sábado, 5 de dezembro de 2009

Acidente de trânsito deixa motoqueiro em estado grave nas Barreiras dos Constantinos

No início da tarde deste sábado nas Barreiras dos Constantinos aconteceu um acidente de trânsito, onde os seguintes veículos uma moto Suzuki de cor prata sem placa colidiu com uma F400 vermelha de placa - MUF-9219, neste acidente o piloto da moto, que estava sem capacete, o Francisco Teles Gomes, 37, sofreu politraumatismo com fraturas nos braços, pernas e um TCE. O mesmo foi socorrido no local inicialmente pelo motorista da F 400, Anailton de Oliveira Lopes e em seguida pela equipe do Corpo de Bombeiros que foi formada pelos SD Ricardo, Correia e o SGT - Aluizio.

Chegando ao Hospital Regional de Iguatu, Francisco Teles, foi levado para o IGF de Fortaleza em estado gravíssimo.

Participaram desta operação a viatura 44 da PM com os soldados Jorgenei e Aldenísio.

Deputados apoiam projeto de emancipação no Ceará

Em seu discurso de congratulação ao novo presidente do CPAL, deputado Domingos Filho, o presidente da União Nacional das Assembleias Legislativas (Unale), deputado Clóvis Ferraz (DEM-BA), lembrou que a prerrogativa de legislar sobre emancipações foi retirada dos estados e que é preciso lutar para ter essa iniciativa de volta.
Para Clóvis Ferraz, a Lei Complementar aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará foi uma ousadia que segundo ele, vai despertar as outras assembleias a apresentar projetos semelhantes para instigar o Congresso Nacional, a votar a Lei Complementar que garante aos estados a prerrogativa de emancipação de distritos.
"Essa lei votada no Ceará que está dando a prerrogativa da Assembleia de fazer as emancipações, vai forçar o Congresso a rever sua posição e, assim, nos devolver a prerrogativa de legislar sobre criação de municípios", atesta.

Ele assevera que apresentará na Bahia um projeto de Lei Complementar nos mesmos moldes do projeto aprovado aqui, uma iniciativa que para ele, deveria ser seguida pelas demais assembleias.

Já para o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), ex-presidente da CPAL, a Lei Complementar de Domingos Filho não se caracteriza inconstitucional, pois considera ser um resgate de uma prerrogativa.

Usurpada

"Eu diria que essa prerrogativa nos foi usurpada, nos foi retirada de maneira indevida, ficou um buraco negro. Faz 13 anos que isso ocorreu e, portanto, essa iniciativa do deputado Domingos Filho está estabelecendo a norma específica dentro da realidade do Ceara o que é muito oportuna", opina.

Alberto Pinto destaca que atualmente Minas Gerais tem 853 municípios, por isso não ser uma necessidade vigente para o Estado a emancipação de distritos. Porém alerta que essa é um boa hora, para aqueles estados que possui demandas de emancipações, fazer essa discussão.

"Estivemos mais de uma vez com o presidente (da Câmara dos deputados) Michel Temer. Há a promessa de colocar em pauta o projeto de Lei Complementar, portanto essa iniciativa do Domingos Filho é louvável".

O presidente da Assembleia do Piauí, deputado Temístocles Filho (PMDB), não pretende seguir os passos do Ceará. Ele argumenta que ainda é preciso o Congresso Nacional regulamentar a Lei Complementar.

Diário do Nordeste

Biografia de Padre Cícero deve inspirar filme

Reportagem publicada no Jornal O Estado de S. Paulo deste sábado (5) revela que a biografia Padre Cícero – Poder, Fé e Guerra no Sertão (Cia. das Letras, 540 págs, R$ 49), do escritor Lira Neto, já entrou nas listas dos mais vendidos deste final de ano e seu ritmo chamou a atenção do cinema. A produtora brasileira RT/features comprou os direitos para a tela grande, e o diretor será Sérgio Machado (de Cidade Baixa). A obra chega em momento chave do processo de reabilitação histórico-eclesial do padre pelo Vaticano, conforme afirmou ao Estado o bispo italiano Fernando Panico, da Diocese do Crato.

“Quando estive com o papa Bento 16, agora em setembro de 2009, ele próprio – que foi quem pediu a revisão dos fatos de Juazeiro quando ainda era o Cardeal Ratzinger, prefeito da Congregação da Doutrina da Fé – prometeu solicitar que apressassem a conclusão desse caso”, disse d. Fernando Panico.

Padre Cícero foi alvo de um tumultuado processo eclesiástico, que resultou em sua suspensão das ordens sacerdotais e, mais tarde, de um decreto de excomunhão do Santo Ofício, em Roma. À época, ele foi acusado de desobediência e de insubordinação pela alta cúpula do clero. Morreu proscrito pela Igreja, aos 90 anos. Para Lira Neto, autor da biografia, a reabilitação canônica do Padre Cícero precisa ser compreendida dentro do contexto da “guerra santa” entre católicos e neopentecostais. “A Igreja, tardiamente, percebeu que o fenômeno Padre Cícero é forte demais para ser combatido ou esquecido.”

Segundo Lira Neto, seu livro busca renovar esse interesse em um outro front, o do leitor comum, mas se vale para isso de uma investigação minuciosa e do mergulho em valiosas fontes primárias. O livro tem como sustentáculo o acervo de 900 cartas trocadas entre os protagonistas da história, oriundos do Departamento Histórico da Diocese do Crato, e os documentos sob a guarda do Arquivo Secreto do Vaticano. Manuscritos produzidos sob a emoção dos acontecimentos que culminaram na expulsão de Cícero da Igreja Católica, a história tem “todos os ingredientes típicos de um autêntico thriller”, segundo o autor: intrigas eclesiásticas, traições, mistérios, assassinatos nunca esclarecidos.

Jangadeiro Online

Aí foi demais....presidiário portava arma de fogo dentro Cadeia Pública de Mombaça

No dia de ontem, 04/12, por volta das 15:00 horas, policiais militares pertencentes ao destacamento de Mombaça-CE, após receberem uma denúncia anônima, efetuaram a apreensão de um revólver e dois aparelhos celulares no interior da cadeia pública de Mombaça-CE.

A Polícia Militar, através da VTR-2322, composta pelos policiais, CB PM WILLIAM, SD PM NILTON, SD PM FILHO, SD PM SANDRO e SD PM JAIRO, efetuaram uma busca no interior das celas, pois tinham a informação de que um detento da cela 02 e que levava no corpo uma cicatriz, estaria de posse de um revólver no interior da cela. Após a busca, foi constatada a veracidade da denúncia. Foi apreendido, nesta mesma cela, um revólver Taurus, calibre 38, de numeração raspada, com capacidade para seis tiros, com seis cartuchos intactos. A arma estava com Rogério Sobreira da Silva, 35 anos, solteiro, natural de Mombaça-CE. Este responde ao Art. 121 do CPB, em Minas Gerais. Na cela 05, a PM apreendeu ainda dois aparelhos celulares, um da marca NOKIA e outro SAMSUNG, que estavam com o detento Antônio Vanderlan Gerônimo da Silva, 34 anos, agricultor, natural de Mombaça-CE e que responde ao Art. 121 do CPB, em Pedra Branca/CE. A PM apresentou a arma e os celulares, como também os infratores à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas cabíveis.

Justiça e PM em ação contra o tráfico em Mombaça

Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 14:00 horas, policiais militares pertencentes ao destacamento de Mombaça-CE, após receberem uma denúncia anônima, informando que na rua Fracisca Vieira Benevides nº 133 Vila Recreio, Mombaça-CE, fucionava uma casa de tráfico de drogas.

A Polícia Militar, através da VTR-2472, composta pelos policiais, Cap. QOPM FERREIRA, SD PM NILTON, juntamente com a VTR – 499 da Policia Civil, composta pelos Delegado MIGUEL, MARCOS SANDRO, inspetores FERNANDO, RENATO e RINGO, foram em diligència ao local citado acima com um mandado espedido pelo Juiz da Comarca de Mombaça-CE, Dr. Nilton Marques Dantas, sendo presos em flagrante as pessoas, FRANCISCO EDILSON MARIANO COUTINHO, 48 anos, casado, agricultor, natural de Mombaça-CE, sua esposa, FRANCISCA ZENAILDA DE LIMA COUTINHO, 58 anos, aposentada, natural de Mombaça-CE, residente na Rua Francisca Vieira Benevides, nº 133, Mombaça-CE e os filhos FRANCISCO VICENTE DE LIMA COUTINHO, conhecido por "VICENTE", 25 anos, solteiro, agricultor, natural de Mombaça-CE, JOSE HILTON DE LIMA COUTINHO, conhecido por "NOVINHO", 24 anos, solteiro, agricultor e ANTONIA EDNA DE LIMA COUTINHO, conhecida por "Lôlô, 28 anos, solteira, natural de Mombaça-CE; sendo encontrado na casa uma quantia de R$ 170,00 (cento e setenta reais), 100,2g de CRAK, 01 revólver calibre 32, marca Taurus, nº 482937, com 06 cartuchos intactos, 01 cartucho de 32, 01 espingarda socadeira, 01 balança de precisão da marca Damond. Todos foram presos por associação ao tráfico e porte ilegal de arma, sendo conduzidos a Delegacia de Mombaça-CE para serem feitos os devidos procedimentos cabíveis.

Casa é furtada no Sítio Tanque/Iguatu

Nesta sexta-feira,04/12, por volta das 18:00 horas, a Polícia Militar recebeu a informação de um furto ocorrido no sítio Tanque, distante 04 km de Iguatu-CE.

Após tomar conhecimento do fato, delocou-se ao local a VTR RP 2442 composta pelos policiais CB PM MELO e SD PM GEORGE NEY, que entraram em contato com a vítima, Elias Fernandes da Silva, 32 anos, que teve sua residência, na Vila Tanque, nº 194, furtada. Ao chegar em casa, a vítima percebeu a falta de várias roupas, um aparelho de DVD LG, uma câmera filmadora, um secador e algumas bijouterias. O furto foi praticado sem que tenha sido arrombado nenhuma porta e nem tampouco ocorrido destelhamento. Não se tem informação do horário do delito e nem de seus autores. A PM colheu as informações do fato e passou a diligenciar no intuito de identificar e prender o(s) autor(res) do delito.

Moto é roubada e depois encontrada pela PM em Acopiara

Nesta sexta-feira,04/12, por volta das 20:00 horas, a Polícia Militar foi informada acerca de uma ocorrência de roubo de veículo na Vila Arueira, entrada da cidade de Acopiara-CE.

A Polícia Militar, através da VTR 2482, composta pelo s policiais CB PM GABRIEL, SD PM VICTURIANO e SD PM BRAGA, foram acionados e se dirigiram ao local citado acima, onde constataram uma ocorrência de roubo a mão armada, tendo como vítima o Sr. FRANCISCO MÁRCIO DA SILVA . A vítima informou que se dirigia para a sua residência, quando foi abordado por dois indivíduos encapuzados, sendo que um deles estava armado com um revólver e através de ameaças, subtraíram o seu veículo tipo motocicleta, marca Honda titan 150cc, cor verde, ano 2004, placa HYZ-8136, depois evadiram-se do local, tomando rumo ignorado. Policiais militares saíram em diligências e por volta das 21:45 horas, o veículo foi localizado abandonado na rua Tibúrcio Soares, Acopiara-CE. A Polícia constatou que era a moto do fato acima descrito e recolheu para as depedências da DP local, onde foi devolvida ao seu proprietário.

Pescador lesiona criança com uma pedrada e vai preso em Quixelô

Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 10:00 horas, a Policia Militar foi informada via 190, através de denúncia anônima de que na Vila Antonico, um menor foi agredido com pedradas.

 Uma equipe policial, composta pelos policias militares, 1º Sgt PM MARCELO, SD PM LIMA NETO e SD PM MARCOS, foram em diligência na Vila Antonico, onde foi preso a pessoa de FRANCISCO GIOMAR BEZERRA, conhecido por "CORINHA", casado natural de Quixelô-CE, pescador, residente na Vila Antonico, o qual, com uma pedra de aproximadamente 01 Kg agrediu o menor F. A. L., 05 anos,  sendo lesionado na testa ( parte frontal do crânio). O menor foi socorrido para o hopital local e em seguida transferido para Barbalha-CE com suspeita de traumatismo-craniano. O outor foi conduzido para Delegacia de Policia Civil para que seja tomada as medidas cabiveis.

Acidente de trânsico em Acopiara

Nesta sexta-feira, 04/12, por volta de aproximadamente 16:00 horas, a Policia Militar foi informada via 190 de uma colisão na localidade do Sitio Timbaúba a 18 km da sede Acopiara-CE.

Após tomar conhecimento do fato, a Polícia Militar através das VTR 2482, composta pelo CB PM GABRIEL e o SD PM BRAGA, e a VTR. 2502, composta pelo SD PM ADAILTON e SD PM VICTURIANO, foram até o local para apurar os fatos e colher os dados pessoais das vitimas, MARCOS RICARDO DE SOUSA(condutor), 37 anos, casado, natural de Acopiara-CE e juntamente com JOSE SOBRAL DA SILVA (garupeiro), 27 anos, solteiro, natural de Acopiara-CE , os mesmos estavam voltando de Acopiara para suas residências visivelmente embriagados em uma Moto Honda 150cc de cor preta, PLACA HXP 4260 Caucaia/CE, quando no Sitio Timbaúba, colidiram-se frontalmente com uma Moto Yamaha XT 225cc de cor verde, PLACA CMT 4375 São Paulo, ano 99 ,nela se encontrava o Sr. JOSE LEONILDO BRITO RODRIGUES (condutor), 45 anos, e a Srª. MARIA DAS GRAÇAS DE CASTRO RODRIGUES (garupeira), 37 anos, casada, agricultora, natural de Pentecostes/CE. As vítimas foram socorridas para o Hospital local, sendo que o condutor do primeiro veículo sofrera Traumatismo Craniano encefálico e será transferido para Iguatu-CE ou Fortaleza-CE. O garupeiro teve algumas escoriações leve e vai ser liberado, o condutor da XT 225cc esta inconsciente e possivelmente será transferido para Fortaleza-CE, porque há suspeitas de Traumatismo na coluna, a garupeira foi transferida para Iguatu-CE com uma fratura na perna esquerda. As motos foram trazidas para este PPM.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |