quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ivan Holanda explana sobre Instituto Federal de Educação na Câmara Municipal

Através de um requerimento do vereador Aderilo Alcântara, foi realizada na tarde hoje na sede da Câmara Municipal de Iguatu, uma sessão especial que tratou sobre a mudança de nome e modificações administrativas e estruturais da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu (Eafi), hoje Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará (Instituto Federal). O diretor geral Ivam Holanda de Souza, explanou sobre as modificações na nomenclatura, fez breves relatos sobre essas alterações que englobam todo um novo sistema de educação profissionalizante no país. Mostrou toda a estrutura que compõe a Escola fazendo uma leitura do histórico da escola iniciada em 1955 até chegar nas modificações que vem passando o Instituto Federal. Vereadores, autoridades, funcionários, professores, convidados e público presente ouviram as explicações do professor Ivam, que foi muito elogiado e parabenizado pelo trabalho que vem desenvolvendo juntamente com sua equipe.

O vereador proponente Aderilo Alcântara, falou da importância da “Escola” para o município e Região Centro Sul, mostrando ela como exemplo de inovação estrutural e berço formador de mão de obra qualificada através de seu quadro profissional de professores e funcionários. Parabenizou a direção e todo quadro funcional pelo bom andamento da instituição. O vereador Jarim também se pronunciou congratulando-se com os membros do Instituto Federal, dizendo que investir em educação é a melhor maneira de contribuir com o crescimento pessoal dos jovens do município e desenvolvimento da Região. Em seu pronunciamento o parlamentar João Lázaro disse que o professor Ivam é um exemplo de bom administrador pelo crescimento que vem tornando a educação profissionalizante no município exemplo para o Brasil. O presidente da Câmara Municipal, vereador Ednaldo Lavor, elogiou a iniciativa do colega Aderilo em propôs a vinda do diretor Ivam a Casa, em que sua participação foi de grande valia para o conhecimento não só dos vereadores, mas da população pelas explanações dele. Colocou o plenário a disposição para que sempre venha a casa tratar de assunto de interesse da sociedade. Ednaldo parabenizou e falou também da importância e contribuição que a Eafi fez para o município. O professor Ivo Ferreira, diretor geral do campus da Urca em Iguatu, também participou da sessão e na ocasião abraçou todo o quadro do Instituto Federal, pelas ações em prol da educação profissionalizante e também agora superior em Iguatu.

O professor Ivam Holanda iniciou agradecendo as palavras e elogios recebidos estendendo os mesmo a toda a equipe que compõe o Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará. Durante suas explanações disse que aquele momento ali na Casa do Povo estaria lançando oficialmente o Instituto para o município. Na ocasião mostrou através de slides todo o funcionamento dessa instituição que no próximo mês completará 54 anos de fundação em Iguatu. Falou sobre o funcionamento das áreas técnicas, das Leis Federais que alteraram não só a nomenclatura, mas também a parte mais burocrática da “escola” que passará a ser um campus. Mostrou fotos, mapas, apresentou a nova logomarca que será usada por todos os Institutos Federais de Educação do país. De acordo com suas explicações hoje o Instituto Federal de Educação de Iguatu, pode ser comparado a um status de uma Universidade Federal. Ivam ressaltou que o instituto terá outros objetivos não só de formar e qualificar os estudantes, mas garantir também a continuidade dos estudos para os profissionais através de cursos de extensão, pesquisas, pós-graduações, entre outros. E que atualmente hoje é responsável também pela geração de emprego e renda para muitas famílias, assim como contribui para a movimentação comercial do município.

No Ceará atualmente estão funcionamento nove campus do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará, sendo que outros três iniciaram suas atividades ainda este ano, perfazendo um total de 12 campi que atenderá uma média de 25 mil alunos. No Brasil São 215 campi, com pretensões de chegar até 2010 há mais de 300 atingindo assim um público estudantil superior há 500 mil estudantes.

PLANTÃO SAÚDE: Iguatu nas últimas 24 horas.

Requerimentos apresentados na sessão desta quinta-feira na CMI

Requerimentos apresentados nesta sessão de quinta-feira, 18/02, na Câmara Municipal de Iguatu: Vereador Mário Rodrigues: Agradece ao governo do estado, o representante da Defensoria Pública, a nomeação de três defensores públicos para o município de Iguatu. Solicita a Secretaria de Educação, carteiras escolares para o colégio Municipal Padre Januário Campos. Motivo da solicitação é a falta de carteiras escolares em duas salas de aula. Solicitou também a realização de uma audiência pública sobre o Aterro Sanitário e Lagoa de Estabilização. Vereador Louro da Barra: Solicita ao Secretário de Infra-Estrutura, a colocação de manilha na Estrada do Cruirí, tendo em vista que as águas estão destruindo a estrada. Solicitou a Prefeitura Municipal de Iguatu a iluminação pública para as seguintes localidades: Sítio Gameleira, Sítio Cantinho e Sítios Barra I, II e Sítio Cavaco. Solicitou também a Prefeitura Municipal a colocação de postes e luminárias na estrada conhecida como Cajueiro ( próximo ao aeroporto) para atender apelos dos transeuntes, tendo em vista inúmeros assaltos. Vereador Jarim: Solicita a Secretaria de Infra-Estrutura a drenagem da Rua Tomé de Souza, na Vila Neuma, para atender ao apelo dos moradores da localidade. Solicitou novamente a Secretaria de Infra-Estrutura, luminárias para os postes existente da Vila João Benigno ( Sítio Juazeirinho). Solicitou a Prefeitura Municipal a recuperação e ampliação da Praça da Vila Neuma, para atender apelos dos moradores. Solicitou também ao secretário de infra-estrutura e a Prefeitura Municipal com urgência as luminárias do triângulo da Chapadinha à Escola Agrotécnica Federal, para atender os apelos dos que trafegam no local, para se ter uma maior segurança.

Sessão especial na Câmara Municipal de Iguatu

Acontecerá logo mais às 16hs uma sessão especial na Câmara Municipal de Iguatu a pedido do vereador Adrilo Filho, onde será debatido a alteração da denominação da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, para Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, lembrando sempre que as sesões da Casa de Todos os Iguatuenses, são retransmitidas pelas rádios Iguatu.Net e Rádio Câmara, através do site www.camaradeiguatu.ce.gov.br.

Fotos do Carnafolia: PROJOVEM FOLIA

Vídeo: homicídio em Iguatu nesta quinta-feira

Mais uma vítima da violência em Iguatu
Aconteceu o terceiro homicídio do ano na terra da telha, o assassinato aconteceu no Bairro João Paulo II, a vítima foi reconhecida por alguns policiais como "Aperecido", o mesmo estava cumprindo pena no regime semi-aberto, quem nos informou sobre o mesmo foi o CB-PM Militão . Mas como sempre o bem informado radialista pinheirinho conseguiu a informação completa sobre a vítima que chama-se Aparecido Rodrigues da Silva, solteiro, 46 anos, peixeiro, era morador da Rua Olga Moreira, Vila Cidao e cumpria pena por homicídio. O assassinato aconteceu por volta das 10hs20min da manhã de hoje, na Rua João Vicente Alves, o meliante atingiu a vítima com dois tiros na cabeça a PM e a Polícia Civila estão no local na tentativa de conseguir mais informações. Veja logo abaixo a reportagem produzida no local.

Quixelô: mudança de data para exames

A Secretaria de Saúde de Quixelô avisa aos pacientes que estão com exames laboratoriais agendados para os dias 23 e 24/02, que por coincidir com o carnaval, os mesmos serão realizados nos dias 02 e 03 de março.

Governo dá sinal de que irá ajudar agricultores vítimas do vendaval

Aconteceu nesta quarta-feira, 18/02, no Quixoá, uma reunião entre agricultores que tiveram suas plantações devastadas por fortes ventanias em Iguatu e representantes do município e da EMATERCE. O local do encontro foi na casa do presidente da Associação de Fruticultores de Iguatu, Murilo Barroso por volta das 09hs da manhã, compareceram vários agricultores que tiveram prejuízos devido ao fenômeno climático que abateu sobre a região. Falamos com o secretário de agricultura, Valdecir Ferreira que nos explicou sobre as ações que foram realizadas para que o governo enviasse um comunicado a Iguatu, “ este é um resultado de uma ação que fizemos onde enviamos um relatório ao governo do estado pedindo um auxilio aos agricultores da região, e neste final de semana recebemos um sinal positivo do governo através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, no qual pede para a realização de uma reunião entre a EMATERCE com os agricultores atingidos pelo vendaval” disse.
A expectativa é de que a ajuda do governo venha após um relatório que está sendo produzido pelos funcionários da EMATERCE, “ já estamos em campo e até a próxima segunda-feira, iremos enviar com fotos todo o material para o governo e esperar por uma resposta “ disse o gerente regional da EMATERCE, Joaquim Virgulino.

Reunião para a composição do Conselho Municipal da Juventude

Por: Idevan Martins A Secretaria do Esporte e Juventude juntamente com a Secretaria de Cultura, realizará hoje a partir das 13h no teatro Pedro Lima Verde, a pré - conferência municipal de juventude nas áreas de cultura, tecnologia da informação e comunicação, espiritualidade e religião. A expectativa é de que todos os artistas, jovens comunicadores e movimentos religiosos de Iguatu estejam participando deste momento de democracia, para composição do Conselho Municipal de Juventude. O município será pioneiro na região a formar um Conselho voltado e composto pela juventude na faixa etária de 15 á 29 anos Maiores Informações: Secretaria do Esporte e Juventude (88) 8836.1905 Secretaria da Cultura e Turismo (88) 3581.7649

Policial: prisão por espancamento em Iguatu

No dia de ontem, 18/02/09, por volta das 11:30 horas, a Polícia Militar compareceu à rua Alzira bandeira, s/nº, bairro Pedrinhas, Iguatu e prendeu a pessoa de FRANCISCO MANOEL DO NASCIMENTO, 38 anos, solteiro, sem profissão definida, natural de Iguatu, o qual estava espancando a sua companheira, a pessoa de VÂNIA FÉLIX DE SOUZA, 19 anos, solteira, doméstica, natural de Acopiara-CE. Vale salientar que a referida vítima vai representar contra o mesmo. A Polícia Militar compareceu ao local, prendeu o infrator, o qual foi conduzido à DP local para os procedimentos cabíveis.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |