quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ceará pode passar a ter 200 municípios

O projeto de lei complementar que dispõe sobre os Estudos de Viabilidade Municipal, para a Criação, Incorporação, Fusão e Desmembramento de Municípios no Estado, foi aprovado nesta quarta-feira, 2, em plenário. Com o projeto, de autoria do presidente da Casa, Domingos Filho (PMDB), alguns municípios cearenses vão ganhar emancipação e o Estado passará a ter de 14 a 20 novos municípios. Assim, o número de municípios no Estado vai subir de 184 para até 204.


O projeto foi aprovado, sem discussão, por 29 deputados. A matéria recebeu apenas dois votos contrários, dos deputados Heitor Férrer (PDT) e Agostinho Moreira (PV). O deputado pedetista declarou ao O POVO desta quarta-feira que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Heitor considera o projeto inconstitucional. Ele lembrou que, de acordo com a Constituição Federal, a competência de criação de um município é por meio de uma lei estadual, mas dentro de um período determinado por uma Lei Complementar Federal que deveria ter sido votada no Congresso Nacional até metade de novembro, o que não aconteceu.
Com a aprovação do projeto pela Assembleia, poderão solicitar o desmembramento distritos que tiverem, no mínimo, oito mil habitantes. Assim, localidades como Jurema (hoje vinculado a Caucaia), Caponga (ligado a Cascavel) e Pajuçara (em Maracanaú) estariam aptas.
Além do critério habitacional, também deverá ser exigido aos distritos ter pelo menos 400 prédios residenciais, comerciais e públicos (o que classificaria um centro urbano constituído); eleitorado não inferior a 40% de sua população; escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio; sistema de telefonia pública e de distribuição de energia elétrica, dentre outros.

O Povo Online

ÁUDIO: Governador Cid Gomes confirma instalação de Lombada Eletrônica na Vila Chapadinha

Durante o Governo Itinerante de Acopiara o Chefe do Executivo Cearense foi questionado pelo repórter Alex Santana da Rádio Liberdade e Iguatu.Net sobre a instalação de uma lombada eletrônica na Vila Chapadinha, o mesmo explicou para o governador que a localidade sofre com atropelamentos e morte de pessoas praticamente todos os meses e rapidamente o Cid Gomes afirmou que será instalado no local o equipamento eletrônico que irá amenizar o sofrimento dos moradores daquela região. Escutem parte da entrevista onde o governador Cid Gomes confirma a instalação da lombada eletrônica:


Pré-candidato a governador pelo PR, Roberto Pessoa conversará com Patrícia Saboya

O prefeiteo de Maracanaú e pré-candidato do PR ao Governo do Ceará, Roberto Pessoa, terá encontro nesta quarta-feira, 2, em Brasília, com a senadora Patrícia Saboya (PDT). Ele informou ao blog do jornalista Eliomar de Lima que será papo de políticos e, claro, sobre eleições do próximo ano.

Há especulações de que Roberto Pessoa quer atrair Patrícai para uma ampla aliança de oposição à reeleição de Cid Gomes (PSB), abrindo para que ela disputasse mais uma vez o Senado.
Roberto não quis confirmar, mas lembrou que Patrícia tem dito sempre que não mais admira Cid Gomes desde o dia em que ele, em detrimento de sua postulação e amizade com ela, resolveu apoiar a reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT).

Na condição de prefeito, ele aproveita para cobrar recursos de custeio para a saúde de Maracanaú e verbas para compra de equipamentos destinados ao futuro Hospital da Mulher e da Criança, em fase de construção.

Blog do Eliomar


ÁUDIO: Agenor Neto fala sobre premiações e Iguatu Natal de Luz

Numeros da Saúde em Iguatu na Última Semana





Fotos: Governo Itinerante em Acopiara

Moto é furtada no centro de Iguatu

No dia de ontem,01, por volta de aproximadamente 12:00 horas, na Av. Agenor Araújo, centro desta cidade de Iguatu/CE, ocorreu um furto de veículo, tendo como vítima do fato a pessoa de ANDREZA ALVES DE LIMA, solteira, vendedora, 27 anos, natural de Iguatu/CE, a qual estacionou sua motocicleta, marca Honda, modelo CG 125 Fan, cor preta, ano/modelo 2008, de placa HYY 5372, no local acima descrito, por volta das 08:00 horas, para ir trabalhar, e, ao retornar, não mais encontrou seu veículo.
Logo após tomar conhecimento do fato, foi repassado a informação para as viaturas PM´s desta Cia, a qual estão realizando diligências, no sentido de identificar, localizar e prender o(s) autor(es) do delito, como também recuperar a motocicleta ora furtada. Informo ainda que o referido veículo possui três(03) adesivos personalizados: um(01) abaixo da placa e dois(02) nas laterais do tanque, os quais possuem os dizeres "ANDREZA" e "MARIA".

PM apreende armas em Quixelô

No dia de ontem.,01/12/09, por volta das 09h40min a Policia militar foi informada via 190, denucia anomima de que no Sito Gaspar em uma oficina teria varias armas de fogo.

A Equipe policial composta pelos Policias Militares - 1º Sgt PM MARCELO, SD PM LIMA NETO; SD PM MARCOS e SD PM EVILÁSIO, foram em diligencia ao Sitio Gaspar para averiguar o fato mencionado acima. Ao chegar no local, foi encontrado um menor de 15 anos e que seu pai seria suspeito de fornecer as armas para o assalto na região fato comunicado no Radiograma nº 654, sendo encontrado na oficina 01 espingarda calibre .32, sem marca, nº7150; 01 espingarda calibre 12 marca CBC nº 418202; munição: calibre .32 sendo 05 deflagrada e 02 recarregadas; calibre .36 – 06 deflagradas; calibre .38 – 02 intactas; calibre .45 – 1 intacta; 01 estojo carregador artezanal; Gasolina - 04 garrafas pet. De 01 litro; 11 garrafas pet.de 01 litro; tambor de 60 e outro de 50 litros sendo que essa utima estava quase vazia; 04 celulares de marca nokia, motorola, LG, samsung. O Pai do menor conhecido por "MÃOZINHA" encontra-se foragido, a policia esta em diligencia no sentido de localizar o autor.

Acidente de trânsito em Icó

Nesta terça-feira, 01, por volta das 11:00 horas, na BR 116, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, aproximadamente a 1 km da sede de Icó/CE, ocorreu um acidente de trânsito(abalroamento), envolvendo o veículo marca GM, modelo Monza, ano 1989, de cor vinho, de placas KBD 6551, o qual estava sendo guiado pela pessoa de CICERO ROMÃO BATISTA FERREIRA, e o veículo marca Ford, modelo Ranger, de cor prata, ano 2008, modelo 2009, de placas NQQ 9013, que estava sendo guiada por JOSÉ BARROSO FARIAS; que dentro do veículo Monza estavam outros ocupantes, que vieram a sofrer as seguintes escoriações:1ª ELIANE FERREIRA LIMA PEREIRA, 37 anos,  a qual fraturou o fêmur e osso ilíaco(conhecido popularmente como “osso da bacia”); 2ª- MARIA BONFIM MOTA, 29 anos, a qual veio a sofrer escoriações leves; 3ª SARA ANDRÉIA F. BEZERRA, 19 anos, a qual veio a sofrer escoriações leves.

Logo após tomar conhecimento do fato, deslocou-se para o local do fato a VTR 2162, composta pelos policiais HERIVELTON, CB PM MENEZES e o SD PM GURGEL, onde vieram a constatar que as vítimas do acidente haviam sido socorridas e encaminhadas para o Hospital Regional de Icó/CE. Ressalto que não foi repassada nenhuma informação acerca de como se deu o fato, apenas que os veículos vieram a bater lateralmente.

Morre Lombardi, o locutor de Silvio Santos


O locutor do SBT, Luiz Lombardi Netto, de 69 anos, dono da misteriosa voz que acompanhou o apresentador Silvio Santos por mais de 40 anos, morreu na manhã de hoje em sua casa em Santo André, no ABC paulista.
Ainda não há informações sobre a causa da morte. Seu irmão, Reinaldo, informou que ele foi encontrado morto pela mulher, Eni, que foi acordá-lo para ir trabalhar. Também segundo ele, Lombardi não tinha problemas de saúde.
Lombardi começou sua carreira na década de 60, quando sonhava em ser locutor de futebol, mas acabou indo para a televisão após conhecer Silvio Santos, de quem nunca mais se separou profissionalmente. Seu rosto sempre foi mantido em sigilo, a pedido do apresentador.

Veja

Casa é furtada em Saboeiro

No dia de ontem, 01/12, por volta das 13:00 horas, a Policia Militar tomou conhecimento através da própria vítima que a sua residência localizada no sítio Bela Vista, distante 12 km da sede de saboeiro-CE, havia sido arrombada.

A Polícia Militar, através da VTR-2422, composta pelos policiais CB PM ELIO, SD PM SAMPAIO, SD PM LIMA e SD PM MARLON, tomou conhecimento através da vítima, o Sr. FRANCISCO GOMES DE ANDRADE, 67 anos, casado, motorista, natural de Saboeiro-CE, o qual informou que a sua residência localizada no sítio acima citado, havia sido arombada e furtados vários objetos como, 01 TV Semp Toshiba 24", 01 receptor de TV, 01 antena parabólica, 01 liquidificador e duas redes. Segundo a vítima, o(s) infrator(es) adentraram a residência pelo telhado. Vale salientar que na casa não havia ninguém e esse fato teria acontecido pela madrugada, sendo que o mesmo veio a tomar conhecimento hoje pela manhã. A Polícia Miilitar após tomar conhecimento, saiu em diligências para o local no intuito de tentar solucionar o caso.

Gestão do prefeito Agenor Neto é destaque no cenário nacional


Agenor Neto conquista mais um prêmio de destaque nacional

O Município de Iguatu mais uma vez tem se destacado no cenário nacional, onde no próximo dia 05 o prefeito Agenor Neto será homenageado no V PRÊMIO IBVG DE GESTÃO PÚBLICA – MELHORES PREFEITOS BRASILEIROS, tendo sido eleito como um dos prefeitos que mais se destacaram em todo país como Administrador e Gestor Público.


O prêmio é oferecido pelo IBVG – INSTITUTO BRASILEIRO DE VERIFICAÇÃO DE GESTÃO em parceria com a Delupe Produções LTDA, tendo sido a administração do Prefeito Agenor Neto, eleita uma das melhores do Brasil, fazendo assim, parte da lista dos melhores prefeitos de todo o país.

“Mais uma vez levo o nome do meu município para todo o país e fico feliz por este reconhecimento, esta é uma premiação não apenas de um prefeito mas de cada cidadão iguatuense que colabora com o crescimento da nossa terra” disse Agenor Neto.

Para os diretores do Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão, a escolha de Iguatu como modelo de Gestão Fiscal se baseou em dados concretos e disponíveis junto aos órgãos públicos de âmbito Federal e Estadual correlacionados à administração municipal. O prêmio tem um significado especial, uma vez que diz respeito à correta aplicação dos recursos e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. A solenidade acontecerá no próximo dia 05/12 no Hotel Sheraton (RJ).

Governo entrega 48 novas viaturas para Centro-Sul e Cariri


Cid Gomes entrega simbolicamente ao prefeito de Mombaça chave de viatura

A ação aconteceu durante o Governo Itinerante, nesta terça-feira (1), em Acopiara.

O governador Cid Gomes entregou nesta terça-feira, dia 1º, 48 novas viaturas destinadas as Polícias Militar e Civil, para reforçar a segurança no Interior do Estado. A entrega aconteceu durante a realização do "Governo do Ceará na Minha Cidade", em Acopiara, na região Centro Sul. Os veículos serão distribuídos em 31 municípios das regiões Centro Sul e Cariri. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 18,3 milhões na aquisição de 126 viaturas para a Polícia Militar e 74 para a Polícia Civil.
Para o Centro Sul, Cid Gomes também assinou a liberação de R$ 928 mil para investimentos na infraestrutura das áreas da educação, saúde e habitação. O montante é oriundo do orçamento do Estado e, por meio do Programa de Cooperação Federativa (PCF), permite aos deputados estaduais a destinação destes recursos aos municípios. Os municípios beneficiados com o Programa na terça-feira, foram Acopiara, Cariús, Piquet Carneiro, Tauá e Solonópole.

Durante a instalação do Governo Itinerante, Cid Gomes e os secretários Adail Fontenele (da infraestrutura), César Pinheiro (dos Recursos Hídricos), Joaquim Cartaxo (das Cidades) e o superintendente do Departamento de Edificação e Rodovias (DER), Quintino Vieira, informaram à população sobre as obras de infraestrutura da Região durante a realização da audiência pública.

Cid Gomes lembrou diversas ações que estão sendo executadas na Capital e no Interior

do Estado, como a construção de metrôs, de Centro de Eventos, Policlínicas, CEOs, escolas, entre outros. Ele destacou que os investimentos na área dos recusos hidrícos superam R$ 700 milhões e anunciou a construção de duas novas barragens do sul do Estado. Uma em Antonina do Norte e outra em Umari, além das barragens que serão construídas em Madalena, Itapipoca, Ipueiras e Beberibe.
O governador afirmou também, que através da parceria com o Governo Federal, até o fim de 2010, todos os domicílios contarão com energia elétrica, por meio do Programa Luz Para Todos. Outro destaque apresentado por Cid Gomes foi o Cinturão Digital que vai garantir banda larga a 92% da população urbana do Ceará. "Até abril de 2010 nós vamos implantar este projeto", anunciou o Governador.



"Nós estamos fazendo aproximadamente metade do que foi feito em toda a história do Ceará", disse Cid, ao ser questionado sobre as rodovias. Ele anunciou que os investimentos em restauração e implantação de novas estradas ultrapassam R$ 1 bilhão e que não há nenhum município do Ceará que não tenha estrada asfaltada."Nossa meta é restaurar mil e quinhentos quilômetros e construir novos mil quilômetros", disse.

Na área do desenvolvimento social foram assinados convênios com prefeituras municipais para implantação de programas de qualificação profissional como Primeiro Passo e Criando Oportunidades. Para beneficiar comunidades agrícolas, foram liberados projetos de incentivo e mecanização agrícola.
Durante todo o dia a população foi beneficiada com a oferta de serviços como emissão de documentos, realização de exames, inscrição em programas de Governo, entre outros. Nessa quarta-feira (2), o Governo Itinerante segue para Brejo Santo, na gião do Cariri.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Cariri tem chuva com granizo

Fortes chuvas, mas com curta duração, acompanhadas de relâmpagos, trovões e até granizo, banhou ontem a maioria dos municípios do Cariri. No Crato, oficialmente, foram registrados 83 milímetros. No entanto, no Sítio Granjeiro, no sopé da Serra do Araripe, os pluviômetros, com capacidade para medir até 120 milímetros, transbordaram. A intensidade das chuvas não causou nenhum problema na cidade que, normalmente, é alagada com uma chuva de 100 milímetros. Dados da Funceme registraram chuvas em 10 municípios caririenses. Barbalha teve a maior.
De acordo com o técnico da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), Paulo Barbiere, as precipitações são resultantes do fenômeno denominado "vórtice ciclônico" que está sobre o atlântico. "É um dos principais sistemas meteorológicos que provoca alterações no tempo da região Nordeste", afirmou. Ele explicou ainda que podem ocorrer outras precipitações nas próximas 24 horas.

A Funceme, segundo Barbiere, não tem previsão conclusiva, em longo prazo, para o próximo inverno. No entanto, em razão do fenômeno conhecido como El Niño, que este ano, ocorre no Pacífico, não há otimismo. "Este fenômeno pode provocar a diminuição de chuvas". Barbiere adverte que somente depois de janeiro, quando serão estudadas outras reações atmosféricas, é que será possível uma previsão mais detalhada da quadra invernosa.

Com relação à chuva de granizo registrada no Crato, o técnico diz que é uma ocorrência normal. A formação do granizo acontece nas nuvens do tipo "cumulonimbus". No interior dessas nuvens, as frequentes correntes de ar elevam o vapor de água condensado às maiores altitudes, passando acima da linha isotérmica, que é de 0º centígrados. Desta forma, essas gotículas de água se congelam até terem o peso suficiente para cair do céu.

Barbiere explica que, dependendo de certas condições, as pedras de gelo podem ser tão pequenas que chegam a cair sobre solo já na forma líquida. Entretanto, a formação do granizo depende das condições de umidade e da velocidade e intensidade dos movimentos internos dos núcleos de gelo.

O escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) não recomenda, entretanto, o início do plantio. O gerente regional da instituição, Adonias Sobreira, informou que as sementes nem chegaram ainda ao Cariri. Ele disse que sugeriu ao secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, que a distribuição de sementes fosse feita no dia 18 de dezembro.

Diário do Nordeste

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |