quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ÁUDIO: Prefeito Agenor Neto visitou a Câmara no início dos trabalhos legislativos

Escute no final da reportagem, na íntegra, o discurso de Agenor Neto durante a primeira sessão da CMI em 2011

O prefeito Agenor Neto compareceu à Câmara Municipal, para dar início aos trabalhos do legislativo, na tarde desta quarta-feira. O chefe do executivo esteve acompanhado de sua comitiva, composta pelos secretários municipais e, também, pelo vice-prefeito, João Alencar.

O presidente da Câmara, o vereador Ednaldo Lavor, conduziu a cerimônia de abertura dos trabalhos e agradeceu a presença do prefeito, que ouviu de vários parlamentares palavras de apoio para os dois próximos anos da sua gestão.

“ Temos a honra de receber no início dos nossos trabalhos o melhor prefeito de todos os tempos de Iguatu, sua presença aqui Agenor Neto é um indício de que a parceria com esta casa irá continuar para o bem do povo iguatuense” destacou o vereador Ronald Bezerra.

“ Esta é a imagem que levaremos após sairmos desta sessão, a união entre poderes, mas com a sua independência, o presidente da Câmara Municipal e o nosso prefeito, representantes dos poderes do nosso povo e que estarão unidos por Iguatu, seja bem vindo Agenor Neto e que possa contar com esta casa para trazer os benefícios a esta terra” declarou o vereador Jarim.

Em seguida, o prefeito agradeceu pelas palavras, “Eu tenho a honra, junto com os nossos secretários, em visitar a câmara no primeiro dia de trabalhos legislativos e, também, desta nova legislatura, desejando a sabedoria de Deus, para que todos continuem tomando as decisões importantes em benefício da nossa população”, ressaltou Agenor Neto.

“Eu quero desejar um ótimo trabalho neste ano de 2011, em nome dos nossos secretários. Agradecer ao trabalho de parceria, no ano de 2010, que nós tivemos, juntamente com essa câmara. Desejo a todos os membros que nós possamos continuar com este trabalho, com o legislativo fiscalizando o executivo, votando as leis e repercutindo os fatos de interesse da sociedade iguatuense”, destacou o prefeito.

Para finalizar, o presidente da Câmara Municipal, Ednaldo Lavor, falou para a reportagem do site Iguatu.net sobre as ações planejadas para este ano, “ iremos fazer uma reestruturação da nossa sede, na próxima eleição teremos 17 vereadores e será preciso fazer uma preparação em nossa estrutura este será um dos nossos principais objetivos, mas continuaremos com a nossa maior marca que será levar para todos de Iguatu as nossas ações, trazer o povo mas também levar até o nosso povo cada ação em nossa casa, que Deus nos ajude neste momento e que possamos honrar esta presidência por mais dois anos” disse Ednaldo Lavor.

Escute o discurso de Agenor Neto na íntegra:

Cinco suplentes tomam posse na Assembleia Legislativa

A posse foi concedida durante a primeira sessão ordinária de 2011

A Assembleia Legislativa empossou nesta quinta-feira (03/02), durante a primeira sessão ordinária, os suplentes Professor Teodoro, pelo PSDB; e Francisco Pinheiro (PT), Daniel Oliveira (PMDB), Inês Arruda (PMDB) e Antônio Carlos (PT).

Na ocasião, o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), convidou os deputados Moésio Loiola (PSDB), Heitor Férrer (PDT) e Roberto Mesquita (PV) para conduzirem os suplentes empossados ao Plenário 13 de Maio, para a leitura do termo de compromisso.

A posse dos suplentes se deve à saída de deputados para secretarias do Estado. São eles: Gony Arruda (PSDB), Esporte; Camilo Santana (PT) Cidades; Mauro Filho (PSB), Fazenda; Ivo Gomes (PSB), Chefia de Gabinete do governador; e Nelson Martins (PT), do Desenvolvimento Agrário.

Fonte: AL

Promotor quer inteditar cadeia pública de Catarina

A falta de infraestrutura para abrigar detentos e as más condições físicas da Cadeia Pública do município de Catarina, na região dos Inhamuns, foram fatores determinantes para que o Ministério Público pedisse a interdição do prédio.


O promotor de Justiça alega que os detentos que estavam no prédio e corriam perigo, tendo em vista ele temer que o prédio viesse a cair sobre os detentos, além da falta de espaço para o banho de sol e um local mais conveniente para se respirar devido o local não ter a mínima condição higiênica.

Outro sério problema apontado pela sociedade está sendo um prédio, onde há muito tempo funcionou a Coletoria Estadual da Secretária da Fazenda do Estado e que hoje se encontra abandonado, servindo como local para a concentração de pessoas que vão consumir drogas. O prédio pertence ao Governo do Estado.

O radialista Diomar Araújo, denuncia que a situação da população de Catarina é muito preocupante, tendo em vista que a insegurança está dominando em todo o semblante da sociedade, apesar de a cidade ter um contingente policial com vontade de trabalhar; as condições oferecidas pelo Governo do Estado estão as impedindo-os, pois a única viatura que há no município está velha e sem a mínima condição de trabalho. Se for necessário fazer uma perseguição, os policiais militares têm que contar com a ajuda dos poderes Executivo e legislativo e de comerciantes que, na realidade, dão suporte aos policiais, ou caso contrário a coisa não anda.

E com esta medida de interdição do prédio da Cadeia Pública pelo promotor de Justiça foi que complicou ainda mais, A cidade está sem uma cadeia para colocar aquelas pessoas que cometem desmandos quando estão sendo pegues em flagrante, estão tendo que serem levadas para o município de Tauá, a um distância de mais de 70 quilômetros.

E o mais grave de tudo isto é que há prédios como o da Secretaria Estadual da Fazenda, onde por um bom período funcionou a Coletaria Estadual, estar desativado e só servindo para abrigar pessoas que vão fumar maconha ou provocar coisas indevidas; a sociedade está revoltada com esta situação e pede que haja uma medida do Governo do Estado, no sentido de pelo menos resolver este problema ou caso contrário a coisa poderá se complicar mais ainda.

O Estado

Vereadores debatem sobre acusações contra o prefeito de Várzea Alegre

Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira, 02, a primeira após a tumultuada sessão de quarta-feira da semana passada, 26, houve debates sobre as denúncias que envolvem o prefeito Zé Helder (PMDB), sobre suposto desvio de recursos da obra de saneamento básico que a prefeitura executa no bairro Varjota. Mas desta vez, os vereadores usaram um tom menos agressivo.


O vereador Zé Batista (PSDB) informou que as denúncias contra o prefeito já foram formalizadas na Justiça e na Controladoria Geral da União – CGU.

Chico Clementino (PSDB) voltou a afirmar a veracidade das denúncias, feitas com base em documentos, que segundo ele, provam as acusações e afirmou que o desvio de dinheiro da obra, atribuído ao prefeito Zé Helder, chega a um milhão e novecentos mil reais. O vereador ainda deu detalhes sobre os repasses da obra, orçada em mais de três milhões de reais.

O vereador Elonmarcos Correia (PPS), líder do governo, defendeu o prefeito, reafirmando que este não desviou recursos da obra. O Edil entregou um recibo que comprova que o restante dos recursos do dinheiro repassado pela FUNASA – Fundação Nacional de Saúde – estão em uma conta na Caixa Econômica Federal.

Para justificar o atraso na construção do saneamento, Elonmarcos enfatizou que a Funasa chegou a atrasar em 11 meses o repasse de recursos para o município e houve problemas na desapropriação de terrenos particulares destinados para a construção das estações elevatórias. Ele acrescentou que a Funasa enviou um engenheiro para orientar a empresa, que agora tem um prazo de 90 dias para entregar a obra concluída. Ainda rebatendo a oposição que insiste no desvio de dinheiro pelo prefeito, o governista cobrou da oposição que dissessem aonde o ex-prefeito João Eufrásio teria aplicado o dinheiro que desviado do município em seu governo.

Denise Salviano (PMDB) se referiu à sessão de quarta-feira, 26, como um circo montado pela oposição, quando expôs de forma desonesta a imagem do prefeito Zé Helder. A vereadora questionou se esta seria a forma correta de se fazer política e disse que se o prefeito tiver cometido os erros denunciados pela oposição, que ele seja investigado e punido pelos órgãos competentes.

Sobre o canal do Riachinho, que passa por um processo de requalificação urbana e teve a primeira etapa inaugurada no final de semana, a vereadora pediu que os vereadores olhassem para o passado daquela obra, afirmado que aquele, sim, era um serviço mal feito, rebatendo as críticas que o vereador Zé Batista fez ao projeto, classificando-o como mal feito. Denise alertou que a população não é burra e que no final de tudo conhecerá o resultado de quem realmente roubou o dinheiro público.

Para encerrar a sessão, o presidente da Câmara, Luiz Luciano e Silva (PMDB), formou uma comissão especial para acompanhar a construção do saneamento da Varjota nestes 90 dias, prazo dado à empresa para entregar a obra. Os vereadores da comissão – Carlos Renir (PMDB), Valdeci Alves Correia (PP), Chico Clementino (PSDB), Zé Batista (PR), e Eliana Maria (PSDB), deverão fiscalizar os trabalhos, emitindo relatórios semanais sobre o andamento da obra.

Várzea Alegre.com

Criança de 9 anos é atropelada em Iguatu

Nesta quarta-feira, 02, por volta da 15h a Polícia Militar fora informada que na Rua Estados Unidos no Bairro Areias I havia ocorrido um atropelamento.


Os policias SD Andrade SD Nonato SD Matos, compareceram ao local e se certificaram do ocorrido que teve como vítima uma menor de 9 anos, filha de Morgana de Sousa Lima, a mesma foi colhida pelo veículo Pólo de placas NUX 1646-CE, pertencente ao gerente comercial Ismael Lopes de Araújo.

A vítima foi socorrida ao Hospital Regional de Iguatu, com escoriações pelo corpo e uma forte pancada na cabeça, mas devido à gravidade dos ferimentos a mesma foi transferida para a cidade de Barbalha, com seu estado de saúde inspirando cuidados.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |