Joaquim Virgulino, no qual explicou com detalhes o que realmente aconteceu, “ aconteceu uma inversão de valores, onde os números da perca e da produção foram invertidos causando a retirada de Iguatu da relação do Seguro Safra” disse. A presidente do Sind. dos Trabalhadores Rurais, Natália Feitosa, que esteve à frente de toda movimentação, destacou que esta não é a hora para se achar os culpados, mas de se ter uma resposta de quando isto será resolvido, “ claro que queremos saber quem errou, mas o que pretendemos agora é saber quando os nossos agricultores receberão o seu dinheiro, este é o nosso objetivo nesta manifestação” afirmou. Durante a reunião entre a comissão e os representantes da EMATERCE/Iguatu informações que chegaram de Brasília afirmavam que o coordenador da FETRAECE , Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Est do Ceará, José Wilson estaria se reunindo com o Secretário de Agricultura Familiar, Adoniran Sanches, em Brasília e após este encontro teria possivelmente uma resposta positiva para os agricultores de Iguatu. A reportagem do Iguatu.Net confirmou esta informação e em instantes estaremos entrando em contato com o José Wilson, Diretor da FETRAECE e ainda estaremos apresentando o resultado deste encontro que está acontecendo em Brasília.

Homem é encontrado morto a tiros em Mombaça

No dia de ontem, 16/04/09, por volta das 11:00 horas, uma ligação anônima, para o telefone de emergência (190), informava sobre um cadáver encontrado às margens da Rodovia Castelo de Castro, no distrito de Umari, distante 28 Km de Mombaça/CE.
Em seguida, os policiais militares, na VTR-2322, comandada pelo CB PM LIOMAR compareceu no local e por falta de documentação ou de alguém que soubesse fornecer alguma informação sobre a vítima, apenas souberam informar que trata-se de um corpo do sexo masculino, com aparência de uns 30 anos de idade, cabelos pretos e lisos, alto, trajando calça jeans azul, camisa gola pólo vermelha, jaqueta preta e calçados preto. Aguardamos a chegada de policiais civis que encaminharam o corpo para o IML de Iguatu/CE. Embora o resultado da perícia não tenha saído, mas havia orifícios parecidos com lesão por arma de fogo, no pescoço, cabeça e tórax, inclusive, próximo ao corpo, havia um projétil de arma de fogo.

Arma é apreendida em Jucás

No dia de ontem, 16/03/09, por volta das 12:00 horas, uma denúncia anônima através do telefone de emergência (190), dava conta de que na rua João Luna, nº 36, no centro de Jucás/CE, estava havendo um tumulto por conta de desordens provocada por uma pessoa conhecido como "LOURO BATISTA".
Logo em seguida, o Polícia Militar, através da VTR RP-2392, comandada pelo CB GERALDO, compareceu até o local da ocorrência e constatou o fato, sendo que o infrator já estava calmo, mas, este ao perceber a presença do ex-marido de sua esposa, denunciou que o mesmo possuia uma arma de fogo, no entanto, de imediato, o Sr ALCEU JOSUÉ DE SOUZA (denunciado), 75 anos, viuvo, aposentado, natural de Jucás-CE, residente na rua João Luna, nº 36, Centro, Jucás-CE, foi até a sua casa, pegou sua arma, um revólver de marca Taurus, calibre 32, nº 409685, com dois cartuchos intactos e apresentou aos policiais, que realizaram sua condução até a sede do Destacamento, onde entraram em contato com a Delegacia Regional de Iguatu, que orientou aos policiais que enviasse a arma através de Relatório, para ser feito o Inquérito por portaria, e, liberasse o dono da arma devido o seu estado de saúde e idade.

Mulher morre atropelada em Mombaça

No dia de ontem, 16/04/09, por volta das 12:00 horas, apresentou-se na DPC de Mombaça/CE, o motorista da empresa Itapemirim, MARTINS PERNAMBUCANO RIBEIRO, casado, 37 anos, natural de Sobral/CE, residente na rua Monsenhor Domingos, nº 213, bairro centro de Forquilha/CE, informando que conduzia o veículo ônibus, Pas/ônibus A N APL TC de placa MQU-1086/ES, no sentido Mombaça/Acopiara, quando no distrito de Zorra, distante 18 Km de Mombaça/CE, havia atropelado uma mulher que atravessou a referida rodovia, sem que desse tempo de o mesmo desviar, e que também não socorreu a vítima por medo de represália.
Em seguida, os policiais civis contactaram com os policiais militares na VTR-2322, comandada pelo CB PM LIOMAR, que se deslocou até o local, e identificou a vítima como sendo ANTÔNIA EVANILDA DE SOUZA, solteira, 46 anos, do lar, natural de Mombaça/CE. Os policiais permaneceram no local até a chegado dos policiais civis, que encaminharam o corpo da vítima para o IML em Iguatu/CE. Vale ressaltar que populares informaram que a vítima sofria de problemas mentais.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |