terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Requerimentos apresentados na sessão da Câmara Municipal de Iguatu

Nesta terça-feira, 10/02, foram apresentados os seguintes requerimentos na sessão da Câmara Municipal de Iguatu:
Vereador Jarim:
Solicitou ao secretário de saúde, Joab Soares, a construção e implantação do posto de saúde no Bairro Chapadinha, pois este é o apelo dos moradores da localidade.
Solicitou a Secretaria de Infra-Estrutura para as ruas: Travessa Tomé de Souza (Vila Neuma) e parte da Rua Projetada (Chapadinha).
Vereador Ednaldo Lavor:
Solicitou a construção de uma quadra de esportes no Sítio Lagoa Redonda ( Alencar)
Pede a Secretaria de Infra-Estrutura, solicitando o término do calçamento do alto da caixa ( Vila Alencar)
Solicita também a Secretaria de Infra-Estrutura, a construção de um colégio de ensino fundamental, ( escola rural), no Sítio Aroreiras.
Pede a mesma secretaria a reforma na praça Joaquim Alves de Lavor ( Vila Estrada)
Em outro requerimento o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, pede a Secretaria de Saúde, a implantação de atendimentos de PSFs, nas seguintes localidades:
Sítios Timbaúba, Catingueira, Baixios, Várzea Grande, Arceno e em Lagoa Redonda.
Ednaldo Lavor pediu novamente a Secretaria de Infra-Estrutura, a construção de uma quadra de esportes no Sítio Aroeiras.
E para finalizar solicitou em requerimento a Secretaria de Saúde, a implantação de mais um PSF na Vila Alencar, para atender um apelo dos moradores.
Vereador Louro da Barra:
Pediu em requerimento a Secretaria de Infra-Estrutura, a recuperação das estadas das seguintes localidades: Gameleira, Barra, Cavaco e Cantinho.
Vereador Ronald Bezerra:
Enviou um requerimento parabenizando a EAFI/Iguatu, pelo destaque OBMEP( Olimpíadas Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas) que aconteceu em agosto e novembro de 2008, 1ª e 2ª fase. Ainda parabenizou os alunos em destaque o aluno José Leandro.
Apresentou requerimento parabenizando o Dr Hildernando Bezerra pela sua coluna no Jornal A Praça.
Pede em outro requerimento ao Prefeito Agenor Neto, a construção de uma quadra coberta para a Vila Gadelha
Em outro requerimento pede novamente ao Prefeito Agenor Neto a construção do abastecimento de água do Sítio Morada Nova, Distrito do Gadelha.
Para finalizar pede novamente ao chefe do executivo iguatuense a construção de casas de alvenaria em substituição as casas de taipa no Sítio Morada Nova, Distrito do Gadelha

PLANTÃO SAÚDE: Iguatu nas últimas 24 horas.

Iguatu.Net direto da Câmara Municipal cobertura online

Saiba em primeira mão os nomes dos representantes nas comissões que foram eleitas no dia de hoje: Comissão de legislação, constituição, justiça e redação final: Presidente: Aderilo Filho Relator: Jarim Membro: João Inácio Comissão de orçamento, finanças e fiscalização: Presidente: Nelho Bezerra Relator: Louro da Barra Membro: Mário Rodrigues

Sessão na Câmara Municipal de Iguatu será às 15hs

Atenção internautas, para quem deseja acompanhar a sessão dos vereadores que irá acontecer hoje na "Casa de Todos os Iguatuenses", ocorreu uma modificação de horário, a sessão será às 15hs, então quem deseja ouvir a transmissão online basta acessar o nosso site ou o www.camaradeiguatu.ce.gov.br .

PM continua na busca de assaltantes do Banco do Brasil

Continuam as diligências na região a procura dos assaltantes da agência do Banco do Brasil de Icó, a informação que chegou há poucos isntantes para o nosso site, confirmam que neste exato momento várias viaturas da PM estão percorrendo áreas rurais, destaque para o Coronel Gomes Filho que assumiu o comando da 2ªCIA/2ºBPM e que está em uma destas viaturas a procura dos bandidos.

Prêmio homenageia empresas do Centro-Sul

A Região Centro-Sul do Estado conhecerá, nesta quinta-feira (12), os agraciados com o Prêmio Contribuintes Ceará 2008. Serão homenageadas, ao todo, 15 empresas que se destacaram no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) — principal fonte de receitas próprias do Estado — e três entidades filantrópicas que mais receberam doações de notas fiscais, por meio do programa “Sua Nota Vale Dinheiro”.A terceira solenidade de entrega da premiação — a segunda no Interior — acontecerá a partir das 20 horas, no Sesc de Iguatu. O Prêmio Contribuintes é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em parceria com Sistema Verdes Mares. Conta com o patrocínio da OI, Bradesco, M. Dias Branco, Coelce, Petrobras e Banco do Nordeste.Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Iguatu, Valmir Alves de Oliveira, o prêmio é de muita importância para o setor empresarial “por se tratar de um reconhecimento público à arrecadação que as empresas fazem aos cofres do Estado”.
“A partir do momento em que isto aparece ao grande público, valoriza todo o segmento empresarial e é um fator de motivação, inclusive para aumentar a arrecadação”.Gestão por resultadosConforme Oliveira, “o dinheiro arrecadado ajuda a promover o desenvolvimento do nosso Ceará com aplicação em obras estruturantes, escolas e hospitais”.Desta forma, o Estado vem planejando as ações a serem executadas por meio de um novo modelo de gerenciamento. Trata-se da gestão pública por resultados, do Sistema MAPP (Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários) e do Orçamento Participativo Regionalizado, que envolveu mil participantes, em 14 oficinas regionais e em um Fórum Estadual de Monitoramento das Ações e Projetos Prioritários.Apesar da crise mundial, o Ceará tem suas contas sanadas e seus indicadores macroeconômicos equilibrados. De acordo com o vice-governador, Francisco José Pinheiro, “não querendo ser tachado de excessivamente otimista, em um ano de ambiência internacional muito difícil, como será 2009”, o Estado está preparado para amenizar os efeitos negativos da crise. “Os investimentos programados terão importante papel anticíclico e promotor do emprego.
Estamos cientes de que o desenvolvimento do Ceará depende da participação e envolvimento de toda sociedade. E cada um de nós, além do encargo de responsabilidade pelo que deverá ser feito, possui o mérito pelo que foi já foi exitosamente realizado”.
Fonte: DN

Aeroporto de Iguatu está fechado para manutenção

Esta é a informação que observamos no site oficial do DER do Ceará, clique aqui e acesse o site, onde informa que desde às 00:00hs de hoje a pista do Aeroporto José Tomé da Frota, está fechada para manutenção, entramos em contato com o DER de Iguatu mas não conseguimos a informação sobre o retorno do funcionamento do aeroporto.

Vereadores voltarão a se reunir hoje na Câmara Municipal

Vereadores votam primeiras Comissões Permanentes da Câmara Municipal

Os vereadores de Iguatu na sessão ordinária realizada na última quinta-feira. Definiram em votações as formações de duas das comissões permanentes para o biênio 2009/2010. As comissões são órgãos técnicos criados pelo Regimento Interno da Casa e constituídas de três parlamentares nas funções de presidente, relator e membro. A finalidade do órgão é examinar, discutir, fiscalizar, propor e votar as propostas de Leis que são apresentadas à Câmara.

Por unanimidade foram votadas as primeiras comissões de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ); que é constituída pelos integrantes, Aderilo Alcântara - presidente, Francisco Antunes (Jarim) - relator e João Inácio - membro. A comissão de Finanças, Orçamento, e Fiscalização ficou composta pelos edis Nelho Bezerra - presidente, Francisco Benigno (Louro da Barra) - relator e Mário Rodrigues - membro. No decorrer das próximas sessões serão apresentadas outras comissões como: Obras e Serviços Públicos, Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo entre outras comissões que serão formadas.

No grande expediente o vereador Jarim, voltou seu pronunciamento para tratar da falta de segurança que vem assolando Iguatu e Região Centro Sul do Estado. Na ocasião solicitou que fosse enviado ofício de parabéns ao radialista Pinheirinho, e ao novo comandante da 2º Cia/2º BPM, tenente coronel Gomes Filho, pela entrevista concedida ao apresentador. Jarim classificou como uma tristeza a realidade que vem sofrendo a população de iguatuense por essas constantes ondas de violência. Já o vereador Mário Rodrigues ressaltou que o governo do Estado, está concedendo benefícios às pessoas de baixo poder aquisitivo com o Programa de auxílio para a 1ª habilitação através do DETRAN. Mário tratou também sobre a transferência de funcionários da administração, dizendo que os vereadores não podem concordar da forma que esta sendo feita essas mudanças de locais de trabalho.

Com aparte o vereador João Inácio, questionou as transferências dizendo esperar que o líder do prefeito, contorne a situação junto à administração, para que injustiça não seja feita com os trabalhadores. Nessa mesma sessão João Inácio explanou sobre a interiorização do futebol cearense pedindo mais apoio por parte da prefeitura para os times iguatuenses. O vereador Nelho Bezerra, disse achar importante o assunto trazido pelo colega Jarim sobre a segurança no município. Falou que Iguatu e o interior do Estado estão abandonados nessa área pelo governo do Estado e que a Casa precisa realizar uma Audiência Pública brevemente sobre esse assunto. Ressaltou a preocupação do prefeito em atender primeiro as prioridades dos munícipes para depois investir. Em relação à obtenção da primeira CNH, o líder do prefeito na casa, vereador Aderilo Alcântara esclareceu que muitas pessoas estão pensando que esse projeto é para receber a CNH, sem passar por todo o processo regular. Disse que é importante que seja esclarecido a população porque muitas pessoas estão pensando que irão receber a carteira em casa. Sobre a violência disse que é injustificável a falta de investimentos neste setor por parte do governo do Estado. Em relação as transferência, discordou do colega Mário dizendo que não há perseguição por parte da administração com os trabalhadores do município.

O presidente da Casa, vereador Ednaldo Lavor, se pronunciou explicando que fez a solicitação junto à administração para preenchimento de duas vagas no matadouro do Distrito de Alencar, por isso houve essas transferências. Sobre a falta de segurança no município, concordou com os colegas, acrescentando que é pretensão da mesa diretora marcar uma audiência com autoridades, justiças e órgãos ligados a segurança do Estado e município. Ednaldo encerrou a sessão parabenizando os colegas e agradecendo a todos pela boa participação.

Participe das sessões na Câmara Municipal de Iguatu, todas às terças e quintas-feiras, a partir das 16h. Escute também pela Rádio Câmara On line, atraves do Iguatu.net ou pelo site www.camaradeiguatu.ce.gov.br

Quixelô irá ganhar projeto de combate às drogas

No próximo dia 27 de fevereiro às 10hs na Câmara Municipal de Quixelô, irá acontecer a aula inaugural do PROERD( Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), no qual 210 alunos estarão participando do projeto, "este é um projeto que firmamos com o Comandante da 2ªCIA/2ºBPM, e vamos a partir deste mês de fevereiro oferecer a oportunidade para muitos jovens do nosso município, onde os mesmos ficarão distantes das drogas e aprenderão com os militares a ter uma vida regrada e levada para o bem" disse Gilson Oliveira, prefeito de Quixelô.
O que é o PROERD
É um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 5º ano que encontram-se na faixa etária de 09 a 12 anos de idade e dos adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.
O PROERD também oferece um curso especifico à família, é desenvolvido em 5 (cinco) encontros, uma vez por semana, durante 2 (duas) horas. Tem como objetivo capacitar os pais a ajudarem os seus filhos a fazerem escolhas positivas. São discutidas informações relacionadas com fatores de risco e proteção, rede de apoio, resolução de conflitos, técnicas de comunicação, entre outros.

MEC fará levantamento para apurar Infra-Estrutura das escolas

Uma ferramenta que já está em teste fará o mapeamento da infra-estrutura das escolas públicas brasileiras. Desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), o sistema de levantamento da situação escolar na web (LSEweb) irá apurar, em parceria com as secretarias estaduais municipais de educação, as condições de equipamentos, mobiliários, banheiros, refeitórios e outras áreas de unidades escolares.
De acordo com o FNDE, o objetivo é criar um banco de dados para “balizar políticas públicas educacionais e melhorar a gestão escolar”. Quando um município solicitar a reforma de uma escola, por exemplo, será possível identificar pelo sistema a condição da estrutura.
A ferramenta está sendo testada esta semana no Ceará. Gestores do município de Aquiraz receberão treinamento para preencher corretamente os formulários com as informações sobre as escolas. Segundo o FNDE, a capacitação no restante do país deve começar em março. Agência Brasil

Iguatu terá 1º Conselho Municipal da Juventude

Por: Idevan Martins. A Prefeitura de Iguatu, através da Secretaria do Esporte e Juventude, realizará um processo de pré-conferências em todo o município, no período de 12/02 á 04/03, para Formar o Conselho Municipal de Iguatu, que tem como objetivo mobilizar a juventude para levantar suas bandeiras e fortalecer a atuação em rede em torno do tema juventude. Essa ação está inserida dentro do Sistema de Políticas Publicas para a juventude da Administração Construindo o Nosso Futuro.
O Conselho Municipal de Juventude será formado por 20 jovens representantes da Sociedade Civil e 10 representantes do Poder Publico, das diversas secretarias, coordenadorias que atuam no segmento jovem. Para fazer uma eleição com uma verdadeira participação e democracia, a Prefeitura irá realizar 13 Préconferencias em todo o município, sendo 08 na zona rural nos distritos de: Alencar, Barro Alto, Baú, Cardoso, Gadelha, Suassurana, Riacho Vermelho e Santa Rosa e 05 na zona urbana, dividida por temática como: Educação e Trabalho, Cultura, tecnologias da Informação, Comunicação, Espiritualidade e Religião. Saúde, Esporte, Lazer e Entretenimento. Assistência Social, Direitos Humanos, Segurança Publica, Jovens com Deficiência, Raça Etnia e Gênero. Juventude Rural e Meio Ambiente. Em cada préconferencia serão eleitos 03 representantes da temática e do distrito para concorrer à vaga na Conferência Extraordinária, que está marcada para o dia 17 de março.
“Pretendemos com isso ouvir os anseios de toda a juventude, dando prioridade também aos jovens da zona rural, onde as políticas publicas são mais tardias”. Falou Izaura Gomes, subsecretária do Esporte e Juventude. È desejo do Prefeito Agenor Neto, fomentar mecanismo de participação do jovem nas ações do Poder Público. Com a implantação do Conselho Municipal de Juventude, Iguatu será a cidade pioneira da Região Centro-Sul do Ceará, a se preocupar e a criar políticas públicas para esta parcela considerada juventude na faixa etária de 15 á 29 anos. Você jovem que tem o desejo de mudança da realidade, venha participar desse instrumento de controle e atuação. Maiores Informações: Secretaria do Esporte e Juventude Fone: (88) 3581.6002/ 8836.1905 / 8836.1915.

Apreensão de menor por tentativa de roubo em Iguatu

No dia de ontem, 09/02/09, por volta das 13:30 horas, a Policia Militar compareceu à rua Governador Plácido Castelo, s/nº, Iguatu-CE e apreendeu um menor de 17 anos, solteiro, sem profissão definida, natural de Iguatu-CE, que na companhia de um outro menor, o qual evadiu-se do local, os mesmos tentaram roubar um aparelho de celular, pertencente à FRANCISCO SANDRO DA SILVA, 34 anos, solteiro, mecânico, natural de Acopiara-CE. Segundo informações da vítima, os indivíduos o abordaram e o mesmo reagiu, conseguindo pegar e deter um dos infratores. Vale salientar que o menor apreendido é autor de vários furtos e roubos em Iguatu, principalmente assaltos à pessoas, subtraindo seus celulares.

PM envia notificação sobre assalto ao Banco do Brasil de Icó

Leia a notificação oficial da Polícia Militar sobre o assalto a agência do Banco do Brasil em Icó, confira logo abaixo:
No dia de ontem, 09/02/09, por volta das 16:20 horas , a Polícia Militar compareceu a agência bancária ( Banco do Brasil), situada na Av. Nogueira Acioly, centro da cidade de icó-CE, onde a mesma foi vítima de roubo. 04 infratores usando uniformes da Polícia Federal, sendo que 03 adentraram na agência bancária e 01 aguardando no interior de um veículo ECO SPRT de cor vermelho, os 03 que adentraram na agência abordaram o vigilante de nome, FRANCISCO GERALDO TEODORO, o qual é funcionário da SERVES SEGURANÇA, este estava no posto de serviço onde ficam os caixas eletrônicos, sendo abordado por um dos infratores que estava armado de pistola, forçando a acompanha-lo até a porta giratória, o 2º vigia de nome MARCOS CORREIA LIMA, também da SERVES SEGURANÇA, o qual estava no interior da agência, ao se aproximar da porta giratória foi forçado a abrir a mesma por o 2º falso agente federal, que encontrava-se armado com uma metralhadora e ao adentrarem na agência tomaram as armas dos vigias e abordaram a gerente do banco OZIMEYRE PENAFORTE DA SILVA CAETANO, e a obrigaram a abrir o cofre com uma arma apontada para sua cabeça, os infratores juntaram todo o dinheiro, destruiram o sistema de monitoramento( câmeras) e saíram levando o dinheiro. Até o momento não sendo informado a quantia. Adianto-vos que os infratores levaram consigo as armas dos vigiante 1º Revólver Taurus nacional cal. 38 nº KI 497374 2º Revolver Taurus nacional calibre 38 nº 1654100. Segundo informações o roubo teve a duração de aproximadamente 08 min e que os infratores estavam de cara limpa e o sutaque dos mesmos não eram de cearenses.
A Polícia Militar sob ocomando do - Maj. QOPM Francisco José AMARAL Lima MF 028.567-1-9 , compareceu ao local, acionou todos os destacamentos da regíão, saíram em diligências no intuito de identificar , localizar e prender os infratores.

Colisão de veículos em Quixelô

No dia de ontem, 09/02/2009, por volta das 17:30 horas, a Polícia Militar compareceu a CE 154, a 08 KM da distância da sede de Quixelõ-CE, onde ocorreu uma colisão, envolvendo uma honda biz de cor azul, placa HXH 7725, guiada por FRANCISCO APARECIDO DE ARAÚJO, 41 anos, solteiro, pedreiro, natural de Quixelô-CE, o qual quebrou o anti-braço esquerdo, socorrido ao hospital local e em seguida transferido para hospital regional de Iguatu-CE, onde encontra-se em obsevação, 2ª vítima VALDEGLACIO FERREIRA DE ARAÚJO, 40 anos, casado, natural de Quixelô-CE, o mesmo quebrou a perna esquerda, socorrido ao hospital local e em seguida transferdo para hospital regional de Iguatu-CE, onde encontra-se em observação. 2º veiculo envolvido trata-se de uma F250 guiada por uma pessoa conhecida por VALDECI, o qual evadiu-se do local, sem prestar socorro as vítimas.

Recaptura de preso em Icó

No dia de ontem, 09/02/09, por volta das 09:00 horas, a Polícia Militar compareceu ao bairro Joaninha Sobral e prendeu o detento JOSÉ NILDO PEREIRA DE ARAÚJO, 26 anos, solteiro, agricultor, natural de Icó-CE, o mesmo havia empreendido fuga no 08/02/09, conforme foi informado no RADIOGRAMA Nº 046. Vale salientar que o infrator responde pelo Art. 121 do CPB. A Polícia Militar após tomar conhecimento da localização do infrator, se deslocou ao local e efetuou a prisão do infrator e o conduziu à DP local para serem adotados os procedimentos cabíveis.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |