quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ivan Holanda explana sobre Instituto Federal de Educação na Câmara Municipal

Através de um requerimento do vereador Aderilo Alcântara, foi realizada na tarde hoje na sede da Câmara Municipal de Iguatu, uma sessão especial que tratou sobre a mudança de nome e modificações administrativas e estruturais da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu (Eafi), hoje Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará (Instituto Federal). O diretor geral Ivam Holanda de Souza, explanou sobre as modificações na nomenclatura, fez breves relatos sobre essas alterações que englobam todo um novo sistema de educação profissionalizante no país. Mostrou toda a estrutura que compõe a Escola fazendo uma leitura do histórico da escola iniciada em 1955 até chegar nas modificações que vem passando o Instituto Federal. Vereadores, autoridades, funcionários, professores, convidados e público presente ouviram as explicações do professor Ivam, que foi muito elogiado e parabenizado pelo trabalho que vem desenvolvendo juntamente com sua equipe.

O vereador proponente Aderilo Alcântara, falou da importância da “Escola” para o município e Região Centro Sul, mostrando ela como exemplo de inovação estrutural e berço formador de mão de obra qualificada através de seu quadro profissional de professores e funcionários. Parabenizou a direção e todo quadro funcional pelo bom andamento da instituição. O vereador Jarim também se pronunciou congratulando-se com os membros do Instituto Federal, dizendo que investir em educação é a melhor maneira de contribuir com o crescimento pessoal dos jovens do município e desenvolvimento da Região. Em seu pronunciamento o parlamentar João Lázaro disse que o professor Ivam é um exemplo de bom administrador pelo crescimento que vem tornando a educação profissionalizante no município exemplo para o Brasil. O presidente da Câmara Municipal, vereador Ednaldo Lavor, elogiou a iniciativa do colega Aderilo em propôs a vinda do diretor Ivam a Casa, em que sua participação foi de grande valia para o conhecimento não só dos vereadores, mas da população pelas explanações dele. Colocou o plenário a disposição para que sempre venha a casa tratar de assunto de interesse da sociedade. Ednaldo parabenizou e falou também da importância e contribuição que a Eafi fez para o município. O professor Ivo Ferreira, diretor geral do campus da Urca em Iguatu, também participou da sessão e na ocasião abraçou todo o quadro do Instituto Federal, pelas ações em prol da educação profissionalizante e também agora superior em Iguatu.

O professor Ivam Holanda iniciou agradecendo as palavras e elogios recebidos estendendo os mesmo a toda a equipe que compõe o Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará. Durante suas explanações disse que aquele momento ali na Casa do Povo estaria lançando oficialmente o Instituto para o município. Na ocasião mostrou através de slides todo o funcionamento dessa instituição que no próximo mês completará 54 anos de fundação em Iguatu. Falou sobre o funcionamento das áreas técnicas, das Leis Federais que alteraram não só a nomenclatura, mas também a parte mais burocrática da “escola” que passará a ser um campus. Mostrou fotos, mapas, apresentou a nova logomarca que será usada por todos os Institutos Federais de Educação do país. De acordo com suas explicações hoje o Instituto Federal de Educação de Iguatu, pode ser comparado a um status de uma Universidade Federal. Ivam ressaltou que o instituto terá outros objetivos não só de formar e qualificar os estudantes, mas garantir também a continuidade dos estudos para os profissionais através de cursos de extensão, pesquisas, pós-graduações, entre outros. E que atualmente hoje é responsável também pela geração de emprego e renda para muitas famílias, assim como contribui para a movimentação comercial do município.

No Ceará atualmente estão funcionamento nove campus do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará, sendo que outros três iniciaram suas atividades ainda este ano, perfazendo um total de 12 campi que atenderá uma média de 25 mil alunos. No Brasil São 215 campi, com pretensões de chegar até 2010 há mais de 300 atingindo assim um público estudantil superior há 500 mil estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |